comidas do brasil - feijoada

Vamos falar hoje do Brasil e as suas comidas típicas? Pois, se você pensa que um artigo sobre comida não tem nada a ver com viagem, se enganou.

É impossível conhecer um país corretamente sem passar pela sua gastronomia. Aliás, a comida diz muito sobre o país, sua cultura e seu povo.

Por isso separamos aqui as comidas típicas mais conhecidas e importantes do Brasil, para você conhecer o quanto nosso país é rico, grande e delicioso.

Impossível se sentar em uma mesa durante sua viagem e não parar para apreciar a diferença entre o prato pedido e a comida que você está acostumado a comer. Ou mesmo experimentar uma nova comida que você nunca viu e ela marcar a sua viagem na memória para sempre!

Veja as comidas típicas do Brasil que temos aqui pra você!

Comidas nordestinas, o melhor da região!

O nordeste tem algumas das melhores comidas do país, com ingredientes da região, alguns deles que você só encontra por lá, que vai te conquistar com a explosão de sabor.

Bem como, a comida do nordeste, tem temperos fortes, muito coentro e pimenta, o que as deixam mais atrativas e maravilhosas, pra quem gosta dessas especiarias, claro.

Veja algumas das comidas nordestinas que o Brasil tem de melhor:

Vatapá

O vatapá é uma das comidas do Brasil, com sua origem o estado da Bahia, mas que ficou famosa em todo o país, nos restaurantes típicos espalhados por aí, por exemplo.

Os ingredientes do Vatapá, consistem em farinha de rosca, fubá (farinha de milho), gengibre, pimenta, amendoim, castanha de caju, leite, azeite de oliva, tomate, bem como, o alho e a cebola.

Acarajé, uma das comidas símbolo do Brasil

Em seguida, se você for para a Bahia e não provar um acarajé, não foi à Bahia. Ele é o queridinho e o mais famoso do estado. As baianas com roupas tradicionais, são verdadeiras atrações da Bahia e você precisa comer um acarajé nas barracas de rua!

O prato, é um bolinho frito em azeite de dendê, com  recheio de camarão, vinagrete, caruru e vatapá que falamos acima.

acarajé - comidas do brasil - de lugar nenhum
O Acarajé é um patrimônio da Bahia, e tem os deliciosos recheios…

Xinxim de galinha. Comida brasileiras

Ainda na linha do Acarajé e Vatapá, o xinxim de galinha, da Bahia, também é servido com acompanhamentos maravilhosos, entre eles, o Caruru e o Vatapá. O prato tem origem africana preparado com uma variedade de temperos, castanhas e camarão.

Sarapatel

Em seguida, o sarapatel, amado por muito e odiado por outros, é feito com os miúdos e vísceras do porco e do cabrito é muito servido na Bahia.

sarapatel - comidas do brasil - de lugar nenhum
Um prato típico nordestino, o sarapatel.

Moqueca baiana. Comidas nordestinas

Logo depois, a moqueca baiana é um dos melhores pratos da comida do Brasil. O prato tem origem angolana e é um ensopado de peixes com frutos-do-mar e acredite, é um prato suculento, incrível e uma combinação perfeita de ingredientes. Na receita, ainda assim, os destaques ficam pro azeite de dendê e o leite de coco e servido com arroz branco.

moqueca baiana - comida do brasil - de lugar nenhum
A moqueca baiana é um dos pratos mais conhecidos do Brasil.

Jabá com abóbora, ou jerimum

O jabá com abóbora (ou jerimum, ou moranga), é conhecido no nordeste do Brasil. Bem como, a carne tem esse nome, mas nada mais é que carne seca, e é um prato refogado simples, fácil de fazer e delicioso!

Favada, mais uma das comidas típicas do Brasil

A favada é um prato muito servido na Paraíba e consiste em um cozido de favas, que é uma espécie de feijão e carne de porco, como bacon, linguiças e outras partes. É maravilhoso e muito saboroso, mais uma delícia na cozinha típica da região nordeste do Brasil.

