lugares para viajar sozinho pleo brasil

Qualquer viajante se encanta com o Brasil não só pela beleza natural do país, mas também pelo charme e culturas locais surpreendentes. E não para por aí… já que as praias são divinas, a vida noturna é insaciável e o povo muito amigável e vibrante. Afinal, o que não amar em uma viagem pelo Brasil?

A boa notícia é que há muitos lugares para viajar sozinho no Brasil e poder conhecer o que o país tem de melhor, seja para uma viagem com contato com a natureza, seja em praias paradisíacas ou piscinas naturais, ou mesmo cidade grande com arquiteturas de impressionar.

E para ajudar você a escolher sua próxima parada, veja a seguir os melhores destinos e prepare já a sua viagem solo. Tenha em mente que os destinos para viajar valem para todos os viajantes, isto é, também são ótimas opções se você busca por lugares para viajar sozinha!

FOZ DO IGUAÇU | IGUAZU FALLS | WAL...
FOZ DO IGUAÇU | IGUAZU FALLS | WALK AND TRIP

Onde ir viajar sozinho?

Escolher um destino é uma das etapas mais gostosas de programar uma viagem, afinal, é quando começamos de fato a nossa viagem. Porém, com tantos destinos incríveis para conhecer, fica a dúvida: quais os lugares para viajar? Para ajudar você nesta escolha, veja algumas opções de lugares para fazer uma viagem solo no Brasil a seguir:

Vamos conhecer a lista de lugares para viajar sozinho no Brasil em detalhe? Você vai viajar junto com a gente e visitar lugares incríveis, encontrar as melhores praias do mundo, ver os lugares para ficar, saber os melhores pontos turísticos e encontrar passeios de barco imperdíveis!

Ilha de Fernando de Noronha

Praia do Sancho, Fernando de Noronha, PE. Lugares para viajar sozinho pelo brasil
Praia do Sancho, Noronha, PE. Lugares para viajar sozinha pelo Brasil.

Este aglomerado de ilhas vulcânicas rochosas é o parque nacional marinho mais importante do Brasil e um Patrimônio Mundial da UNESCO. Não só pela beleza, mas também pela estrutura que oferece aos viajantes, é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.

Descoberto em 1503 por Américo Vespúcio, o arquipélago de 21 ilhas de Fernando de Noronha foi disputado nos dois séculos seguintes por franceses, holandeses e portugueses. Devido a isso, existem fortes em mirantes em vários pontos estratégicos da ilha para visitar e fazer lindas fotos.

A ilha, localizada a 354 km da costa nordeste do Brasil, foi usada de várias maneiras no decorrer da história do Brasil, inclusive como prisão política durante a Segunda Guerra Mundial. Ademais de seu legado cultural, em 1988 foi criado o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, fazendo parte, também, de um importante local para proteger a frágil ecologia marinha e insular do arquipélago.

Sua rica vida marinha e mares translúcidos oferecem excelentes oportunidades de mergulho de cilindro ou snorkel nas piscinas naturais, bem como vistas incríveis de hotéis luxuosos e praias de areia em abundância, ideal para quem quer uma viagem mais relaxante ou gosta de ficar o dia na praia.

Em suma, a combinação de águas cristalinas, vida selvagem fascinante, vida marinha diversificada (que inclui peixes multicoloridos, raias, tartarugas, golfinhos, tubarões e baleias) e praias deslumbrantes e pouco desenvolvidas, fazem um dos melhores lugares para viajar e um dos destinos mais bonitos do Brasil.

Onde ficar na Ilha de Fernando de Noronha?

Recife, PE

Refice, PE. Um dos melhores lugares para viajar sozinho
Vista panorâmica de Recife, PE. Um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.

Viajar para o Recife, no nordeste do Brasil, significa curtir bela arquitetura, museus amplos e resorts a beira-mar espalhados pela cidade. Aliás, Recife não só abriga excelentes museus, mas também bares animados e locais históricos.

A capital ensolarada de Pernambuco conta com a bela cidade antiga, com destaque para a colorida Praça Marco Zero, o Parque das Esculturas e para o interativo Museu Cais do Sertão. A melhor forma de conhecê-la é em um tour com guia local.

