comer fondue - de lugar nenhum (2)

Gosta de comer fondue? Originário da suíça, o fondue é um prato formado por uma mistura de queijos aquecidos (e derretidos) por meio de uma lamparina.

Nessa mistura extremamente cremosa de queijos quentes é possível mergulhar acompanhamentos distintos, como pães, batatas, legumes, etc, e, geralmente, é compartilhado entre a mesa.

É claro que, ao longo do tempo, o prato foi ganhando novas versões e os brasileiros, como bons improvisadores, criaram um cardápio extremamente variado e igualmente delicioso.

Inclusive, o mais comum é que os restaurantes o sirvam em três etapas: o de queijo, de carne e, por fim, o de chocolate.

Portanto, se você não quer perder a chance de saborear esse prato único, confira no post de hoje os melhores lugares do Brasil para ter uma experiência diferenciada. 

Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

Com clima serrano, tanto Gramado quanto Canela na Serra Gaúcha, incorporaram o fondue como um de seus pratos típicos e hoje é possível encontrá-lo em diferentes restaurantes da cidade.

Inclusive, as placas oferecendo a deliciosa sequência, conde você pode comer fondue pelas ruas, são inúmeras, assim como a quantidade de restaurantes que servem o rodízio.

Considerado o principal destino da Serra Gaúcha, o município ainda é referência quando falamos em qualidade de vida, economia e opções de lazer, fazendo com que muitas pessoas decidam procurar uma imobiliária em Gramado a fim de instalar-se de vez no município. 

É importante deixar claro que Gramado conta com atrações durante todo o ano e, independente da época que decidir visitar a cidade, irá encontrar boas opções de fondues, com preços e qualidade bem variados. Por isso, faça uma boa pesquisa antes de escolher seu restaurante. 

Onde comer fondue em Gramado?

  • El Fuego
  • Le Petis Clos
  • Colosseo Gramado
  • Chateau de la Fondue 
  • La Famille de Gazon
  • Le Chalet de la Fondue

2. Campos do Jordão, São Paulo

A cidade paulista é um dos destinos de inverno mais procurados de São Paulo. Conhecida também como Suíça Brasileira, ela atrai milhares de visitantes todos os anos, especialmente aqueles que querem curtir o frio enquanto saboreiam um delicioso fondue.

Inclusive, abriga diversos bares e restaurantes requintados, oferecendo o melhor da gastronomia nacional e internacional. Mas, além de comer bem, a cidade possui intensa programação cultural, com shows, teatros e apresentações, assim como uma bela arquitetura para ser apreciada. 

Onde comer fondue em Campos do Jordão?

  • The Point. O The Point
  • Querença Da Serra
  • Cacerola

3. Curitiba, Paraná

A capital ecológica brasileira não poderia ficar de fora de nossa lista, oferecendo diferentes opções de lazer, boa infraestrutura e muitos restaurantes de qualidade.

Durante boa parte do ano, o clima da cidade é frio e você pode aproveitar as baixas temperaturas para saborear seu fondue.

Nossa dica de restaurante é o Chalet Suisse, que parece um chalé alpino e oferece grande variedade de fondues. 

São Joaquim, Santa Catarina

Para quem quer comer fondue e aproveitar para ver a neve no Brasil, esse com certeza é o melhor destino para conhecer, sendo muito procurado por turistas. Inclusive, no inverno, as temperaturas podem chegar a dez graus negativos!

A cidade é bem pequena, com pouco menos de 20 mil habitantes, mas é extremamente acolhedora, possuindo boa estrutura turística. Além disso, ela se destaca com a produção de vinhos e maçãs, permitindo que você conheça os pequenos produtores. 

Monte Verde, Minas Gerais

O pequeno distrito de Camanducaia, Monte Verde, não poderia ficar de fora de nossa lista. Localizado na divisa com o estado de São Paulo, o local é um ótimo destino para casais, amantes de gastronomia e até mesmo aqueles que gostam de aventura.

Aqui, assim como pode curtir a paisagem incrível com muito verde e estruturas rochosas, também poderá praticar arvorismo e passeios off road. Na rua principal, você irá encontrar diversos restaurantes espalhados que oferecem pratos extremamente saborosos.

E, se quer se deliciar com um bom fondue, saiba que também terá muitas opções. 

Comer fondue em Petrópolis, Rio de Janeiro

Ainda que esteja localizada no estado do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis é um cantinho frio e bastante aconchegante em meio à Serra dos Órgãos. Aqui estão alguns pontos turísticos que foram muito importantes na história do Brasil, como a Casa do Ipiranga, o Palácio de Cristal, Museu Imperial e até mesmo a Casa de Santos Dumont.

Além disso, a cidade ainda possui ótima infraestrutura turística, com bares, restaurantes e deliciosos fondues para saborear. 

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, para comer fondue

Por fim, a histórica cidade de Bento Gonçalves, conhecida como a capital brasileira do vinho, fecha nossa lista com maestria. Todos os anos, ela atrai milhares de turistas que querem curtir o frio enquanto degustam boas bebidas. Além disso, com forte influência europeia, ela conta com bons restaurantes e bares que oferecem o melhor do fondue. Mas, depois de saborear uma boa refeição, não deixe de fazer um tour pelas vinícolas da cidade. 

Então, agora que você sabe onde encontrar os melhores fondues do Brasil, já pode escolher qual será seu próximo destino. Por mais que seja um prato delicioso para saborear no frio, ele cai bem em qualquer época do ano. Portanto, não perca tempo e já planeje sua viagem. 

Veja também: Onde comer em Maceió



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.