Dicas para Viagem Nacional e Internacional

Se você gosta de viajar, então com certeza este artigo é para você! E sabe por quê? Porque nele nós separamos nada menos do que 10 dicas de viagem que irão tornar o seu passeio (ou aventura) muito mais agradável, divertida e proveitosa! E o melhor? Depois de ler todas as dicas importantes de viagem, preparamos mais dicas de viagem no Brasil, dicas de viagem para casal, dicas de viagem internacional e dicas de viagem barata!

Vamos lá?

Dicas de viagem que você precisa saber

Algumas dicas de viagem podem parecer óbvias, no entanto, elas são importantes para ajudar você a decidir por seu tipo de viagem, lembrar documentos importantes ou, até mesmo, se preparar e evitar erros comuns.

Dica 1: planejamento (com antecedência)

Para fazer uma viagem bem-sucedida (e mais barata), é de suma importância que você faça um ótimo planejamento e com antecedência, isto é, o ideal são alguns meses antes de viajar. Isso vale tanto para viagens nacionais quanto para viagens internacionais.

E sabe por quê? Porque, assim, você pode se organizar e se preparar para a viagem de uma forma muito mais adequada e eficiente. Ok, mas como se planejar? Há algumas maneiras, veja quais são elas:

  • Fazer uma lista com as principais informações do seu destino
  • Debata ideias com seus amigos (mesmo se estiver viajando só)
  • Utilizar uma planilha de viagem.
  • Com um post-it, colocar as principais informações na parede

Para cada forma de se organizar que você prefira, um checklist básico para começar é:

  1. Escolha seu destino
  2. Decida a duração da sua viagem
  3. Reserve voos, passagens de trem ou ônibus e acomodação
  4. Planeje as atividades diárias e o curso de viagem
  5. Faça as malas com cuidado pensando sempre no(s) destino(s) que você vai conhecer

Deixar para fazer as coisas de última hora não é a melhor escolha. Portanto, a primeira dica para a sua próxima viagem é: planeje tudo com antecedência. No entanto, saiba que ainda dá para se preparar para uma viagem de última hora, basta não se desesperar.

De todas as dicas de viagem que apresentaremos, essa, com certeza, é uma das mais importantes.

Dica 2: orçamento

A menos que você ganhe uma viagem com tudo incluso, você precisará desembolsar uma certa quantia de dinheiro para poder viajar. Então, é de suma importância que, ao se planejar, você faça pesquisas na internet e veja todos os gastos que terá com a viagem como, por exemplo, passagens, alimentação, passeios ou hospedagem.

E para ter tudo bem organizado e alinhado, é interessante utilizar uma planilha ou um aplicativo de celular. O importante é ter uma noção clara e realista de quanto você precisará para poder viajar.

Alguns exemplos de aplicativos que podem ajudar a controlar o orçamento são:

  • Mint: é um aplicativo de orçamento gratuito que permite conectar todas as suas contas financeiras em um espaço digital e obter uma visão geral de gastos. O aplicativo também permite definir, e acompanhar, metas de orçamento
  • Goodbudget: O Goodbudget tem mais a ver com o planejamento de suas finanças do que com o rastreamento de transações anteriores. Com esse aplicativo você divide a sua conta mensal em categorias que facilitam o controle de gastos
  • Honeydue: esse aplicativo é uma boa dica para viagem em casal, já que foi projetado para que você e seu parceiro possam visualizar seus gastos em um aplicativo. Com esse aplicativo ambos os parceiros podem sincronizar contas bancárias ou cartões de crédito

Não faça loucuras e muito menos dívidas para poder viajar e tenha sempre em mente o quanto você pode gastar.

Dica 3: pesquisas

Qualquer que seja o seu destino de viagem, é de suma importância que você faça pesquisas sobre ele. E não só para estabelecer o orçamento e montar o roteiro de viagem, mas também para saber um pouco sobre a história do destino, a cultura, os costumes, as curiosidades, as leis ou os hábitos.

Isso porque quanto mais informado você estiver sobre o destino, mais preparado você chegará até ele, além de poder aproveitar mais. E importante: tenha em mente que você é apenas um visitante. Então, se o modo de falar, de se vestir ou de se alimentar for diferente, respeite, ok?

