Milford Sound, Te Anau, Nova Zelândia

Você já pensou em fazer turismo na Nova Zelândia? Se acaso você está pensando em conhecer este país incrível, então se prepare para as seguintes dicas de viagem para a Nova Zelândia que preparamos! Você vai ver que não só é um país lindo, como também há muitos passeios para você se divertir muito. Vamos lá?

Vale a pena uma viagem a Nova Zelândia?

Existem muitos lugares turísticos na Nova Zelândia que a fazem ser um dos destinos mais procurados do mundo. Sobretudo pelas suas lindas paisagens como, por exemplo, as montanhas cobertas de neve, serras, geleiras e colinas antigas, certamente é um país que vale uma visita. De fato, é um destino diferente de todos os outros que você já conhece, além de oferecer muitas surpresas agradáveis.

Porque Nova Zelândia?

O nome Nova Zelândia vem do holandês Zeeland, e significa “terra do mar”. Já o nome maiori Aotearoa (do povo originário da região) significa “terra da longa nuvem branca”.

Aliás, você sabia que a palavra kiwi é o nome de um pássaro típico de lá? E, ainda que os habitantes da Nova Zelândia sejam denominados oficialmente de neozelandeses, são popularmente conhecidos como kiwis?

Onde fica Nova Zelândia no mapa?

A Nova Zelândia, também conhecida como Maori Aotearoa, é um país insular do Oceano Pacífico. Fica a mais de 1.600 km a sudeste da Austrália, o seu país vizinho mais próximo, e é formada por duas ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul. É uma terra remota e foi um dos últimos territórios a ser povoada e colonizada.

Nova Zelândia no Mapa. Imagem de Google Maps.
Nova Zelândia no Mapa. Imagem de Google Maps.

A Nova Zelândia faz parte da Austrália?

A Nova Zelândia não faz parte da Austrália. É separada da Austrália pelo Mar da Tasmânia, sendo um outro país. A distância entre a Austrália e a Nova Zelândia é de aproximadamente 1.500 km (932 milhas) no ponto mais próximo entre o estado insular australiano da Tasmânia e a Ilha Sul da Nova Zelândia.

Arte Maori em pedra.
Desenho maori na rocha.

O que a Nova Zelândia oferece de turismo?

Algumas atividades turísticas populares em uma viagem para a Nova Zelândia incluem passeios e turismo de aventura, caminhadas ou camping. Além disso, o país tem uma riqueza deslumbrante de paisagens de tirar o fôlego, pessoas amigáveis ​​e divertidas, muitas coisas para ver e fazer, comida e vinho de dar água na boca e uma vibração diferente de qualquer outro lugar do mundo.

Se você está se perguntando o que fazer na Nova Zelândia, estes são alguns lugares turísticos:

Porto de Auckland, Nova Zelândia.
Porto da cidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Nova Zelândia Pontos Turísticos

É difícil escolher os favoritos entre os muitos pontos de beleza e a variedade quase infinita de aventuras e atividades ao ar livre que uma viagem a Nova Zelândia tem a oferecer, mas podemos, pelo menos, oferecer uma ideia de por onde começar. Então, continue lendo e descubra mais sobre onde ir, o que ver e o que fazer na Nova Zelândia.

Bay of Islands

A bela Bay of Islands fica na na região de Northland, sendo um lugar de praias intocadas, mergulho, história e clima quente e ensolarado. Afinal, são ao todo 144 ilhas e lindas baías subtropicais! Se acaso você também busca por um parque, saiba que o Bay of Islands Maritime Park é um dos melhores da Nova Zelândia, além de oferecer mergulho e snorkeling mundialmente famosos com uma variedade de vida selvagem, inclui uma vida marinha abundante como, por exemplo, golfinhos, baleias, pinguins, gansos e muito mais.

Monte Cook

O Monte Cook (Aoraki/Mount Cook) é a montanha mais alta da Nova Zelândia, com 3.754 m de altura. Está localizada no MacKenzie Country, isto é, dentro do Parque Nacional Aoraki Mount Cook. Aninhado na base do Monte Cook está a vila Monte Cook Village, com uma pequena variedade de acomodações, isto é, quartos de hotel, pousadas, chalés e áreas de acampamento, restaurantes, planetário e centro de informações (Sir Edmund Hillary Alpine Center). O Monte Cook Village fica a 332 km de Christchurch (que são quase cinco horas de carro).

Fiord Milford Sound

Existem quatorze fiordes no Parque Nacional de Fiordland, sendo o Milford Sound o mais acessível o e o mais famoso deles. Ademais, o caminho até lá percorrido pela Milford Road é uma viagem alpina inesquecível! A beleza deste passeio deslumbra, até mesmo, os moradores locais acostumados com a paisagem de tirar o fôlego da Nova Zelândia.