Como a boa comida de Recife não pode ficar de fora, perto das principais atrações turísticas está o La Douane Bistrot (Rua Alfândega, 35), a alguns minutos do centro cultural Paço do Frevo, onde você poderá conhecer a música e o estilo de dança únicos do Recife (Frevo). Por fim, para a lista de lugares de Recife, vale a pena visitar a linda Capela Dourada e a Praia de Boa Viagem.

Outra vantagem de Recife como um dos melhores lugares para viajar, é que está a apenas alguns quilômetros ao norte de Olinda, uma cidade que mantém suas tradições com ruas de paralelepípedos e edifícios barrocos. Apesar de ser em outra cidade, dá para ir de ônibus até Olinda para ficar na charmosa Amparo Pousada (Rua do Amparo, 199) no centro histórico.

Onde ficar em Recife, PE?

Jericoacoara, CE

Pedra Furada, Jericoacoara
Pedra Furada com seus quase 5 metros de altura, Jericoacoara. Melhores lugares para viajar sozinho no Brasil.

Com mais 7.400 km de litoral, o Brasil tem uma infinidade de praias, vastas paisagens de dunas e lugares maravilhosos para praticar esportes aquáticos para além de baías para crianças e locais para festas. E o melhor? Jericoacoara é o destino perfeito em todos esses sentidos e um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil!

A vila de Jeri é composta por cinco ruas de areia que, em 2002, foi declarada parque nacional e interrompeu completamente a construção de novos edifícios. É cercada por dunas e lagoas, sendo um lugar ideal para quem quer água, ondas e vento. Windsurfistas e velejadores de todo o mundo vêm aqui de junho a janeiro.

Outra interessante vantagem de Jeri é que você nunca ficará sozinho. Com uma diversidade de passeios em grupo como os buggies, usados ​​para explorar as praias, piscinas naturais e dunas circundantes, companhia não vai faltar!

Não deixe de curtir a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, localizadas a cerca de 20 km a leste da vila. Já o cartão postal é a Pedra Furada, um afloramento basáltico à beira-mar, a cerca de 15 minutos a pé da vila. A rocha vermelha brilha na luz do fim da tarde.

Onde ficar na vila de Jeri?

Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito, capital nacional do ecoturismo. Um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.
Arara-vermelha em Bonito, capital do ecoturismo. Um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.

Para quem quer fugir do estresse e se conectar com a natureza, Bonito é o destino perfeito. Eleito como a capital nacional do ecoturismo, com certeza atrações é o que não vão faltar para você se divertir e relaxar.

Apresentando o maior pântano de água doce do mundo e a cultura do peão de Pantanal, o centro-oeste do Brasil é uma mistura incrível de vida selvagem, pesca de primeira classe e de tradições profundamente enraizadas.

Apesar de ser a casa sucuris, jacarés, tamanduás-bandeira e vastas fazendas de gado, o Mato Grosso é um local seguro para viajar sozinha. Se acaso você tem que escolher um único passeio, então não deixe o ecoturismo de Bonito de fora. Com seus rios de águas cristalinas e cavernas incríveis, você vai se surpreender nessa viagem solo.

Vale a pena fazer um passeio de barco pelo rio Formoso e viver uma experiência de uma noite nas chalanas (casas flutuantes) no meio do maior pantanal de água doce do mundo, o Pantanal.

Os roteiros abrangem grutas, cachoeiras, trilhas e flutuações em rios com águas transparentes. Em suma, em Bonito você poderá desfrutar a vida selvagem, pescar, curtir a natureza e ver um pôr do sol deslumbrante. Além disso, também é possível praticar esportes radicais, como arvorismo e rapel, andar de quadriciclo e fazer trilhas. 

Ah! Por fim, você pode aproveitar o estado vizinho Mato Grosso, o melhor lugar do Brasil para avistar felinos ferozes. Também possui uma capital que é um ponto de encontro gastronômico.

Onde se hospedar em Bonito?

São Paulo, SP

Museu do Ipiranga, São Paulo. Uma cidade ideal para visitar sozinha no Brasil.
Museu do Ipiranga, São Paulo. Um dos melhores passeios na cidade. Melhores lugares para viajar sozinho no Brasil.

Uma metrópole gigantesca, São Paulo é famosa por seus bons restaurantes, excelente vida noturna e movimentado cotidiano. O coração da cidade está centrado em torno da Avenida Paulista, uma avenida movimentada repleta de arranha-céus chiques, museus de classe mundial e shopping centers.

