Armação dos Búzios, RJ. As praias do Brasil.

Com mais 7.400 km de litoral, é de se imaginar que o Brasil tem uma infinidade de praias paradisíacas, vastas paisagens de dunas, lugares maravilhosos para praticar esportes aquáticos e baías para as crianças brincarem com a família. Não à toa, lugares lindos não faltam no nosso país. E se acaso você está buscando quais são as praias mais bonitas do Brasil, então preste atenção na lista a seguir… Você não só verá o quanto nosso país é incrível em beleza, fauna e flora, mas também em opção!

RIO DE JANEIRO | WALK AND TRIP
RIO DE JANEIRO | WALK AND TRIP

Quais as praias mais bonitas do Brasil?

Nem precisa dizer que o Brasil tem algumas das melhores praias do mundo. De fato, em no nosso país encontramos refúgios idílicos em ilhas, praias vibrantes em grandes cidades e praias escondidas com areias cobertas de florestas tropicais ao longo da costa. Não é exagero! E para provar isso, veja a seguir a lista com as praias mais bonitas do Brasil com as fotos de cada uma:

  • Praia dos Carneiros, Tamandaré, PE
  • Baía do Sancho, Fernando de Noronha, PE
  • Praia do Pitinga, Arraial d’Ajuda, BA
  • Praia do Vermelho, Salvador, BA
  • Praia do Espelho, Trancoso, BA
  • Ponta dos Castelhanos, Ilha de Boipeba, BA
  • Praia de Taipu de Fora, Península de Maraú, BA
  • Ponta do Corumbau, Parque Nacional do Monte Pascoal, BA
  • Canoa Quebrada, Fortaleza, CE
  • Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara, CE
  • Praia da Pipa, Pipa, RN
  • Baía dos Golfinhos, Pipa, RN
  • Praia Brava de Palmas, Ilha Grande/Vila do Abraão, RJ
  • Praia do Caxadaço, Ilha Grande/Vila do Abraão, RJ
  • Praia do Secreto, Rio de Janeiro, RJ
  • Praia do Meio, Trindade, RJ
  • Praia do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo, RJ
  • Praia da Azeda, Búzios, RJ
  • Ilha das Couves, Ubatuba, SP
  • Praia do Jabaquara, Ilhabela, SP
  • Praia da Guarita, Torres, RS
  • Ilha do Campeche, Florianópolis, SC
  • Praia do Rosa, Imbituba, SC
  • Praia do Guarda do Embaú, Palhoça, SC
  • Praia Retiro dos Padres, Bombinhas, SC

A saber, a nossa viagem começa agora! Vamos conhecer as praias mais bonitas do Brasil em detalhes, assim, você já pode escolher o melhor destino e preparar a sua mala com as melhores dicas.

Praia dos Carneiros, Tamandaré, PE

Praia dos Carneiros, Pernambuco. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia dos Carneiros, Pernambuco. Melhores praias do Brasil.

A Praia dos Carneiros é, sem dúvida, uma das praias mais belas do Nordeste brasileiro. Nunca muito concorrida, tem águas maravilhosamente calmas, claras e rasas, areia fina, sombras de coqueiros e piscinas naturais de maré formadas por uma barreira rochosa que se estende pela larga foz do Rio Formoso.

Na Praia dos Carneiros você poderá ver um cartão postal perfeito que mistura praia e arquitetura barroca. Isso porque há uma pequena igreja do século XVI com um cenário de palmeiras ondulantes e areia branca por lá.

Embora haja uma entrada pública, a praia é repleta de coqueirais particulares e alguns bastante caros alojamentos de praia e restaurantes controlam a maioria do acesso à praia. Qualquer um dos restaurantes ao redor será uma ótima opção após um dia de natação, snorkeling, caminhada ou mesmo um dia de sol na praia.

Onde se hospedar na Praia dos Carneiros, Tamandaré, PE?

A maioria dos turistas, sobretudo aqueles sem carro, visita Tamandaré em uma viagem de um dia de Porto de Galinhas. Por isso, vale a pena também olhar algumas hospedagens nessa região.

Baía do Sancho, Fernando de Noronha, PE

Praia do Sancho, Fernando de Noronha, PE. Lugares para viajar sozinho pelo brasil
Praia do Sancho, Fernando de Noronha, PE. Melhores praias do Brasil.

Escondida em uma enseada tranquila no arquipélago paradisíaco na Ilha de Fernando de Noronha, a Praia do Sancho é, de fato, uma das praias mais bonitas do Brasil para relaxar em meio a natureza intocada.

Sem dúvida que há muitos lugares para visitar no arquipélago de Fernando de Noronha, no entanto, a Praia do Sacho é um dos melhores para mergulhar de snorkel em meio aos recifes de corais e inofensivos tubarões-limão frequentemente presentes.

Você poderá conhecer esse lugar em um dos vários passeios de barco a partir do Porto, ao longo da costa noroeste da ilha principal. Destaque especial para os golfinhos-acrobatas, que gostam de nadar e se apresentar perto dos barcos que visitam a Baía do Sancho.

