Onde comer em Curitiba - De Lugar Nenhum

Quer saber onde comer em Curitiba, a capital do Paraná? Saiba que ela é a capital mais alta e mais fria do país. Ainda assim, saiba que também tem muitos lugares com comidas maravilhosas!

Embora a cidade não esteja entre os principais destinos turísticos do Brasil, o que é uma injustiça, tem muita coisa bacana para fazer por lá, principalmente em parques ao ar livre.

Se você ainda não se animou para conhecer a cidade, a boa notícia é que a maioria das atrações é gratuita.

O que você economizar desfrutando de tantas atrações gratuitas, por exemplo, você pode gastar nas dezenas de opções maravilhosas de onde comer em Curitiba.

A cidade, que é a oitava maior do país, conta com extensa rede de restaurantes dos mais variados tipos de cozinhas, além de cafés charmosos, bares e docerias, que certamente agradarão a todos os gostos.

Vamos descobrir onde comer em Curitiba? Então acompanhe o nosso artigo.

Melhores padarias de Curitiba

Pão Prosa

A Padaria Pão Prosa está em várias listas entre as melhores de Curitiba, inclusive ficou em primeiro lugar no Comer & Beber da Revista Veja.

onde comer em curitiba
Quem não ama um pãozinho com manteiga na chapa e café com leite?

Além da grande variedade de pães, a Pão Prosa poderia estar também na lista de melhores cafés e docerias, pois dos seus fornos e fogões saem delícias como a “orelha de gato”, pretzel com queijo, mil folhas e deliciosas tortas.

Maçã padaria artesanal Brasileira 

Em seguida, ela, a casa, que preza pelo preparo artesanal e com ingredientes selecionados, tem pães de fermentação natural, geléias, sanduíches e cafezinho no copo americano.

Endereço: Rua Fernando Amaro 802 e Rua Sebastião Paraná, 195

Fabiano Marcolini Alimentari 

A Marcolini que tem cara de empório gourmet é famosa pelos seus cannolis, mas tem grande variedade de pães e salgados. 

onde comer em curitiba
Variedade de produtos da Marcolini

Funciona, ao mesmo tempo, como restaurante, servindo deliciosos pratos italianos e a boa notícia é que o cliente pode levar seu próprio vinho que a casa não cobra pela rolha.

Mercearia Viana 

Se você quiser saber, por exemplo, onde comer em Curitiba e experimentar uma confeitaria tradicional, com pãozinho delicioso e fila na porta nos horários de pico, vá até à Mercearia Viana.

Pão fresquinho da Mercearia Viana 

Embora não tenha local para comer, vale a pena comprar e levar algumas delícias. Destaque para as tortas de abacaxi e maçã.

Endereço: Rua Cândido Lopes, 38

Padaria Família Farinha

Em seguida, aquela padaria que leva o ofício de fazer pães muito a sério. Por lá você encontrará deliciosas baguetes, pães italianos e o tradicional pão francês.

Se você gosta de produtos de milho, não deixe de experimentar a deliciosa broa de milho com erva-doce.

O problema da Padaria Família Farinha é que, ao mesmo tempo, você ficará em dúvidas do que comer ou levar diante de tantas delícias que impressionam aos olhos. 

Melhores Cafés de Curitiba

Café do Viajante

Um dos mais famosos e tradicionais de Curitiba, o Café do Viajante é pequeno, bem decorado com itens alusivos a viagens, charmoso e aconchegante.

Cafés de todos os tipos!

Sendo assim, existe uma grande variedade de tipos de cafés e preparos. Além dos cafés, chás e chocolate quente, um item tradicional da casa é o bolo gelado de coco. Bem com, é um ótimo lugar para um café e comer coisas simples em Curitiba.

Endereço: R. Comendador Fontana, 229 – Centro Cívico

Café Municipal

O Café Municipal, ao contrário do que o nome pode sugerir, não fica dentro do Mercado Municipal e sim na rua lateral.

Ambiente super agradável do Café Municipal

A principal vantagem disso é que os preços de lá são muito mais razoáveis do que os cafés de dentro do mercado.