Ali perto da principal avenida da cidade, você pode conhecer a Rua Augusta, que oferece algo completamente diferente com uma vibe alternativa, cheia de bares, cinemas de arte e fervo após o expediente.

Mais a noroeste da cidade, perto da Vila Madalena, há cafés, lojas de grife e a melhor arte de rua da cidade grande (faça um tour por aqui!). Também vale a pena conhecer a Pinacoteca de São Paulo e dedicar algumas horas para explorar este maravilhoso museu de artes visuais.

Se acaso você gosta de passeios com ação, em São Paulo você poderá escolher várias padarias para tomar um bom café da manhã e depois pedalar no Parque do Ibirapuera.

Por fim, visite também a Liberdade, o bairro japonês de São Paulo. Há um grande mercado aqui aos domingos, repleto de todos os tipos de comida de rua brasileira-japonesa. Dica: não só rende ótimas fotos como também tem um dos melhores pastéis de São Paulo!

Onde ficar em São Paulo, SP?

Rio de Janeiro, RJ

Rio de Janeiro, lugares para viajar sozinha no Brasil.
Monumento no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Lugares para viajar sozinha no Brasil.

Predileta dos viajantes estrangeiros e um dos melhores lugares para viajar sozinho no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro, isto é, a cidade maravilhosa, seduz os visitantes com cumes exuberantes, praias de areia fina e uma contagiante energia.

As animadas praias do sul são um ponto quente da cidade, sendo as praias de Copacabana e Ipanema onde os cariocas passam seus finais de semana e tardes tomando sol e socializando.

Mais ao norte, bares alternativos e restaurantes badalados são a prova da tendência crescente de Botafogo, e estradas sinuosas levam você a noroeste até os reinos artísticos de Santa Teresa e até o famoso centro de vida noturna da Lapa.

Os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro incluem o jardim botânico, o centro histórico com monumentos históricos impressionantes e prédios de escritórios imponentes (que se alinham nas amplas avenidas desta antiga capital), Santa Teresa, Lapa e, obviamente, o Cristo Redentor.

Onde ficar no Rio de Janeiro, RJ?

Paraty, RJ

Paraty, RJ. Lugares para viajar soziha no Brasil
Paraty, RJ. Um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.

Paraty foi fundada em 1597 no território dos Tupiniquim e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 2019. Justamente por isso, viajar para lá é como voltar na era colonial.

Com igrejas e casas dos séculos XVII e XVIII, ela possui um Centro Histórico pra lá de charmoso, onde é possível passear pelos vários cafés e barzinhos com arquitetura antiga.

Além disso, ela ainda abriga belas praias, com águas quentes e calmas, assim como trilhas, cachoeiras e muito verde. Outro programa é aproveitar a Flip (Festa literária Internacional de Paraty), que ocorre entre julho e agosto, um dos eventos culturais mais relevantes do Brasil.

A história de Paraty tem ligação direta com a colonização dos Portugueses no Brasil e fez parte do polo de produção de açúcar do século XVII — que alimentou o tráfico de escravos e trouxe milhares de africanos escravizados para trabalhar nas plantações.

Avançando um pouco no tempo, já no século XVIII, tanto Paraty quanto a cidade do Rio floresceram como portos de exportação de ouro e diamantes das vizinhas Minas Gerais. Além de todos os passeios históricos, em Paraty você poderá conhecer a exuberante Mata Atlântica e o centro de arte e literatura da cidade.

Uma das vantagens de visitar a cidade é que ela oferece opções de passeios na rota histórica como, por exemplo, Petrópolis, que foi construída em 1843 como a capital de verão dos imperadores brasileiros. Aliás, o Palácio Rio Negro continua sendo uma residência oficial do presidente do Brasil até hoje.

Se você estiver aqui em agosto, visite a anual Festa Literária Internacional de Paraty, que atrai escritores brasileiros e internacionais, e o Festival da Pinga, quando são oferecidas amostras de cachaça local, comida regional e música ao vivo.

Onde ficar em Paraty, RJ?

Faça check-in na Pousada Literaria (Rua do Comércio 362) e passe o dia passeando pelas ruas de paralelepípedos e construções barrocas. É muito bem localizade perto da Galeria Aecio Sarti e Casa de Cadeia (biblioteca que virou prisão).

Se acaso você viajar para Paraty-Mirim, fique no meio da selva atlântica no Remo Hostel, onde você pode desfrutar de uma desintoxicação digital (sem Wi-Fi) em uma deslumbrante casa na árvore.

