trilhas do brasil - de lugar nenhum

Praias são os principais destinos turísticos do Brasil pra fazer trilhas, especialmente pelo fato de nosso país possuir clima tropical. Com cerca de 7 mil km de extensão, o litoral brasileiro é privilegiado, com belezas naturais incríveis e que conquistam a todos os turistas, principalmente os estrangeiros.

Mas, além de se refrescar em um bom banho de mar, outra opção de lazer é fazer trilhas na região, visto que o contato com a natureza contribui para a saúde física e mental.

Portanto, se você tem interesse no ecoturismo e turismo de aventura, confira no post de hoje as melhores trilhas do Brasil em praias.

Trilha do Morro do Careca, Balneário Camboriú, Santa Catarina

morro do careca - trilhas do brasil - de lugar nenhum

Balneário Camboriú é um excelente destino turístico, possuindo uma das melhores infraestruturas do país, com imóveis disponíveis para aluguel de temporada, bons restaurantes e belezas naturais incríveis.

Por isso, nossa dica é que você procure um apartamento em Balneário Camboriú a fim de escolher imóveis para passar seus dias de descanso com maior liberdade e privacidade. 

O Morro do Careca oferece uma vista incrível da cidade e também do município de Itajaí, localizado 100 metros acima do nível do mar. Essa é uma das trilhas do Brasil, de nível fácil e pode ser feita por diferentes tipos de pessoas. 

Veja também, as rotas de ciclismo em Santa Catarina e mirantes em praias do Brasil

Costa do Descobrimento, Bahia – Trilhas do Brasil

Com cerca de 80 km de extensão, essa trilha é realmente incrível, com belezas naturais de tirar o fôlego.

Como o nome sugere, ela passa por onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez no Brasil, percorrendo oito cidades como Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Mas, devemos deixar claro que para fazer essa trilha é essencial ter excelente preparo físico, além de ser recomendado o acompanhamento de um guia especializado no trecho.

A boa notícia, no entanto, é que é possível fazer a trilha em qualquer época do ano.

Volta Inteira na Ilha Grande, Rio de Janeiro

Outra trilha bastante desafiadora, a Volta Inteira na Ilha Grande é extremamente bela e uma das melhores do país. Localizada em um lugar paradisíaco da Costa Verde do Rio de Janeiro, ela passa por Mata Atlântica extremamente preservada, assim como rios, riachos, cachoeiras e praias praticamente desertas.

Mas, como falamos, ela possui nível de dificuldade elevado, especialmente por sua extensão, sendo necessário ter bom preparo físico para caminhar cerca de 14 km por dia em uma semana. 

Trilha das Sete Praias, Ubatuba, São Paulo

Como o próprio nome sugere, a trilha das Sete Praias em Ubatuba passa por sete lugares incríveis do litoral paulista, como Praia do Cedro Sul, Prainha Deserta, Praia Deserta, Grande do Bonete, Bonete, Peres e Oeste. Com cerca de 10 km de extensão, ela pode ser feita a partir da Praia de Fortaleza ou da Praia da Lagoinha.

Com nível de dificuldade moderado, o trecho mais difícil é entre as praias Cedro Sul e Grande do Bonete devido às subidas íngremes.

Bonete, Ilhabela, São Paulo

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, Bonete com certeza vale a pena, possuindo cerca de 15 km de extensão e trilha bem sinalizada. Contudo, é importante estar preparado para caminhar por cerca de 3 a 5 horas, mas com vista incrível e recompensadora no final.

Além disso, para quem quer se aventurar ainda mais, é possível realizar a trilha para conhecer a Cachoeira da Lage, na própria Praia do Bonete.

Praia do Sono em Paraty, uma das melhores trilhas do Brasil

praia do sono - trilhas do brasil - de lugar nenhum

A Praia do Sono em Paraty é uma das mais desejadas pelos turistas, mas possui difícil acesso. Pelo fato de estar localizada longe das estradas, é uma praia muito preservada, visto que não é tão visitada com as demais.

Sua estrutura e estilo simples são ideais para relaxar e se desconectar da correria estressante do dia a dia. Para chegar até aqui, é necessário fazer uma trilha de 2 horas, a partir de Laranjeiras em Trindade, ou pegar um barco na vila, ou Paraty. 

7. Morro Dois Irmãos, Rio de Janeiro

morro dois irmaos - trilhas do brasil - de lugar nenhum

Com visão panorâmica da cidade, o Morro dos Dois Irmãos, um dos lugares mais disputados no Rio pra fazer as trilhas do Brasil. No total são 1,6 km de extensão, que podem ser percorridos em 2 horas, dependendo de seu condicionamento.

Uma boa dica é fazer essa, uma das trilhas do Brasil, com alguém que conheça o caminho, ou seja, algumas sinalizações não são tão claras. Contudo, no final, todo o esforço vale a pena, especialmente em dias de sol. 

Então, agora que você conhece algumas das melhores trilhas das praias brasileiras, é hora de escolher qual será seu próximo destino.

Lembre que dependendo do nível de dificuldade do trajeto, é necessário contratar um profissional pra te acompanhar!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.