Um dos melhores lugares para viajar no Brasil, as Cataratas do Iguaçu.

Se acaso você não acredita, saiba que existem lugares incríveis para viajar no Brasil! E o melhor? Além de muita beleza, é possível viajar gastando pouco. E para ajudar você na escolha do seu destino nacional, preparamos essa lista com 13 destinos para você! Quer saber mais? Então vamos lá.

Porque viajar no Brasil?

O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto maior país do mundo. O país é sinônimo de ritmos animados de samba, carnaval colorido, longos trechos de praias e um dos centros de futebol mais populares. E não para por aí, já que você pode mergulhar nas paisagens, que são de outro mundo, vida selvagem incrível e cultura rica.

Quando você estiver viajando o Brasil afora, você vai perceber o tanto de beleza que existe no nosso país.

Ok, mas onde viajar no Brasil?

Bom, isso vai depender do tipo de viagem que você procura. E a chave para decidir qual é o melhor lugar para viajar no Brasil é dividir o processo de planejamento em etapas gerenciáveis ​​e descobrir o que é mais importante para você e o que deseja realizar durante sua viagem.

Afinal, opção é o que não falta, não é mesmo? Tem lugares divertidos para visitar no Brasil, tem lugares com praia para viajar no Brasil, tem lugares baratos para viajar no Brasil… Já viu, não é? A lista pode ir longe.

Bom, agora que você tem motivo de sobras para viajar no Brasil, vamos às cidades! Ah! E nem precisa dizer que é uma ótima já que você não tem que se preocupar com a alta do dólar.

Lugares para viajar no Brasil com praia

As praias brasileiras estão entre as mais belas do mundo, e muitos concordam com isso. Graças ao clima tropical, as praias do Brasil são extensas, arenosas com águas cristalinas.

Fernando de Noronha – PE 

Para quem gosta de praias paradisíacas, Fernando de Noronha é o destino ideal para você. Fernando de Noronha é famosa por suas praias deslumbrantes e vida marinha incrível. É uma das ilhas mais bonitas do mundo e um destino popular para snorkeling e mergulho. Você pode nadar com tubarões, raias, tartarugas e muitas espécies diferentes de peixes.

Além disso, você verá paisagens espetaculares e inspiradoras como, por exemplo, a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos, a Cacimba do Padre e a Praia do Leão.

Infelizmente, o preço para visitar todo esse paraíso ainda é alto. Ou seja, não é um lugar barato para viajar no Brasil. No entanto, não é nada que um bom planejamento financeiro não resolva e permita que você desfrute deste belo destino de viagem.

Ilhabela – SP

Ilhabela é famosa por suas praias maravilhosas, embora esta ilha tropical seja mais do que belas praias. Isto é, são mais de 40 praias ao longo do litoral de Ilhabela. E a parte central montanhosa da ilha é coberta por uma selva em mais de 50 tons de verde e flores coloridas incríveis. Se você quer passar alguns dias em um destino paradisíaco, Ilhabela é uma ótima candidata.

Localizada no litoral norte paulista, a cidade possui ótima infraestrutura para receber turistas de diferentes regiões do mundo e com gostos diversos. Este é o lugar perfeito para quem deseja ter mais contato com a natureza.

E o que fazer? Na cidade há múltiplas ilhas, praias, cachoeiras, piscinas naturais, montanhas e trilhas para caminhadas. Então será possível apreciar a rica fauna e flora de uma das poucas áreas protegidas de Mata Atlântica do país.

Aproveite os feriados de 2022 para você poder viajar para lá.

Porto de Galinhas – PE

Porto de Galinhas é conhecido como um dos lugares mais visitados do Nordeste e fica a apenas 70 km da capital pernambucana, Recife.

E o que fazer por lá? O destaque no Porto são as cintilantes piscinas naturais. Além de uma transparência impressionante. A água oferece uma temperatura agradavelmente quente. Além disso, elas são o lar de várias espécies coloridas de peixes e corais. Aliás, isso explica porque as crianças rapidamente se apaixonam pelo lugar. Quando a maré está baixa, vale a pena um passeio de jangada.

Se você tem uma veia mais esportiva, também pode praticar esqui aquático e surf em Porto de Galinhas. Neste caso você prefere as praias de Muro Alto ou Maracaípe.

Itacaré – BA

Itacaré é um daqueles lugares que de alguma forma é mais do que você espera. Há centenas de lindas praias tropicais e vilas de pescadores no nordeste do Brasil, mas o que há de tão especial sobre essa? Se a Colômbia é o lar do realismo mágico, Itacaré daria uma boa corrida pelo seu custo.

Além disso, se você quer viajar no Brasil e conhecer a hospitalidade do povo baiano, então vai adorar Itacaré. Esta é a cidade perfeita para quem gosta de um bom dia de praia com muito surf e esportes radicais.