Sem dúvida, é um dos melhores lugares para viajar sozinho no Brasil para desconectar e relaxar.

Ouro Preto, MG

Ouro Preto, Minas Gerais. Lugares para viajar sozinha no Brasil
Ouro Preto, Minas Gerais. Lugares para viajar sozinha no Brasil.

Opção para quem gosta de passeio cultural e histórico. Além de muitas igrejas, museus e arte pelas ruas de pedra, aqui você nunca vai ficar realmente só. Afinal, o povo mineiro é conhecido por seu acolhimento e hospitalidade únicos.

Ouro Preto surgiu da corrida do ouro no Brasil que começou em Minas Gerais em 1693 e, quase da noite para o dia, os acampamentos de garimpeiros em Ouro Preto e Sabará se transformaram em cidades. De fato, a região deve seu próprio nome (Minas Gerais) ao ouro.

Os lucros do ouro no século XVII alimentaram a construção de palácios e igrejas opulentas e pagaram por fabulosas obras de arte barroca de artistas como o escultor brasileiro Aleijadinho.

Além disso, outro fato curioso é que Ouro Preto tornou-se a capital do estado, famosa por ser o berço da Inconfidência Mineira de 1789, a primeira tentativa de libertar o Brasil dos portugueses. Como visto pela história, foi um fracasso total — os conspiradores foram traídos antes que qualquer revolta fosse organizada.

Em meados do século XIX, com o fim da corrida do ouro, Ouro Preto tornou-se um remanso por sua topografia acidentada, limitando novos desenvolvimentos. Então, um novo local para a nova capital foi escolhido no centro de Minas, e Belo Horizonte foi inaugurada em 1897 como a primeira das principais capitais planejadas do Brasil.

Visitar essa cidade é perfeita para conhecer mais da história de nosso país além de ser um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, é um dos melhores destinos para viajar sozinha no Brasil por diversos fatores.

Saiba que a culinária típica da região é uma das mais saborosas do Brasil, e em Ouro Preto você vai encontrar diversos restaurantes charmosos para se deliciar com a gastronomia local.

Onde ficar em Ouro Preto, MG?

Foz do Iguaçu, PR

Foz do Iguaçu, um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil
Foz do Iguaçu, um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.

Com a maior cachoeira da América do Sul — a incrível cataratas do Iguaçu — o Paraná é um ponto obrigatório para muitos turistas nacionais e internacionais. Todos os viajantes adoram as cataratas, e não é à toa.

Aliás, existem cascatas de todos os gostos, formas e tamanhos! Desde sutis como a Cascatinha do Taunay no Parque Nacional da Tijuca, até ousadas e estrondosas como a maior de todas: Foz do Iguaçu.

E para quem quer conhecer de perto algumas delas, é possível fazer um emocionante passeio de barco pelas águas agitadas ou, para algo ainda mais especial, admire essa maravilha natural do alto em um voo panorâmico de helicóptero.

Também é interessante conhecer o parque das aves. O Parque das Aves é um santuário e refúgio de pássaros próximo às Cataratas do Iguaçu. Suas exibições incluem principalmente pássaros, além de outros animais e borboletas. O parque foi inaugurado em 1994 e está localizado em 16 hectares de floresta.

Com toda a sua beleza e imponente natureza (que é de impressionar!), certamente é um dos melhores lugares para viajar sozinho no Brasil.

Onde ficar em Foz do Iguaçu, PR?

Para curtir as bem essa viagem, fique em acomodações perto das estrondosas cascatas, no rosa pastel Hotel das Cataratas Belmond.

É o único hotel do parque nacional, então reserve bastante tempo para aproveitar os arredores enquanto o parque está fora dos limites para todos os outros. Jante no hotel antes de ter uma boa noite de sono.

Itajaí, SC

Itajaí, SC. Lugares para visitar sozinha no Brasil
Igreja matriz de Itajaí, SC, com luzes azuis de noite. Lugares para visitar sozinha no Brasil.

Localizada no litoral norte catarinense, ao lado de Balneário Camboriú, Itajaí é uma cidade bem desenvolvida que oferece excelentes opções de lazer e natureza exuberante.

Esta região do sul do Brasil já foi habitada pelos povos indígenas Carijó, Kaingang (Caingangues) e Tupi-Guarani. Esses grupos foram deslocados durante os séculos XVII e XVIII pelos colonizadores portugueses, que estabeleceram guarnições militares ao longo da costa sul para se proteger contra possíveis incursões espanholas.

