Ilha de Maria, Tasmânia, Austrália.

Cada vez mais pessoas se interessam por um intercâmbio no exterior para aprender um novo idioma, sendo um intercâmbio na Austrália uma das principais escolhas para aprender inglês. Afinal, não só é um ótimo destino para estudar, como também é muito turística e possui boas praias. Isso sem falar no clima, quente quase o ano todo.

Sim, os motivos são muitos, mas entre eles está uma economia vibrante e um nível de qualidade de vida que está entre os dez melhores do mundo! Quer saber mais sobre o que precisar para fazer intercâmbio na Austrália e preços? Então vamos lá!

Porque Austrália para fazer intercâmbio?

O intercâmbio na Austrália pode ser uma experiência muito enriquecedora. Além de ser um país com cidade interessantes em que você pode aproveitar nas horas de lazer, um intercâmbio na Austrália pode ajudar na transição do estudo para o trabalho. Isto é, o país oferece um trabalho como oportunidade de desenvolvimento que ajuda a entrar no mercado de trabalho de todo o mundo.

Além disso, por estar localizada na Oceania, o país recebe influências dos seus países próximos, e, por esse mesmo motivo, a culinária australiana possui um toque asiático misturado ao britânico (os descobridores da Austrália).

É um dos países com melhor educação do mundo

A Austrália é reconhecida como um dos dois melhores países do mundo para estudar. Isso se deve ao seu sistema educativo, os métodos de ensino e os valores em que se orienta nas escolas. Em conjunto, revelam-se uma chave para o sucesso dos seus alunos.

Alta qualidade de vida

A Austrália oferece a você uma alta qualidade de vida. Não só possui um excelente sistema educacional, mas também sua assistência médica, infraestrutura, serviços governamentais e transporte são excepcionais, bem acima da média internacional. Além disso, você desfrutará de grande segurança, pois é um dos 20 países mais seguros do mundo.

O clima parecido com o do Brasil

Quanto ao clima, a Austrália oferece uma grande variedade em comparação com o tamanho do território. Ou seja, podemos encontrar tanto um clima árido e semiárido quanto o subtropical e temperado. Em consequência, pessoas de lugares muito diferentes podem se adaptar facilmente ao clima australiano. A propósito, a Austrália tem praias lindas!

Uluru, Petermann, Australia.
O cenário do lugar onde você pode fazer um intercâmbio. Uluru, Petermann, Australia.

O que precisa para fazer intercâmbio na Austrália?

É importante que o curso que você busca faça parte do Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students (CRICOS). Isto é, que seja reconhecido pela organização oficial do país.

Uma vez isto decidido, os requisitos podem variar um pouco. Para cursos técnicos ou cursos de inglês com, ou sem certificado (as opções mais comuns) você deve preencher o Formulário de Inscrição para cursos de Nível 2 e enviar a seguinte documentação:

  • Passaporte assinado e válido (além dos passaportes anteriores caso já tenha viajado para o exterior)
  • Formulário 157A atual (preenchido e assinado)
  • Comprovante de Matrícula do curso (CoE – Certificado de Matrícula)
  • Comprovante de Cobertura de Saúde do Estudante Estrangeiro (OSHC)
  • Pagamento da taxa
  • Comprovante de renda

Sim, para realizar um intercâmbio na Austrália é necessário comprovar renda.

Qual o valor para estudar na Austrália?

O preço varia dependendo do curso que você deseja fazer, isto é, se estudar em uma escola de inglês ou se você quer fazer faculdade (graduação ou pós-graduação). Se acaso você quer apenas estudar inglês, o valor médio é de A$ 400, já um curso de graduação custa, em média, A$ 35.000.

Por isso, é importante considerar bem qual o objetivo final, e escolher a modalidade que mais ajusta aos seus objetivos. Veja a seguir os valores médios para intercâmbio de 1 mês, 3 meses, 6 meses e 1 ano.

Preço de um intercâmbio Austrália de 1 mês

Para cursos de 1 mês, a média é de A$ 1.200, isso sem levar em consideração os gastos com moradia, alimentação e transporte. Ao todo, a média do valor de um intercâmbio de 1 mês na Austrália é de A$ 2.900.

Esta modalidade é a mais indicada se você deseja fazer cursos de idioma, que tem duração mínima de 4 semanas.

