pontos turísticos curitiba

Curitiba é uma cidade verde, super bonita e cheia de pontos turísticos para serem visitados!

A cidade padrão do Brasil, onde as coisas funcionam muito bem, tem muito a oferecer aos seus visitantes além desse título, pois, existe muito o que se fazer por lá e lugares incríveis e lindos para se divertir em uma viagem.

Nós mesmos, já estivemos por lá mais de 10 vezes e voltaríamos quantas fossem necessárias, vamos contar para você um pouco sobre os pontos turísticos de Curitiba para te ajudar na sua viagem.

Além disso, vamos falar um pouco sobre lugares para ficar e melhores regiões da cidade, ou seja, só tem coisa boa nesse artigo e você precisa conhecer!

Vamos lá?

Pontos turísticos de Curitiba

É muito fácil visitar os pontos turisticos em Curitiba, pois, eles são fáceis de serem acessados, geralmente muito próximos ao centro da cidade, no máximo 10 quilômetros de distancia.

Ainda assim, a cidade oferece uma gama de hotéis, com hospedagem próximas de todos eles, o que facilita para o viajante, escolher o melhor lugar para ficar.

O que recomendamos é se hospedar entre o Centro Histórico de Curitiba ou mesmo a região do Batel, para acessar tudo que te interessa com facilidade e curtir tudo que a cidade tem de melhor.

Por ali também estão os melhores restaurantes e bares da cidade, mercados, farmácias e shoppings, ou seja, você vai estar bem instalado e ter toda a estrutura que precisa.

***Veja também : Onde se hospedar em Curitiba***

Linha Turismo – A maneira mais fácil de ir aos pontos turísticos em Curitiba

A melhor forma, a mais fácil e mais divertida, é percorrer a cidade pela Linha Turismo, que faz parte do transporte público da cidade para atender os turistas e visitantes de Curitiba.3

Até a data que escrevemos esse artigo, o valor para 24 horas era de R$50.00. O passe te dá direito de percorrer todas as paradas, e ao final da visita de cada um, pegar novamente o ônibus até a próxima parada.

O ônibus tem dois andares, com o superior aberto, para você ver a cidade como ela merece e também para poder fazer as suas fotos!

Pontos turisticos curitiba, linha turismo
O ônibus da Linha turismo de Curitiba

As paradas e os pontos turísticos são os seguintes:

Rua 24 Horas

A Rua 24 Horas, é um clássico de Curitiba, porém, depois de uma longa reforma, de 24 horas ela ficou somente com o nome mesmo.

Ainda assim, ela atrai os turistas e os moradores, que querem saborear as guloseimas e comidas da cidade. O mais importante é que depois que ela foi restaurada, voltou com todo o seu charme, o relógio e uma diversidade de comércios.

Mas, ainda assim, mesmo que ela não seja 24 horas, fica aberta desde manhã até a noite, ou seja, você pode dar uma passadinha para visitar. Fica entre as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco, que, aliás, é uma ligação entre as paralelas.

Rua 24 horas, em Curitiba

Museu Ferroviário

O centenário prédio que abriga o Museu Ferroviário de Curitiba, é o prédio principal da antiga Estação Ferroviária da cidade, cuja construção data de 1885, e que fez parte da Estrada de Ferro Curitiba Paranaguá.

Por lá, também, você vai encontrar o Shopping Estação e o Teatro de Bonecos Dr. Botica.

Ele deixou de ser usado como estação férrea quando da inauguração da Rodoferroviária da Capital Paranaense e passou a fazer parte do complexo do Shopping Estação.

museu ferroviario curitiba - pontos turisticos curitiba
Museu Ferroviário de Curitiba

Teatro Paiol – Pontos turísticos Curitiba

Visitamos o Teatro Paiol, em um domingo de manhã com linha de turismo de Curitiba.

Não tinha ninguém por ali, e foi perfeito para fotografar a parte exterior, que chama atenção e se destaca em meio à cidade.

Segundo informado no áudio do ônibus, o Teatro Paiol, é um antigo depósito de pólvora desativado. Não tive oportunidade de conhecer o interior, mas acredito que deve ser muito legal de ser fotografado assim como a parte de fora.

Teatro Paiol, mais um ponto turístico de Curitiba

Jardim Botânico

Pra gente é um dos lugares mais lindos e agradáveis da cidade! De fora ele já conquista, com sua arquitetura imponente e maravilhosa!

Além disso, um amplo jardim muito bem cuidado e com uma grande diversidade de plantas, perfeito para um passeio em família ou com amigos. Dá para passar umas horas por lá, seja no Jardim ou sentado por ali pelo parque!

Jardim Botânico de Curitiba

Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski

Ópera de Arame é um local com uma arquitetura incrível e você pode curtir um ótimo café e também, render um incrível passeio!

