A Vacina Chegou!

a vacina chegou covid 19

Enfim, a vacina chegou! Abram as portas do mundo, tapete vermelho na passarela, taça de “champanhe” para comemorar… não, espera. Ainda que a vacina chegou, e devemos estar felizes por isso, temos que manter a calma porque ainda há muito o que fazer para poder viver de forma livre e sem preocupação como antes, se é que isso será possível…

Mas calma, não serei muito pessimista! Quero antes lembrar a todos que ainda que muitas pessoas no mundo já estão vacinadas, ainda mais pessoas precisam da vacina. Por isso, hoje vou escrever sobre como foi todo esse processo da vacina por aqui, como está afetando o turismo local e, se acaso você quer viajar, compartilhar algumas dicas sobre como buscar informação sobre a COVID-19.

Quando a chegou a vacina?

Como de praxe, a vacina chegou primeiramente nos países com poder aquisitivo mais elevado. Contudo, durante todo o ano de 2021, a compra e venda de vacinas ocorreu em muitos outros países do mundo.

O primeiro país a vacinar foi o Reino Unido, em 8 de dezembro de 2020. Com muita comemoração, vídeos virais e planos para a vacinação em massa a primeira pessoa a ser vacinada foi a inglesa Margaret Keenan, uma senhora de 90 anos, em um hospital em Coventry. O Reino Unido comprou 40 milhões de vacinas para seus habitantes.

A Rússia seguiu a liderança, ainda que lá a vacina chegou mais cedo, em agosto de 2021, a primeira aplicação foi no dia 5 de dezembro. Já nos Estados Unidos, o uso da vacina da Pfizer iniciou-se em 14 de dezembro.

Nesse ínterim, no Brasil, o governo firmou contrato para adquirir a vacina da empresa AstraZeneca produzida pela FIOCRUZ e logo depois o governo de São Paulo anunciou o início da vacinação em 25 de janeiro.

O processo de vacinação aqui na Espanha foi bem organizado e iniciou-se no fim de dezembro. Como ponto adicional destaco que não houveram muitas pessoas contra a vacina. Como consequência disso, o país possui estatísticas positivas comparado com outros países europeus. Entretanto, ainda que as vacinas avançaram, as restrições turísticas não foram abandonadas e houve, por isso, impacto direto no turismo.

A vacina chegou e o impacto no turismo

Quando a vacina chegou, eu pensei que o turismo imediatamente iria recuperar-se. Entretanto, não é necessário dizer que não foi assim. Não só o turismo externo como, por exemplo, as viagens internacionais, mas também o turismo interno, foram fortemente impactados em todo o mundo, e, principalmente, nos países que contam com isso como parte da economia. As restrições foram muitas e variaram, porém, de forma geral, foram estas:

  • Passaporte COVID para entrar em estabelecimentos
  • Comprovante da vacinação com duas doses, ou uma (dependendo da vacina)
  • Apresentação de provas PCR ou antígenos para viagens nacionais, ou internacionais

Portanto, se você pensa ou deseja viajar, prepare essa documentação.

Informação para viagens

A vacina chegou e quer viajar? Se acaso você faz parte deste grupo, é necessário ter bastante atenção sobre as restrições do seu pais de destino e estar antenado às possíveis alterações. Portanto, deixo aqui algumas dicas se você não sabe por onde começar:

  • Aplicativos de viagens (p.ej. skyscanner) mostra restrições atualizadas no momento da compra de passagem
  • Sites de embaixada ou orgãos de saude do país de destino. Aqui na espanha, seria, por exemplo, esse aqui.
  • Imprensa locais importantes e confiavies do país de destino.

A vacina chegou e agora?

Por fim, compartilho minha opinião sincera sobre a situação da COVID-19 no mundo. Creio que os impactos no turismo e na vida social das pessoas serão altos por algum tempo e que o turismo voltará a funcionar de forma gradativa. Isso me fez lembrar esse artigo que publiquei sobre como avaliar o ano de 2020, porque realmente não foi um ano fácil.

Afinal, ainda precisaremos continuar usando máscaras, para maior segurança, e ainda precisaremos manter distância das outras pessoas. Essa é uma situação nova para uma nova vida. Precisamos entender que não é só porque a vacina chegou que a Covid-19 acabou. Não vai pensando que você já vai arrasar no carnaval de 2021 ou 2022. Isso não vai acontecer.

Beijos.

Quer saber sobre seguro viagem? Seguro viagem cobre o tratamento pra COVID-19? O site 6 Viajantes, fala sobre isso pra você.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Robba Caravieri

Robba Caravieri

Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Dicas para sua viagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

booking

Posts Relacionados

como avaliar 2020

Como Avaliar o Ano de 2020?

Vamos falar um pouco desses tempos difíceis? Compartilho algumas perguntas que me ajudaram a avaliar o ano de 2020. Como foi o ano para você?

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!