A favada é um prato maravilhoso com feijões e carne de porco

Cuscuz nordestino

Em seguida, ele é unanimidade e está conquistando o restante do Brasil, devido aos seus valores nutricionais e bom para quem pratica esportes, para dar energia. O cuscuz embala o café da manhã de muitas pessoas, e encanta por ser um prato simples, muito fácil de ser feito e delicioso.

Ele veio do norte da África precisa de uma cuscuzeira para ser feito. Você pode saborear de várias formas, com manteiga, queijos ou doces.

Ou feito recheado também, como o da foto.

Cuscuz recheado com carne de sol

Cocada

Agora, vamos falar do doce mais maravilhoso do Brasil (é uma opinião pessoal) a cocada. Um doce maravilhoso feito, claro, com coco, leite e açúcar. É simplesmente maravilhoso e, além disso, traz com ela a herança africana.

É feita com coco branco, coco queimado ou do jeito que a pessoa gostar (existem vários, acredite).

cocada - comidas do brasil - de lugara nenhum
Quem não gosta de uma cocada?

Cartola

Em seguida, vamos viajar para Pernambuco, para comer essa deliciosa sobremesa que tem sua origem lá atrás, no período colonial.

Bem como, os ingredientes são: bananas fritas, queijo de coalho derretido e cobertura, cobertura de açúcar e canela.

Cartola é o típico doce pernambucano

Caranguejo

Logo depois, uma atração da região nordeste do Brasil, o caranguejo.

É difícil de comer, dá trabalho, mas sua carne difere de todas as outras que você já comeu na vida. Mais que uma comida é uma experiência que você tem que fazer ao ir para as praias da região.

caranguejo - comidas do brasil
Você tem que comer caranguejo pelo menos uma vez na vida!

Canjica (mugunzá)

Esse prato é conhecido por três nomes, mas a receita é a mesma:  um doce feito com milho branco,  típico dos festejos de São João.

Por falar nisso, você sabia que as  festas juninas  foram trazidas para o Brasil pelos europeus? É que, por lá, os agricultores realizavam grandes festas para comemorar a colheita, especialmente a do trigo, que acontece entre junho e setembro.

Mugunzá é um doce típico das festas juninas do Brasil

Bolo de rolo

Já o famoso de rolo é um doce típico de Pernambuco, que se parece com um rocambole recheado de goiabada.

O doce ficou tão conhecido e é tão apreciado que no restante do país tem lojas vendendo, inclusive especializadas na iguaria.

comidas do brasil
O delicioso bolo de rolo

Baião de dois

Uma mistura dos pratos principais do Brasil, arroz com feijão (dessa vez o feijão-verde), que ganhou a adaptação com carne seca, outras carnes de porco e queijo-coalho.

comidas brasil
Uma junção com sabor de nordeste. O baião de dois

Comidas do Sul. Comidas típicas

Em seguida, vamos mostrar alguns pratos tradicionais da região sul do Brasil, que tem uma culinária muito peculiar e única. Veja se você já provou alguma dessas:

Arroz carreteiro

Ele brilha na região sul, porém, já brilha também nas mesas de todo o Brasil, o arroz carreteiro é da região dos pampas pra todo o país. Ele era preparado por quem percorria longos trechos, à cavalo ou depois, pelos caminhoneiros, por ser uma mistura de ingredientes e fácil de ser preparado.

Leva arroz, carne seca ou charque e temperos diversos.

Arroz carreteiro

Barreado

O Barreado, é um prato que leva em média 24 horas para ficar pronto, cozido em panela de barro, debaixo da terra. Servido com arroz, banana e farofa, e típico de Morretes.

comidas brasil
O barreado é um prato que demora até 24 horas pra ficar pronto

Costela gaúcha e churrasco

Logo depois, a costela gaúcha e o churrasco, vindos do sul, não tem igual.

Os gaúchos são peritos em churrasco e essa tradição se espalhou por todo o Brasil através das churrascarias e virou um símbolo de comemoração e reunião de família e amigos nos fins de semana.

comidas brasil, costela - de lugar nenhum
O churrasco feito pelos gaúchos

Cuca

Em seguida, a Cuca é uma tradição que veio da alemanha, para o sul, onde tem a maior concentração de imigrantes dessa parte da Europa, e é uma espécie de bolo, coberto com farofa, consumido diariamente pelas pessoas da região.