O ambiente é lindo, super bem decorado, o dono tem maior paciência para explicar sobre os tipos de cafés e por lá, então, você pode se deliciar com diversas opções de bebidas e comidas.

Lucca Cafés Especiais

O Lucca Cafés Especiais tem uma imensa variedade de cafés e formas de preparo. O ambiente é lindo, com andares para baixo e para cima e vários cantinhos para você relaxar, apreciar um bom café e, ao mesmo tempo, bater papo.

A fachada da Lucca Cafés Especiais

Tem pães de fermentação natural, sopas, salada de fruta e outras delícias.

Cafe Demoiselle

Logo depois, esse que é um café francês famoso, entre outras delícias, por seus macarons. O curioso do Café Demoiselle é seu curto horário de funcionamento, somente das 15 às 18h, de quarta a domingo.

São tantas delícias que agradam ao paladar e aos olhos que fica difícil indicar só uma, mas não deixe de provar o chocolate quente ou o café gelado, são sensacionais.

  • Endereço: Rua Silveira Peixoto 601 / Funcionamento: De quarta a domingo das 15 às 18h.

Café e Livraria Solar do Rosário

Sabe aquele lugar para tomar um café e, ao mesmo tempo, dar uma relaxada depois de turistar o dia inteiro? Este é o Café do Solar do Rosário.

O lugar é aconchegante, no Largo da Ordem (Centro Histórico de Curitiba) e por lá você pode degustar deliciosos cafés e salgados enquanto aprecia a paisagem com os prédios antigos e bem conservados do largo.

  • Endereço: Rua Duque de Caxias, 04
  • Funcionamento: De segunda a sexta das 10 às 20h / Sábados das 10 às 17h / Domingos das 10 às 14h

Café do SENAC Jardim Botânico

Logo depois, passeando pelo Jardim Botânico, não deixe de pelo menos dar uma passadinha no Café do SENAC que fica dentro do parque.

O Café fica atrás da estufa de vidro e você não terá dificuldades de encontrá-lo. Prove o chocolate quente e o tiramisu.

Melhores Restaurantes de Curitiba

Difícil escolher alguns poucos para esta lista, em uma cidade com uma variedade imensa de restaurantes, muitos de excelente qualidade, mas vamos às nossas indicações.

Q Ceviche

Este restaurante está localizado dentro do hotel Novotel do Batel e quem comanda a cozinha é o chef peruano Isidoro Troyes.

Ceviche fresquinho e maravilhoso!

Além dos clássicos ceviches, é claro, você pode se deliciar também com o famoso lomo saltado e se surpreender com outras delícias como o tatar de salmão e a salada crocante

Nomade Restaurante

Ambiente sofisticado, atendimento impecável, culinária internacional e releitura de clássicos locais como a carne de onça, crocante de pão e ovo de codorna.

Naturalmente é um restaurante mais caro que outros indicados nesta lista, mas é aquele lugar em que você não se arrepende de ter gasto nem 1 real.

Família Madalosso, um dos lugares mais tradicionais onde comer em Curitiba

Falar sobre “onde comer em Curitiba” e não falar do Madalosso é como falar das atrações do Rio de Janeiro e não citar o Cristo Redentor. 

O enorme e tradicional Madalosso

Mesmo que a culinária do “Família Madalosso” não seja uma unanimidade, o restaurante é considerado o maior restaurante da América Latina. Só por essa curiosidade já vale a visita.

O restaurante é lindo, tem estacionamento imenso e atendimento excelente. O sistema é de rodízios de massas, risotos, saladas e alguns petiscos. Dentre eles, os tradicionais frango e polenta fritos.

  • Endereço: Avenida Manoel Ribas, 5875
  • Funcionamento: Domingos das 11:30h às 15:30h / Segunda à sábado das 11:30 às 15h e das 18:30h às 22h – Não abre às terças-feiras.

Pobre Juan

O restaurante que tem unidades em 9 cidades brasileiras preza pela tradição argentina de fazer carnes grelhadas de alta qualidade, na textura, ponto, suculência e sabor.

