Minha primeira viagem internacional. Foto de um avião decolando.

Vai fazer a sua primeira viagem de avião? Se a resposta é sim, então saiba que existem algumas dicas do que fazer para não se preocupar. Afinal, ficar ansioso(a) na sua primeira viagem é normal. Aliás, não existe nenhuma razão para se envergonhar disso.

Fato é que muita gente deixa de lado a viagem sonhada com receio voar de avião. No entanto, não deixe esse receio arruinar a sua viagem. Pois, nada na vida é mais prazeroso e viciante do que ser um viajante, conhecer outras culturas, costumes, comidas, pessoas e lugares diferentes. Além disso, mostrar para os amigos e família toda a experiência vivida não tem valor.

Para você fazer uma primeira viagem de avião tranquila, e superar todos os seus receios, existem alguns procedimentos a seguir. Saiba que dá para aproveitar toda a viagem da melhor forma. E uma delas, antes mesmo de voar, é curtir a área lounge dos aeroportos! Veja como é o do aeroporto de Guarulhos:


Ah! Se acaso você é um viajante experiente, deve saber que nunca é demais revisar protocolos de viagem! Afinal, será sempre uma novidade!

Coisas que você precisa saber na sua primeira viagem de avião

Qual a primeira dica? Pode parecer bobagem, mas a resposta é não ter medo! Afinal, o avião é um dos meios de transporte mais seguros que existem.

Se você tem medo de altura, também não precisa se desesperar. Você estará segura e com os pés no chão, neste caso, do avião. Uma dica interessante é pensar que é o mesmo que uma viagem de ônibus. Sendo que esta viagem pode demorar de 2 até 8 horas para chegar no destino.

Bom, em avião é o mesmo! Afinal, você pode para e descer do ônibus quando quer? Não. Tampouco no avião.

Eu, particularmente, morria de medo. Mas desde que decolei com um avião na minha primeira viagem internacional, eu vi que não era nada de mais. E, inclusive, que era muito legal ver o mundo lá de cima.

Já comprou sua passagem? Está tudo organizado? Dicas de primeira viagem de avião.

Outra dica importante é deixar tudo organizado para sua viagem. E isso inclui documentação, passagem e bagagem. Vamos falar sobre passagem.

Hoje as passagens são compradas pela internet em 98% dos casos. Para sua primeira viagem de avião, o que você precisa fazer é escolher um site confiável. E existem muitos!

Os sites das próprias companhias aéreas são muito indicados, mas tem outros sites, de “terceiros”, muito legais e que garantem um menor preço. Sabe porquê? Pois, eles têm acordos especiais de desconto com as próprias companhias e, muitas vezes, vendem mais barato do que elas oferecem.

Quer um exemplo? Eu indico o Passagens Promo. Além de ser ótimo, também é parceiro aqui do site. A seguir está a foto da webiste.

Vai fazer sua primeira viagem de avião? Compre sua passagem no Passagens Promo.
Clique na imagem para abrir o site do Passagens Promo

Nos campos acima, você vai colocar a cidade de onde você está saindo e, logo depois, a cidade para onde você quer ir. Ademais, você precisará escolher datas de ida, e a de volta. Somente ida também vale!

Preste bastante atenção nas informações, já que são muito importantes para sua viagem. Coloque o número de passageiros que está viajando e depois clique em pesquisar. O site vai mostrar todos os voos disponíveis, com todas as companhias aéreas, para você escolher o melhor preço e o melhor horário da sua primeira viagem de avião!

Por fim, no momento da sua viagem a dica é deixar tudo o que você precisará em uma pasta.

E sobre as Bagagens? O que levar na primeira viagem de avião?

Bom, se é a sua primeira viagem de avião as dicas são simples: leve pouca coisa e em mala pequena. As companhias, na sua grande maioria, não possuem a franquia de bagagem incluída na passagem. Se você quiser levar bagagem, tem de pagar uma taxa. Cada companhia tem o seu valor.

No entanto, há dois tipos de bagagem que você precisa saber: a de mão e a despachada.

Bagagem de mão

Geralmente, é uma bagagem pequena de até dez quilos.

As companhias deixam você levar uma bagagem de mão com você na cabine do avião. Mas, atenção! Atualmente, cada companhia tem a sua regra para o tamanho, e o peso, dessa bagagem. Por isso, sempre verifique nas letrinhas pequenas qual a franquia e o que você tem direito a levar para não se estressar na hora do voo.

Ah! Outra dica importante para sua primeira viagem de avião é: compre franquia de bagagem no ato da passagem! É sempre mais barato do que ter que pagar por ela no aeroporto na hora de embarcar.

Bagagem despachada

A bagagem despachada é aquela bagagem que vai ao compartimento de carga do avião. Se você tem direito, ou comprou uma franquia de bagagem despachada antes de embarcar no aeroporto, tem que passar no balcão de atendimento da companhia aérea que você está viajando para entregar a sua mala.