Sem dúvida, uma viagem para Nova Zelândia pela Fiord Milford Sound é desfrutar ao longo de cintilantes lagos de um belo azul, através de vales inesquecíveis ladeados por montanhas, rios e cascatas e através de uma exuberante floresta tropical ao redor de majestosos penhascos. Toda esta experiência faz com que Milford Sound seja um dos principais motivos para visitar a Nova Zelândia.

Hobbiton Town

O cenário acidentado da Nova Zelândia foi o local de grande parte da trilogia O Senhor dos Anéis e do filme O Hobbit. No entanto, foi uma fazenda de ovelhas que fica na Ilha do Norte que se tornou Hobbiton, o lar dos hobbits na terra da fantasia de JRR Tolkien (a Terra Média).

Fazer um passeio por essa vila mágica é, certamente, uma experiência única. Você pode alugar um carro e conhecer por conta a cidade (que fica a 2 horas de Auckland), mas não é permitido entrar nas casas sem um guia local.

Principais cidades para visitar (turismo Nova Zelândia)

A maior dificuldade que alguém encontra ao se programar para uma viagem de turismo na Nova Zelândia é decidir quais cidades visitar. Na dúvida, não hesite em visitar todas! Mas, caso o seu tempo seja escasso ou você não disponha de meios suficientes, preparamos para você uma lista com os melhores lugares para visitar na Nova Zelândia, tanto na Ilha do Norte quanto na Ilha do Sul.

Auckland

Apesar de ser uma cidade altamente cosmopolita, e também a mais populosa, Auckland não é a capital da Nova Zelândia. De todo modo, a cidade é a mais indicada para os jovens e todos aqueles que apreciam a vida noturna. Além disso, a culinária local também apresenta toda a variedade de um país que recebe influências tanto europeias quanto asiáticas.

Uma boa opção para quem curte bebidas e programações exóticas são os bares temáticos ao longo do porto de Auckland, como o Snapdragon, que reproduz o Velho Oeste americano e o Bungalow 8, que possui uma temática mais tropical. Mas, se acaso você aprecia uma boa cerveja artesanal, não deixe de conhecer o bar irlandês Danny Doolans, que também fica na área do porto.

Se acaso você está a chegar lá, aproveite para reservar o seu transfer em Auckland do aeroporto ao hotel.

Turismo Nova Zelândia, marina de Auckland.
Marina de Auckland

Wellington

Se a sua viagem de turismo na Nova Zelândia for mais para o lado cultural, então a melhor opção está na capital do país, Wellington. Entre vários prédios ultramodernos e espelhados, que por si só já são uma atração, está o Museu Nacional Te Papa, onde é possível conhecer toda a história da Nova Zelândia.

Por outro lado, você também pode dar um passeio gostoso no “bondinho” vermelho de Wellington, que curiosamente, é o símbolo da cidade. De lá se tem uma das vistas mais bonitas do local. Ah! E uma ótima ideia para aproveitar Wellington é fazer um passeio de ônibus turístico!

Turismo Nova Zelândia, bonde vermelho em Wellington.
Bondinho vermelho de Wellington

Christchurch

Localizada na Ilha do Sul, Christchurch é a terceira maior cidade da Nova Zelândia, e também a que mais guarda influência britânica da Era Vitoriana. Além disso, Christchurch é uma cidade que soube combinar de forma harmoniosa, e romântica, o lado urbano com as belezas naturais a tal ponto que ela é conhecida como “A Cidade Jardim”. Aliás, Christchurch é a cidade ideal para os casais e pares românticos.

Além de oferecer uma grande variedade de vinhos com cerca de 40 vinícolas locais, é possível fazer um agradável passeio de barco ao longo do rio Avon, que corta Christchurch em toda sua extensão. E, ao longo das margens do rio Avon, existe uma variedade de parques e jardins que agregam ainda mais à vocação romântica de Christchurch.

Turismo Nova Zelândia, foto do Moinho de agua sobre o rio Avon.
Moinho d’água sobre o rio Avon

Waikato

Se você vai fazer uma viagem para a Nova Zelândia porque é um grande fã das histórias de O Senhor dos Anéis, então Waikato é uma parada obrigatória. Localizada na Ilha do Norte, é num local de Waikato com o pitoresco nome de Matamata que se localiza Hobbiton (que podemos traduzir como A Vila dos Hobbits). Este foi, de fato, o local utilizado para as filmagens de O Hobbit, e os cenários foram deixados como forma de estimular o turismo local. E a fórmula deu certo!