Em suma, a Baía do Sancho é uma das mais lindas ilhas de Fernando de Noronha, com águas cristalinas e temperatura agradável. É ideal para quem gosta de da prática de mergulho.

Onde se hospedar na Praia do Sancho, Fernando de Noronha, PE?

Noronha tem cerca de 150 pousadas com opções para todos os gostos, isto é, desde as mais básicas às mais luxuosas. No entanto, a maioria está na área da Vila do Remédios, Vila do Trinta e Floresta Velha e apenas algumas possuem vista para o mar. Por isso, veja as melhores opções:

Praia do Pitinga, Arraial d’Ajuda, BA

Praia do Pitinga, Arraial d'Ajuda, BA. Melhores praias do Brasil.
Praia do Pitinga, Arraial d’Ajuda, BA. Melhores praias do Brasil.

Com uma encantadora vista da costa, Arraial d’Ajuda é uma pacata vila turística com charme indiscutível. Aliás, em meio a grandes árvores e natureza abundante, suas estreitas estradas pavimentadas e faixas empoeiradas forma uma cena linda de filme.

Com adoráveis pousadas e restaurantes ao ar livre escondidos no meio do verde, as fachadas e o ar rústico complementam as praças com uma atmosfera relaxante sobre a vegetação tropical. É lindo!

No passado, Arraial era o playground dos ricos, que não está muito longe dos turistas de alto nível que a cidade tende a atrair: o lugar é um local de férias extremamente popular para os argentinos abastados.

Porém, mais recentemente, uma nova onda de mochileiros e hippies internacionais trouxeram um pouco de diversidade para esse ambiente idílicos.

Todas as praias são bastante lindas, mas se você quer uma em especial, vale a pena conhecer a Praia do Pitinga. Com as listras vermelhas dos penhascos de arenito, águas bonitas e calmas e um poucas barracas, essa praia não deve ficar de fora da sua lista.

Onde se hospedar na Praia do Pitinga, Arraial d’Ajuda, BA?

Arraial é o lar de um grande número de adoráveis pousadas onde você provavelmente vai querer ficar por uma semana! Se acaso você tem pouco tempo, faça uma excursão de Porto de Galinhas.

Praia do Vermelho, Salvador, BA

Praia do Vermelho, Salvador, BA. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia do Vermelho, Salvador, BA. Melhores praias do Brasil.

A Praia do Rio Vermelho, em Salvador, é uma praia com muitos barcos de pesca, com águas calmas e areia branca. Não só é muito bonita e acessível, como também há excelentes restaurantes por perto com bom preço.

Curiosamente, a beleza desta praia não está nas suas águas, mas sim na paisagem e em seu entorno. Não é uma boa praia para banho, mas é a zona mais movimentada de bares e restaurantes de Salvador que complementam a atmosfera tranquila ideal para um pôr do sol.

Outra interessante atração que pode ser vista sobre as águas na Praia do Vermelho em Salvador em todo mês de fevereiro, são as flores e presentes lançados no mar por homens e mulheres vestidos de branco em homenagem a Yemanjá, a Deusa do Mar do Candomblé. Vale a pena acompanhar o espetáculo!

Sem dúvida vale a pena fazer um tour grátis pelos principais pontos turísticos de Salvador.

Onde se hospedar em Rio Vermelho, Salvador, BA?

O bairro costeiro do Rio Vermelho sempre foi culturalmente importante para a cidade de Salvador: o famoso escritor Jorge Amado viveu aqui e o importante festival do Candomblé, a Festa da Iemanjá, em homenagem à deusa da maternidade e da fertilidade, acontece em suas margens. Ademais, nos últimos anos, o bairro também emergiu como um centro de vida noturna da cidade.

Praia do Espelho, Trancoso, BA

Praia do Espelho, BA. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia do Espelho, BA. As praias mais bonitas do Brasil.

Para quem gosta de praia paradisíaca, então a Praia do Espelho é o lugar certo. Classificada entre as 10 melhores praias do Brasil, a Praia do Espelho (assim chamado devido aos reflexos sobre a superfície da água) está a 27 km ao sul de Trancoso e a 14 km ao norte de Caraíva.

Nesta praia, você não só viverá uma experiência tranquila e aconchegante pela formação local e proteção natural dos recifes offshore, mas também poderá entrar nas águas mornas e transparentes das piscinas naturais criadas na maré baixa.

A costa é rodeada de coqueiros que embelezam ainda mais o seu entorno. Como complemento, as cores brancas e laranjas das falésias dividem o Espelho da Praia do Curuípe, a sua vizinha, que tem uma coleção de pousadas de ponta.

Agências de turismo em Arraial d’Ajuda e Trancoso oferecem passeios de um dia para essas praias (recomendado, pois as estradas estão acidentados e chegando por conta própria é um desafio).

Se acaso você quer ir por conta, você poderá pegar um dos dois ou três ônibus diários da Aguia Azul entre Trancoso e Praia do Espelho.

A saber, no ano de 2009 essa praia estava no ranking das mais bonitas do Brasil, realmente é impressionante a beleza desse lugar.

Onde se hospedar em Trancoso, BA?

