De Lugar Nenhum

Turismo na Nova Zelândia – Quais cidades visitar?

turismo na nova zelandia - de lugar nenhum (1)

Você já pensou em fazer turismo na Nova Zelândia? Sabia que a palavra  kiwi é o nome de um pássaro típico de lá? Aliás, os habitantes da Nova Zelândia são denominados oficialmente de neozelandeses, mas são popularmente conhecidos como kiwis, que é uma palavra da língua maori.

Por sua vez, este é o nome da etnia que habita esse conjunto de ilhas (a Nova Zelândia é formada por duas ilhas, chamadas, Ilha do Norte e Ilha do Sul há mais de mil anos.

Porto da cidade de Auckland, na Nova Zelândia

Um pouco da história da Nova Zelândia

As ilhas que compõem a Nova Zelândia foram ocupadas há aproximadamente mil anos atrás pelo povo Maori. Os maoris eram originários de um grupo de ilhas no Oceano Pacífico chamado de polinésia, e logo que chegaram à nova terra a chamaram de Aotearoa, que significa “terra da longa nuvem branca”.

Desenho maori na rocha

Os primeiros contatos com europeus se deram a partir do século 17, inicialmente com os holandeses e, mais tarde, com os britânicos. Mas nesse primeiro momento não havia ainda um esforço colonizador, e esses britânicos eram basicamente caçadores de baleias (muito comuns na região) e missionários cristãos. 

Em 1840, com o aumento da presença europeia na Nova Zelândia e desejosos de dar um fim aos conflitos entre nativos e britânicos, os líderes maoris propuseram a assinatura de um acordo com a Coroa britânica. Esse acordo foi assinado no mesmo ano e ficou conhecido como Tratado de Waitangi.

Contudo, as disputas por terras entre britânicos e maoris continuaram por muitas décadas, e a situação só veio a melhorar a partir de 1975 com o Tribunal de Waitangi, que foi uma forma do Reino Unido corrigir todos os erros cometidos contra o povo maori, inclusive por meio de indenizações.

Principais cidades para visitar, fazendo turismo na Nova Zelândia

A maior dificuldade que alguém encontrará ao se programar para uma viagem de turismo na Nova Zelândia é decidir quais cidades visitar.

Na dúvida, não hesite em visitar todas! Mas caso o seu tempo seja escasso ou você não disponha de meios suficientes, preparamos para você uma lista com os lugares mais interessantes da Nova Zelândia, tanto na Ilha do Norte quanto na Ilha do Sul.

Auckland

Apesar de ser uma cidade altamente cosmopolita e também a mais populosa, em um país que possui mais animais do que humanos, Auckland não é a capital da Nova Zelândia.

De todo modo, a cidade é a mais indicada para os jovens e todos aqueles que apreciam a vida noturna. A culinária local também apresenta toda a variedade de um país que recebe influências tanto europeias quanto asiáticas.

Reserve seu transfer em Auckland

nova zelândia turismo
Marina de Auckland

Uma boa opção para quem curte bebidas e programações exóticas são os bares temáticos ao longo do porto de Auckland, como o Snapdragon, que reproduz o Velho Oeste americano e o Bungalow 8, que possui uma temática mais tropical.

Mas caso você aprecie uma boa cerveja artesanal, não deixe de conhecer o bar irlandês Danny Doolans, que também fica na área do porto.

nova zelândia turismo
Bondinho vermelho de Wellington

Wellington

Mas se a sua viagem de turismo na Nova Zelândia for mais para o lado cultural, a melhor opção está na capital do país: Wellington.

Entre vários prédios ultramodernos e espelhados, que por si só já são uma atração, está o Museu Nacional Te Papa, onde é possível conhecer toda a história da Nova Zelândia.

Por outro lado, é possível também dar um passeio gostoso no “bondinho” vermelho de Wellington, que curiosamente é o símbolo nacional da cidade. De lá se tem uma das vistas mais bonitas do local.

Passeio de ônibus turístico em Wellington

CHRISTCHURCH – Localizada na Ilha do Sul, Christchurch é a terceira maior cidade da Nova Zelândia, e também a que mais guarda influência britânica da Era Vitoriana.