Bom, aqui não há muito segredo. Isto é, para pesquisar sobre seu destino você terá que ler bastante. Algumas fontes de informação que podem ajudar são blogs de viagem, site de turismo oficial do país ou, até mesmo, vídeos no YouTube.

Dica 4: documentos e vacinas

Para fazer uma viagem, principalmente para fora do Brasil, é necessário alguns documentos e, talvez, algumas vacinas. Por isso, não parta rumo ao destino sem antes verificar esses dois itens. Talvez você precise de um passaporte, de um visto ou de uma PID (permissão internacional para dirigir).

Então, se for necessário um ou mais documentos, emita-os e, caso precise de uma ou mais vacinas, tome-as. Se você não resolver essa parte um pouco mais burocrática em relação a sua viagem, você corre o risco de perdê-la.

Neste caso é de suma importância estar atento às regras do seu destino. A melhor forma de saber é visitando os sites oficiais, ou as embaixadas, do país como, por exemplo, do Brasil, da Espanha ou dos Estados Unidos.

Dica 5: reservas

Para garantir mais tranquilidade, segurança e comodidade para a sua viagem, é interessante que, antes de você viajar, você verifique o que pode ser reservado com antecedência. Alguns exemplos são hospedagem, passeios, ingressos e, até mesmo, restaurantes.

Se acaso você pretende fazer uma viagem para o exterior e ir com seu carro até o aeroporto, é importante reservar também uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo ai, afinal, você não vai querer que ele fique na rua, não é mesmo?

Então, por exemplo, se você é de São Paulo, não deixe de procurar um bom estacionamento aeroporto Guarulhos para deixar o seu veículo enquanto estiver viajando.

Ademais, você pode usar essas plataformas para reservas de todo o tipo:

  • Booking: é uma plataforma de hospedagem que oferece acomodação a hotéis, hosteis, pousadas e muito mais!
  • Hostelworld: é, também, uma plataforma que oferece hospedagem, sendo que seu diferencial é o foco no mercado de hostels
  • Civitats: é uma empresa que oferece guias e passeios de viagens para várias cidades do mundo

Dica 6: roteiro

Quais passeios você deseja fazer no destino? Quais lugares, atrações e pontos turísticos você quer conhecer? Nem precisa dizer que tudo isso precisa estar organizado em seu roteiro de viagem. Agora, é claro que em alguns momentos você pode deixar as coisas rolarem e aproveitar o dia. Você não precisa ficar “preso” ao roteiro durante toda a viagem. No entanto, é importante saber quais os principais passeios que você vai fazer.

Você não vai querer chegar no destino e sair fazendo o que tem pela frente, de maneira aleatória, certo? Então, para tornar a sua viagem mais organizada, divertida e, principalmente, proveitosa, não deixe de fazer um bom roteiro.

Um checklist básico para preparar um roteiro é:

  1. Reúna documentos e informações de viagem
  2. Abra um documento em branco em um editor de texto ou processador de texto
  3. Divida seu itinerário em seções
  4. Coloque as informações do lugar nestas seções
  5. Revise e verifique novamente seu roteiro

Ao fazer isso, é importante verificar os endereços, os dias e os horários de funcionamento de cada lugar, atração e como chegar até lá (se é possível ir de metro ou se é necessário alugar um carro). Às vezes, tem algum feriado, evento ou até mesmo algum tipo de manutenção/reforma, e tais situações podem lhe prejudicar.

Dica 7: bagagem

Para muitas pessoas, montar a bagagem para uma viagem é um verdadeiro desafio e, por isso, é normal que elas acabem levando bem mais do que o necessário – o que é ruim, pois apenas deixa as malas mais pesadas e com menos espaço disponível.

Portanto, para você não errar neste item, procure na internet, poucos dias antes de viajar, como estará o clima no destino e, a partir dessa informação, escolha suas roupas e acessórios. Assim, você será bem mais assertivo e objetivo.

Além disso, não deixe de colocar em sua bagagem os produtos para a sua higiene pessoal, um kit com alguns medicamentos básicos, carregadores, baterias e/ou pilhas para dispositivos eletrônicos, fones de ouvido e adaptadores de tomada (caso a sua viagem seja para outro país).

