Pontos turísticos Salvador - De Lugar nenhum

Os pontos turísticos de Salvador, atraem pessoas do mundo todo por sua história ou pela diversão que oferecem!

Salvador é a mistura de história com culinária, praias e diversidades, cultura e modernidade, raças e danças, além da alegria do povo da Bahia!

O que mais impressiona em Salvador é a hospitalidade e acolhimento sem igual de seu povo de sotaque marcante.

A capital da Bahia oferece uma riqueza de construções históricas, sendo do período colonial, centenas de igrejas (dizem os locais que Salvador tem 365 igrejas), gastronomia típica e que não se encontra em outras partes do país.

Assim como ladeiras a perder de vista (leve um calçado confortável e se prepare para andar) e a beleza de uma cidade colorida.

Mas, para que os turistas possam visitar a cidade com mais segurança, a dica preciosa é: ficar nas ruais centrais da cidade e que são mais largas. Além disso, um guia turístico pode ser uma excelente pedida para tornar a viagem mais proveitosa.

Pontos Turísticos de Salvador

Enfim, de praias ao centro histórico, confira alguns pontos turísticos em Salvador que não devem ficar fora do seu roteiro!

Pelourinho, um dos principais pontos turísticos de Salvador

O Pelourinho está entre os bairros mais conhecidos da capital baiana, e é também um dos mais antigos. Aliás, é um Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985.

POntos turísticos Salvador - Pelourinho
Pelourinho, Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985

Este bairro é interessante, pois mantém casas e igrejas de arquitetura barroca. Além disso, também é um centro turístico, com restaurantes, bares e lojas.

Neste local, também ficam algumas das principais atrações turísticas de Salvador, como a Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja e Convento de São Francisco, Teatro Miguel Santana e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Você pode fazer um Free Tour pelo Pelourinho e pelo Centro Histórico de Salvador, para conhecer mais sobre a história e as curiosidades sobre o local. Indicamos esse que sai do Cine Glauber Rocha que fica na Praça Castro Alves, que sai duas vezes por dia, diariamente.

Mas o mais curioso do Pelourinho é a origem de seu nome. Trata-se de um instrumento de madeira ou pedra utilizado que os portugueses usavam na tortura e punição dos escravos.

Com tamanha riqueza de história e de cultura, sem dúvida, o Pelourinho é uma parada obrigatória!

Igreja de São Francisco

Mais um dos pontos turísticos em Salvador é essa igreja, que está localizada no Pelourinho e é impressionante a riqueza e exuberância dela!

A cobertura do interior é feita de lindas pinturas religiosas e de ouro, que despertam a curiosidade e a imaginação dos turistas que a visitam.

Ela foi considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa. Além disso, ela é uma das mais bonitas igrejas do Brasil.

A parte interna da Igreja de São Francisco em Salvador

Fundação Casa de Jorge Amado

É comum os visitantes se perguntarem sobre o que é aquele grande prédio azul no Pelourinho. 

Trata-se da Fundação Casa de Jorge Amado, criada em 1986, cuja finalidade é preservar as histórias, e manter vivas as memórias do escritor que nasceu na Bahia.

Fundação Casa de Jorge Amado - Pontos turísticos de Salvador
A fachada da casa dedicada ao escritor Jorge Amado

A visita neste local proporciona o acesso a documentos, fotografias, livros do autor e que resgatam um pouco da história do Brasil.

Nesta fundação, está o Café Teatro Zélia Gattai, o ponto de encontro de escritores e intelectuais de todo o mundo.

Uma dica interessante é fazer um Tour pela Casa de Jorge Amado + Espaços Carybé e Verger passando pelos três espaços dedicados aos personagens importantes para Salvador, alem disso, ir ao Memorial Casa do Rio Vermelho, aos fortes Santa Maria e São Diogo e aos espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes. Vale muito a pena!

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é outra grande atração em Salvador e do mundo, pois foi o primeiro elevador urbano construído. É um dos pontos turísticos em Salvador que você precisa conhecer.

