Foto da capa do passaporte brasileiro.

Você já se perguntou se o passaporte brasileiro é ruim? Embora não seja uma pergunta frequente, respondemos aqui a essa pergunta com algumas informações importantes sobre o passaporte brasileiro no contexto turístico, ou seja, sobre o valor do passaporte ao realizar viagens internacionais.

Se acaso você não possui um passaporte brasileiro, e mesmo assim quer saber se pode realizar viagens internacionais, então saiba que é possível viajar sem passaporte! E os destinos são muitos!

Antes de falar sobre os países que aceitam passaporte brasileiro, e dos benefícios do nosso passaporte, comentamos algumas informações importantes, como o preço e vantagens. Vamos lá?

Qual o preço do passaporte brasileiro?

O preço para tirar o passaporte brasileiro em 2022 é de R$ 257,25 para a primeira via, ou para quem apresentar o antigo passaporte.

A única diferença entre a primeira via e a renovação é que, no primeiro caso, você não precisa apresentar seu antigo passaporte. Já no segundo caso, você precisa apresentar seu passaporte antigo ou BO, em caso de perda ou roubo.

Ademais, esse valor pode mudar para R$ 334,42 se a emissão do passaporte é restrita para questões profissionais ou de saúde.

Quais os benefícios do passaporte brasileiro?

Os principais benefícios do passaporte brasileiro são a possibilidade de viajar para mais de 150 países sem necessidade de visto e a de realizar intercâmbios de curta ou longa duração sem gastos adicionais. Por fim, outro importante benefício do passaporte brasileiro é a qualidade e proteção oferecida aos portadores do documento.

Aliás, estas são algumas razões do porque o passaporte brasileiro é muito cobiçado por estrangeiros.

Qual o melhor passaporte?

Primeiramente, deixamos claro que esse é um assunto polêmico e, até mesmo sério, e pode gerar muita discussão. É provável que você tenha escutado muitas pessoas dizerem que gostariam de ter um passaporte europeu ou norte-americano. Da mesma forma, pode ter escutado alguém comentar sobre ter algum outro passaporte que permitisse viajar sem vistos, ou mais facilmente para outros países.

No entanto, o passaporte brasileiro é um bom documento para viajar. Claro, existem outros passaportes que permitem viajar sem visto para mais lugares do mundo se comparamos com o brasileiro. Porém, todos os passaportes possuem restrições internacionais. Além disso, não podemos confundir o peso de ser um europeu com o valor ou peso de ter um passaporte europeu no contexto de viagens.

Aqui deixamos claro que não vamos discutir as vantagens de ser europeu, brasileiro ou norte-americano. Isso fica para um outro texto. Em contrapartida, vamos comentar sobre o valor do passaporte brasileiro no sentido de permissões e restrições em viagens internacionais.

Qual passaporte permite mais viagens internacionais sem visto?

O passaporte japonês é o que possibilita realizar mais viagens internacionais sem a necessidade de um visto. Logo após vem a Singapura e, em seguida, Alemanha e Coreia do Sul.

PaísNúmero de destinos
Japão191 destinos
Singapura190 destinos
Coreia do Sul189 destinos
Alemanha189 destinos
Tabela com país e número total de destinos sem necessidade de visto.

Lembre-se, embora o passaporte brasileiro não é seja o mais poderoso do mundo, temos muitas opções de viagens!

Quais países aceitam o passaporte brasileiro?

Segundo o Portal Consular do Itamaraty, o passaporte brasileiro nos permite conhecer até 150 países sem a necessidade de ter um visto. Se comparamos com outro passaporte europeu como, por exemplo, o espanhol, que permite viajar sem visto para 150 países, estamos empatados. Nada mal, não é mesmo?

A saber, viagens sem visto tem tempo limitado. Geralmente são 90 dias, mas isso pode mudar de país para país. Portanto, consulte o seu destino na lista do Itamaraty para evitar complicações.

Quais países que não precisam de visto para o passaporte brasileiro?

Ao total são 93 países que não exigem visto para o passaporte brasileiro. E o melhor? Existem países nos 7 continentes do mundo! Bom, nem precisa falar que a condição de viajar sem visto é uma das melhores para os viajantes. Afinal, além de organizar sua viagem, você só precisa se preocupar em se divertir.

Já que estamos falando sobre a quantidade de países que você pode conhecer com o documento brasileiro sem visto, vamos saber quais são eles?

América do Sul

Não precisamos dizer que a América do Sul é um continente incrível para viajar. Algumas razões são sua incrível combinação de paisagens únicas, culturas diversas e comidas deliciosas que, certamente, deixa qualquer visitante querendo mais.

Acreditamos que não seja novidade para muita gente que não é necessário viajar sem visto para a América do Sul, afinal, podemos até viajar sem passaporte. Isso porque o Brasil faz parte do Mercosul. No entanto, vale a pena repassar a lista dos países, e os dias, que você pode viajar sem visto:

  • Argentina, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai: 90 dias
  • Bolívia: 30 dias

América Central

A América Central não só é um dos lugares mais desejados e visitados pelos brasileiros, como também por todo o mundo. Mas, porquê?