Ponta dos Castelhanos, Ilha de Boipeba, BA

Ponta dos Castelhanos, Ilha de Boipeba. As praias mais bonitas do Brasil.
Ponta dos Castelhanos, Ilha de Boipeba. Melhores praias do Brasil.

A Ilha de Boipeba oferece um refúgio tranquilo e idílico, com praias paradisíacas, desertas e imaculadas. O seu nome deriva da língua tupi, com o significado de “cobra-chata”, denominação indígena para alguns tipos de cobra terrícolas.

Densamente arborizada, com dunas, vegetação rasteira e coqueiros ao redor, as praias desertas parecem um pedaço do paraíso. Uma das mais pitorescas é a Ponta de Castelhanos, a qual é especialmente conhecida pelo mergulho nos recifes de corais.

Chegar a Boipeba pode ser complicado. A maneira mais fácil é de lancha saindo de Valença (acessível de Salvador por balsa e ônibus por Bom Despacho.) Se você vai nessa aventura, após a balsa de Valença, pegue uma lancha (R$ 55,00 uma hora, de hora a hora entre as 10h e as 16h) para Boipeba.

Se você vem do Morro de São Paulo, basta pegar um barco diretamente até Boipeba. Existem outras opções entre Valença e Boipeba, incluindo uma combinação ônibus-barco via Torrinha, mas a lancha direta é mais fácil planejar.

Onde se hospedar na Ponta dos Castelhanos, Ilha de Boipeba, BA?

A expansão da infra-estrutura turística trouxe uma série de excelentes novas pousadas para Boipeba. A maioria tem charmosos bares e restaurantes de temática tropical que reabrem ao público. Aliás, se você gosta de frutos-do-mar frescos, então você vai passar muito bem!

Praia de Taipu de Fora, Península de Maraú, BA

Praia Taipu de Fora, Bahia. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia Taipu de Fora, Bahia. Melhores praias do Brasil.

Ao sul de Barra Grande, no coração da Península de Maraú, está a área dos Taipús, palavra indígena que designa as colinas arredondadas características do local.

Certamente, a grande atração da Praia de Taipu de Fora são as imensas piscinas naturais que se formam na maré baixa entre os recifes de corais. Com águas cristalinas repletas de peixes, são perfeitas para mergulho e observação da fauna submarina.

Com mais de 7 km de extensão, palmeiras gigantes, recifes de corais e areia clara, a praia de Taipu de Fora é, sem dúvida, a mais procurada da península. Aliás, foi eleita a sexta praia mais bonita e um dos melhores lugares para viajar no Brasil pela revista Viagem e Turismo e indicada pelo guia Quatro Rodas.

Nos últimos anos, a infraestrutura da praia vem crescendo com pousadas e casas para turistas, bares, restaurantes e outros serviços. Vale muito a pena conhecer!

Dica: os horários de lua cheia e lua nova são os mais indicados para aproveitar as piscinas naturais, já que a amplitude da maré é máxima.

Onde se hospedar em Praia de Taipu de Fora, Península do Maraú, BA?

Muitas pousadas abriam nos últimos anos para acomodar o fluxo de visitantes. Por isso, vale a pena ver as opções antes de escolher. A praça principal é um bom lugar, pois há vários supermercados ao redor e bares que servem comida típica do Brasil. O número de pousadas pode diminuir na baixa temporada.

Ponta do Corumbau, Parque Nacional do Monte Pascoal, BA

Ponta do Corumbau, BA. As praias mais bonitas do Brasil.
Ponta do Corumbau, BA. Melhores praias do Brasil.

Essa praia não é muito conhecida, mas as suas águas cristalinas, linda paisagem, corais de recife e toda a biodiversidade de Ponta do Corumbau merecem uma visita. Ademais, é ideal para quem curte tranquilidade com a família (especialmente quem tem crianças).

Localizada no extremo sul do estado da Bahia, a Ponta do Corumbau não só faz parte da “costa das baleias”, o berçário das baleias jubarte, mas também é um lugar de ninho para diversas aves, lar de tartarugas marinhas e vida abundante. Fica próxima à conhecida vila rústica de Caraíva, a margem leste do Rio de manguezais.

É uma praia deserta com fortes ondas, bela paisagem e ótimos passeios de barco — principalmente até o Parque Nacional de Monte Pascoal e norte até a Praia do Espelho e Praia do Curuípe. São facilmente organizados através das acomodações na região e custará cerca de R$ 100 por pessoa.

Nesta praia o tempo se move lentamente… Não há estradas e nem carros e, até pouco tempo atrás, nem eletricidade (trazida em 2007)! A atmosfera descontraída atraiu hippies e aqueles que procuravam um ritmo de vida mais tranquilo, mas hoje conta cada vez mais com turistas que querem conhecer a região.

Quedas de energia são muito comuns na Ponta do Corumbau, por isso, é um ótimo destino se você quer realmente desconectar e não liga de ficar uns momentos longe da internet.

Você verá geradores barulhentos ao caminhar pela vila, que acendem pelas lojas e restaurantes ao longo da areia, ruas e, o mais importante, mantêm o forró pulando na sexta à noite!