Imigrantes das ilhas portuguesas dos Açores foram trazidos para estabelecer assentamentos agrícolas e pesqueiros, que, com o tempo, se transformaram em cidades importantes. Como resultado, por exemplo, foi que Florianópolis tornou-se a capital do novo estado de Santa Catarina em 1738.

De 1840 a meados dos anos 1900, o interior de Santa Catarina foi aberto à imigração, com ondas de colonos europeus e outros demarcando pequenas fazendas.

Os recém-chegados se estabeleceram em linhas étnicas, com os poloneses concentrados em Curitiba, os ucranianos no sul do Paraná, os alemães no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e os italianos no sul de Santa Catarina, dando a ambos os estados uma identidade distintamente multicultural que mantêm hoje.

Em Itajaí, você terá várias opções para se divertir, explorar a natureza rica do município, saborear deliciosas refeições nos restaurantes, ver de perto toda a multicultura de países europeus e curtir sua agitada vida noturna.

Onde ficar em itajaí, sc?

O grande destaque são os apartamentos na Praia Brava, visto que essa é uma área que se valoriza cada vez mais.

Algumas opções de hotel são:

Cambará do sul, RS

canions do itaimbezinho. Lugares para viajar sozinho no Brasil
O Cânion do Itaimbezinho é um cânion de 720 m de profundidade e 6 km de comprimento, com vários ecossistemas se fundindo.

Cambará do Sul fica a 200 km de Porto Alegre. Localizado na Serra Gaúcha, a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, oferece infraestrutura turística para quem visita o Parque Nacional dos Aparados da Serra e seu vizinho catarinense, o Parque Nacional da Serra Geral.

Ponto perdido no mapa até pouco tempo, Cambará do Sul é atualmente um importante ponto do país para a prática do ecoturismo, com belas paisagens e excelente clima.

Essa região do planalto do sul do Brasil emergiu do acúmulo de camadas de sedimentos oceânicos, com as formações rochosas levantadas para formar o Escudo Brasileiro, uma parte da crosta continental da Terra.

Cerca de 150 milhões de anos atrás, a lava se derramou no escudo para criar uma espessa camada de rocha basáltica e então fendas surgiram na borda do planalto, tomando a forma de cânions estreitos, mas profundos.

É em torno de um dos maiores desses cânions — o Cânion do Itaimbezinho — que o Parque Nacional dos Aparados da Serra foi criado em 1959.

O planalto ao redor de Itaimbezinho é principalmente pastagem de gado, enquanto a densa Mata Atlântica cobre os trechos mais baixos de Itaimbezinho. É um espetáculo!

A flora abundante varia de líquens e musgos a orquídeas, além de outras plantas com flores e araucárias gigantes. As trilhas, ao redor da borda do cânion, são bem marcadas, variando de 2 km a 6 km, com observatórios com vista para o cânion.

A melhor época para visitar é no inverno (maio a agosto), quando a visibilidade se estende até a base do cânion e em direção ao litoral. Setembro é a pior, com nuvens baixas e chuvas fortes.

Onde ficar em Cambará do sul, RS?

Onde ir sozinho para descansar e relaxar?

Além das exuberantes cidades brasileiras e das atraentes praias urbanas, também existem as florestas tropicais repletas de vida selvagem e oásis aquáticos de belas lagoas, piscinas naturais e litorais desertos. Cada um dos vários estados do país apresenta suas próprias culturas distintas e paisagens tropicais únicas esperando para serem descoberta (ótimas para relaxar!)

Por isso, opções de onde ir para descansar não faltam no Brasil. Veja a seguir alguns exemplos dos melhores lugares para viajar sozinho no Brasil ou onde viajar sozinha no Brasil:

  • Mamiráua, Floresta Amazônica
  • Lençois Maranhenses
  • Florianópolis, SC

Mimirauá, Floresta Amazônica

Reserva de Mimirauá, Amazonas. Lugares para visitar sozinha no Brasil
Reserva de Mimirauá, Amazonas. Lugares para visitar sozinha no Brasil.

A floresta amazônica é tão mística, enorme e frágil quanto cheia de vida. E visitar Mimirauá você pode aproveitar o contato com a natureza neste que é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.

