O que fazer no centro de São Paulo - de lugar nenhum

O antigo centro de São Paulo possui uma grande história e uma enorme estrutura.

Como a capital paulista é repleta de variedades, ela oferece diversos programas interessantes não só para os turistas, mas também para os próprios habitantes da cidade. 

O que fazer no centro de São Paulo em 2022

Ao longo deste texto, você conhecerá várias opções de passeios no centro paulistano. Com isso, ao visitar aquela região, você sempre saberá o que fazer no centro de São Paulo.

É possível caminhar pelo centro, visitar museus e até mesmo desvendar a arquitetura dessa grande metrópole. Obviamente, também é possível aproveitar a culinária local e fazer compras naquela região. 

Mercado Municipal

Um dos locais mais famosos da cidade de São Paulo e uma dica de o que fazer no centro de São Paulo, é o Mercado Municipal atrai milhares de visitantes.

Além de sua boa comida e de sua ótima arquitetura, o ambiente do local é agradável e proporciona um excelente passeio para a família.

Em termos de paisagem, o ambiente colorido das barracas de frutas se junta aos desenhos dos vitrais, o que torna o local ainda mais interessante. Inclusive, os vitrais do Mercado Municipal são históricos, pois estão lá desde 1933.

Para quem curte comer lanches, o Mercado Municipal possui opções icônicas como o sanduíche de pernil e o famoso lanche de mortadela.

Em suma, o Mercado Municipal é uma das melhores opções de lazer do centro de São Paulo.

R. Cantareira, 306

Museu Catavento

Outro lugar que é uma super dica do que fazer no centro de São Paulo, bem interessante é o Museu Catavento.

Primeiramente, ele está Instalado no histórico Palácio das Indústrias, esse museu é um dos grandes espaços infanto-juvenis da cidade. Aliás, esse local é tão interessante que até mesmo os adultos querem visitá-lo.

O Museu Catavento possui alguns espaços interativos de artes, ciência e conhecimento. Nesses locais, o visitante aprende sobre a história da criação do universo, vê conteúdos ligados a física, entre outras coisas.

Tudo feito com uma linguagem simples que possa entreter as crianças. 

Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II

Páteo do Colégio

O Páteo do Colégio é um dos primeiros lugares construídos de São Paulo, ele fica no comecinho da rua XV de novembro e foi usado para inicialmente catequizar os indígenas.

Em 25 de janeiro de 1554, foi realizada pelo Padre Anchieta a missa que inaugurou o nascimento do colégio jesuíta, ao mesmo tempo, daí vem o seu nome.

No prédio do Páteo do Colégio, além da igreja e um museu, ao mesmo tempo, tem um café maravilhoso, com mesinhas no jardim, que por sua vez, é lindo também.

Vale muito a pena dar uma passada por lá, para fazer algumas fotos, além de conhecer a história da cidade de São Paulo.

Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro Histórico de São Paulo

Bairro da Liberdade

O amor de São Paulo se expande também à cultura oriental. Um exemplo disso é o Bairro da Liberdade. O Bairro da Liberdade é a maior comunidade do Japão do mundo.

Conta como a Feira da Liberdade, o Museu Histórico da Imigração japonesa no Brasil e o Jardim japonês como principais pontos turísticos.

Se acaso você gosta de comida japonesa, ingredientes típicos da culinária ou mesmo utensílios dessa cultura, certamente é para esse local que você deve ir.

O bairro, atualmente, conta com muitas lojas para encontrar esses produtos ou restaurantes típicos ocidentais.

Rua 25 de Março

Dona do maior polo comercial da América Latina, a famosa Rua 25 de Março recebe, em média, 500 mil pessoas por dia. Boa parte dessa multidão, nesse meio tempo, está em busca dos preços baixos e da enorme variedade de produtos vendidos.

É possível encontrar diversas lojas de brinquedos, tecidos, maquiagem, eletrônicos, entre outras coisas. É mais uma das atividades sobre o que fazer no centro de São Paulo

Apesar de toda essa variedade, frequentar a 25 de Março, então, tem uma grande desvantagem. Normalmente, em datas comemorativas (Natal, Dia das Mães ou Dia das Crianças).

Então, o local não é tão confortável, pois existe uma enorme aglomeração. Para se ter uma ideia, em datas assim, o número diário de visitantes ultrapassa 1 milhão.

Com esse alto número de pessoas, andar pelo local se torna desconfortável e até mesmo perigoso. Isso mostra que, em certos períodos do ano, fazer compras na 25 de Março, pode não ser a melhor escolha. Planeje bem a sua visita ao local e dê preferência para os dias de semana e fora de datas festivas.

Edifício Itália

Um dos prédios de São Paulo mais conhecidos da cidade então, fica entre as famosas avenidas Ipiranga e São Luís.Seu grande charme é o terraço, com um charmoso restaurante.

O topo do Edifício Itália permite uma visão panorâmica da cidade, ao mesmo tempo, com música ao vivo! Além disso, há o bar para quem deseja apenas uma bebida.

Quem estiver interessado apenas na impressionante vista, pode pagar R$35 por pessoa e subir. O programa não é barato, mas, ao mesmo tempo, vale o preço que se paga.

Praça da República, São Paulo

Edifício Copan

Em seguida, mais uma das coisas do que fazer no centro de São Paulo, uma das mais emblemáticas construções da cidade, o famoso Edifício Copan foi inaugurado em 1966.

A ideia foi idealizada em 1952, concebida por Oscar Niemeyer, ao mesmo tempo, com projeto estrutural de Joaquim Cardozo.

Ele é um grande marco da cidade! Bem como, você pode visitar o prédio, de forma gratuita e agendando apenas em dias úteis, das 10h às 10h30 e das 15h às 15h30.

Além disso, no heliporto há um evento periódico com monges budistas, aberto ao público, mas limitado a 10 pessoas no local.

Av. Ipiranga, 200

Finalizando – O que fazer no centro de São Paulo

O centro de São Paulo, além desses, tem um monte de lugares pra todos os gostoso e bolsos, muita opção cultural também, como cinemas, teatros e uma infinidade de coisas.

Se você gostou, compartilha com aquela pessoa que quer dicas de que fazer no centro de São Paulo.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.