Onde se hospedar em Ponta do Corumbau, Parque Nacional do Monte Pascoal, BA?

Canoa Quebrada, Fortaleza, CE

Canoa Quebrada, Fortaleza, CE. As praias mais bonitas do Brasil.
Canoa Quebrada, Fortaleza, CE. As praias mais bonitas do Brasil.

Na década de 1970, Canoa Quebrada passou de uma pacata vila de pescadores a um popular ponto de encontro hippie. Hoje, é um ponto turístico bastante conhecido por turistas, com vários hotéis e resorts na região.

Segundo uma lenda, o nome “Canoa quebrada” originou-se de um capitão português que naufragou seu navio perto da costa e doou a inútil embarcação aos pescadores locais. Nunca tendo visto tal navio antes, os moradores locais batizaram o local em sua homenagem.

As praias de Canoa Quebrada possuem falésias vermelhas, areia fina e arrecifes que atraem muitos visitantes e, por isso, está sempre em movimenta. Afinal, quem não quer conhecer a beleza desse local?

Além das lindas praias paradisíacas, a movimentada vila de Canoa Quebrada também é conhecida por seus cafés, restaurantes, bares e clubes ao longo da principal rua de paralelepípedos.

No entanto, mesmo nos horários de maior movimento não é difícil fugir das multidões e encontrar um lugar em uma das praias mais desertas. Passeios de buggy são uma maneira popular de sair da cidade, com especial destaque para o passeio a Ponta Grossa, 30 km a sudeste.

Esse passeio vale muito a pena porque você irá percorrer quilômetros de praias desertas com falésias de arenito vermelho por todo o caminho. É lindo! Outras atividades incluem kitesurf e vela em uma jangada (barco de pesca tradicional).

Outra opção, a cerca de 10 km a sudoeste, é a pequena cidade de Aracati. É uma das poucas cidades históricas nesta parte do nordeste do Brasil. Como um importante centro da pecuária do século XVIII, Aracati possui diversas construções que datam dessa época. O mais notável é o Mercado Central, ainda hoje utilizado.

Veja esse passeio de barco pelas praias mais bonitas do Ceará!

Onde se hospedar em Canoa Quebrada, CE?

Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara, CE

Cartão postal de Jeri é a da Pedra Furada.
Cartão postal de Jeri é a da Pedra Furada. Melhores praias do Brasil.

A isolada vila de Jericoacoara é o paraíso dos amantes da praia. Cercada por dunas e lagoas, Jeri (como os locais chamam) é um lugar para quem gosta de água, ondas e vento. Windsurfistas e velejadores de todo o mundo vêm aqui de junho a janeiro para praticar esse esporte aquático.

A vila de Jeri é composta por cinco ruas de areia que, em 2002, foi declarada parque nacional e interrompeu completamente a construção de novos edifícios, preservando o charme rustico da aldeia. Existem várias pousadas charmosas em Jericoacoara que vale a pena conhecer.

Os buggies são usados ​​para explorar as praias e dunas circundantes e visitar as várias lagoas, sendo as mais bonitas a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, localizadas a cerca de 20 km a leste da vila. O cartão postal de Jeri é a da Pedra Furada, um afloramento basáltico à beira-mar, a cerca de 15 minutos a pé da vila. A rocha vermelha brilha na luz do fim da tarde.

Onde se hospedar em Jericoacoara, CE?

Praia da Pipa, Natal, RN

Praia da Pipa, RN. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia da Pipa, RN. As melhores praias do Brasil.

Pipa é um dos destinos mais mágicos do Brasil. Repleta de praias imaculadas cercadas por altas falésias, lagoas de água cristalina, praias com onda para surf, águas cheias de golfinhos e tartarugas, você logo verá que relaxar aqui é muito fácil!

Vale a pena visitar todas as praias dessa região, no entanto, se você não tem muito tempo, destacamos a Praia da Pipa como opção, já que captura toda a beleza local.

Sendo a principal praia, tem cerca de 1,5 km de extensão, possui barcos de pesca que são um charme, inúmeros bares e restaurantes (com comidas deliciosas!) e piscinas naturais em meio às pedras na maré baixa. É realmente linda!

Pipa era apenas mais uma pequena vila de pescadores sem estradas quando descoberta por surfistas na década de 1970. Atualmente, rivaliza com Jericoacoara (Ceará) como a cidade litorânea mais badalada do Nordeste e atrai festeiros de Natal, João Pessoa, Recife e outros lugares nos finais de semana ou feriados bons para viajar. Isso sem falar na enorme quantidade de viajantes internacionais durante todo o ano.

Com seu ambiente descontraído, ecológico e independente, o clima agradável e relaxante ainda está presente (e, com sorte, que Pipa seja esse pequeno paraíso por muito mais tempo!). No entanto, ao visitar essa praia, você já verá fileiras de mesas com guarda-sol ao longo das principais praias que atendem às vans lotadas de turistas.

Onde se hospedar em Pipa, RN?

Baía dos Golfinhos, Pipa, RN

Enseada dos Golfinhos, RN. As praias mais bonitas do Brasil.
Enseada dos Golfinhos, RN.