Localizada na confluência de dois rios, o Rio Solimões e o Rio Japurá, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá cobre uma área de 14.770 km². Aliás, desde 1990, quando foi declarada estação ecológica, a Reserva Mamirauá é um dos pontos de ecoturismo mais valorizados do Brasil.

Para conhecer as maravilhas desse ecossistema ameaçado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamiráua, visite uma das belas pousadas ecológicas da região ou realize trilhas em um passeio liderado por guias locais.

Esplêndida e luxuriante, sua vegetação de várzea (sazonalmente inundada) oferece muitas oportunidades para avistar abundante vida selvagem, incluindo espécies endêmicas como o macaco uakari branco e o macaco-esquilo de cabeça preta.

Mas escolha bem o que quer conhecer e quando ir, já que a cheia anual transforma a vida de toda a região. Durante a estação de cheia (maio – julho), os peixes invadem a floresta inundada e dispersam as sementes à medida que se deslocam. Mais de 300 espécies de peixes já foram catalogadas na reserva!

Durante a estação seca (setembro a novembro) as pessoas podem caminhar pelas trilhas, mas quando chega a estação chuvosa, as canoas devem ser usadas para percorrer o terreno aquoso. O programa de ecoturismo da reserva conta com diversas atividades, que incluem expedições pela natureza nos lagos e trilhas na floresta.

Mamirauá também é o lar do boto-cor-de-rosa, da garça-real e da rara arara-vermelha. O cormorão neotrópico, cuja dieta consiste principalmente de peixes. Pode ser visto nadando e se alimentando em bandos grandes e barulhentos.

Onde se hospedar em Mimirauá, Floresta Amazônica?

Situado nas profundezas da selva, o Uakari Lodge flutua na maior área protegida do Brasil, a exuberante Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O complexo foi projetado para ter um impacto mínimo sobre o meio ambiente e os projetos de conservação dos campeões do lodge. O Uakari pode receber 24 hóspedes por vez.

Para reservar as acomodações confortáveis ​​e ecologicamente corretas no flutuante Uakari Lodge — que fica próximo a trilhas florestais, lagos da selva e comunidades caboclos — é necessário entrar em contato com empresas de turismo de Manaus ou diretamente com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá em Tefé, 25 km ao sul.

Lençóis Maranhenses

Barreirinhas, Lençóis Maranhenses. Lugares para viajar sozinha no Brasil.
Barreirinhas, Lençóis Maranhenses. Um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — e o vizinho Delta do Parnaíba — é um rico refúgio de avifauna, atraindo os ecoturistas mais aventureiros e outros em busca do melhor oásis.

Esta extensão isolada no extremo norte do Brasil compreende lagoas brilhantes, dunas branqueadas pelo sol e intermináveis ​​praias paradisíacas vazias.

Abrangendo o Piauí e o Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses oferece quilômetros de dunas de areia espetaculares criadas por fortes ventos costeiros e que se movem constantemente. É, por tanto, um paraíso!

De maio a agosto, a chuva se acumula nas bacias entre dunas, formando inúmeras lagoas de água doce cristalina. Em junho, quando os níveis de água estão mais altos, as dunas de Lençóis parecem uma série de listras brancas, intercaladas com fitas cintilantes de azul, turquesa e verde.

A pé, os visitantes só podem acessar uma pequena parte do parque. Para o impacto total, pegue um voo turístico de São Luís. Sem dúvida nenhuma, é um dos melhores lugares para viajar sozinho no Brasil. Dica: faça um tour com guia pelos Lençóis Maranhenses para não perder nada!

Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses?

Florianópolis, SC

Florianópolis. Lugares para viajar sozinha no Brasil
Florianópolis de noite. Lugares para viajar sozinha no Brasil.

A capital de Santa Catarina, Florianópolis, é um dos destinos mais badalados da América do Sul. A cidade está dividida entre a zona industrial, que ocupa o continente, e o centro colonial, que fica do outro lado da baía da ilha.

Ligada ao continente pela Ponte Hercílio Luz — a maior ponte suspensa do Brasil — Florianópolis é a porta de entrada terrestre da ilha.

O coração histórico do centro de Florianópolis é a Praça XV de Novembro, uma praça tranquila sombreada por palmeiras altas e figueiras gigantes. É ladeado de um lado pela Catedral Metropolitano, uma bela igreja construída em 1908 no local onde Francisco Dias Velho, um explorador português, consagrou a primeira capela da ilha em 1678.

