as praias de vila velha - de lugar nenhum

Em primeiro lugar, as praias de Vila Velha estão entre os atrativos que mais fidelizam turistas nesta cidade capixaba. Não há quem passe por ali sem visitá-las. Quem o faz, certamente se encanta. 

Desde já, a primeira impressão fica por conta do cenário natural, majestoso e fascinante. Em cada trecho, o sol, o mar e a natureza formam um quadro singelo, de beleza sem igual. 

Sobre Vila Velha

Vila Velha fica situada no Espírito Santo. É o município mais antigo do estado, também o maior. Está a uma distância de 8,6 km de Vitória que é a capital do estado.

Além da vantagem de localizar-se bem perto da capital, Vila Velha conta, então, com uma orla privilegiada. Suas praias não são somente belas, são também, em sua maioria, balneáveis, ou seja, ideais para banho. 

Apesar da água mais fria, que talvez surpreenda alguns turistas, são praias que, ao mesmo tempo, oferecem excelente distração e muito lazer.

Por onde começar?

Se você pretende conhecer Vila Velha, tenho uma recomendação para te dar, comece pelas praias. Do mesmo modo, se encante com seus arredores decorados de verde, aproveite o sol e a areia, se refresque em um belo banho de mar. Depois, então, busque por muitas outras atrações.

Quer conhecê-las as 10 melhores Praias de Vila Velha? Vamos lá!

Praias de Vila Velha com selo de qualidade internacional Bandeira Azul

Uma das praias de Vila Velha é a Praia da Sereia. Sabe por que quero começar por ela? Trata-se de uma praia especial. Ganhadora de selo de qualidade internacional. 

A premiação é recente. Este verão que estamos vivendo é pano de fundo para a Praia da Sereia, que recebeu a Bandeira Azul para o biênio 2021/2022. 

Esta constitui especial certificação, que reconhece internacionalmente as mais adequadas praias e as melhores marinas e embarcações turísticas do mundo. 

É um prêmio ecológico importante e cobiçado. Entre os critérios exigidos para a qualificação estão a segurança, o turismo sustentável e a qualidade da água. Logo, nota-se que não é fácil estar entre as praias selecionadas. 

Só isto já é motivo suficiente para querer conhecer esta praia de Vila Velha, a Praia da Sereia. 

O que fazer por lá? Praias de Vila Velha

Sua característica mais agradável é ser uma praia bem tranquila. Tem águas mansas e cristalinas, onde a galera curte nadar.  Outras atividades nesta orla incluem caminhar na areia e praticar esportes aquáticos como o stand up e o snorkeling, por exemplo. 

O snorkeling é ao mesmo tempo, a melhor forma de apreciar a flora subaquática e os cardumes coloridos que nadam mais perto da superfície.

Um privilégio especial é reservado a quem vem à Praia das Sereias. Quase sempre é possível ver tartarugas marinhas, que são abundantes por ali e frequentemente vem à tona respirar.

Ao contrário do que se possa pensar, as atividades na Praia das Sereias não cessam ao pôr do sol. No cair da noite, famílias inteiras usufruem do prazer de continuar curtindo esta orla, que é toda iluminada.  

Além disso, este trecho de oceano abriga várias ilhas e rochedos que servem de mirante para os turistas. 

Dá para chegar até elas de caiaque ou em barcos de pescadores. A Praia das Sereias é uma das melhores praias de Vila Velha. 

Costa 

praia da costa - as praias de vilha velha - de lugar nenhum
Vista do hotel Quality Suites em Praia da Costa

Ela fica antes da Praia das Sereias. Uma é extensão da outra, apesar de cada uma delas apresentar suas singularidades. Enquanto em sua vizinha encontramos completa tranquilidade nas águas, nela é um tanto diferente.

Na Costa há um trecho de águas agitadas, onde os surfistas podem demonstrar suas habilidades. Mas, há também o lado da serenidade, onde o mar é calmo e convidativo. 

A faixa de areia é bem ampla, possibilitando a prática de atividades físicas variadas. Sua orla é super badalada e conta com excelente infraestrutura turística. Tem quiosques, vendedores de praia e bares próximos.

Onde se hospedar na Praia da Costa : Quality Suites Vilha Velha

Comer, comprar e badalar, não constituem problema, visto que trata-se de uma praia urbana, situada no centro da cidade. Sua localização é excelente para quem não gosta de ficar longe do burburinho, pois a praia fica próxima ao comércio local.

Visitá-la faz um enorme bem. Tudo aqui é vida. A agitada alegria renova a vontade de viver. 