As praias de São José, Jeribucaçu e Tiririca estão entre as mais procuradas pelos viajantes. Elas são ótimas para quem quer aprender surf.

Dicas:

  • Para relaxar dos passeios, o restaurante Vila Barracuda é uma ótima opção para descobrir a gastronomia local.
  • Durante a sua estadia, você poderá desfrutar das várias trilhas e cachoeiras da cidade, além do Rancho Semani.
  • Você também pode avistar baleias jubarte no mar entre julho e outubro, pois é a época em que elas chegam ao litoral para se reproduzir.

Maragogi – AL

Maragogi é conhecido por muitos como o Caribe brasileiro. Suas praias de águas mornas, verdes e transparentes fazem parte da região da Costa dos Corais. É uma unidade de conservação que inclui dez freguesias em Alagoas e três em Pernambuco.

Um dos melhores passeios para fazer por lá é o mergulho. Durante esta experiência é possível admirar as belezas naturais escondidas no fundo do mar. Você vai encontrar cerca de 185 espécies de peixes e animais, como a tartaruga marinha e o peixe-boi.

Viajar no brasil por maragogi, BA.
A imagem diz tudo, não é? Foto da costa dos Corais.

Bom, sem dúvida há muito mais lugares para viajar no Brasil com praia. Mas, para diversificar um pouco, vamos para outros lugares incríveis para viajar.

Lugares incríveis para viajar no Brasil

Como um dos maiores países do mundo, o Brasil também possui uma enorme área de natureza com alguns dos locais mais populares do mundo.

Chapada Diamantina – BA

Embora pouco conhecido fora do Brasil, é um paraíso para o aventureiro ao ar livre com algumas caminhadas fantásticas, piscinas naturais, milhares de cachoeiras, vistas incríveis e riachos tão limpos que você pode beber a água. Em suma, a Chapada Diamantina, na Bahia, é um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Para os amantes da natureza, pessoas que amam caminhar e fazer trilhas e apreciar cachoeiras, este é um destino perfeito para relaxamento e aventura.

Por fim, a região possui muitos atrativos e atividades que podem manter o viajante ocupado por muitos dias, como, por exemplo, curtir um pôr do sol no Pai Inácio e deixe-se levar pelo Poço Azul, Cachoeira da Fumaça ou Cachoeira do Encantar.

Chapada diamantina, um dos destinos mais incríveis para viajar no Brasil
Morro do Chapéu, Chapada da Diamantina.

Gramado – RS

Além da cidade de Canela, Gramado atrai muitos turistas que vêm à Serra Gaúcha. Um dos motivos que atraem toda essa gente é a arquitetura do Gramá, tipicamente alemã e italiana. Uma padaria simples, por exemplo, ganha um toque especial pela atenção tanto à fachada quanto aos detalhes do interior.

A fama de Gramado também se deve à gastronomia variada e sofisticada dos restaurantes locais. Você pode encontrar quase tudo por lá. Aliás, já que o clima pode ser mais frio, é uma boa opção para comer fondue.

E o que fazer em Gramado? Bom, existem restaurantes especializados em determinadas cozinhas como, por exemplo, a japonesa. Mas, quando o dia pede pizza, esse desejo é facilmente satisfeito. Além disso, a cidade é um ótimo destino para luas de mel ou escapadelas românticas.

Outro ponto que se destaca é o alto índice de arborização da região. Ao redor você verá muitas árvores acompanhadas por belos jardins. Se for a Gramado na época de festas de fim de ano, não perca o “Natal Luz”, evento onde uma trilha é enfeitada com mais de uma iluminação especial.

Ah! Não deixe de conhecer também Canela, na Serra Gaúcha.

Ouro preto – MG

Os amantes do turismo histórico não podem deixar de conhecer as estradas sinuosas que circundam Ouro Preto. Uma das vantagens dessa cidade mineira é a preservação de suas edificações. Graças à lista declarada pela Unesco, os prédios de Ouro Preto permanecem intactos. O resultado é uma forte sensação de viajar no tempo – esteja você viajando sozinho ou em casal.

Aliás, é um ótimo lugar para viajar sozinha no Brasil. Já que o turismo é bem preparado para receber visitantes.

E quais as dicas? Dentre todas as atividades turísticas de Ouro Preto, vale a pena visitar a Igreja São Francisco de Assis. Logo na entrada você pode ver o magnífico medalhão de Aleijadinho. Estas são algumas observações:

  • Embora esculpida em pedra-sabão, a peça é envolta em sofisticação e revela o prestígio, a genialidade e o perfeccionismo do artista.
  • Lá dentro, você terá o privilégio de contemplar a pintura de Mestre Ataíde, concluída após uma década de dedicação.
  • Outras atrações de Ouro Preto incluem o famoso Museu da Inconfidência e o Teatro Municipal (um dos primeiros do Brasil).

