Existe amor em São Paulo

Não existe amor em São Paulo?

A Ludimila Russo passou por aqui novamente pra explicar pra gente porque se vê tanto escrito nos muros NAO EXISTE AMOR EM SAO PAULO (assim desse jeito) e dizer pra gente que Existe sim amor em São Paulo.

Se você não entendeu na primeira parte, vamos lá.

“Sem São Paulo, o meu dono é a solidão
Diga sim, que eu digo não” Música do 365 – São Paulo- 1987

Existe amor em São Paulo? Será?

Sim. E é com o refrão de uma das bandas mais icônicas da cena punk dos anos 80 que começamos esse texto em comemoração do aniversário da cidade de São Paulo que hoje completa 467 anos. 

Para escrever sobre essa cidade é preciso estar em paz para ter uma relação de amor e ódio porque, ao mesmo tempo que temos uma cena cultural diversa, temos uma disparidade enorme de injustiça social. 

Existe amor em São Paulo
Parque Ibirapuera

Sobre a cidade de São Paulo

São Paulo é pautada em dualidades: o famoso cinza da “terra da garoa” e o céu azul ensolarado para assistir concertos da Orquestra Jazz Sinfônica no Parque do Ibirapuera, o preto e branco do padrão gráfico de suas calçadas criado em 1966 pela arquiteta e artista Mirthes dos Santos Pinto (que veio a falecer em 2020 aos 86 anos), o vermelho e o concreto da arquitetura do icônico prédio do MASP criado pela arquiteta Lina Bo Bardi e que desde 2003, o edifício é protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  

São Paulo acolhedora. A cidade.

São Paulo recebeu e recebe desde sempre gente de todos os lugares do Brasil e do mundo e parte dessa história é contada no Museu da Imigração no Bras, antiga estação de trem e alojamento que recebia imigrantes que aportavam no porto de Santos e vinham a SP de trem.

Privilégios dos paulistanos. Ou de quem vive em São Paulo

Então, o privilégio paulistano é saber que você pode comer uma belíssima feijoada seja ela vegana ou não, a tradicional massa italiana, pierogi polonês, acarajé e carne de sol ou um delicioso sushi no bairro da Liberdade que, além de ser o reduto do oriente na cidade, tem esse nome devido ao evento histórico onde um soldado, Francisco José das Chagas, seria enforcado no Largo da Forca hoje a Praça da Liberdade, no bairro de mesmo nome.

O crime de Chaguinhas, como o soldado ficou conhecido, tinha sido o de liderar uma revolta em Santos contra o não recebimento dos salários.

Ele era um homem negro que integrava o serviço militar, assim como outros alforriados no século 19.

O que não se esperava era que a corda em que seria enforcado arrebentaria três vezes, fazendo com que a população que assistia ao ato começasse a gritar: “liberdade”. 

A Pinacoteca de São Paulo

Muito se fala sobre os museus europeus, pontos turísticos e históricos de outros países, porém, nós temos um acervo riquíssimo de artistas brasileiros na Pinacoteca. Só no centro da cidade e seus entornos, além dos prédios antigos que contam a historia de São Paulo, da para se aprofundar no que foi um “marco” na historia do Brasil nos anos de 1964 a 1985 no Memorial da Resistencia, conhecer um pouco mais de arte sacra no Pateo do Colégio onde fica também o museu dos jesuitas e tomar um delicioso café com o famoso pão do Pateo de receita tradicional indigena e literalmente virando a esquina temos o Solar da Marquesa, hoje museu mas originalmente presente de Dom Pedro I a seu grande amor a Marquesa de Santos, o Beco do Pinto e a Casa da Imagem. 

O marco zero. A Sé

Não podemos deixar de falar do marco zero da cidade localizado na praça da Sé onde tambem esta a famosa Catedral que, durante 2019 promoveu concertos incríveis na Cripta em comemoração aos seus 100 anos (disponíveis aqui para assistir). E falando em concertos musicais, não podemos deixar de falar do Theatro Municipal e a maravilhosa Osesp, Sala São Paulo, nossa Orquestra Jazz Sinfonica, parques… 

Caminhando por São Paulo – Existe amor em São Paulo

Temos walking tours promovidos pela SP Free Walking Tour que mesmo os paulistanos podem descobrir desde a primeira padaria aberta na cidade (Padaria & Confeitaria Santa Teresa, localizada na Praça João Mendes) até bares de vanguarda como o Drosophyla e todos esses lugares com historias incríveis.

Temos outros tours mais “peculiares” promovidos pela Cenas Paulistas Turismo Cultural que te leva a conhecer os jazigos de personalidades como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral no Cemitério da Consolação acompanhados de recital de poesias. E por falar em poesia, na Avenida Paulista temos a Casa das Rosas que, alem de ser uma das poucas casas remanescentes da epoca dos barões de café com sua arquitetura estilo classico francês, é também conhecida como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Existe amor em SP
Pessoa lendo a poesia é no cemitério da Consolação esse tumulo é uma obra de Brecheret

É preciso andar com atenção em SP para acompanhar desde arquitetura, arte urbana, lugares peculiares e seus personagens diários. Até nas estações de metro, assim como em Paris, são cheias de obras de arte. 


São Paulo
Existe amor em SP

São Paulo é pra todos os gostos – Existe amor em São Paulo

Pode-se ter acesso a peças incríveis como O Auto da Compadecida, Bertoleza, por módicos 30,00 no Sesc ou musicais mais elaborados em teatros conceituados. Tem São Paulo para todos os gostos e bolsos. 

São Paulo é conhecida por seu mote “A cidade que não dorme” e isso é comprovadamente verdade desde sua diversificada vida norturna até saber que se você quiser comer uma coxinha as 4am tem o famoso Bar do Estadão que nunca fecha. E por falar em diversidade, São Paulo é uma cidade que abraça a todes tendo (em situações normais de temperatura e pressão) uma das maiores Paradas LGBTQi+ do mundo sendo até mesmo palco para a gravação de cenas da serie Sense8. 

Existe amor em São Paulo. E lojas de discos também.
Nao existe amor em Sao Paulo, existe?
São Paulo 467 anos
São Paulo 467 anos
Nao existe amor em Sao Paulo, existe?

Se vier a São Paulo, reserve pelo menos uma semana e afirmo que ainda será pouco para conhecer tudo que a cidade dispoem para tudo e todes.  E sim, existe amor em São Paulo.

O site Lugares de Memória, escreveu sobre o Viaduto do Chá, um símbolo e cenário de São Paulo, você vai adorar ler sobre,

Leia a parte 1 desse texto: aqui

O site Uma Viagem Diferente tem dicas sobre o que fazer na Avenida Paulista vai lá pra saber!

Veja dicas sobre São Paulo do site Até Onde Eu Puder Ir.

Veja também: Como ir do Aeroporto de Praga para o centro da cidade.

Leia: Maneiras de economizar dinheiro pra viajar!

Nao existe amor em Sao Paulo,  existe?
existe amor em são paulo?
anteriormente eu disse, assim,  certamente só clicando aqui.
ademais
afinal
aliás
analogamente
anteriormente
assim
certamente
conforme
conquanto
contudo
decerto
embora
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Nao existe amor em Sao Paulo,  existe?

7 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *