10 Dicas de Viagem Que Você Precisa Saber

10 dicas de viagem

Se você gosta de viajar, então com certeza este artigo é para você! E sabe por quê? Porque nele nós separamos nada menos do que 10 dicas de viagem que irão tornar o seu passeio (ou aventura) muito mais agradável, divertida e proveitosa!

Vamos lá?

Dicas de viagem que você precisa saber

Dica 1: planejamento (com antecedência)

Para fazer uma viagem bem-sucedida (e mais barata), é de suma importância que você faça um ótimo planejamento e com antecedência, isto é, meses antes de viajar – e isso vale tanto para viagens nacionais quanto para viagens internacionais.

E sabe por quê? Porque assim você pode se organizar e se preparar para a viagem de uma forma muito mais adequada e eficiente.

Deixar para fazer as coisas de última hora, definitivamente não é a melhor escolha.

Portanto, a primeira dica para a sua próxima viagem é: planeje tudo com antecedência.

De todas as dicas de viagem que apresentaremos, essa, com certeza, é uma das mais importantes.

Dica 2: orçamento

A menos que você ganhe uma viagem com tudo incluso, você precisará desembolsar uma certa quantia de dinheiro para poder viajar.

Então, é de suma importância que, ao se planejar, você faça pesquisas na internet e veja todos os gastos que terá com a viagem, como: passagens, alimentação, passeios, hospedagem, entre outros.

E para ter tudo bem organizado e alinhado, é interessante utilizar uma planilha ou um aplicativo de celular.

O importante é ter uma noção clara e realista de quanto você precisará para poder viajar. 

Não faça loucuras e muito menos dívidas para poder viajar.

Dica 3: pesquisas

Qualquer que seja o seu destino de viagem, é de suma importância que você faça pesquisas sobre ele.

E não só para estabelecer o orçamento e montar o roteiro de viagem, mas também para saber um pouco sobre a história do destino, a cultura, os costumes, as curiosidades, as leis, os hábitos, etc.

Isso porque, quanto mais informado você estiver sobre o destino, mais preparado você chegará a ele. 

E importante: tenha em mente que você é apenas um visitante. Então, se o modo de falar, de se vestir, de se alimentar, etc. for diferente, respeite, ok?

Dica 4: documentos e vacinas

Para fazer uma viagem, principalmente para fora do Brasil, é necessário alguns documentos e, talvez, algumas vacinas também.

Por isso, não parta rumo ao destino sem antes verificar esses dois itens. Talvez você precise de um passaporte, de um visto, de uma PID (permissão internacional para dirigir), etc.

Então, se for necessário um ou mais documentos, emita-os e, caso precise de uma ou mais vacinas, tome-as.

Se você não resolver essa parte um pouco mais burocrática em relação a sua viagem, dificilmente ela ocorrerá.

Dica 5: reservas

Para garantir mais tranquilidade, segurança e comodidade para a sua viagem, é interessante que, antes de você viajar, você verifique o que pode ser reservado com antecedência, por exemplo, hospedagem, passeios, ingressos, restaurantes, etc.

E caso você pretenda fazer uma viagem para o exterior e ir com seu carro até o aeroporto, é importante reservar também uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo, afinal, você não vai querer que ele fique na rua, não é mesmo?

Então, por exemplo, se você é de São Paulo, não deixe de procurar um bom estacionamento aeroporto Guarulhos para deixar o seu veículo enquanto estiver viajando.

Dica 6: roteiro

Quais passeios você deseja fazer no destino? Além do mais, quais lugares, atrações e pontos turísticos você quer conhecer? Tudo isso precisa estar organizado em seu roteiro de viagem.

Você não vai querer chegar no destino e sair fazendo o que tem pela frente, de maneira aleatória, certo?

Então, para tornar a sua viagem mais organizada, divertida e, principalmente, proveitosa, não deixe de fazer um bom roteiro.

E ao fazer isso, é importante verificar os endereços, os dias e os horários de funcionamento de cada lugar, atração, etc. 