Hoje ela tem vários sabores, banana, morango, maçã e é amada inclusive se preparada de forma salgada.

comidas brasil
Cuca de banana da região sul do Brasil.

Galeto na brasa

Logo depois, o galeto na brasa prato que veio junto com os imigrantes italiantos, para a serra gaúcha.

Bem como, é consumido como prato principal, nas galeterias, os restaurantes especializados na região. Você já fica enfeitiçado com o cheiro do prato, do lado de fora.

comidas brasil - galeto na brasa
O queridinho da Serra Gaúcha, o Galeto na Brasa

Fondue

O fondue é mais um dos pratos que veio com herança européia para a região sul do país, dessa vez, diretamente da Suiça para as mesas brasileiras. Nada mais é que um creme de queijo, servido em uma panela aquecida por todo o tempo na mesa.

Claro que hoje em dia, ele se alastrou para as outras regiões e você pode encontrar pelas regiões sul e sudeste, os restaurantes especializados nesse prato de inverno.

É uma delícia fazer uma reunião com a família e amigos, comendo fondue, seja ele, salgado ou doce.

Fondue de queijo, acompanhado de vinho branco

Pinhão

Em seguida, o pinhão é uma semente da araucária, árvore comum vista nas regiões frias. Ele é muito consumido na região Sul, desde o começo da história do país, pelos indígenas e também é símbolo das festas juninas do Brasil.

O pinhão é simbolo das regiões frias e das festas juninas

Comidas do norte

A região norte do Brasil também tem uma culinária muito importante e muito saborosa do nosso país. Com pratos que você só encontra por lá, com base em peixes, açaí e folhas incríveis, vamos mostrar alguns pra você:

Pato no Tucupi

O pato no tucupi é do norte do Brasi, mais precisamente do estado do Pará.

Ele é cozinho com o tucupi, que é de cor amarela e extraído da mandioca (ou macaxeira), feito também com as folhas de jambu, que fazem a boca ficar dormente.

É servido com arroz e farinha, mais um prato que você só encontra na culinária riquíssima do nosso país.

Pato no tucupi

Maniçoba

Em seguida, a maniçoba é mais um prato indígena,muito consumido no estado do Pará. Seu principal ingrediente é a folha da mandioca.

Sendo assim, vamos aproveitar pra dica de viagem junto da comida, esse prato é muito típico no mês de outubro, durante o Círio de Nazaré.

Açaí. Comidas do Brasil

Mais uma comida do Pará que foi pras mesas do Brasil inteiro! O açaí é um frutoque vem de uma palmeira da região amazônica, muito consumido no Pará de forma salgada, acompanhando peixes e outros pratos.

Bem como, no restante do país, ele é servido com frutas, sorvete, e novas invenções, que aliás, todo dia uma nova invenção com essa delícia!

Quem não ama o Açaí?

Cupuaçu

O cupuaçu é uma fruta símbolo da Região Norte, principalmente no Amapá, Pará e Amazonas, e, com ela, se faz suco, receitas, doces, e até se vende cristalizado.

Você já deve ter ouvido falar e tá se espalhando pelo país. Bem como, o chocolate recheado com a fruta, você já deve ter comido ou visto por aí.

comidas brasil
O cupuaçu é muito consumido no norte do Brasil

Comidas do sudeste do Brasil

Não dá pra negar que o sudeste também tem pratos maravilhosos, principalmente, me desculpem, quando se trata da comida mineira, que é uma unanimidade no país.

culinária do Sudeste é muito diversificada e tem forte influência indígena e da fazenda. Outras que vieram do exterior, adaptadas, como o pastel de feira. Veja as delícias dessa comida que faz parte do coração do brasileiro:

Pastel de Feira

Já que mencionamos ele, acima, vamos começar com o Pastel de Feira.

Sendo assim, o Pastel de Feira hoje é um dos protagonistas gastronômicos da cidade de São Paulo, é uma das comidas preferidas dos paulistanos, uma tradição que temos semanalmente seja comer em uma pastelaria, ou comer em uma feira de rua. Uma comida afetiva, sem nenhuma dúvida!

