a vacina chegou covid 19

Está preparando a sua viagem e não sabe que vacinas você precisa? Então pegue seu vinho e seu caderno e prepare a lista de vacinas para viagem nacional e internacional! Afinal, vacina e viagem pode ser uma dor de cabeça na hora do embarque. Seja qual for o seu destino, as vacinas são necessárias. Vamos lá?

Porque é necessário tomar vacina para viagem?

A principal razão é que as vacinas protegem os viajantes de doenças graves, já que independentemente de onde você viaja, você pode entrar em contato com doenças sérias. No pior dos casos, você pode entrar em contato com doenças raras em um determinado destino como, por exemplo, a febre amarela nos Estados Unidos. Ademais, algumas vacinas também podem ser necessárias para você viajar para determinados lugares.

Quais vacinas preciso para viagens nacionais?

Se acaso você está viajando pelo Brasil, algumas vacinas são recomendadas. A OMS e o ISTM recomendam as seguintes vacinas: febre tifóide, hepatite A, hepatite B, febre amarela, raiva e gripe.

VacinaContágio
Febre TifóideÁgua alimentos contaminados
Hepatite AÁgua e alimentos contaminados
Hepatite BFluidos corporales contaminados
Febre AmarelaPicada de mosquito
RaivaAnimais infectados
GripeGotas pelo ar
COVID-19Gotas pelo ar
Vacinas recomendadas para viagem nacional ou internacional (para o Brasil)

Além destas, é importante também ter em dia todas as vacinas que tomamos, geralmente, quando criança como, por exemplo, sarampo ou catapora.

Os postos de vacina podem depender do estado que você reside. Então procure pelo seu. Como exemplo, aqui é o posto de vacina de febre amarela do Rio de Janeiro e também o posto de vacina de febre amarela de São Paulo.

Quais as vacinas para viagem internacional?

Neste caso, isso vai depender do seu destino. Por isso deixamos aqui as vacinas para viagem internacional dos lugares mais populares. Se acaso o seu não está aqui, pergunte nos comentários.

Vacinas para viagem nos EUA

Além das vacinas recomendadas para viagem nacional, se recomenda também meningite, poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola (MMR), Tdap (tétano, difteria e coqueluche) e varicela.

VacinaContágio
MeningiteVários vetores
PoliomieliteFeridas ou contato direto
SarampoFluidos corporais contaminados
CaxumbaContato direto
TdapFeridas e gotículas aéreas
VaricelaContato direto ou de secreções
COVID-19Gotas pelo ar
Vacinas recomendadas para viagem nos EUA.

Vacinas para viagem na América do Sul

Se acaso o seu destino é algum país do MERCOSUL como, por exemplo, o Peru, a Argentina ou Chile, saiba que as vacinas para viajar serão as mesmas, ou seja, serão necessárias as mesmas vacinas para viagem nacional (as que valem para o Brasil).

Vacina coronavac para viagem no exterior?

E porque não? Afinal, a vacina coronavac vale para viagem no exterior como qualquer outra vacina! Ou seja, a resposta é sim! Por isso, não se esqueça de incluir na lista. Ah! Além disso, dependendo de alguns países na Europa, você deverá apresentar:

  • Passaporte COVID para entrar em estabelecimentos
  • Comprovante da vacinação com duas doses, ou uma (dependendo da vacina)
  • Apresentação de provas PCR ou antígenos para viagens nacionais, ou internacionais

Portanto, se você pensa ou deseja viajar, prepare essa documentação.

Informação para viagens

Por fim, aqui deixamos algumas dicas gerais para quem quer viajar. É seu caso? Se acaso você faz parte deste grupo, é necessário ter bastante atenção sobre às restrições do seu país de destino e estar antenado às possíveis alterações. Portanto, veja as seguintes dicas:

  • Aplicativos de viagens como, por exemplo, o skyscanner, mostram restrições atualizadas no momento da compra de passagem
  • Veja os sites de embaixada ou órgãos de saúde do país de destino já que sempre há informação atualizada.
  • Imprensa locais importantes e confiávies do país de destino.

Gostou? Então pegue seu vinho, a vacina e prepare sua viagem!

Ah! Quer saber também sobre seguro viagem? Ou mesmo se seguro viagem cobre o tratamento para COVID-19? Então veja o site 6 Viajantes, que fala tudo sobre isso para você.

Perguntas Frequentes

Como preparar as vacinas para minha viagem?

Antes da partida, os viajantes devem fazer uma consulta médica para saber sobre o risco de doença no país ou países que planejam visitar e as medidas a serem tomadas para prevenir doenças.

Quando devo me vacinar para viajar?

Tente se vacinar com, pelo menos, 1 mês antes da sua viagem. Assim, o seu corpo terá tempo suficiente para desenvolver os anticorpos necessários.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.