Preço de um intercâmbio Austrália de 3 meses

Para cursos de 3 meses, a média é de A$ 2.500, isso sem levar em consideração os gastos com moradia, alimentação e transporte. Ao todo, a média do valor de um intercâmbio de 3 meses na Austrália é de A$ 7.600.

Esta modalidade é a mais indicada se você deseja fazer cursos de idioma, que tem duração mínima de 4 semanas. Com tres meses, você pode se aprofundizar bem no idioma, além de conhecer as principais cidades da Austrália.

Preço de um intercâmbio Austrália de 6 meses

Para cursos de 6 meses, a média é de A$ 4.300, isso sem levar em consideração os gastos com moradia, alimentação e transporte. Ao todo, a média do valor de um intercâmbio de 6 meses na Austrália é de A$ 14.500.

Esta modalidade é indicada se você deseja fazer cursos de idioma, que tem duração mínima de 4 semanas. No entanto, já vale a pena pensar em um programa de estudo e trabalho, isto é, para os que desejam trabalhar durante o seu intercâmbio (com uma duração mínima de 13 semanas) ou cursos de graduação (a partir de 3 meses).

Preço de um intercâmbio Austrália de 1 ano

Para cursos de 1 ano, a média é de A$ 12.600, isso sem levar em consideração os gastos com moradia, alimentação e transporte. Ao todo, a média do valor de um intercâmbio de 6 meses na Austrália é de A$ 33.000.

Esta modalidade é indicada se você deseja fazer cursos de idioma, que tem duração mínima de 4 semanas. Aqui vale a pena pensar em um programa de estudo e trabalho, isto é, para os que desejam trabalhar durante o seu intercâmbio (com uma duração mínima de 13 semanas). No entanto, a melhor indicação é realizar cursos de graduação (a partir de 3 meses) ou pós-graduação, bem como, MBA ou doutorado.

Como é estudar e trabalhar na Austrália?

Um dos maiores atrativos em relação ao intercâmbio na Austrália é que além de poder desfrutar do conforto, beleza e segurança de uma país-continente, você terá permissão para trabalhar enquanto estuda. Portanto, investir na sua formação educacional (sendo na realidade o melhor investimento que existe), também significa aproveitar tudo o que o lugar oferece e ainda juntar uma grana.

Sobre o dinheiro

A exigência feita de comprovação financeira para o intercambista residir no país não é muito rígida como em outros países. Porém, o quanto você vai declarar depende, sobretudo, do tipo de estágio, do setor em que está inserido e fatores pessoais relacionados à competência. Uma boa aposta é colocar o salário médio de estágio, que gira em torno de R$ 30 mil.

Custo médio de vida para intercambistas

Não se preocupe com o custo de vida no país, pois se você não for uma pessoa que esbanja e souber economizar, é possível levar uma vida confortável na Austrália. Em relação às despesas do dia a dia, como acomodação, transporte, alimentação e Wi-Fi, gasta-se uma média de 1.700 dólares australianos por mês. No entanto, se você souber economizar, é possível gastar até A$ 850 mensais.

Ah! É importante ter um seguro viagem para não ter complicações viajando. A IATI é nossa parceira e pode ajudar você com um seguro viagem.

Quanto você pode ganhar trabalhando no intercâmbio na Austrália?

Como o valor da hora de trabalho é cerca de 19 dólares australianos, e a jornada semanal para o estudante é de 20 horas (nas férias ela pode subir para 40h), você pode ganhar até 1.520 dólares australianos por mês na época de estudos, e nas férias pode ganhar mais de A$ 3.000.

É ou não é uma boa estudar e trabalhar na Austrália?

Agências de intercâmbio no Brasil

A forma mais indicada de fazer um intercâmbio na Austrália, seja para saber exatamente o valor, seja para buscar informações, é por agências de interâmbio no Brasil. Selecionamos algumas das melhores para você começar a sua jornada. Esta seleção tomou como base o tempo das empresas no mercado, os prêmios e selos de reconhecimento recebidos e a satisfação dos clientes.

CI – Intercâmbio na Austrália

A CI Intercâmbio e Viagem é uma das maiores empresas do país, com mais de 100 unidades no Brasil exterior. Atuante no mercado desde o final dos anos 80, a CI oferece um programa de intercâmbio na Austrália por um preço módico.

É possível estudar inglês, do nível básico ao nível avançado, enquanto se trabalha por uma média salarial de 15 dólares australianos por hora.