A Baía dos Golfinhos fica bem perto da Praia da Pipa. É uma das praias mais bonitas do Brasil e um lugar onde você pode se aproximar dos golfinhos e ver esses incríveis bichinhos. A área é apoiada por falésias e acessível a pé apenas da praia principal.

Há algumas trilhas bem sinalizadas que levam você através da mata até impressionantes mirantes sobre a Baía dos Golfinhos e a Praia do Madeiro. É um bom lugar para tirar fotos e, se você tiver sorte, poderá avistar grandes tartarugas-verdes na maré alta.

Este mirante fica no Santuário Ecológico de Pipa (reserva natural). Esta pequena reserva de propriedade privada, a 2 km a oeste ao longo da estrada principal do centro da cidade de Pipa, faz um incrível trabalho para proteger parte da costa de Pipa do desenvolvimento urbano.

Evite ver os golfinhos dos passeios de barco, já que eles não têm a reputação de respeitar devidamente a vida marinha ou as regras em vigor. Faça esse passeio com um guia credenciado.

Praia Brava de Palmas, Ilha Grande/Vila do Abraão, RJ

Vila do Abraão, Ilha Grande, RJ. As melhores praias do Brasil.
Vila do Abraão, Ilha Grande, RJ. As melhores praias do Brasil. Foto modificada de TMbux, CC BY-SA 3.0

A impressionante Ilha Grande tem uma história bastante incomum que contrasta com a beleza que vemos hoje em dia. A princípio, foi um local de piratas, depois uma colônia de leprosos e, finalmente, uma penitenciária onde presos políticos foram mantidos ao lado de alguns dos criminosos mais violentos do Brasil.

Ainda que a linda Ilha Grande não tenha mais essa atmosfera pesada, a reputação desagradável da ilha manteve a população e o desenvolvimento à distância por muito tempo. A consequência disso foi que belas praias tropicais e floresta Atlântica se mantiveram intactas e, agora, estão protegidas como parque estadual.

E com a natureza intocada, a Praia Brava de Palmas é um lugar que se destaca pela vista incrível, trilhas em meio a natureza e tranquilidade. Para chegar aqui não precisa ser aventureiro. Isto é, uma caminhada leve da Vila do Abraão (ou por um passeio de barco) você chega até esse pedaço de paraíso.

Onde se hospedar em Ilha Grande/Vila do Abraão, RJ?

Praia do Caxadaço, Ilha Grande/Vila do Abraão, RJ

Praia do Caxadaço, Ilha Grande, RJ. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia do Caxadaço, Ilha Grande, RJ. As praias mais bonitas do Brasil.

Quase todos os viajantes da Ilha Grande chegam e dormem em Abraão, a maior cidade da ilha e único porto principal. Mas há um mundo inteiro de outras opções por aí para os viajantes de plantão.

Seja pelas trilhas da ilha, seja por um passeio de barco, a Ilha Grande reserva lindas praias como a Praia de Caxadaço, Praia de Parnaioca, Praia do Aventureiro, Lagoa Verde e Lagoa Azul.

Vale a pena visitar todas elas, mas se você quer uma em especial, vá para a Praia do Caxadaço. Com água turquesa e apenas 15 metros de extensão, é um lugar deserto e místico, até mesmo selvagem. Está rodeada por morros e pedras escarpadas. A vegetação é densa e traz uma sensação de segurança.

É, sem dúvida, uma pérola escondida na Ilha Grande, recanto de inconfundível beleza e raridade.

Praia do Secreto, Rio de Janeiro, RJ

Praia do Secreto, Rio de Janeiro. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia do Secreto, Rio de Janeiro. Foto modificada de VinnyWiki, (CC BY-SA)

Se acaso você gosta de piscina natural, então a Praia do Secreto é para você! Localizada no Recreio dos Bandeirantes após a Praia da Macumba, esta praia dá aos seus visitantes uma vista incrível de toda a orla da Zona Oeste com direito a ótimas fotos.

Não é bem uma praia… Na verdade, é um refúgio no meio da cidade maravilhosa. Ela é linda e tem um formato perfeito para nadar em suas águas cristalinas em condições de maré baixa e mar calmo.

Além da praia, existem ótimas atividades ao redor como o rapel da Praia do Secreto e trilhas. O nível de dificuldade das trilhas é baixo, isto é, iniciantes, crianças e pessoas de maior idade podem se aventurar por ela.

Se você precisa de alguma ajuda na região, saiba que o Ponto de encontro na praia é no Mirante do Roncador, Av. Estado da Guanabara – Recreio dos Bandeirantes, RJ. É muito visitada em dias de maré baixa, onde forma uma piscina natural.

As praias do Rio de Janeiro realmente encantam, atraindo moradores e investidores de todo canto. A região próxima à praia tem se valorizado nos últimos tempos, e para quem planeja um lugar para descansar ou trabalhar e aproveitar a praia, vale a pena pensar em investir nos apartamentos do Rio de Janeiro.

Onde se hospedar no Rio de Janeiro, RJ?

Praia do Meio Trindade, RJ

Praia do Meio, Trindade. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia do Meio, Trindade. As praias mais bonitas do Brasil.