Aliás, no século XVIII, muitos açorianos portugueses se estabeleceram em Santa Catarina, desenvolvendo indústrias de algodão e linho. E para reconhecer a influência que tiveram em Floripa, a cidade realiza um festival anual no início do outono, à sua contribuição e da próspera comunidade ostreicultora: Fenaostra — Festival Nacional de Ostras e Cultura Açoriana.

As atrações incluem barracas repletas de comida e artesanato açoriano, como intrincadas rendas de bilros, enquanto música ao vivo e entretenimento divertem o público. Adjacente à catedral está o museu de história do estado, o Museu Histórico de Santa Catarina.

A poucos quarteirões da Praça XV está o Mercado Público, o mercado histórico maravilhosamente restaurado da cidade. Está aberto diariamente, com mais de 100 barracas que vendem peixes, produtos frescos, roupas, artesanato e souvenirs. Os bares e restaurantes ao redor ficam abertos até tarde.

Florianópolis é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil, não só tem as melhores praias, mas também muitas casas noturnas chiques e bares de coquetéis abertos o ano todo.

Onde se hospedar em Florianópolis?

Vale a pena uma viagem solo?

Muitas vezes não temos companhia para aquela viagem tão sonhada. E então adiamos uma viagem solo por essa razão. No entanto, saiba que vale a pena viajar sozinha no Brasil. Afinal, quem é melhor que a nossa própria companhia?

Viajar sozinho é uma experiência e tanto, nos faz ser mais receptivos a outras pessoas ou grupos, além de ser um desafio pessoal. São muitas inseguranças que estão em  jogo ao conhecer lugares para viajar. Mas não tenha receios!

Em algumas viagens você terá conversas interessantes com outras pessoas, passeios lindos e ainda poderá fazer amizades incríveis. Além disso, você também conversará com pessoas que nunca mais falará na vida e, ainda assim, será uma troca cultural muito rica pessoalmente.

Qual o melhor lugar para se viajar sozinha no Brasil?

Os melhores destinos para viajar sozinha no Brasil dependerão do seu estilo de viagem solo e o que você estará disposta a encontrar ou vivenciar. Isto é, depende do tipo de viagem que você quer fazer.

Por exemplo, se acaso você quer realizar uma viagem cultural e histórica, então os melhores lugares para viajar sozinha devem incluir Ouro Preto, Paraty e São Paulo.

Já se você quer passar dias em praias paradisíacas ou desconectar, então a lista de lugares para viajar sozinha no Brasil deve incluir os Lençóis Maranhenses, Florianópolis ou Jericoacoara.

Onde passar o fim de semana sozinha?

Fazer uma viagem solo de fim de semana vale mais se o destino fica próximo de onde você está e, assim como escolher os melhores lugares para viajar sozinha, depende do seu objetivo.

Isto é, você quer ir para as melhores praias com lindo pôr do sol? Ou deseja conhecer um destino cultural e histórico? Algumas opções para ajudar você a escolher e fazer uma viagem com tudo sozinha:

  • Recife (antigo centro)
  • Rio de Janeiro
  • Petrópolis
  • Salvador
  • Floripa
  • Natal

Perguntas Frequentes

Por que viajar sozinha no Brasil?

Com a nossa culinária única, rica cultura, as melhores praias do mundo, cachoeiras de tirar o fôlego e aventura para todos os gostos, razões não faltam para viajar sozinha no Brasil. É, portanto, uma experiência riquíssima!

É perigoso viajar sozinho no Brasil?

Viajar sozinho no Brasil é absolutamente seguro desde que você exerça o bom senso e as precauções necessárias como, por exemplo, planejar e conhecer os lugares mais perigosos antes de ir e ter cuidado com seus pertences.

Viajar com a família ou amigos para algum destino turístico com certeza é uma ótima experiência, mas é possível viajar sozinho no Brasil caso você seja a sua própria companhia.

Aliás, conhecer lugares sozinho é uma excelente maneira de criar uma conexão com si mesmo. Ainda que possa haver algum tipo de barreira para dar esse passo, você vai ver que será uma experiência inesquecível.

Sem dúvida, é uma experiência diferenciada e que todos devem passar pelo menos uma vez na vida. Sendo assim, espero ter ajudado com a lista dos melhores lugares para viajar sozinho no Brasil.

Veja também: Como tirar fotos viajando sozinha e as Trilhas em praias do Brasil



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.