Perito Moreno Glaciar, Argentina.

Já passou pela sua cabeça a ideia de viajar sem passaporte? Então saiba que, sim, é possível! Quer saber como viajar sem passaporte? Também explicamos para você! E é moleza! Então vamos descobrir alguns dos destinos internacionais para viajar sem passaporte que valem a pena conhecer?

Como faz para viajar sem passaporte?

Para viajar sem passaporte você tem que ter outro documento oficial permitido no destino que você quer conhecer. Via de regra, você pode usar o RG ou a CNH (para destinos nacionais).

Ou seja, se acaso que você quer viajar pelo Brasil, então você não precisa do passaporte, já que com um documento com foto é o suficiente. Sugerimos usar ou o seu documento de identidade (RG) ou carteira de motorista (CNH).

Se acaso o destino é internacional, então você deverá usar o RG, já que a CNH não vale. No entanto, para viajar sem passaporte, seu RG deve ter uma foto recente. Atenção! A carteira de motorista (CNH) não é valida para viagens internacionais!

Já que você agora sabe como, deve estar se preguntando para onde viajar sem passaporte, certo? Quer saber quais são eles?

Lugares nacionais para viajar sem passaporte?

A lista é grande, e a resposta é curta. Ou seja, você poderá viajar por todo o Brasil sem passaporte. Quer algumas ideias? Se você gosta de praias, então pode visitar as mais isoladas e tranquilas do Brasil. Alguns exemplos são Cabeço, em Santa Catarina, Satu, na Bahia ou Destinas, no Rio de Janeiro.

Se você faz parte do grupo que gosta de viajar de bicicleta, então saiba que existem alguns destinos bem interessante. Alguns exemplos são a Serra da Canastra, em Minas Gerais, ou a estrada da Graciosa, no Paraná.

Gosta de mirantes? Então a praia de Búzios, no Rio de Janeiro, o Morro de Careca, em Santa Catarina, ou Mirante da Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha são boas opções.

Lugares internacionais para viajar sem passaporte?

Novamente, a lista é grande, mas a resposta é curta. Ou seja, os países que você pode viajar sem passaporte são todos os membros do Mercosul. Alguns exemplos são Argentina, Peru, Colômbia ou Uruguai.

Bom, mas já que estamos falando de Mercosul, você sabe o que é?

Acordo do Mercosul

O Mercosul é um comum acordo entre os países da América do Sul. Este acordo permite a livre circulação de pessoas que pertencem a ele, e tenham algum documento oficial e reconhecido, de seu país de origem.

Quer saber quais são eles? Então veja a lista de países do Mercosul. Escolha quais você quer conhecer, garanta que seu RG está em dia e… boa viagem!

Portanto, se acaso o prazo de validade do seu passaporte tenha expirado, ou se você ainda não tenha solicitado um, não adie sua vontade de viajar.

Bom, agora que você já sabe para quais países viajar sem passaporte, aproveitamos para dar algumas dicas para você. Vamos lá?

Para onde viajar sem passaporte?

Para ajudar você a decidir para onde viajar sem passaporte, listamos alguns destinos internacionais. Começamos com a Coloômbia.

Colômbia

A Colômbia é um país incrível e muito bonito. Além disso, é um país culturalmente muito rico. Possui belas praias e moradores super receptivos. Quais as cidades para conhecer?

  • Bogotá
  • San Andrés
  • Medellín
  • Cali
  • Cartagena das Indias

Se acaso você quer conhecer lindas praias, sugerimos Cartagena como a melhor opção. Além disso, as demais cidades são incríveis, sobretudo Bogotá e San Andrés. Enfim, essas são as cidades que você pode conhecer se viajar para a Colômbia sem passaporte.

Peru

Peru é o segundo país da nossa lista. Se você procura por um turismo gastronômico esse país seria seu destino ideal. Pois, de acordo com alguns especialistas de gastronomia, a melhor comida do mundo é a peruana. Dá para você visitar lugares incríveis e tudo isso regado a ceviche e muita cultura. As cidades que recomendamos são:

  • Machu Picchu
  • Lima
  • Cuzco

Se você viajar para Machu Picchu ou Cuzco, planeje bem o período que você quer ficar, já que a altitude pode ser de difícil adaptação. Ademais, prepare-se para caminhar muito.