A Praia do Meio está localizada ao lado de outras praias espetaculares de Trindade, no Rio de Janeiro. Fica a 24 km ao sul de Paraty com acesso de ônibus desde o centro da cidade.

É uma praia muito agradável, de águas claras, areia branca e uma linda rocha que forma uma baía agradável para os amantes do mar. Além da beleza natural, vale ressaltar que é um dos destinos de praia mais econômico do Brasil. Tem muitos lugares para comer algo ao redor e é super tranquila.

Você ainda pode alugar guarda-sol (sem consumir) ou se você os consumir algo de beber ou comer você consegue “gratuitamente”. É ideal para uma viagem em família com muitas piscinas naturais e águas calmas.

Por estar perto de Paraty, muitos viajantes fazem um tour de um dia pelas melhores praias de Trindade. Vale a pena porque as praias são lindas!

Onde se hospedar em Trindade, RJ?

Praia do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo, RJ

Praia do Pontal, Arraial do Cabo, RJ. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia do Pontal, Arraial do Cabo, RJ. As praias mais bonitas do Brasil.

Arraial do Cabo fica a 180 km a nordeste do Rio de Janeiro e é um dos assentamentos mais antigos da América Latina. Aliás, foi em 1503 que Américo Vespúcio chegou nessa região e estabeleceu uma das primeiras colonias bem sucedidas no país.

Devido ao seu legado histórico, até hoje é possível encontrar artefatos mais antigos recolhidos de sítios arqueológicos locais que datam de milhares de anos como habitações indígenas, além de ter como atração turística as Ruínas do Telégrafo (construídas em 1800).

Ademais do turismo histórico, a Praia do Pontal se destaca como um lindo paraíso na terra. É vista assim que você chega na cidade, mas fica a uns 15 ou 20 minutos de carro do centro. Na baixa temporada é uma praia isolada (veja outras praias isoladas se é o que você gosta!). Com águas calmas, às vezes as algas transformam a água em verde, mas é seguro nadar.

Barcos de pescas dão um charme ao ar rústico da cidade. Caiaques são lançados nesta praia para a Ilha do Pontal, que fica logo em frente. O Pontal do Atalaia é um verdadeiro cartão postal e, no Sudeste, é conhecida como o Caribe brasileiro. Quem visita se apaixona!

Do centro da cidade, basta seguir as indicações para Pontal do Atalaia. O pôr do sol é uma boa hora para ir. O melhor passeio é uma excursão de barco pelas melhores praias da região.

Onde se hospedar em Arraial do Cabo, RJ?

Praia da Azeda, Búzios, RJ

Praia da Azeda, Búzios. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia da Azeda, Búzios. As praias mais bonitas do Brasil.

Búzios é um destino famoso do Rio de Janeiro (o que não é segredo para ninguém). Outra coisa que não é segredo são as suas lindas praias que, não por acaso, estão sempre estampadas em alguma novela.

Apesar do nome, a Praia da Azeda é uma delícia. Extensa, com águas azuis cristalinas e areia branca como o Caribe, essa praia impressiona antes mesmo de você chegar até ela. O acesso é por uma trilha que começa no lado direito da Praia dos Ossos (outra dica).

A Praia dos Ossos recebeu esse nome por uma carcaça de baleia encontrada na praia. Dessa praia você pode pegar uma escuna para um cruzeiro ao redor da costa ou visitar a histórica igreja de Sant’Anna.

Também vale a pena conhecer a Azedinha, com apenas cerca de 50 metros de comprimento. Fica entre afloramentos rochosos mais remotos. Como a Praia da Azeda é um destino muito procurado, tente chegar cedo para aproveitar o máximo do lugar.

Onde se hospedar em Búzios, RJ?

Ilha das Couves, Ubatuba, SP

Ilha das Couves, Ubatuba, SP. As praias mais bonitas do Brasil.
Ilha das Couves, Ubatuba, SP. As praias mais bonitas do Brasil.

Em meio à rica flora da Mata Atlântica e sob os picos da Serra do Mar, Ubatuba tem um lindo cenário com suas águas verde-esmeralda que refletem à luz do sol. É uma região bastante visitada pelos paulistanos, sobretudo os mais endinheirados, que descem para o litoral para suas elegantes casas de praia ou luxuosos hotéis e pousadas, principalmente ao sul da cidade.

Em meio ao que resta da importante Mata Atlântica, as praias tendem a ser um pouco mais difícil de alcançar, mas possuem um toque selvagem e são menos exploradas. Aliás, o pouco visitado Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma boa opção para que curte contato com a natureza.

E se é isso que você busca, não deixe de conhecer a Ilha das Couves (faça um passeio de lancha até a ilha). Com uma beleza incrível, a Ilha das Couves é um paraíso para quem vai à Ubatuba. Tem uma das praias mais bonitas do Brasil como a Praia Menor e a Praia Maior, além de atividades relaxantes, trilhas nas praias (como a Trilha do Topo) e mergulho com snorkel.

Onde se hospedar em Ubatuba, SP?