Em Curitiba, a unidade fica dentro do shopping Pátio Batel e mantém o padrão de bom atendimento das demais unidades do grupo.

Prove o assado de tiras e os deliciosos pudim de doce de leite e churros.

  • Endereço: Avenida do Batel, 1868
  • Funcionamento: De segunda à sexta das 12 às 15h e das 19 às 23h / Sábados das 12 às 23:30h / Domingos das 12 às 20h.

Badida Barigui

Se um restaurante consegue manter sua nota no Tripadvisor em 5, tem que ser muito bom ou ter um marketing muito bom. Nesse caso, posso atestar que é a primeira opção.

O Badida Barigui é uma steakhouse de excelente qualidade, tanto na qualidade e ponto das carnes, como nos acompanhamentos. O atendimento também é impecável.

Onde comer barato em Curitiba

Restaurante Nonna Giovanna

Restaurante de culinária italiana com pratos bem servidos e precinhos bem camaradas. Destaque para o bife a parmegiana e os diversos sabores de lasanha.

Aquele restaurante italiano raiz com gosto mesmo de vó italiana.

Restaurante Cantinho Da Bica

Restaurante de comida brasileira bem servida, colorida, cheirosa e bem servida. Destaque para a feijoada, o carro-chefe da casa, acompanhada de costelinha na brasa.

Você precisa provar as carnes do Cantinho da Bica

Prove o delicioso aipim cozido com molho de bacon e as variadas caipirinhas de diversos sabores.

Sabe aquele lugar que você não espera muita coisa e acaba saindo surpreendido? Esse é o Restaurante Cantinho da Bica. 

Box do Eliseu

Aquela típica comida de mercado municipal, boa, bem temperada, farta e barata. Eliseu, o dono, é uma simpatia e recebe muito bem seus clientes.

O prato feito do Eliseu

O local é disputado, mas vale a pena, principalmente se você já estiver visitando o Mercado Municipal de Curitiba por volta do horário de almoço

Al Beek Gastronomia Árabe

Aquela culinária árabe de respeito com tudo o que você espera de um restaurante deste tipo, kibe cru, shawarma, falafel, babaganuche, tahine, esfihas e kafta.

As deliciosas esfihas do Al Beek

Ah, os doces árabes também são deliciosos.

O ambiente é simples, mas a comida é muito bem preparada e o atendimento bastante cordial.

Melhores bares e botecos de Curitiba. Onde comer e beber em Curitiba

BarBaran

O BarBaran é um restaurante de culinária brasileira e ucraniana que também poderia estar na lista dos melhores restaurantes baratos de Curitiba.

O ambiente informal e os preços convidativos podem ser aproveitados tanto para refeições completas, como em petiscos com uma cerveja.

Destaque para o bolinho de carne e o combinado ucraniano.

  • Endereço: Alameda Augusto Stellfeld, 799 / Funcionamento: De terça a sexta das 16h à meia-noite / Sábados de meio-dia à meia-noite / Domingos das 16h às 22h.

Bar do Edmundo 

O Bar e Petiscaria do Edmundo é dos botecos mais tradicionais de Curitiba, a casa funciona desde 1965 servindo uma lista grande dos mais concorridos petiscos de botequim, como bucho a milanesa, caldo de canjiquinha, lula à doré, anéis de cebola, entre outros.

Pra quem ama os frutos-do-mar!

O bolinho de bacalhau do Bar do Edmundo é delicioso. Outro prato típico de Curitiba que qualquer boteco que se preze tem que ter, é a carne de onça.

Como chegar

Ponto Final

O bar é bem simples, mas está aberto desde 1987, ou seja, tem o seu valor. As porções são bem servidas, os preços são condizentes com o local e quem comanda o “voz e violão” é o próprio dono do bar Ponto Final.

Dentre os pratos, destaque para a alcatra fatiada com farofa.

Maneko’s Bar 

Você pode escolher o Maneko’s como bar ou como restaurante barato, o que você não pode deixar de fazer é provar o bife a parmegiana de lá.