Argentina

Certamente, os “nuestros vecinos” é um dos países mais visitados por brasileiros. É o país do Tango, sempre regado a vinho (muitas vezes até mais barato que água) e carne. A famosa “parrillada”. Além disso, é o local dos alfajores e doce de leite! Vale a pena conhecer, é muito próximo da gente e com certeza você quererá voltar.

Em suma, essas são as cidades mais visitadas da Argentina:

Para saber mais sobre a Argentina, o site Até Onde eu Puder Ir tem uma matéria incrível de viagem para as Cataratas Argentinas, no Parque Iguazu.

Chile

Em seguida, continuando com nossa lista países para viajar sem passaporte, listamos o Chile. É um dos países com mais belas paisagens que conhecemos. É claro que não podemos deixar de citar a famosa Cordilheira dos Andes, que pode ser vista desde qualquer lugar em Santiago.

  • Santiago 
  • Deserto do Atacama
  • Valparaiso e Viña del Mar

Sob o mesmo ponto de vista paisagístico, o Deserto do Atacama é um destaque! Porém, prepare-se bem para esta viagem, pois não é um turismo de fácil acesso. Neste caso, alugue um carro ou procure por grupos de turismo.

Uruguai

Certamente um país pequeno, mas com ótimas surpresas, além de uma simplicidade de encantar! Ao mesmo tempo, possui uma boa culinária. É, portanto, um país que vale muito a pena conhecer se você não tem passaporte. Essas são algumas cidades:

  • Montevideo
  • Colonia de Sacramento
  • Punta del Leste

Paraguai

Paraguai é o nosso sexto país da lista. Afinal, não podia ficar de fora, pois é conhecido pelos brasileiros como o “paraíso das compras”, já que os preços saem mais barato que comprando no Brasil. No entanto, Paraguai vai muito mais além de um destino comercial. Não acredita? Então prepare sua viagem para estas duas cidades e confira você mesmo!

  • Asunción
  • Ciudad del Leste

Bolívia

A Bolívia tem muito a oferecer. Não só porque é um país super colorido e divertido, mas também porque possui ótima gastronomia e muita cultura. O sorriso dos bolivianos vem como brinde em todas as viagens. Neste sentido, destacamos duas cidades que já visitamos:

Viajar para o Equador (sem passaporte)

Finalmente, chegamos ao nosso último país! O Equador comparte muitas qualidades (assim como todos os países dessa lista). É um país amigável, simpático e muito simples. Vale muito a pena conhecê-lo também! Essas são as cidades que você pode visitar:

  • Quito
  • Galápagos

Enfim, esperamos que tenham gostado. Aproveite as dicas da nossa lista de países para viajar sem passaporte e prepare a sua viagem sonhada pela América do Sul!

Leia também: Como avaliar o ano de 2020 | como ir do Aeroporto de Praga para o centro da cidadeManeiras de economizar dinheiro para viajar!

*Aviso ético do site: nosso artigo contém links de afiliados, ou seja, você pode usar para reservar os seus passeios e recebemos uma pequena comissão por isso, sem afetar em nada o preço final da sua compra. Dessa forma você ajuda que continuemos a trazer novidades sobre viagens sempre!

Lembre-se: os países acima podem ser visitados sem o seu passaporte, usando o Registro Geral (seu RG), porém, sua carteira de motorista não é válida nos aeroportos fora do Brasil!

Perguntas Frequentes

É possível viajar sem passaporte?

Sim. Se o destino que você quer viajar é internacional (apenas Mercosul) você pode utilizar seu RG. Se o destino é nacional, você poderá utilizar, também, a CNH.

Porque viajar sem passaporte?

Por muitos motivos. Se acaso ele tenha expirado ou se você ainda não tenha solicitado um são um deles.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.