Praia do Jabaquara, Ilhabela, SP

Praia do Jabaquara, Ilhabela, SP. As praias mais bonitas do Brasil
Praia do Jabaquara, Ilhabela, SP. As praias mais bonitas do Brasil

Em Ilhabela você poderá conhecer dezenas de lindas praias e muitas trilhas. E é um dos destinos mais populares do estado de São Paulo e bastante visitado no verão. Para chegar aqui você precisa pegar uma balsa que passa sobre o canal de São Sebastião (leva 15 minutos).

No verão, para evitar esperar o dia todo na fila, vale a pena fazer uma reserva do bilhete — vai custar mais para fazer isso (cerca de R$ 20 ida e volta), mas economiza bastante no tempo. O mesmo vale para a hospedagem!

O fato curioso sobre Ilhabela é que antigamente foi um reduto de piratas, e os moradores desta ilha tropical são considerados seus descendentes. Cerca de 80% da montanhosa Ilhabela é reserva natural
e se locomover pode ser um pouco difícil, mas você se encantará com a beleza local.

Dentre as muitas praias da ilha, a Praia do Jabaquara se destaca por ser espaçosa e ter excelentes paisagens. Com águas rasas e poucas ondas, é um local ideal para prática de esportes aquáticos como caiaque e stand-up paddle.

Ademais, essa praia magnifica não é a mais procurada de Ilhabela, assim você evita muito movimento em um dia em uma das mais bonitas da ilha. Sem super lotação você e sua família poderá curtir a praia com tranquilidade. Faça um passeio de lancha até lá!

Onde se hospedar em Ilhabela, SP?

Praia da Guarita, Torres, RS

Praia da Guarita, Torres, RS. As melhores praias do Brasil.
Praia da Guarita, Torres, RS. As melhores praias do Brasil.

Na divisa com Santa Catarina, Torres é a exceção à costa pouco convidativa do estado. A agradável cidade de Torres, a 205 km ao norte de Porto Alegre, possui atrativas praias com formações de rocha basáltica e dunas vegetativas, além de boas opções de comida de rua como crepes e churros.

A Praia Grande, a principal praia da cidade, é bastante calma — uma opção para as mais frequentadas como a Prainha e a Praia dos Molhes. No entanto, a Praia da Guarita é a mais legal de visitar porque está no Parque Nacional da Guarita, uma reserva natural.

Ao caminhar pelos jardins do Parque Guarita, 2 km ao sul da Av Beira Mar, você verá um cenário natural deslumbrante, mas é só o começo, porque a paisagem da praia é também incrível. É muito frequentada tanto por brasileiros como estrangeiros. Vale muito a pena fazer uma excursão até lá!

Onde se hospedar em Torres, RS?

Ilha do Campeche, Florianópolis, SC

Ilha do Campeche, Florianópolis, SC. As praias mais bonitas do Brasil.
Ilha do Campeche, Florianópolis, SC. As praias mais bonitas do Brasil.

A Ilha do Campeche é para os amantes da natureza, onde você pode passar o dia em uma ilha intocada com trilhas verdes e praias de areia branca (vale a pena ir acompanhado por um guia). Sua beleza é tão grande, que alguns até a comparam com o Caribe.

Lar de artistas, massoterapeutas e outros pensadores que procuram escapar das multidões da cidade e os pontos turísticos de Floripa, os 5 km da Praia do Campeche são protegidas como reserva natural.

É uma praia sem muita estrutura, isolada e ótima para quem gosta de surfar. Quase não há casas por perto, as que existem estão restritas a distância definida pela lei.

Em suma, a Ilha do Campestre é umas das praias mais queridas da Capital de Santa Catarina. É também uma das cidades com natureza preservada no Brasil, e é ideal para descansar de uma semana agitada, curtindo as belezas naturais que o local oferece.

Onde se hospedar na Ilha do Campeche, Florianópolis?

Praia do Rosa, Imbituba, SC

Praia do Rosa, SC. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia do Rosa, SC. As praias mais bonitas do Brasil.

Localizada na cidade litorânea mais chique de Santa Catarina, a Praia do Rosa fica a cerca de 15 km ao sul de Garopaba. Todos os 3 km de praia é perfeito para fazer lindas fotos de perfil do WhatsApp, além de render ótimos modelos e ensaios fotográficos.

Sem dúvida, é um dos destinos de contos de fadas do Brasil, cercada por pequenas dunas e ladeadas por afloramentos da exuberante Mata Atlântica de impressionar. Rosa não só tem praias deslumbrantes, mas também uma cultura culta e uma população consciente de cuidar do meio ambiente. De fato, vale uma visita!

No inverno, a baía torna-se um criadouro terreno para as baleias-francas do sul e bezerros podem ser vistos na praia. A saber: não há bancos na Praia do Rosa — os caixas eletrônicos mais próximos ficam em Garopaba ou Imbituba.

Vale a pena levar um mapa, já que para chegar até la o caminho pode parecer um labirinto complicado de estradas de terra em meio várias camadas de encostas. Se acaso você gosta de trilhas, há lindos passeios esperando por você.