Além disso, Christchurch é uma cidade que soube combinar de forma harmoniosa e romântica o lado urbano com as belezas naturais, a tal ponto que ela é conhecida como “A Cidade Jardim”.

Aliás, Christchurch é a cidade ideal para os casais e pares românticos.

Além de oferecer uma grande variedade de vinhos das cerca de 40 vinícolas locais, é possível fazer um agradável passeio de barco ao longo do rio Avon, que corta Christchurch em toda sua extensão.

E ao longo das margens do rio Avon existe uma variedade de parques e jardins que agregam ainda mais à vocação romântica de Christchurch.

nova zelândia turismo
Moinho d’água sobre o rio Avon

Waikato – Turismo na Nova Zelândia

Se você for viajar para a Nova Zelândia porque é um grande fã das histórias de “O Senhor dos Anéis”, Waikato é uma parada obrigatória.

Localizada na Ilha do Norte, é num local de Waikato com o pitoresco nome de Matamata, que se localiza Hobbiton, que podemos traduzir como “A Vila dos Hobbits”.

E realmente, este foi o local utilizado para as filmagens de “O Hobbit”, mas os cenários foram deixados como forma de estimular o turismo local. 

nova zelândia turismo
Exemplo de casas em Hobbiton

E a fórmula deu certo. Não somente em Hobbiton, mas existem outras cidades da Nova Zelândia que também serviram de cenário para o “O Senhor dos Anéis”, e são lugares de natureza exuberante e exótica.

E foi apostando na força desse turismo “cinematográfico” que as agências da Nova Zelândia começaram a oferecer um “circuito do Senhor dos Anéis” para os fãs da franquia.

Passeio de grutas + Hobbiton, personalizado

Qual tipo de turismo fazer na Nova Zelândia?

A imensa variedade de lugares lindos e juntamente com uma história riquíssima e até mesmo fatos curiosos, fazem do turismo na Nova Zelândia uma atividade que requer um planejamento extra.

A seleção de cidades que fizemos não é exaustiva. Falamos um pouco sobre as principais, mas existem ainda muitos locais e belezas naturais dentro dessas e de muitas outras, como o Lago Marian.

O tamanho da Nova Zelândia, composta por duas grandes ilhas, pode enganar um pouco a princípio. Mas existe uma infinidade de opções para todos os gostos.

Sendo assim, antes de viajar, é bom saber exatamente qual tipo de turismo você busca na Nova Zelândia.

Do contrário, o risco de deixar o país e descobrir que poderia ter visitado um local do qual você só soube da existência depois, é muito grande.

Antecipadamente;
Antes de tudo;
Antes de mais nada;
A princípio;
À primeira vista;
Acima de tudo;
De antemão;
Desde já;
Em primeiro lugar;
Principalmente;
Primordialmente;
Sobretudo;
Primeiramente.
Ainda mais;
Ainda assim;
Além disso;
Apesar disso;
Bem como;
Contudo;
Do mesmo modo;
Em outras palavras;
Juntamente com;
Nesse sentido;
Ou seja;
Porém;
Por exemplo;
Todavia.
Agora;
Anteriormente;
Antes que;
Apenas;
Ao mesmo tempo;
Ao passo que;
Às vezes;
Atualmente;
Constantemente;
Depois que;
Desde que;
Enquanto;
Em seguida;
Então;
Eventualmente;
Finalmente;
Frequentemente;
Imediatamente;
Logo depois;
Logo após;
Nesse meio tempo;
Nesse ínterim;
Ocasionalmente;
Por vezes;
Posteriormente;
Pouco antes;
Pouco depois;
Raramente;
Sempre;
Sempre que;
Simultaneamente;
Todas as vezes que.
Analogamente;
Ao contrário;
Assim como;
Assim também;
Bem como;
Conforme;
Da mesma forma;
De acordo com;
De maneira idêntica;
Do contrário;
Do mesmo modo;
Em contrapartida;
Igualmente;
Por analogia;
Por outro lado;
Segundo;
Semelhantemente;
Similarmente;
Sob o mesmo ponto de vista;
Tal qual;
Tanto quanto.
Lago Marian, localizado na Ilha do Sul. Nova Zelândia.

Se você vai para a Nova Zelândia a turismo, tem que conhecer também essas cidades da Austrália, para aproveitar mais sua viagem!

Dicas para sua viagem:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes