Morro de São Paulo, Bahia, Brasil

Vai viajar para o Nordeste? Se a resposta é sim, então saiba que é uma das melhores decisões que você pode tomar se pensa em tirar uns dias de folga nas praias mais belas do mundo. No entanto, devido ao clima quente e muito sol, sabemos que há muitas dúvidas sobre o que levar na mala de viagem para o nordeste, não é mesmo? Por isso ajudamos você com uma lista dos itens essenciais. E não paramos por aí! Comentamos também algumas dicas de lugares diferentes para conhecer e a época mais barata para viajar para o Nordeste.

O que precisa para viajar para o Nordeste?

Saber o que precisa para viajar para o Nordeste fica fácil se você já tem um roteiro definido e sabe quando viajar para lá. Isso porque o clima durante a sua estadia, os passeios que você vai fazer, onde vais se hospedar e como chegar até lá destino vão ajudar não só no tamanho da mala, mas também nas roupas para viajar para o Nordeste. No entanto, existem alguns items básicos que nunca podem ficar de fora nessa viagem como, por exemplo, roupas de banho, protetor solar e kit de higiene pessoal.

O que levar na mala para o Nordeste?

O Nordeste brasileiro oferece mais de 3 mil km de praias lindíssimas e visitar cada uma delas é um momento especial para todos os turistas. E para você ter uma viagem perfeita, é preciso se preocupar com o que levar na mala. Estes são alguns exemplos do que levar na mala que não pode faltar:

  • Roupas de banho
  • Protetor solar
  • Kit de higiene pessoal
  • Calçados confortáveis
  • Sandálias e Chinelos
  • Roupas leves
  • Bolsa ou mochila
  • Óculos de sol
  • Chapéu ou boné

Lembre-se: parte do planejamento é adquirir uma boa mala. Em alguns sites como a Dafiti, você consegue encontrar diversos tipos, tamanhos e divisórias adequados para as roupas para viajar para o Nordeste. E se você viajar de avião, veja o que a companhia área determina como peso de mala para o embarque. Já as linhas de ônibus permitem até 30 kg no bagageiro e 5 kg no ônibus. 

Praia de Taípe, localizada entre Arraial d'Ajuda e Trancoso.
Praia de Taípe, localizada entre Arraial d’Ajuda e Trancoso. Praia de Porto Seguro na Bahia.

Checklist da mala para viajar ao Nordeste

A seguir vamos repassar os 9 itens que não podem faltar na mala de uma viagem para o Nordeste. Pensamos em produtos importantes para sua estadia para que você possa ter conforto e ficar bem nos momentos incríveis com a família, namorado(a) ou amigos.

Roupas de banho

Roupas de banho incluem biquínis, maiôs, sunga e saídas de banho. Para determinar a quantidade ideal de peças, é importante que você já tenha a quantidade de dias que ficará no destino e como será a sua rotina por lá. Uma regra é duas peças por semana. Pode ser até uma se acaso é de tecido fino que seca fácil. São itens que não podem faltar na sua mala de viagem.

Protetor solar

O Nordeste combina com sol quente e com isso vem a preocupação com os prejuízos que os raios solares causam para a saúde. Por isso, levar um protetor solar é essencial para quem vai viajar para o Nordeste esse ano!

Kit de higiene pessoal

Aqui entra shampoo, condicionador, sabonete, pasta de dente, escova de dentes, pentes e escovas de cabelo, entre outros produtos que fazem parte da sua rotina de cuidados pessoais. Mas lembre-se, se acaso você viajar em avião, preste atenção na quantidade máxima na permitida que pode levar.

Calçados confortáveis

Conhecer pontos turísticos, fazer caminhadas e trilhas ou andar pela areia pedem o uso de calçados confortáveis. Por isso, leve um par de tênis confortável, leve ventilado. Mas leve apenas um par.

Sandálias e chinelos

Sobre as sandálias e chinelos opte pelos mais confortáveis que você tenha no armário para não sofrer com dores nos pés. Afinal, as areias das praias do Nordeste são quentes.

Roupas leves

Os shorts, bermudas, camisetas, regatas, vestidos ou saias devem ser de tecidos leves e cores claras. Além da questão do clima, optar por tecidos mais fluidos ajuda na hora de criar uma mala mais leve. Sendo assim, o melhor é que você escolha peças de verão que poderão ser usadas em todas as ocasiões da viagem. Ah! Mas não esqueça de levar pelo menos um casaco na bolsa para casos de queda da temperatura.

Bolsa ou mochila

As bolsas ou mochilas são ótimas para viagens de um dia à praia como forma de guardar todos os itens essenciais como toalha e protetor solar. E não só é útil, como você pode comprar designs divertidos e impressos com variações de alças de tecido (como corda) para arrasar na praia!

Óculos de Sol

Na lista de proteção você também precisa incluir óculos escuros com proteção UV (sem ele, suas sombras não são suficientes para proteger seus olhos da radiação).

Chapéu ou boné

Não só um item de proteção, mas também de estilo! Se acaso você quer manter sua pele protegida dos raios UV o máximo possível, então leve seu chapéu o boné na bolsa. Claro, ele não substitui o protetor solar, mas sim um complemento!

Conseguimos selecionar tudo o que você não pode deixar de levar para uma viagem no Nordeste pensando em altas temperaturas e praia.

Qual é a melhor época para viajar para o Nordeste?

Devido a sua localização, há uma alta incidência de sol durante o ano todo no Nordeste, sendo essa uma das principais razões do turismo aquecido em qualquer época e bons dias de praia independente da estação. A média anual de toda a região é de 20 °C a 28 °C. Nas áreas situadas no leste, as temperaturas oscilam entre os 24° e os 26 °C.

Saiba que a estação chuvosa ocorre entre janeiro a junho, e se concentra nos meses de março, abril e maio. Nestas épocas, você pode presenciar tardes de fortes chuvas.

Qual é a época mais barata para viajar para o Nordeste?

A época mais barata para viajar para o Nordeste é durante a baixa temporada, isto é, nos meses de junho, julho e agosto. E o melhor é que você não perde nada, já que uma das vantagens do Nordeste é que você pode aproveitar dias de sol, praia e mar durante os doze meses do ano. Nestes meses, algumas opções de destinos para turismo são Recife, Fortaleza, Maceió, Porto Seguro e Fernando de Noronha.

Qual é o melhor lugar do Nordeste para viajar?

De fato, é difícil escolher um único lugar em uma região tão linda, rica em paisagens, dunas, praias e cultura diversificada. Por isso, saber o melhor lugar do nordeste para viajar depende também do tipo de turismo que você busca, de suas preferências e de seu estilo de viagem.

Algumas opções dos melhores destinos do Nordeste são:

Praia de Antunes, Maragogi, AL.
Praia de Antunes, Maragogi, AL.

Perguntas Frequentes

Por que visitar o Nordeste?

Ainda que a famosa cidade do Rio de Janeiro e a urbana São Paulo podem ser um dos lugares mais conhecidos do Brasil, o Nordeste é um dos mais lindos e animados. Não só tem praias ensolaradas, muita música e comida boa, como também festas tradicionais e muita gente simpática.

O que tem no Nordeste além de praia?

Há muitos lugares diferentes no Nordeste para conhecer além de praia. Alguns exemplos são a Chapada da Diamantina, as vinícolas perto do rio São Francisco, o Parque Nacional da Capivara e Gravatá.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

3 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.