Ele começou a ficar conhecido na década de 40, embora ele já fosse feito pelos imigrantes chineses no final do século XIX.

O queridinho das feiras paulistanas, o pastel!

Sanduíche de mortadela

Sem seguida, vamos falar do paulistano sanduíches de mortadela. Ele é super recheado com muita mortadela, e muitas vezes, com queijo e vinagrete.

Já virou tradição na cidade de São Paulo, onde já é conhecido por ser vendido no Mercado Municipal. Um pão estilo francês com quase 300 gramas de recheio! Vai encarar?

Queijo da Serra da Canastra

O Queijo da Serra Canastra é feito em Minas Gerais, na região do mesmo nome, e tem conseguido seu lugar no mundo diariamente.

Ele tem participado inclusive, se concursos e concorrido com outros tipos de queijo importantes, como o suiço e o francês.

Hoje é fácil encontrar pratos, lanches e doces feitos com esse maravilhoso queijo de sabor único.

comidas brasil
O queijo da canastra de Minas Gerais para o mundo

Moqueca Capixaba

Logo após, partindo para o estado do Espírito Santo, ela, a Moqueca Capixaba tradicional, feita com pedaços de peixes e servida com arroz e pirão. Confundir essa moqueca com a baiana é um crime para as duas, são totalmente diferentes!

A capixaba, não leva leite de coco e nem o azeite de dendê o que deixa o sabor completamente diferente!

Moqueca Capixaba

Moqueca de banana

Tá pensando que não tem opção de moqueca pra vegetarianos ou veganos? Se enganou!

A moqueca feita de de bananaé muito consumida no estado do Espírito Santo. Servida com pirão e arroz branco, é uma opção pra todos se sentarem á mesa.

Torresmo

Gosta de um torresminho? Ele é unanimidade, principalmente em Minas Gerais, mas consumido em todo o país, geralmente acompanhando a feijoada.

Pode acompanhar a comida, ou mesmo aquela cervejinha no boteco, com os amigos. O importante é que ele é amado, por nós brasileiros.

comidas do brasil - torresmo
Quem não ama um torresmo para acompanhar aquela cerveja geladinha?

Tutu de feijão

O tutu de feijão, originalmente foi inventado para aproveitar as sobras de feijão e pra diversificar um pouco o grão, que é comida diária da nossa alimentação.

Sendo assim, ele caiu no gosto, e cada dia ganhando novos temperos e sabores. Servido com arroz branco e junto com alguma carne, ele nada mais ñe que o feijão, engrossado com farinha de mandioca.

tutu de feijão para acompanhar um arroz branco e carne

Picadinho Carioca

Vamos viajar agora, para o Rio de Janeiro, onde tem o Picadinho Carioca, que é uma carne, cortada na ponta da faca, cozinha (e maravilhosa), servida com arroz, feijão, banana frita e ovo.

É uma tradição, mas, por exemplo, outros estados tem o seu picadinho, sendo que o carioca é nesse formato e único!

Picadinho tradicional do Rio de janeiro

Brasil e as comidas do Centro-oeste

Em seguida, pra finalizar as regiões, vamos pras deliciosas comidas da região centro-oeste do Brasil.

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, tem uma cozinha riquíssima e pratos maravilhosos que também são famosos e se espalham pelo nosso país!

Arroz com pequi

Começando com a culinária goiana, o Arroz com Pequi.

Bem como, ele é símbolo da história da cozinha de Goiás, um prato com muito sabor, aroma e particular do prato típico da região.

Ainda assim, o pequi é quase um remédio, com efeitos positivos para saúde. Com ácidos graxos, ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

comidas brasil
Arroz com pequi é unânime em Goiás!

Guariroba

Amada por muitos e odiada por alguns, a guariroba é uma espécie de palmito, peculiar e um pouco amargo, encontrado na região centro-oeste do país.

É sempre presente nas refeições e um hábito das pessoas que vivem por lá. Ame ou odeie, ele está presente.