Dica 8: comida

Qual a melhor dica? Bom, experimente a comida local! Em toda parte há McDonald’s, Burger Kings, KFCs e outras redes de fast-foods e restaurantes conhecidos. Por isso, em vez de optar por eles em sua viagem, é interessante que você dê preferência para os pratos típicos, sobremesas e bebidas locais. 

Isso tudo é uma grande experiência e agrega bastante para a sua bagagem de vida. Muitas vezes, você só terá essa oportunidade para comer algo diferente, típico de uma região, e você não vai querer deixar isso passar, certo?

Alguns aplicativos para ajudar você a conhecer a comida local são:

  • TripAdvisor
  • Yelp
  • The Fork

A única observação sobre este tópico é: cuidado para não “chutar o balde” e comer coisas muito diferentes e/ou exóticas. Às vezes, um certo tipo de tempero ou ingrediente pode não cair muito bem. Portanto, para evitar maiores transtornos, não coma “qualquer coisa”. Saiba o que tem na refeição e na sobremesa que você estará consumindo.

Afinal, ninguém merece ficar passando mal, ter dor de barriga, entre outros problemas em uma viagem, né?

Dica 9: seguro viagem

Mesmo que você faça um ótimo planejamento, e mesmo que você seja uma pessoa muito atenta e cuidadosa, imprevistos e problemas podem acontecer em sua viagem, seja ela nacional ou internacional.

Por isso, para não ter grandes problemas e prejuízos, é importante ter um bom seguro viagem. Os nossos parceiros de seguro viagem são:

Qual a vantagem de ter um seguro viagem? Claro, isso vai depender do que está incluído no plano que você escolher. No entanto, os benefícios gerais são despesas médicas e assistência de emergência, bens pessoais e bagagem, cobertura de acidentes pessoais ou em atividades, cobertura de cancelamento e despesas legais.

Dica 10: segurança

Por fim, mas não menos importante, nós precisamos falar sobre segurança, afinal, nenhum lugar no Brasil, ou no mundo, é totalmente seguro. Sempre há certas regiões ou certos horários que são mais perigosos. Por isso, em qualquer lugar que você for viajar, não descuide da sua segurança. 

Assim como você toma certos cuidados onde você mora, é importante que você também tome no destino que irá. Já pensou ser assaltado, roubado ou enganado por alguém em uma viagem? Não seria nada agradável, não é mesmo? Então dê bastante atenção para a sua segurança. 

Infelizmente, em todo lugar do mundo há pessoas ruins e que querem “passar a perna” em outras. Então, esteja atento a isso. Algumas dicas para evitar furtos são:

  • Usar um cinto de dinheiro
  • Não andar sempre com objetos de valor (deixá-los no quarto do hotél, por exemplo)
  • Fique atento à bolsa, principalmente em locais públicos e com muitas pessoas
  • Não se assuste em locais desconhecidos, já que isso pode desviar a sua atenção
  • Evitar mostrar seu celular ou câmera em locais turísticos
  • Deixe uma pista para descobridores honestos

Agora que você já sabe as dicas de viagem, vamos a alguns destinos!

Dicas de viagem no Brasil

Se acaso você quer saber alguns destinos para viajar pelo Brasil, estás são algumas ideias:

Dicas de viagem para casal

Já se você procura por dicas de viagem para casal, estes são alguns destinos:

Dicas de viagem internacional

Algumas dicas de viagem Internacional são:

Dicas de viagem barata

Por fim, se você quer saber dicas de viagem barata, estas são ótimas ideias:

E então, o que achou dessas 10 dicas de viagem? Quais delas você já costuma seguir quando viaja e quais você vai adotar daqui em diante? Conte para a gente!

Ah! E você sabia que é possível conseguir voo com conexão + hotel grátis? E saiba mais essa dicas de viagem!

Perguntas Frequentes

Porque vale a pena viajar?

Além de se divertir muito, alguns benefícios em viajar são reduzir o estresse, conhecer novas pessoas e se adaptar a novas situações. Assim, você se torna alguém mais global e culturalmente consciente.

Porque ler dicas de viagem?

Dicas de viagem ajudam a evitar erros comuns como, por exemplo, não se preparar para o tipo de viagem que você quer ou esquecer documentos importantes. Além disso, também ajudam a saber quais passeios, festas, restaurantes ou lojas valem a pena conhecer no seu destino.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.