Egali

Apesar de ser mais nova, a Egali tem se destacado entre as agências de intercâmbio. O fato de ter sido feita por intercambistas, faz com que a equipe por trás da agência tenha uma outra perspectiva em relação aos seus clientes. Assim, pela Egali é possível além de estudar inglês, adquirir conhecimento em um curso técnico, como gastronomia, administração, marketing e muito mais.

Beeducation Intercâmbio na Austrália

A Beeducation é outra empresa relativamente nova, mas que por isso mesmo, apresenta um grande diferencial. Formada por mulheres que propõe um serviço de curadoria para o intercâmbio, além dos serviços tradicionais de uma agência do tipo, é possível saber literalmente tudo sobre intercâmbio na Austrália já no site da agência.

STB – Student Travel Bureau

Quando se trata de intercâmbio na Austrália a STB é, certamente, uma das empresas que mais se destacam. Além de possuírem a experiência de 50 anos no mercado, eles possuem um escritório em Sydney. Isso, faz com que eles ofereçam uma série de serviços diferenciados, como recepção no aeroporto com motorista brasileiro e auxílio com abertura de conta na Austrália.

O que fazer na Austrália durante seu intercâmbio?

Em um lugar tão incrível quanto a Austrália, com seus animais curiosos como, por exemplo, o Canguru e até o pitoresco “diabo da tasmânia” (que fica na Ilha da Tasmânia) atividades de lazer não faltam.

Além disso, existem atrações para todos os gostos. Isto é, para aqueles que amam a natureza e o gostinho de aventura, ou para quem gosta da cidade e da vida noturna. Por isso, veja algumas dicas a seguir.

Sydney

Em Sydney, que muitos pensam ser a capital da Austrália (mas não é), existem muitos bares aconchegantes e restaurantes no alto de edifícios de arquitetura arrojada. É uma cidade portuária deslumbrante, famosa por suas relaxantes caminhadas costeiras e mais de 100 praias perfeitas.

Alguns passeios em Sydney são:

Opera House em Sydney, Austrália.
Não tem quem não consiga identificar a Opera House.

Brisbane

Brisbane não é apenas o lar de uma das galerias de arte mais reverenciadas do país (GOMA, é claro), mas uma comunidade florescente de música ao vivo e festivais anuais para incubar o talento local. A saber, ela tem esse nome por conta do Rio Brisbane que corta a terceira maior cidade da Austrália. Sua população aproximada é de 2 milhões de pessoas e diferente das outras, ela não fica na costa do país.

Alguns passeios em Brisbane são:

Ah! E você também pode se interessar por Turismo na Nova Zelândia!

Intercâmbio na Austrália ou Irlanda?

Essa é uma dúvida comum entre estudantes. Afinal, qual é a melhor opção? Bom, a questão é que com qualificação reconhecida internacionalmente (e imensas perspectivas de emprego), a Austrália é o melhor lugar para estudar. Os estudos no exterior na Austrália alimentaram muitos alunos, proporcionando um aprendizado prático e abrangente de diferentes tópicos.

No entanto, um intercâmbio na Irlanda também tem as suas vantagens. Além de ser mais barato que estudar na Austrália, a Irlanda também oferece trabalho para estudantes. Ademais, existem ótimas universidades na Irlanda (8 ao total) e você estará na Europa. Isto é, você poderá conhecer diversos países e, se conseguir um emprego, pensar em se mudar para cidades que fazerm parte da união.

Essas foram as nossas dicas! Certamente, todos aqueles que quiserem fazer intercâmbio na Austrália encontrarão um país vibrante, colorido, seguro, desenvolvido e belo. E poder estudar e trabalhar num lugar como esse, é algo que, sem dúvida, não tem dinheiro no mundo que pague.

Perguntas Frequentes

Vale a pena fazer intercâmio?

Fazer um intercâmbio pode ser importante desde um ponto de vista de trabalho, isto é, pode ser uma vantagem dependendo da carreira que você deseja seguir. No entanto, além do fator mercado de trabalho, um intercâmbio é uma ótima oportunidade para aprender um idioma além de conhecer uma nova cultura.

Porque fazer um intercâmbio?

Ao fazer um intercâmbio, você pode conhecer um novo país, os seus costumes e a sua cultura. Isto é, o aprendizado vai muito além do que apenas o de um novo idioma.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.