Caldo de piranha

Feito com a piranha, peixe dos rios matogrossenses, o caldo de piranha é um prato típico dessa região, da área do Pantanal. É muito saboroso e muito nutritivo, garantindo uma refeição forte e cheia de vitaminas e benefícios.

Caldo de Piranha, típico do Pantanal

Carne de jacaré

É comum se você estranhar ou se recusar a querer comer carne de jacaré, se você não é da região.

A verdade, é que é uma das carnes mais saborosas do Brasil, com preços elevados e muito peculiar. Se parece com carne de frango ou peixe, uma mistura das duas e é um prato típico do centro-oeste do Brasil.

Comida do Brasil. Servida e apreciada em todas as partes do país

Logo depois, não podemos negar que tenha comidas de todas as partes do Brasil, mas algumas dela viraram unanimidade em todo o país.

O país culturalmente rico, tem pessoas que migram para todas as partes, e isso fez com que todas assas comidas se popularizassem em todas as partes do nosso Brasil.

Veja quais são as mais queridas:

A comida mais conhecida do Brasil. A Feijoada!

comidas do brasil
A feijoada é nosso patrimônio!

Alguns dizem ser de origem africana, outros que é de origem portuguesa, mas o que importa mesmo, que esse cozido de feijão com carnes de porco, é um patrimônio cultural do nosso país.

Todo mundo conhece (e quase todo mundo ama), conhecida internacionalmente e consumida em todas as partes do país.

Galinhada virou a querida das comidas do Brasil

A galinhada virou uma das queridinhas do Brasil

Em seguida, a galinhada que era uma tradição dos estados de Minas Gerais e Goiás, se espalhou pelo Brasil, depois de um grande chefe de cozinha fazer o prato em uma feita e popularizar o mesmo.

É feito com galinha cozinha com o arroz e a mistura dos ingredientes, mais os temperos, dão um toque muito brasileiro ao prato.

Coxinha de galinha

comidas brasil
A coxinha é um símbolo das festinhas e dos bares brasileiros

Não tem como não amar esse salgado, vendido em todo lugar, nos restaurantes, bares e botecos do Brasil.

É também um típico salgado servido nas festas e pode vir com recheio de franco somente, ou mesmo com tipos de queijo, para ficar cremoso. Com o tempo foi ganhando outros tipos de recheio.

Farofa de banana

Ela fazia parte da culinária do Centro-Oeste do Brasil, mas agora se espalhou pelo país. Todo mundo ama, consumida em churrasco, ou mesmo com outros pratos, a farofa de banana está em todo lugar!

comida brasil
Quase todo mundo ama a farofa de banana

Basicamente farinha de mandioca, com temperos e banana frita. Mas é aquele basicamente que se mistura vira uma explosão de delícias!

Goiabada

A goiabada é outro daqueles produtos e comidas brasileiras, unanimidade. Um doce feito da goiaba que é cosnsumido não somente no Brasil, mas ao redor do mundo!

Goiabada, um dos doces mais amados pelos brasileiros

Tapioca. Comidas típicas do Brasil

comidas brasil
Aqui uma tapioca com recheios de todas as partes do Brasil

Em seguida, ela, que tem nomes diferentes em regiões diferentes do Brasil. Chamada tapioca da metade do país para baixo e de goma na parte de cima.

Essa iguaria é a extraída da mandioca (macaxeira ou aipim), transformada, então, em formato granulado, que te permite fritar e colocar recheios diversos.

Acabou virando uma das comidas mais queridas do país.

Pão de queijo

Logo depois, para terminar esse artigo, veio ele, não podia deixar de ser mencionado aqui. O pão de queijo, que todo mundo pensa que quem inventou foi o mineiro, embora, seja o melhor estado produtor dessa delícia, é uma adaptação da chipa paraguaia.

Mas o importante aqui é: todo mundo ama o pão de queijo no Brasil ou fora dele!

O pão de queijo, nosso astro internacional

Claro que ficaram faltando muitas comidas brasileiras nesse artigo, enfim, seria impossível listar todas! Mas, ao mesmo tempo, se você quiser colaborar com um prato típico da sua região, deixa um comentário aqui embaixo. Vai ser ótimo enriquecer esse artigo!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.