prédios de são paulo com arquitetura incrível

A cidade de São Paulo, com sua imensidão de prédios de diversos estilos, formas e tamanhos, pode não aparentar elegância nem beleza a primeira vista. No entanto, saiba que existe uma incrível conexão entre cultura e arquitetura entre muitos dos edifícios da capital do estado. Aliás, caminhar pelo centro da cidade é, de fato, ver a história da cidade contada através de seus prédios, manifestações concretas estas que passaram de uma pequenina vila de 1872 com pouco mais de 30 mil habitantes – que fazia parte do restrito Triângulo Histórico cercados pelo Mosteiro de São Bento, Igreja da Ordem Terceira do Carmo e a Igreja de São Francisco – a uma das maiores cidades do mundo!

Por isso, se você está buscando por um incrível roteiro urbano por esta imponente cidade, então está no lugar certo! Aqui você encontrará os prédios de São Paulo com arquitetura incrível, sua história e curiosidades que vão trazer perspectivas interessantes sobre a arquitetura da cidade. Vamos lá?


Edifício Sampaio Moreira

prédios com arquitetura incrível em são paulo edifício sampaio moreira
O Edifício Sampaio Moreira é um edifício histórico localizado na Rua Libero Badaró, no Centro Histórico de São Paulo. O edifício foi projetado no estilo Beaux-Arts e está associado à arquitetura eclética paulista. Foto modificada de Cecioka, CC BY-SA 4.0.

Com 54 metros de altura e 14 andares, o Edifício Sampaio Moreira foi o primeiro arranha-céu construído na cidade. Inaugurado em 1924, foi a estrutura mais alta de São Paulo até finalização do Edifício Martinelli. Seu estilo característico de Luís XVI projetado pelo arquiteto Cristiano Stockler das Neves ainda estão presentes até atualmente.

A coroa da fachada é outro destaque e apresenta uma falsa mansarda e um pergolado, isto é, vigas paralelas elevadas que controlam a iluminação no ambiente. Como se a atração não bastasse por si só, no primeiro andar está a tradicional Casa Godinho, uma mercearia fundada em 1888 que antes estava localizada na Praça Praça da Sé.

Edifício Itália

prédios com arquitetura incrível em são paulo
O Edifício Itália é um famoso prédio da São Paulo, Brasil. Com uma altura de 168 metros, é o segundo mais alto do país. Fica na Av. Ipiranga e possui 46 andares. Será construída em homenagem aos milhões de imigrantes italianos que chegaram a São Paulo.

O Edifício Itália é, sem dúvida, um dos prédios mais conhecidos da cidade de São Paulo. Fica Avenida Ipiranga, 344, cortada pela famosa avenida São Luís. Construído em 1956, foi durante muito tempo o maior edifício da cidade com seus 165 m. Atualmente é o segundo maior prédio.

É uma das atrações turísticas mais visitadas da capital não só pela vista de 360º que seu terraço oferece (por R$35/pessoa) e o conhecido restaurante Terraço Itália, mas também pela importância histórica do prédio. Tanto é, que Edifício Itália é protegido pelo Patrimônio Histórico, o que significa que mesmo se for reformado, deve sempre manter suas características originais. Possui 44 andares, 19 elevadores e capacidade para dez mil pessoas.

A saber, o nome oficial do edifício é o Circolo Italiano, uma associação fundada em 13 de abril de 1911 para proteger os interesses da população italiana na cidade. Esta associação teve um papel importante e fundamental em São Paulo até que as atividades foram interrompidas devido à Segunda Guerra Mundial. Atualmente a associação está no próprio edifício e conta com uma biblioteca, uma sala de jogos, um restaurante e o Teatro Itália.

Copan

prédios com arquitetura incrível em são paulo copan
O Edifício Copan é um edifício com 115 m de altura no coração de São Paulo, Brasil. É um dos maiores edifícios do Brasil.

O famoso Edifício Copan inaugurado em 1966 é uma das mais emblemáticas construções do centro cidade. Foi idealizado por Oscar Niemeyer em 1952, teve seu desenho finalizado na forma de um “S” em 1954 e foi construído em parceria com o projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. O resultado é um lindo edifício sempre visível na linha do horizonte de São Paulo.

Fato é que o Edifício Copan é uma marca da arquitetura moderna brasileira. A forma sinuosa escolhida por Oscar Niemeyer quebra as retas dos edifícios circundantes e dá ao prédio características únicas. A obra, de fato, representa o que o arquiteto mais gostava, já que o mesmo dizia que “não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível… o que me atrai é uma curva livre e sensual…“.