Na hora de recarregar as baterias, recomendamos o exclusivo feijão tropeira e o tutu (estilo mineira). Como incentivo final, vale mencionar que Ouro Preto é uma das opções para quem quer viajar e economizar.

Foz do Iguaçu – PR

As Cataratas do Iguaçu são um lembrete do poder e da fragilidade da natureza. É a cachoeira mais poderosa do mundo. Quando você visitar, você encontrará o barulho e a força da água surpreendentes. As cataratas ficam no parque Nacional de Iguaçu, que funciona como unidade de preservação natural.

Ah! E as Cataratas do Iguaçu foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade em 1984, além de ser e uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza em 2011. Quer saber porquê? Então veja o vídeo abaixo.

Em suma, Foz do Iguaçu é um destino incrível para viajar no Brasil. A cidade oferece uma grande estrutura hoteleira e passeios para todos os gostos.

Chapada dos Veadeiros – GO

A Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos turísticos de Goiás e um ótimo lugar para ser conhecido em longas férias. Há algo para todos os gostos, incluindo passeios super relaxantes que se destacam dos mais extremos, como rapel, tirolesa e trilhas mais longas.

Um dos pontos fortes do local é a facilidade de acesso, ou seja, você pode facilmente visitar o Alto Paraíso de Goiás, que fica a 230 km de Brasília. Além disso, as condições climáticas são bastante definidas: tempo seco de maio a setembro e chuvoso de outubro a abril.

Outro lugar para viajar no brasil, chapada veadeiros.
As cachoeiras incríveis da Chapada dos Veadeiros.

Qual é o destino turístico mais procurado no Brasil?

A cidade mais visitada do Brasil é o Rio de Janeiro. Tanto por turistas internacionais como nacionais. Logo depois, vem a cidade de Florianópolis, para os turistas internacionais, e São Paulo, para os turistas nacionais. Por fim, Foz do Iguaçu é o terceiro destino preferido de turistas internacionais e Maceió pelos turistas nacionais.

Se acaso você procura destinos tranquilos e não muito agitados como, por exemplo, as praias isoladas do Brasil, é melhor evitar essas cidades.

Onde está barato de viajar no Brasil?

Bom, por ser um país extenso territorialmente, não faltam oportunidades de excursões no Brasil pagando pouco. Existem destinos que agradam a todas as categorias de turistas, dos mais tranquilos aos mais movimentados. 

Ubatuba – SP

É um dos ótimos lugares para viajar em São Paulo. Com sua enorme variedade de praias, Ubatuba é, também, um dos melhores destinos litorâneos do Brasil. E não é apenas o lar de praias deslumbrantes, mas também de uma abundância de natureza bem preservada (e selvagem!) como, por exemplo, a Mata Atlântica que se estende por toda a área.

Socorro – SP

Socorro é um outro lugar para viajar em São Paulo. É um destino turístico regional popular, oferecendo atrações bastante variadas como, por exemplo, fontes minerais, eco-aventura e uma vibrante cena de compras. Além disso, é um destino ideal para casais, já que podem contemplar a natureza na serra da Mantiqueira.

Pantanal – MS

A riqueza do Pantanal sustenta os gigantes da vida selvagem da América do Sul. O Pantanal é um dos melhores lugares para ver ariranhas, tamanduás gigantes, tatus gigantes, o lobo-guará ameaçado de extinção e o cervo-do-pantanal – cada um dos quais é o maior de seu tipo na América do Sul.

Você pode pagar pouco e ainda visitar o Pantanal. O segredo é escolher a estadia certa, ou seja, ficar em fazendas. Alguns exemplos são a Fazenda São João, Passo do Lontra e a Fazenda Santa Clara.

Não temos dúvida de que nosso país é rico em destinos de viagem incríveis e localizações ideais para quem ama viajar! Como podemos ver, opções não faltam. Seja se para quem gosta de esportes radicais, natureza ou praias. São locais que não só garantem programas inesquecíveis, que oferecem momentos muito desafiadores.

Vai viajar pro nordeste e quer dicas do que levar na mala?

Perguntas Frequentes

É possível viajar barato no Brasil?

Sim, para viajar barato no Brasil você precisa planejar com antecedência, ter flexibilidade nas datas, acompanhar promoções em passagens aéreas e escolher os lugares menos turísticos.

Qual mês é mais barato para viajar no Brasil?

A alta temporada é em janeiro, fevereiro e dezembro. Então, os meses mais baratos para viajar para o Brasil é maio a junho, ou agosto a novembro.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.