Bom, lá você poderá conhecer antigas civilizações como, por exemplo, a maia. E não só, como também múltiplas culturas vibrantes. Em sua viagem, você também notará as incríveis florestas tropicais e vulcões que expelem lava, além de poder relaxar em praias ao longo das costas do Caribe e do Pacífico. Com o nosso passaporte, podemos visitar os seguintes países:

  • Antigua e Barbados: 180 dias
  • Belize, Costa Rica, Republica Dominicana, El Salvador: 90 dias
  • Granada, Guatemala e Haiti: 90 dias
  • Honduras: 30 dias
  • Panamá, Jamaica e Nicarágua: 90 dias
  • Santa Lucia, S. Cristovam e Nevis, S. Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago: 90 dias
  • México, Bahamas, Cuba: 90 dias

Se acaso você queira praticar o idioma castelhano, estes seriam os seus melhores destinos. Ah! E você pode começar aprendendo esse idioma sozinho! Você vai ver que é mais fácil do que você possa imaginar!

África

Quando se trata de paisagens incríveis, a África é, certamente, um dos melhores. Com vastas savanas, praias deslumbrantes e montanhas dramáticas, este continente tem de tudo. Quer mais? Visite os cânions épicos, plantações de açúcar e vulcões extintos, que você terá infinitas oportunidades para explorar a natureza no seu melhor!

Esses são os países que você pode conhecer para aproveitar tudo isso:

  • Botsuana, Marrocos, Namíbia, Seychelles e Tunísia: 90 dias

Nada mal, hein?!

Europa

As razões para viajar para a Europa são infinitas. Afinal, só com a sua rica história, cultura e beleza natural já são motivos suficientes para viajar para lá. No entanto, a lista não para por aqui, já que a gastronomia, os habitantes locais e a miríade de pontos turísticos, e maravilhas para ver, fazem com que seja um dos continentes mais visitados do mundo.

A boa notícia é que você pode viajar sem visto para lá. São países que fazem parte do tratado Schegen. Vale lembrar que na Europa você pode ficar até 90.

  • Alemanha, Andorra, Áustria Bélgica, Bósnia e Bulgária
  • Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia e Espanha
  • Finlândia , França, Geórgia e Grécia
  • Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia e Itália
  • Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco e Noruega
  • Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Romênia
  • San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia e Vaticano

Ásia e Oceania

São dois continentes muito interessantes.

A Oceania tem tudo quando se trata de clima e natureza. E você poderá conhecer geleiras, áreas de esqui apina, praias fanáticas e florestas férteis e exuberantes.

Já a Ásia é lar de algumas das culturas mais antigas do mundo. E não só, como também sua arquitetura fascinante, belas paisagens naturais, comidas deliciosas e moradores amigáveis fazem ser um dos destinos mais fascinantes de conhecer. A colorida Ásia preenche todos os requisitos para um destino de férias inesquecível.

Essa é a lista com os países da Ásia e Oceania que você pode viajar sem visto:

  • Cazaquistão e Cingapura – 30 dias
  • Coréia do Sul e Emirados Árabes – 90 dias
  • Filipinias – 59 dias
  • Hong Kong – 90 dias
  • Indonésia e Maldivas – 30 dias
  • Israel, Malásia, Mongólia, Rússia, Tailândia e Turquia – 90 dias
  • Nova Zelândia, Fiji e Tuva – 90 dias
  • Micronésia, Nauru, Palau, Tonga – 30 dias
  • Samoa – 60 dias

Qual o peso de ter um passaporte brasileiro?

Eventualmente pensamos sobre ter nascido em um país do terceiro mundo. Logo, extrapolamos esse conceito ao nosso passaporte. Ou seja, como se nosso passaporte tivesse menos valor. Porém, o passaporte brasileiro está bem, e muito longe de ser um dos piores do mundo. Afinal, se você chegou até aqui deve estar surpreso(a) com a quantidade de países que podemos conhecer sem visto.

Conclusão

Evidentemente, dá para ver que o passaporte brasileiro facilita a viagem para muitos países! Portanto, se esse é o seu desejo, dá até para fazer uma volta ao mundo com o nosso passaporte sem necessidade de visto! Finalizamos com uma mensagem importante: nosso passaporte é fortíssimo!

Porém, se o país que você quer visitar não está na lista, você terá que gastar um pouquinho mais e passar por algumas burocracias para tirar o seu visto. De fato, em muitos casos não são tão difíceis.

Quer saber mais? Leia algum dos nossos posts abaixo para saber qual será seu próximo destino. Afinal, o verdadeiro viajante tem sempre um destino em mente!

Veja também: Onde se hospedar em Barcelona | Alugar apartamento pra temporada | Cozinha Afetiva, de Bianca Aloise

Perguntas Frequentes

É bom ter passaporte?

Sim, sobretudo se você gosta de viajar. Sem ele você não poderá visitar incríveis destinos internacionais como, por exemplo, Espanha, Tailândia ou os Estados Unidos.

Quantos países você visitar com o passaporte brasileiro sem visto?

Com o passaporte brasileiro você poderá viajar para mais de 150 países.

Para quantos países você precisa de visto para viajar com o passaporte brasileiro?

Cerca de 50 países pedem visto prévio para o passaporte brasileiro.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.