E não somente em Hobbiton, mas também outras cidades da Nova Zelândia serviram de cenário para o filme O Senhor dos Anéis, e são lugares de natureza exuberante e exótica! Foi apostando na força desse turismo “cinematográfico” que as agências da Nova Zelândia começaram a oferecer um “circuito do Senhor dos Anéis” para os fãs da franquia.

Casas de Hobbit, Senhor dos Anéis em Waikato.
Exemplo de casas em da cidade fictícia de Hobbiton

Qual tipo de turismo fazer na Nova Zelândia?

A imensa variedade de lugares lindos, juntamente com uma história riquíssima e, até mesmo, fatos curiosos, fazem do turismo na Nova Zelândia uma atividade que requer um planejamento extra. Claro, a seleção de cidades que fizemos não é exaustiva, já que falamos sobre as principais. Por isso, saiba que existem ainda muitos locais e belezas naturais dentro dessas ilhas (e de muitas outras!). Um ótimo exemplo é o Lago Marian.

Ademais, o tamanho da Nova Zelândia, composta por duas ilhas, pode enganar um pouco a princípio, mas existe uma infinidade de opções para todos os gostos. Sendo assim, antes de viajar para a Nova Zelândia, é bom saber exatamente qual tipo de turismo você busca. Do contrário, o risco de deixar o país sem descobrir o que poderia ter visitado um local do qual você só soube da existência depois, é muito grande.

Ah! E se você faz uma viagem a Nova Zelândia a turismo, aproveite também para conhecer as principais cidades da Austrália, e poder aproveitar ainda mais sua viagem!

Lago Marian na ilha do Sul.
Lago Marian, localizado na Ilha do Sul. Nova Zelândia.

O que é preciso para ir a Nova Zelândia?

Se acaso você está viajando a turismo, então você não precisa de visto. No entanto, para se preparar para a viagem, é preciso de alguns documentos.

O que você precisa para ir a Nova Zelândia a turismo é:

  • Passaporte válido
  • Autorização eletrônica (NZeTA).
  • Pagar o imposto de turismo (IVL)
  • Comprovante de renda, isto é, possuir dinheiro suficiente para se manter no país (pelo menos NZ$ 1.250 por mês)
  • Comprovante do hotel ou endereço onde ficará hospedado

O NZeTA é um formulário eletrônico que ajuda no processo de imigração para turistas. É super fácil e você pode fazer por aplicativo ou pela web. Você precisa incluir seu passaporte, email, cartão de crédito (valor é de NZ $ 9,00) e uma foto.

Um pouco da história da Nova Zelândia

As ilhas que compõem a Nova Zelândia foram ocupadas há cerca de mil anos pelo povo Maori. Os maoris eram originários de um grupo de ilhas no Oceano Pacífico chamado de polinésia, e logo que chegaram a nova terra, a chamaram de Aotearoa, que significa “terra da longa nuvem branca”.

Os primeiros contatos com europeus se deram a partir do século XVII, inicialmente com os holandeses e, mais tarde, com os britânicos. Mas, nesse primeiro momento, não havia ainda um esforço colonizador, e esses britânicos eram basicamente caçadores de baleias (muito comuns na região) e missionários cristãos. 

Já em 1840, com o aumento da presença europeia na Nova Zelândia, e desejosos de dar um fim aos conflitos entre nativos e britânicos, os líderes maoris propuseram a assinatura de um acordo com a Coroa britânica. Esse acordo foi assinado no mesmo ano e ficou conhecido como Tratado de Waitangi.

Contudo, as disputas por terras entre britânicos e maoris continuaram por muitas décadas, e a situação só veio a melhorar a partir de 1975 com o Tribunal de Waitangi, que foi uma forma do Reino Unido corrigir todos os erros cometidos contra o povo maori, inclusive por meio de indenizações.

Espero que você possa aproveitar o melhor de Nova Zelândia lugares turísticos, já deu para ver que opção não falta, não é mesmo?

Perguntas Frequentes

Quando é a melhor época para visitar a Nova Zelândia?

A melhor época para visitar a Nova Zelândia é durante os meses de verão, isto é, de dezembro a março. Nesta época você econtrar dias brilhantes e ensolarados, além de temperaturas entre 18 °C a 25 °C. Assim, você pode visitar as belas praias, ou desfrutar das muitas atividades ao ar livre.

Como ver neve na Nova Zelândia?

A maior parte da neve na Nova Zelândia cai nas áreas montanhosas. A neve raramente cai nas áreas costeiras da Ilha do Norte e a oeste da Ilha do Sul, embora o leste e o sul da Ilha do Sul possam experimentar um pouco de neve no inverno.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2024 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.