Outro detalhe importante é que você só vai retirar a sua bagagem quando chegar no destino. É só seguir as informações e sinalizações assim que você sair do voo, tudo bem?

Atualmente, a franquia de bagagem despachada no Brasil é estipulada em uma mala com até 23 quilos.

Pronto, o primeiro passo da sua viagem foi dado, agora é só segurar a ansiedade e esperar o dia do voo, certo?

Documentação para a primeira viagem de avião

Essa é uma parte que você precisa ler com muita atenção, pois, sem o documento correto a equipe não vai deixar você embarcar! E você não quer isso, não é mesmo? Todo cuidado é pouco nessa hora.

Como faço para viajar no Brasil?

Para viajar pelo Brasil, você só precisa de um documento de identificação oficial com foto. Pode ser o seu RG ou a sua carteira de motorista. E qual é o melhor? O melhor é sempre o que tenha a foto mais recente. Não adianta você viajar com aquele RG que tirou com uma foto de quando você era criança. As autoridades e os profissionais precisam identificar que seja você mesmo na foto do documento, ok?

E para viajar na América do Sul?

Você sabia que em alguns países da América do Sul, você pode viajar somente com o RG? Mas, veja bem, nesse caso não é permitido carteira de motorista. Aliás, somente o seu RG com menos de 10 anos da data de emissão será aceito, certo?

Há muitos países que você pode viajar somente com o RG. Os principais são Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia.

E para viajar para outros continentes?

Bom, neste caso, o documento válido é o passaporte. Além disso, alguns países exigem, além do passaporte, um visto para você poder permanecer no país por determinado tempo. Quer saber quais são eles? Então leia nosso texto sobre o passaporte brasileiro! Assim, você vai ter todas essas informações em um post mais detalhado.

Se acaso você tiver mais alguma dúvida, consulte o site do Itamaraty, sendo a fonte mais confiável para isso.

Chegou a hora de se preparar pra sua viagem!

Bom, para a sua primeira viagem de avião as dicas são simples. Se prepare um dia antes, se a sua viagem é nacional, e dois dias antes, se a sua viagem é internacional. Mas reserve este dia para isso. Porquê? Pelos seguintes motivos:

  • Para que você prepare a sua mala.
  • É melhor checar os documentos, e as reservas.
  • Tem que fazer o check-in da sua passagem?

Primeira viagem de avião o que fazer no aeroporto? O que é o check-in e como fazer?

O check-in, nada mais é que o ato de você confirmar para companhia aérea de que vai estar no voo. Ou seja, é certo que você vai viajar!

Você terá que fazer o check-in da sua passagem no site da companhia que comprou o bilhete, mesmo que tenha comprado em outro site. Ok?

E como fazer? É simples! Você vai entrar com o código da sua reserva, comumente chamado de localizador. Então, vai aparecer o seu nome e o horário de ida do voo. Logo após confirmar, você terá a opção de marcar o assento.

Gosta de ver tudo de cima? Então senta na janelinha! Você vai adorar!

No final do seu check-in, a companhia vai passar o cartão de embarque. Hoje em dia, você poderá levar o cartão de embarque pelo seu celular. Ou seja, não precisa imprimir. Mas, se você gosta de imprimir, no aeroporto há maquininhas que você coloca o código da sua reserva e imprime o seu cartão de embarque.

A saber, se você somente tiver carregando uma bagagem de mão, e tiver também o cartão de embarque no celular, não precisa passar pelo balcão de atendimento da companhia. Basta ir ao portão de embarque no aeroporto.

E depois do portão de embarque? Já é a sua primeira viagem de avião!

Passando do portão de embarque, você vai pegar uma fila para passar no raio-x. É a área de segurança do aeroporto e basta seguir os procedimentos. Em suma, você vai passar no detector de metal, e a sua mala pela máquina de raio-x, para ver se tem algum item que não pode ser levado na sua primeira viagem de avião.

O que você pode levar e não levar na bagagem? No site da ANAC eles explicam tudo para você.

Passando a área de segurança, e sendo liberado, em seguida você vai ver um painel. Neste painel você encontrará o número, e o portão, de saída do seu voo. Se dirija até lá e aguarde até a equipe anunciar o embarque. Não tenha medo de nada, afinal, é a sua primeira viagem de avião!

Ao entrar no avião, coloque o seu celular em “modo avião”, coloque o sinto e siga todas as instruções dos comissários de bordo. Eles vão ajudar enquanto você estiver na aeronave.

E agora? Basta curtir e fazer uma boa viagem!

“Minha primeira viagem de avião: O que fazer?” foi um texto que escrevi com muito carinho para as pessoas que viajam pela primeira vez. Creio que todo mundo tem que viajar, e MUITO!

Leia também: Minha primeira viagem internacional | Como estudar no exterior? | Follow my blog with Bloglovin



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.