templo zulai - turismo religioso no brasil

Tirar férias e fazer turismo religioso no Brasil? Viajar para onde bem entender é o sonho de muitas pessoas pelo mundo. No Brasil, uma tendência que vem crescendo muito nos últimos anos está relacionada ao turismo religioso, onde milhares de pessoas procuram pontos turísticos para exercitar sua fé e suas crenças.

É um modelo bem interessante de viagem, no qual os frequentadores podem conhecer a cultura local, diversas igrejas, pontos de oração, entre outros detalhes. Acima de tudo, não deixa de ser uma viagem convencional, entretanto, mais focado para o lado religioso.

No Brasil, existem diversas cidades que investem neste setor, algumas sendo referências até para a América do Sul. Portanto, se você tem interesse no assunto, fique com a gente e conheça um pouco mais sobre o turismo religioso no Brasil e todas as suas vertentes atuais.

Como funciona o turismo religioso no Brasil?

No Brasil, o turismo religioso funciona de diversas maneiras, com foco na fé e em motivos religiosos. Sobretudo, é uma atividade com diversos roteiros espalhados pelo país, independentemente da religião da pessoa.

Com locais bem conhecidos, existem regiões que vivem grande parte do ano em torno disso, buscando atender o turista cada vez melhor, trazendo melhores experiências e momentos de conforto para sua viagem.

Portanto, é uma prática bastante interessante e que você pode levar em consideração na hora de planejar sua viagem. Em muitos casos, o turismo religioso acontece junto com a prática de turismo normal, seja para praias, cidades no campo, entre outros fatores.

Quais as principais cidades referências em turismo religioso?

Quando falamos em turismo religioso, existem algumas cidades no Brasil que são bem famosas nesse meio, sendo nomes carimbados por diversos viajantes. A seguir, passaremos uma lista dos principais nomes que buscamos nesse nicho de viagem.

  • Aparecida, em São Paulo: muito conhecida pelos fiéis católicos, é uma cidade que conta com boa infraestrutura e fica a 170 km da capital São Paulo. É o maior santuário em homenagem a Nossa Senhora, contando com igrejas com enormes capacidade de fiéis.
  • Ouro Preto em Minas Gerais: com uma história muito rica e com diversas igrejas antigas, a cidade é símbolo do turismo religioso no Brasil. No total a cidade conta com 131 igrejas, desde as mais simples até as mais robustas. Como maior referência da cidade, podemos mencionar a Igreja de São Francisco de Assis.
  • Cotia em São Paulo: voltado para o budismo, a cidade de Cotia em São Paulo atrai muitos fiéis praticantes do budismo. Sobretudo, o templo Zu Lai foi inaugurado em 2002 e é um excelente espaço para meditar e refletir. A visita guiada no local custa apenas 10$.
Basílica de Nossa Senhora Aparecida, uma das mais visitadas do país

Evolução do turismo religioso no Brasil

É fato que o turismo religioso em nosso país avançou bastante, com inúmeros pontos turísticos e cidades cada vez mais preparadas para atender toda essa demanda. Como exemplo, podemos citar a cidade de Aparecida em São Paulo, que conta com cerca de 37 mil leitos, disponíveis principalmente para o turismo religioso na cidade.

Sobretudo, esse tipo de turismo começou a ser muito incentivado dentro das próprias religiões, com diversas propagandas e atrações interessantes para os fiéis. É um nicho que tem um mercado bastante interessante e que consegue movimentar muito a economia dessas cidades que são referência no assunto.

Com o passar do ano, a tendência é que os números do turismo religioso no Brasil cresçam ainda mais, muito por conta da boa procura e pelas boas atrações que as cidades oferecem aos fiéis.

Influência na economia nacional

É fato que o turismo religioso cresceu muito nos últimos anos e, com ele, cresceu também a economia local das diversas cidades que recebem esses turistas. Para termos uma noção, o evento do Círio de Nazaré, que acontece no Pará, movimentou cerca de 32 milhões de reais.

Portanto, é uma atividade altamente lucrativa que as cidades e toda a sua infraestrutura, buscam atender da melhor maneira o turista, seja com boa produção de conteúdo para redes sociais, melhores preços, entre outras coisas, tudo com foco em chamar a atenção do público.

Por outro lado, para o turista toda essa situação é bastante confortável, trazendo ainda mais boas atividades turísticas em seu círculo e muita tranquilidade na hora de pensar em hospedagens, pontos para alimentação e afins.

Turismo religioso independente da religião

Como vimos, o turismo religioso no Brasil acontece em diversas religiões, motivado principalmente pelo desejo de viajar e expressar sua fé. Em muitos casos, podemos notar fiéis que buscam mais um momento de lazer e descanso, para somar ao seu passeio.

Portanto, independente da religião do turista, o passeio em diversas cidades do Brasil que focam nisso, acontecem de maneira tranquila e muito prazerosa. Aliás, há relatos de pessoas que não exercem nenhuma religião mas que gostam desses pontos turísticos e buscam frequentar, seja pelo ambiente ou tranquilidade.

Conclusão

Em suma, como pudemos observar no artigo, o turismo religioso no Brasil cresce a cada ano, muito motivado pelas diferentes religiões, procura por eventos, posts para redes sociais e também por longas peregrinações. É um turismo muito conhecido em algumas regiões e que motiva muitos viajantes a realizarem bons passeios.

Sobretudo, o turismo religioso acontece no mundo, com locais bem conhecidos em todo o globo. Em datas comemorativas de determinadas religiões, é bastante comum cidades ficarem repletas de turistas, movimentando a economia e fortalecendo ainda mais essas raízes que por alguns anos ficaram menos expressivas.

Sendo assim, com essa evolução do turismo religioso, o que vemos é uma ajuda bem grande para a economia nacional, movimentando milhões o ano todo.

Portanto, é uma atividade que fortalece a economia local de cidades em pontos turísticos desse nicho.

Isso que tende a crescer a cada ano, com muitas pessoas buscando nessas viagens, momentos de fé e também de lazer.

Ainda sobre turismo religioso, conheça Montserrat, que fica pertinho de Barcelona.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.