Em suma, é uma praia pequena e cheia de charme, por isso merece está entre as mais bonitas do Brasil, sendo que já foi eleita entre as mais belas do mundo.

Onde se hospedar em Rosa, SC?

Praia do Guarda do Embaú, Palhoça, SC

Praia do Guarda do Embaú, Palhoça, SC. As praias mais bonitas do Brasil.
Praia do Guarda do Embaú, Palhoça, SC. As praias mais bonitas do Brasil.

Se você gosta de surfe e ondas grandes, então a Praia do Guarda do Embaú (assim como a Praia do Rosa), é para você! Famosa por sua quebra na foz do rio, Guarda do Embaú faz parte da lista das melhores praias de surf do Brasil. Mas é muito mais do que isso…

Quando o rio encontra o mar nesta descontraída e boêmia vila de surf, você poderá ver de perto o cartão postal mais perfeito do sul do Brasil: surfistas e adoradores do sol na praia ou caminhando perto do belo Rio da Madre.

A pequena vila tem vários restaurantes, muitas lojas de surf bem com acessórios únicos e algumas butiques. Em suma, é uma praia maravilhosa, um verdadeiro refúgio para quem ali está. Faça um passeio saindo de Florianópolis!

Onde se hospedar em Palhoça, SC?

Praia Retiro dos Padres, Bombinhas, SC

Bombinhas, SC. As melhores praias do Brasil.
Bombinhas, SC. As melhores praias do Brasil.

Uma pequena península com lindas ilhas espera por você a cerca de 60 km ao norte de Florianópolis. Aqui, águas claras e verde-esmeralda oferecem alguns dos melhores mergulhos do sul do Brasil.

Você poderá conhecer a cidade de Porto Belo, que é uma vila de pescadores bastante desenvolvida com prais que possuem um grande cais e barcos ancorados na baía. No entanto, é em Bombinhas que a beleza fica mais evidente.

Aliás, as vizinhas Praia Bombinhas e Praia Bombas são especialmente boas para banhistas e para passar um dia na praia. Também estão repletas de hotéis de pequena escala e restaurantes com ótimos pratos de mariscos e de frutos-do-mar.

Você pode chegar de Balneário Camboriú, que tem ônibus da companhia a Praiana sentido Porto Belo (cerca de 1 hora) para então seguir até Bombinhas (R$ 3, a 20 minutos dali).

É perfeita para passar o dia com a família e as crianças, nesse sentido, aproveitando tudo que a praia oferece. Ou seja, a infraestrutura é de primeiro mundo, e tem um ambiente maravilhoso (sem falar na natureza espetacular).

Onde se hospedar em Bombinhas, SC?

Qual parte do Brasil tem as melhores praias?

É difícil responder a essa pergunta já que o litoral do Brasil tem praias paradisíacas de norte a sul. Da linda Praia do Retiro dos Padres, em Santa Catarina, à praia do Sancho em Fernando de Noronha, fato é que o Brasil tem belezas espalhadas por todo o território.

No entanto, certamente as praias mais bonitas do Brasil estão, em sua maioria, na região Nordeste do país. Isso ocorre tanto pela formação geográfica favorável, como também pelo clima sempre ensolarado.

onde ficar em morro de são Paulo - de lugar nenhum
Vista aérea de Morro de São Paulo. Paraíso de praias!

Vale a pena viajar pelo Brasil?

Sem dúvida nenhuma que vale a pena viajar pelo Brasil. Isso porque o Brasil não só tem uma rica história, culturas únicas, belas arquiteturas e paisagens maravilhosas, como também uma energia que flui pelas ruas não importa o dia (faça chuva ou faça sol!). É por isso que as pessoas adoram visitar o Brasil e você certamente também vai adorar.

Um dos melhores lugares para viajar no Brasil, as Cataratas do Iguaçu.
Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, PR, Brasil

O que o Brasil tem de melhor no turismo?

Uma viagem de turismo pelo Brasil vai de florestas tropicais exuberantes a praias ensolaradas de areia branca. Mas não para por aí! Afinal, também há cidades cintilantes que pulsam ao som de algumas das melhores músicas do mundo, como samba, forró, rock e funk.

Gosta de comida? Então você também poderá comer churrascos no sul do país ou iguarias com explosões de sabores no Amazonas! E não podemos esquecer do futebol, um jogo muito bonito e amado pela população!

Seja qual for a sua viagem dos sonhos ao Brasil, o turismo pelo Brasil é uma experiência inesquecível!

Refice, PE. Um dos melhores lugares para viajar sozinho
Vista panorâmica de Recife, PE. Um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.

Perguntas Frequentes

Quais são as praias mais famosas do Brasil?

Mundialmente famosas, as praias de Copacabana e Ipanema são as mais conhecidas do Brasil. Com a vista do Cristo Redentor, muita alegria e palco de um lindo carnaval, não é para menos.

Quantas praias existem no Brasil?

O Brasil tem 2.095 praias distintas.

E então, gostou de conhecer as praias mais bonitas do Brasil? Se acaso, sim, comenta o que achou. Ou, se você já visitou alguns destes destinos, ajude outros viajantes com dicas! Boa viagem!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

3 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.