Esta singularidade arquitetônica é destacada pelo uso do “brise soleil”, que enfatiza a presença de curvas. Essa é a técnica utilizada por Niemeyer anteriormente no edifício Montrea bem como em outros projetos de sua extensa carreira.

A saber, o Copan tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 m de altura, além de estar dividido em 32 andares com uma área construída de 120.000 m². Ao todo, possui seis blocos com um total de 1.160 apartamentos de tamanhos variados. Estima-se que existem 5.000 moradores e 70 empresas no prédio.

Você pode visitar esse grande cartão postal da cidade de São Paulo de forma gratuita das 10h às 10h30 e das 15h às 15h30. No heliponto há um evento periódico com monges budistas, aberto ao público, mas limitado a 10 pessoas no local.

Edifício Martinelli

prédio com arquitetura incrível em são paulo edifício martinelli
O Edifício Martinelli foi o primeiro arranha-céu do Brasil. A construção do edifício começou em 1922 sendo concluída em 1929. Fica no centro de São Paulo.

O Edifício Martinelli foi o arranha-céu mais alto do mundo fora dos Estados Unidos na época de sua inauguração, em 1929 – título que manteve até 1936. O projeto original do arquiteto húngaro William Fillinger Fillinger, que fazia parte das Belas Artes, continha 12 andares, mas foi alterado pelo empresário do projeto. O comandante italiano Giuseppe Martinelli, que pretendia algo mais alto e imponente, pediu 30 andares.

A construção acabou assim que a mansão com paredes brancas no telhado do edifício concluiu-se. Com isso, o comandante quis demonstrar que, apesar de sua altura, a estrutura era segura. Este edifício de estilo eclético tem reentrâncias para melhor ventilação e iluminação, como era comum nos grandes hotéis americanos da época, além de três divisões básicas da arquitetura clássica:

  • Embasamento: base coberta com granito
  • Corpo: coberto com massa cor-de-rosa que fazia o edifício brilhar à noite
  • Coroa

Há um terraço no 26º andar aberto ao público com visitas agendadas. Vale muito a pena não só pela vista da cidade, que permite ver locais icônicos como o Vale do Anhangabaú, o Mosteiro de São Bento e a Catedral da Sé, mas também por conhecer como é o edifício por dentro. O prédio fica no triângulo formado pela Rua São Bento, Avenida São João e Rua Líbero Badaró.

Atualmente e Edifício Martinelli abriga também lojas e órgãos públicos. Alguns exemplos são a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (Emurb) e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP).

Galeria do Rock

prédios de sao paulo - grandes galerias - de lugar nenhum
Um clássico de São Paulo, o Grandes Galerias, que reúne curiosidades da história da música!

Inaugurada em 1963, a Galeria do Rock é um ponto de encontro de várias “tribos” da cidade, sobretudo as undergrounds. Projetado por Alfredo Mathias e construído ao lado do Atelier Siffredi & Bardelli em 1950, o local ficou inicialmente conhecido como “Shopping Center Grandes Galerias” ou “Galeria 24 de Maio”. Na época, era o maior centro comercial da cidade, com um grandioso conglomerado de lojas e o objetivo de ocupar o novo centro da cidade.

O espaço ganhou destaque nos anos 70, quando as lojas de discos começaram a se instalar no local, atraindo pessoas interessadas em produtos relacionados à música. Hoje, o espaço dedica-se a todos os interesses de seus clientes, e não apenas à música.

Oficialmente Centro Comercial Grandes Galerias, a Galeria do Rock é, assim como os outros, uma das construções mais icônicas de São Paulo e parada obrigatória para turistas e visitantes. Com mais de 450 pontos comerciais, a Galeria conta com lojas de artigos de música, livraria, camisetas, bares, salões de beleza e estúdios de tatuagem. Por isso mesmo, é berço de diversas subculturas urbanas.

Edifício Altino Arantes (Banespão/Farol Santander)

prédios com arquitetura incrível em são paulo edifício altino arantes
O Edifício Altino Arantes, também conhecido como Farol Santander e antigo Edifício Banespa (ou “Banespão”), é um prédio de 40 andares na cidade de São Paulo. Com 161 metros, é o quarto mais alto do Brasil. Foi inaugurado em 1947.

Este bem-sucedido exemplo art déco (termo francês que faz referência ao movimento arquitetônico do país e abreviação de art décoratifs) teve inauguração em 1947 e levou quase 9 anos para ser construído. Com os seus 161 m de altura, é outro edifício brasileiro com o título mais alto do mundo fora dos Estados Unidos até 1953. É, portanto, um dos mais altos arranha-céus da arquitetura brasileira.