Nesta praia a diversão não acaba, pois é ponto de encontro dos capixabas e visitantes. Isso é porque dali se tem acesso a quase tudo. 

Noite e dia pessoas circulam pelo calçadão e ciclovia. Além disso, o local é perto de pontos turísticos muito interessantes como o Convento da Penha, o Morro do Moreno e a Fábrica de chocolates da Garoto.   

Praia da Baleia

praia da baleia - praias de vila velha - de lugara nenhun
A Praia da Baleia é onde os surfistas se encontram em Vila Velha

Entre as praias de Vila Velha não reina apenas a calmaria. Trechos de oceano agitado, movimento turbulento de ondas e mar com águas profundas, também fazem parte do litoral capixaba. 

Aliás, isto é o máximo para quem gosta de esportes radicais. E saiba que para alegria dos surfistas, Vila Velha tem praia com grandes ondas. Estou falando, exatamente, da Praia da Baleia, point da galera do surfe. 

Porém, não é frequentada somente por estes desportistas das águas. A praia recebe também apreciadores deste esporte e amantes da natureza, que dão tudo de si para conhecerem lugares imersos em beleza natural. 

O único alerta aqui é para os tímidos nadadores sem experiência, para as crianças e idosos, pois o mar que banha esta orla, não é de brincadeira! Puxa bem! 

Itaparica

Esta é uma praia bem legal. Vindo visitar você não precisa se preocupar com lanchinhos, cadeiras e guarda-sóis, pois esta é uma praia urbana. Quer dizer que tem toda infraestrutura turística necessária. 

Bares, restaurantes e quiosques limpos e de qualidade fazem com que esta praia seja um excelente ponto de diversão, ou seja, sem o estresse dos locais desertos. 

Onde se hospedar em Itaparica – Hotel Santorini

Sendo assim, depois de uma boa caminhada, logo após erguer castelos na areia e tomar um bom banho de mar, você pode degustar deliciosos petiscos. 

Mas, se a fome for muita, logo procure um restaurante. É o que  não falta, quando se deseja uma saborosa refeição por aqui.

Razões pra frequentar – Praias de Vila Velha

Em Itaparica as águas, têm uma linda cor esmeralda, que fascina. No entanto, é preciso certo cuidado no mar, visto que costuma estar agitado.

Por outro lado, a areia constitui ponto de interesse, devido à sua bela e singular coloração marrom.

Por  tudo isso, torna-se uma praia encantadora. Porém conta com um curioso diferencial em sua paisagem. O mar fica, muitas vezes, permeado de barcos coloridos, levando pescadores para fazer a pesca do arrastão. 

Isso se traduz em uma bela visão, que você não vai esquecer. Principalmente porque, com certeza, irá registrá-la em suas redes sociais. Faça isso, e aguarde a chuva de likes e curtidas que receberá. 

Itapoã

Itapoã (não confunda com Itapuã no Rio de Janeiro), fica perto de Itaparica. São praias de Vila Velha bem próximas, na verdade, contíguas. Vindo da Costa você facilmente chega até ela. 

A praia de Itapoã também possui infraestrutura adequada, por exemplo, dispensando sacolas e balaios repletos de coisas a levar. No local, você encontra quiosques, bares, lanchonetes, restaurantes e comércio a seu dispor. 

O banho de mar é bem gostoso, apesar de exigir cuidados, como, por exemplo, o trecho de oceano que banha a orla de Itapoã é cheio de ondas altas e fortes. São boas mesmo é para surfar. 

Apesar disso, aqueles que não se atrevem no mar, curtem demais a faixa de areia douradinha, fofa e brilhante.

Motivos para visitar – Praias de Vila Velha

Este é um local perfeito para caminhadas, ótimo para tomar sol e sem igual para esquecer todos os problemas desse mundo. Guarda também a vantagem de não estar constantemente cheia de gente como suas vizinhas.

As crianças amam este point, pois além de criar castelos na areia, podem brincar no playground, feito especialmente para elas.

Outra diversão nesta praia são os passeios de barco. Por uma pequena quantia, os pescadores te levam para ver de perto as ilhotas rochosas perto dali. 

Ilhas Pituã e Itatiaia

Logo em frente à Itapoã fica um pequeno arquipélago, cheio de lindinhas ilhas. Visitá-las é um encanto só, pois nelas se formam piscinas naturais muito límpidas, com águas de um azul transparente.  

Outra vantagem é a vista panorâmica que se tem destas ilhas. Uma linda visão dos arredores aguarda os que chegam até elas. 