O Elevador Lacerda, liga a parte alta à parte baixa da cidade de Salvador

Proporcionando uma vista panorâmica da cidade de Salvador, o elevador tem, aproximadamente, 72 metros de altura, e acesso fácil para a Cidade Baixa e a Cidade Alta.

Mas a principal dica é visitar o elevador no pôr do sol, e desfrutar da bela vista do entardecer.

Basílica de Nosso Senhor do Bonfim

As famosas fitinhas coloridas são distribuídas na Basílica Nosso Senhor Bonfim. Em janeiro, acontece a “Lavagem do Bonfim”, ritual feito para espantar energias ruins.

A visita deve estar no roteiro dos turistas para ao menos uma foto e, claro, a fitinha!

cropped-Fitinhas-classicas.jpg
Fitas do Senhor do Bonfim em Salvador, BA.

Mercado Modelo, um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador

O Mercado Modelo é o principal centro comercial de Salvador. O local abriga mais de 200 lojas que vendem de tudo um pouco, de artesanato às comidas típicas da Bahia.

Para os fãs de lembrancinhas e souvenirs, sem dúvida, este é o lugar certo!

O último andar do mercado fica o terraço externo, que proporciona uma linda vista para a Baía de Todos os Santos.

Vista do Mercado Modelo do Elevador Lacerda

Farol da Barra

O Farol da Barra foi construído em 1839, e até hoje mantém a estrutura original. Oferecendo uma das mais lindas vistas de Salvador, o local é excelente para um passeio a dois e um lanche na cafeteria local.

É possível aprender mais sobre a história da navegação no Brasil no Museu Náutico da Bahia que fica no Farol.

O tradicional bairro da Barra, é uma das zonas mais frequentadas de Salvador, a primeira capital do Brasil. A independência da cidade foi declarada nesse local e realmente vale muito a pena conhecer sobre ele.

O Farol da Barra além da história, dá uma vista incrível para o mar azul de Salvador

Parque da Cidade

Para os amantes da natureza, o Parque da Cidade Joventino Silva conta com 720 mil metros quadrados de área verde, e é uma verdadeira preservação da mata atlântica.

Mas não é só isso! Pois o Parque proporciona ciclovia, pista de “cooper” praças, áreas de piquenique e atividades de lazer e ginástica. Assim como um anfiteatro que pode abrigar até 600 pessoas de uma só vez.

As praias de Salvador, o melhor dos pontos turísticos de Salvador

Ao falar de Salvador, não poderiam ficar de fora as praias da capital baiana.

De praias badaladas às mais sossegadas, com trilhas e opções para a prática de esporte, Salvador proporciona praias para todos os gostos e estilos de passeio.

As praias de Salvador fazem parte da história cultural, religiosa, além de serem maravilhosas para os turistas

Portanto, não deixe de visitar! Algumas delas são: Praia do Flamengo, Praia de Itapuã e Praia da Barra.

Enfim, com estas dicas, é só marcar a viagem e se deliciar com as experiências que só Salvador pode proporcionar aos turistas.

A culinária baiana

Além dos pontos turísticos, a culinária baiana também é algo que merece destaque. Algo que é muito tradicional, em especial, é o acarajé. 

Aliás, é possível apreciar essa delícia em barracas espalhadas pela cidade Sem dúvida, vale muito a pena experimentar pelo menos uma vez na vida. 

Outros pratos muito pedidos por turistas é a moqueca baiana, o vatapá e o sopão baiano, iguarias que só um legítimo baiano consegue oferecer!

acarajé - comidas do brasil - de lugar nenhum
O Acarajé é um patrimônio da Bahia, e tem os deliciosos recheios…

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar do Olodum, a banda que ficou mundialmente conhecida e que foi fundada em Salvador na década de 70. 

Em dias específicos, o Olodum se apresenta na cidade e reúne moradores e turistas para a apresentação.

Mas a verdade é essa é uma das capitais mais democráticas como passeios e opções de lazer. 

E por isso, os turistas sempre ficam com um gostinho de quero mais, e querem voltar visitar as atrações que ficaram para trás.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.