Projetado pelo arquiteto Plínio Botelho do Amaral para servir de sede para um banco, tem o apelido de “bolo de casamento” por alguns moradores, já que o edifício possui recuos a certas alturas. Outro destaque para o prédio é bandeira do Estado de São Paulo no topo, que coroa a construção. Ele foi inspirado famoso Empire State Building, nos Estados Unidos, por isso qualquer semelhança não é mera casualidade.

No ano de 2014, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Aqueles que ainda não visitaram as instalações do antigo Banespão, agora conhecido como Farol Santander, podem conhecê-lo em uma visita. Isso porque as instalações do edifício, o qual é um ícone turístico e arquitetônico do São Paulo, foram reabertas com atrações imperdíveis.

O Edifício Altino Arantes fica no Rua João Brícola, 24, centro, e abre de terça a domingo, das 9h às 19h.

Pinacoteca de São Paulo

prédios de são paulo com arquitetura incrível pinacoteca do estado
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais voltado para a produção brasileira concebida desde o século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade. Foto modificada de Photograph by Mike Peel (www.mikepeel.net)., CC BY-SA 4.0

Este requintado museu neoclássico não só é belo pelo porque inclui uma extraordinária coleção de arte brasileira – particularmente paulista – do século XIX até o presente, mas também por sua arquitetura impressionante. O edifício que hoje abriga a Pinacoteca do Estado é um projeto do arquiteto Ramos de Azevedo criado em 1895 e foi o primeiro museu de artes do país.

A Pinacoteca do Estado conta agora com dez salas divididas para abrigar a coleção de quase cem mil obras, bem como espaço de reserva técnica onde peças estão sendo restauradas, catalogadas, ou estão fora de vista. A saber, as primeiras doações para o museu foram obras dos renomados artistas Benedito Calixto, Pedro Alejandrino e José Ferraz de Almeida Junior, que hoje fazem parte da coleção.

Além das peças de grandes nomes como Portinari e Di Cavalcanti, o edifício possui vários detalhes de uma arquitetura clássica e um belo café com vista para o vizinho Parque da Luz. Com certeza, é um dos mais importantes museus do Brasil. Atualmente, é uma das instituições culturais mais dinâmicas do país, ou seja, recebendo e interagindo com o circuito internacional de exposições.

Por que visitar São Paulo?

De fato, a cidade de São Paulo é única e, dado seu tamanho, há algumas razões convincentes para fazer uma visita. A vida noturna, os grandes centro comerciais, a comida, os restaurantes e eventos culturais são, inegavelmente, os destaques e os principais motivos para conhecê-la. Ademais, a cidade tem uma arquitetura incrível que, por isso, vale uma viagem.

As alternativas turísticas de São Paulo incluem mais de 70 museus, centros culturais, igrejas históricas, monumentos públicos, praças e parques. Uma ideia interessante é fazer visitas em cada parte diferente da cidade por dia e assim absorver um pouco da vibe e cultura local.

A cidade de São Paulo

São Paulo é a maior cidade do Brasil, bem como o maior centro comercial do país. De acordo com algumas estimativas, a cidade e seus subúrbios têm uma população de 20-25 milhões de pessoas, tornando-a a terceira maior cidade do mundo, depois de Tóquio e da Cidade do México.

Podemos dizer que São Paulo é a cidade mais sofisticada do Brasil, isto é, com alguns dos melhores serviços e a maior renda per capita. No entanto, suas favelas e a sua infra-estrutura precária e em ruínas em algumas regiões da cidade refletem a grande disparidade do país entre ricos e pobres.

Ainda que a maioria dos visitantes vem a negócios, uma viagem de férias vale muito a pena por aqui. A cidade possui seus encantos que podem ser desfrutadas por muitos viajantes. Ou seja, ainda que não seja uma cidade com uma beleza estampada, locais como o animado Centro, os lindos bairros de Pinheiros e Vila Madalena, o histórico bairro Luz e o Parque do Ibirapuera são alguns dos locais que oferecem aos turistas atrações de sobra.

Perguntas Frequentes

Qual é o prédio mais alto de São Paulo?

O “Platinum 220” é o arranha-céu mais alto de São Paulo. O edifício tem 172 m de altura e um total de 50 andares. Foi inaugurado em 2022 e não fica no centro da cidade.

Qual foi o primeiro prédio de São Paulo?

O Edifício Guinle foi o primeiro prédio de São Paulo, construído em 1913. Fica no centro de São Paulo e possui um estilo arquitetônico Art Nouveau.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2024 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.