viagem de bicicleta pelo brasil

Fazer ciclismo traz aquela sensação prazerosa, o vento batendo no rosto, aventura na medida certa, saúde em dia e, claro, a possibilidade de conhecer lugares incríveis onde apenas um pedal poderia chegar, é o caso de Santa Catarina.

Agora imagina fazer uma trilha de bike e ter, ao final, a recompensa de uma vista linda com praias paradisíacas ou cachoeiras nativas quase intactas? É assim que são as rotas para ciclismo em Santa Catarina!

Pensando nisso, reunimos os melhores destinos em Santa Catarina para se visitar em cima do pedal. 

Mas vale lembrar que, para utilizar qualquer uma dessas rotas, é necessário ter equipamentos adequados, como capacete, joelheiras, luvas e roupas para ciclismo

Assim, você consegue aproveitar o melhor da paisagem e da aventura com a segurança e praticidade certa. 

Leia também, ainda no Sul do Brasil : O que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias

Circuito Costa Verde

Localizado na região litorânea, o Circuito Costa Verde tem cerca de 270 km de trilha considerada moderada a difícil. 

Possui sinalização a maior parte do caminho e a estrada circunda por cerca de 60 praias. Entre elas as famosas praias de Piçarras, Bombinhas, Balneário Camboriú e Itajaí.

No entanto, essa rota costuma ser muito cheia em altas temporadas, por isso, se você quer fazer trilhas e encontrar os lugares mais sossegados, a indicação é ir em períodos que não sejam férias, nem feriados. 

Leia também: Onde se hospedar em Florianópolis?

Circuito das Araucárias

Para quem quer uma rota um pouco mais leve e muito bem sinalizada, o Circuito das Araucárias é mais recomendado.

Considerado uma das estradas mais seguras para realizar em cima de uma bike, esta trilha passa pelo interior de Santa Catarina, lugares com fortes traços europeus e boas cervejas para degustar. Lugares incríveis para fazer ciclismo em Santa Catarina.

São 287 km com boa infraestrutura, cercado pela Mata Atlântica e diversas cachoeiras e nascentes próximos. 

A natureza, misturado com a cultura e a parte histórica, faz dessa rota uma experiência incrível para os amantes do cicloturismo.

Circuito Vale Europeu

Pelo nome já dá para imaginar, não é mesmo? O Circuito Vale Europeu fica localizado na parte onde a colonização europeia mais fortaleceu em Santa Catarina. São 09 municípios e 300 km de estrada, em uma das regiões mais alemãs e italianas do Brasil. 

O caminho possui estradas de terra e também partes urbanas, porém, requer do ciclista um pouco mais de experiência, afinal, a trilha atende bastante subidas e descidas um pouco mais difíceis de serem feitas. 

É necessário ter bons equipamentos, condicionamento físico e um bom domínio do pedal.

Como organizar as viagens sob duas rodas

Se você se ficou interessado por esses destinos, deve estar se perguntando agora como fazer para visitar cada um em cima de uma bike. É sobre isso que vamos explicar agora.

Existem agências de viagens que organizam tais excursões como também há agências voltadas apenas para o cicloturismo. Se você não conhece nenhuma das cidades que passam por essas rotas, o ideal é contratar o serviço de guia que são vendidos nessas agências. 

Essas empresas especializadas em cicloturismo organizam a rota conforme o seu desejo, e ainda incluem paradas para conhecer lugares históricos, ao mesmo tempo, banhos em cachoeiras e na beira-mar. 

Além disso, você também pode fechar pacotes que abarcam outras aventuras em meio a natureza como rafting, paraquedismo e escalada.

Como aproveitar melhor o cicloturismo

Para que a sua experiência seja a melhor possível, aqui vai algumas dicas para você poder aproveitar o cicloturismo da forma ideal. Se prepare fara fazer ciclismo em Santa Catarina.

Segurança vem sempre em primeiro lugar – fazer ciclismo em Santa Catarina

A sua segurança e da sua bike precisam ser sempre uma prioridade, independentemente da aventura que você for realizar. Por conta disso, faça um checklist com as coisas que você precisa se atentar ao fazer a trilha:

  • Primeiramente, faça manutenção regulares na sua bike antes de viajar;
  • Logo depois, use as roupas de ciclismo corretas;
  • Bem como, Leve sempre água ou soluções isotônicas;
  • Em seguida, utilize de capacetes, luvas e joelheiras;

Esteja preparado para qualquer imprevisto – Ciclismo em Santa Catarina

Em primeiro lugar, você pode, então, pegar uma chuva no meio do caminho, por exemplo, ou até mesmo um sol muito forte prejudicial. E se a estrada estiver fechada e você tiver que passar por um caminho mais longo? 

Esteja sempre preparado para qualquer empecilho que poderá ou não surgir na sua viagem de bike. 

Separe roupas de ciclismo que sejam térmicas e também impermeáveis; tenha um GPS sempre fácil à mão e nunca deixe de se hidratar. Antes de viajar, pense em todas as situações possíveis que podem acontecer e faça um plano de ação solucionando cada uma.

Assim, você estará preparado para qualquer eventual imprevisto e não deixará que nada atrapalhe sua viagem.

Prefira viagens em grupo  – Ciclismo em Santa Catarina

Se você não conhece o caminho, bem como, prefira roteiros em que possa fazer com mais de 2 ciclistas. Isso porque, as viagens em grupo, além de serem mais divertidas, também são mais seguras. 

Mas, se você já é um praticante do ciclismo experiente do destino escolhido, então, que tal chamar os amigos para fazer essa rota com você?

Quanto mais lugares diferentes você conhecer e com gente ao seu lado, então, mais legal ficará a sua viagem. E aí, pronto para pedalar pelos melhores destinos de ciclismo em Santa Catarina? 

Mais de Santa Catarina: O que comer em Florianópolis?



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.