Nesse local, além de você visitar um pouco dessa arquitetura maravilhosa do teatro, ao mesmo tempo, vai apreciar toda a a natureza do seu exterior.

Ao lado temos também a pedreira onde acontece grandes shows, onde o local possui uma das melhores acústicas para shows.

Ópera de Arame - Pontos turísticos Curitiba
O interior do Ópera de Arame

Mercado Municipal/Mercado de Orgânicos

O Mercado Municipal de Curitiba, é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba.

Não sabemos de você, mas a gente adora ir a um Mercado Municipal em todas as cidades que visitamos, pois, a verdadeira cultura gastronômica está ali.

Por lá, você vai encontrar os produtos deliciosos e de alta qualidade, como bebidas, queijos e vinhos, ervas, temperos, iguarias, carnes exóticas e com cortes especiais.

Além disso, tem uma praça de alimentação para você almoçar, então deixe para ir nesse horário e já aproveite para comer.

Teatro Guaíra

Em seguida, a próxima parada é o Teatro Guaíra, um local lindo, mas que, infelizmente não pudemos entrar, pois, estava fechado.

Ele é um marco do modernismo, o Centro Cultural Teatro Guaíra, seu nome oficial, é um dos maiores da América Latina, com 16,9 mil metros quadrados. Ele tem capacidade para quase 3 mil pessoas.

Teatro Guaíra - POntos turísticos de Curitiba
Teatro Guaíra – Um dos pontos turísticos mais imponentes de Curitiba

Paço da Liberdade

O Paço da Liberdade, foi construído em 1916 nos estilos neoclássico e “art nouveau”, e é antiga sede da Prefeitura de Curitiba.

Dentro dele, é possível ver detalhes pintura original e o escoamento de água pelos pisos de vidro. Hoje ele é um espaço cultural, com café, livraria, biblioteca, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O exterior do Paço da Liberdade

Museu Oscar Niemeyer – MON

O Museu Oscar Niemeyer, tem mais de 14 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design.

É o maior museu de arte da América do Sul, com cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições.

Como o nome já diz, foi projetado pleo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e tem 12 salas de exposições, e recebe mais de 360 mil visitantes.

Além disso, o prédio é um dos pontos turísticos mais bonitos de Curitiba!

pontos turísticos curitiba
Museu Oscar Niemeyer

***Veja também : Onde se hospedar em Curitiba***

Praça Tiradentes/Catedral

A Praça Tiradentes, fica próxima ao centro histórico e em frente a Catedral é um local bem agradável.

No dia em que visitamos, final de tarde, tinha uma roda de capoeira, muito legal e divertido, estava cheio de pessoas aplaudindo e curtindo o momento.

Tem uma parte na praça em que é possível observar o calçamento antigo através de um piso de vidro, e é muito interessante.

praça tiradentes
A Praça Tiradentes é um lugar incrível para visitar.

O Parque Tanguá, outro dos pontos turísticos de Curitiba

O Parque Tanguá é mais um dos principais pontos turísticos em Curitiba, e, além de belíssimo, tem um mirante em semicírculo que te dá uma vista da cidade das mais incríveis.

Esse mirante fica em cima de uma antiga pedreira e, além disso, o parque conta ainda com pista de caminhada, ciclovia e o Jardim Poty Lazzarotto.

Um lugar incrível, o Parque Tanguá tem um monte de atrativos…

Memorial Ucraniano / Parque Tingui

Logo depois, a gente esteve no Parque Tingui, que fica no bairro São João. O nome do parque é uma homenagem ao povo indígena que habitava a região de Curitiba.

Por lá, você vai encontrar uma pista de caminhada, as incríveis pontes de madeira, o Memorial Ucraniano, os Jardins de Mel, e, ao mesmo tempo, muita beleza.

No Memorial Ucraniano, está o campanário, que simboliza a integração à nova terra e a importância da religião como mantenedora da unidade cultural.

É uma casa típica ucraniana que hoje, nelas, são vendidos produtos artesanais.

Memorial Ucraniano e Parque Tingui

Parque Barigui

Logo depois, o Parque Barigui, é um dos maiores de Curitiba e fica aberto todos os dias do ano.

É um dos preferidos também, por exemplo, um lugar incrível para curtir com a família, fazer piquenique, ou ficar simplesmente deitado nas suas gramas.

Ainda assim, no parque, você vai encontrar: restaurante, o Museu do Automóvel, academia de ginástica, pista de caminhada e de patinação, ciclovias e churrasqueiras.

A tranquilidade e a imensidão do Parque Barigui

Mais passeios que você pode fazer nos pontos turísticos de Curitiba



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.