Às vezes, tem algum feriado, evento ou até mesmo algum tipo de manutenção/reforma, e tais situações podem lhe prejudicar.

Agora, é claro que em alguns momentos você pode deixar as coisas rolarem e aproveitar o dia. Você não precisa ficar “preso” ao roteiro durante toda a viagem. 

Dica 7: bagagem

Para muitas pessoas, montar a bagagem para uma viagem é um verdadeiro desafio e, por isso, é normal que elas acabem levando bem mais que o necessário – o que é ruim, pois apenas deixa as malas mais pesadas e com menos espaço disponível.

Portanto, para você não errar neste item, procure na internet, poucos dias antes de viajar, como estará o clima no destino e, a partir dessa informação, escolha suas roupas e acessórios. Assim, você será bem mais assertivo e objetivo.

Além disso, não deixe de colocar em sua bagagem: produtos para a sua higiene pessoal, um kit com alguns medicamentos básicos, carregadores, baterias e/ou pilhas para dispositivos eletrônicos, fone de ouvido e adaptadores de tomada, caso a sua viagem seja para outro país.

Dica 8: comida

Experimente a comida local. Em toda parte há McDonald’s, Burger Kings, KFCs, entre outras redes de fast-foods e restaurantes conhecidos.

Por isso, em vez de optar por eles em sua viagem, é interessante que você dê preferência para os pratos típicos, sobremesas e bebidas locais. 

Isso tudo é uma grande experiência e agrega bastante para a sua bagagem de vida.

Muitas vezes, você só terá essa oportunidade para comer algo diferente, típico de uma região, e você não vai querer deixar isso passar, certo?

A única observação sobre este tópico é: cuidado para não “chutar o balde” e comer coisas muito diferentes e/ou exóticas. Às vezes, um certo tipo de tempero ou ingrediente pode não cair muito bem. 

Portanto, para evitar maiores transtornos, não coma “qualquer coisa”. Saiba o que tem na refeição e na sobremesa que você estará consumindo.

Ninguém merece ficar passando mal, ter dor de barriga, entre outros problemas em uma viagem, né?

Dica 9: seguro viagem

Mesmo que você faça um ótimo planejamento e mesmo que você seja uma pessoa muito atenta e cuidadosa, imprevistos e problemas podem acontecer em sua viagem, seja ela nacional ou internacional.

Por isso, para não ter grandes problemas e prejuízos, é importante ter um bom seguro viagem. 

Dica 10: segurança

Por fim, mas não menos importante, nós precisamos falar sobre segurança, afinal, nenhum lugar no Brasil ou no mundo é totalmente seguro. Sempre há certas regiões, certos horários, etc. que são mais perigosos.

Por isso, em qualquer lugar que você for viajar, não descuide da sua segurança. 

Assim como você toma certos cuidados onde você mora, é importante que você também tome no destino que irá.

Já pensou ser assaltado, roubado ou enganado por alguém em uma viagem? Não seria nada agradável, não é mesmo?

Portanto, dê bastante atenção para a sua segurança. 

Infelizmente, em todo lugar do mundo há pessoas ruins e que querem “passar a perna” em outras. Então, esteja atento a isso.

E então, o que achou dessas 10 dicas de viagem? Quais delas você já costuma seguir quando viaja e quais você vai adotar daqui em diante? Conte para a gente!

Veja também: Vôo com conexão + hotel grátis? E saiba mais dicas de viagem.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Robba Caravieri

Robba Caravieri

Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Dicas para sua viagem:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

booking

Posts Relacionados

destaques semana

Destaques Semana 1 – BEDA

Destaques Semana 1 – BEDA: Todos os domingos do mès de agosto, enquanto estivermos participando do BEDA traremos um resumo da nossa semana e vamos

dicas pra trabalhar em casa

Dicas pra trabalhar em casa

Você está precisando de dicas pra trabalhar em casa ou sua empresa pediu pra que você fizesse home office? E agora, como faz? Como fazer

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!