Estas pequenas  ilhas ficam pertinho da praia. Pituã, por exemplo, está a 200 metros da costa e Itatiaia fica a uma distância de 1 quilômetro. Para ter acesso às ilhas, há pescadores que fazem o trajeto, levando turistas. 

Barra do Jucu

Situado a mais ou menos 15 quilômetros da cidade está o bairro Barra do Jucu. Além disso, ele constitui balneário que abriga algumas praias de Vila Velha, como a Praia do Cemitério e a Praia do Barrão.

Esta parte do litoral tornou-se ponto de surf. Ali acontecem ao mesmo tempo, campeonatos deste esporte, inclusive com surfistas de todo o Brasil, em disputas de nível nacional. Isto se deve ao mar agitado que banha esta parte do litoral. 

Ou seja, as ondas que quebram nesta parte da costa são consideradas de qualidade, ideal para o surfe. Mesmo quem não surfa gosta de estar nestas  praias, pois contam com paisagens muito lindas.

Um aspecto pitoresco do Balneário da Barra do Jucu é a tonalidade das águas do mar. Elas são meio escuras. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, não se trata de poluição ou sujeira, não. Esta cor é característica do encontro entre o Rio Jucu e as águas do oceano.   

Visitar a Barra do Jucu é um passeio maravilhoso, porque dá para curtir várias praias de Vila Velha, caminhar pela areia e ainda comer deliciosos petiscos com uma cervejinha bem gelada. No bairro há ótimos restaurantes. 

Entre as praias de Vila Velha está a Praia da Concha  

Logo após, esta é uma prainha de apenas 40m de extensão. Isto não é um problema, ao contrário é um privilégio. Sua localização e pequena extensão fazem, por exemplo, com que seja um ótimo local para banho, com muito sossego. 

Ela é cercada pelo Morro da Concha e este, a separa do mar aberto. Este fato faz com que suas águas sejam serenas e excelentes para um relax perfeito no mar. 

Para alcançar a Praia da Concha é necessário acessar uma escadaria e uma trilha, que ficam ao final da Barra do Jucu.

Leia também, logo depois:

As praias mais bonitas da Espanha

As melhores praias do Rio de Janeiro

Praia Secreta

Em seguida, aposto que você está pensando que entre as praias de Vila Velha existe uma praia abandonada, que ninguém vai! Nada disso. Já se foi o tempo que era assim. Agora a Praia Secreta foi descoberta e o que não falta por ali são os visitantes.

A paisagem desse recanto de mar é linda! Este é um dos motivos de tantos turistas domingueiros serem atraídos para o local, ou seja, se não gosta de praia cheia e quer conhecer a Praia Secreta em paz, pule o fim de semana. 

A Praia Secreta tem pouca extensão, e pode ser considerada pequena, em relação a outras praias de Vila Velha. Ela possui mais ou menos 60 metros de extensão. Seu mar é tranquilo e com águas transparentes. 

Atente-se!

No entanto, não conte com nenhum tipo de comércio, ou seja, nessa orla você deve levar tudo o que precisa, pois não há estrutura turística por perto. É somente você, o sol, a areia, o céu e o mar. Quer mais que isso, pra quê? Curtir a natureza é uma boa pedida! 

O acesso é feito por uma portinha perto do Farol Santa Luzia, uns 200 metros antes. 

Prainha

Em seguida, Prainha tem importância histórica, portanto é uma das praias em Vila Velha que você não pode deixar de ir. 

Porém, segundo contam, foi nestas margens que desembarcou o navegante português que fundou o Espírito Santo. Foi nestes arredores, por exemplo, que o primeiro povoado capixaba foi erguido. Por isso, a Prainha é histórica e sendo assim, não pode deixar de ser visitada.

Onde se hospedar em Prainha – Hotel Prainha

Com certeza, você não vai nadar neste trecho, pois Prainha não é um local apropriado para o banho de mar. Contudo, você caminha na areia e aprecia a vista belíssima.

Agora, além da vista, você pode aproveitar, então, para conhecer o sítio histórico local. Então, é a chance de ver de perto construções seculares, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o convento da Penha, nos arredores do Centro Histórico de Prainha. O convento fica a 200 metros da praia. 

Resumo – Praias de Vila Velha

Entre as praias de Vila Velha, então, estas são as mais populares e mais frequentadas. Quem vai conhecer de perto experimenta um lazer especial. Você não vai se arrepender se for conhecê-las.

Bem como, se você já visitou alguma delas, conte pra gente suas impressões. E se gostou das informações do post sobre as praias de Vila Velha, compartilhe em suas redes sociais. 

Morar e trabalhar na praia? 7 cidades para trabalhar perto do mar! e O que fazer em Jericoacoara



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

3 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.