Maneko’s Bar  - Onde comer em Curitiba
No Manekos Bar, a lingua ao molho de ervilha

Ambiente simples e, ao mesmo tempo, com decoração bastante retrô, o Maneko’s não tem pretensões de ser nada além daquilo que ele é, um restaurante tradicional com comida e petiscos bem servidos e com preço em conta.

Clássicos como a carne de onça, bolinho de carne e de bacalhau, com certeza marcam presença no cardápio.

  • Endereço: Alameda Cabral, 19 / Funcionamento: De segunda à sexta das 9 às 23h / Sábados das 9 às 18h / Domingos de 9 às 15:30h.

Melhores docerias onde comer em Curitiba

Confeitaria das Famílias 

Sem a menor sombra de dúvidas é a confeitaria mais tradicional e famosa de Curitiba. Mesmo que você não seja lá muito fã de doces, você pode visitar a confeitaria até como um ponto turístico da cidade.

Sendo assim, na Confeitaria das Famílias é que foi criada a Torta Martha Rocha, em homenagem à famosa ex Miss Brasil.

Goodies Bakery

Logo depois, as cores, cores e mais cores. Isso que você vai encontrar nessa charmosa confeitaria/café de Curitiba. 

Bem como, o ambiente com decoração branca e lilás ganha uma variedade imensa de cores em todos os doces e bebidas servidos por lá.

Sendo assim, são donuts, cafés, marshmallows, cheesecakes, macarons, cupcakes, milkshakes, chocolates… Enfim, são tantas delícias que é difícil ficar indiferente dentro de uma loja da Goodies Bakery.

  • Endereço: São 3 lojas, uma no Batel, outra no Ahú e uma no Jockey Plaza Shopping / Funcionamento: Funcionam em horários diferentes em cada local. Verificar no Instagram

Confeitaria Holandesa

Em seguida, ao contrário da nossa indicação anterior, onde, então, todos os doces são impecáveis visualmente, na Confeitaria Holandesa, os doces e tortas não são lá muito bonitos.

confeitaria holandesa - onde comer em  curitiba
As delícias da Confeitaria Holandesa

Mas não se engane, caro leitor ou cara leitora, pois, por exemplo, tudo o que é servido nessa tradicional confeitaria curitibana é delicioso. Um lugar delicioso onde comer em Curitiba

  • Endereço: Rua Dr.Pedrosa 366 / Funcionamento: De segunda a sábado das 8 às 20h e aos domingos das 10 às 19h.

Banoffi. Onde comer sobremesa em Curitiba

Logo depois, Banoffi é o nome do restaurante e também da principal sobremesa da casa.

O Banoffi é uma tradicional sobremesa típica da região que leva banana, creme e caramelo. Sendo assim, geralmente o suspiro por cima é gratinado. A casa funciona também como restaurante

  • Endereço: Rua Itupava, 1091 /Funcionamento: De terça a domingo das 11:45h às 20h.

Kawiarnia Krakowiak 

Em seguida, o difícil de pronunciar, mas fácil de se apaixonar pelas delícias polonesas servidas nesse café, onde comer em Curitiba, pertinho do Bosque do Papa.

Kawiarnia Krakowiak - Onde comer em Curitiba
O café delicioso da Kawiarnia Krakowiak  – Foto Facebook

O mais clássico de pedir por lá é o café com kremówka, doce típico polonês.

A Formiga, onde comer e tomar sorvete em Curitiba

Afinal, claro que não poderíamos terminar essa lista das melhores docerias onde comer em Curitiba sem lembrar dessa sorveteria tradicional da cidade.

A Formiga - Onde comer em Curitiba - De Lugar Nenhum
Os sorvetes d´A Formiga – Foto Facebook

A Formiga, que foi fundada em 1952 ainda guarda então, em sua decoração e em seu letreiro, lembranças dessa época.

Destaque para os sabores de coco queimado, pêssego, guabiroba, cereja e, ao mesmo tempo, o de Romeu e Julieta.

Outros artigos de Curitiba



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2024 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.