Como Viajar Sem Passaporte?

viajar sem passaporte

Já passou pela sua cabeça a ideia de viajar sem passaporte? Quer saber se é possível conhecer outros países sem passaporte ou quais deles não exigem este documento? Neste post lhe explicamos um pouco mais sobre isso!

Primeiramente, não é demais dizer que você pode viajar por todo o Brasil com o seu documento de identidade (RG) ou carteira de motorista. Porém, você também pode fazer viagens internacionais utilizando o RG, sem a necessidade de apresentar o seu passaporte. Mas atenção, a carteira de motorista não é valida para viagens internacionais!

Dessa maneira, veja as dicas que temos para você!

Acordo do Mercosul

Se acaso o prazo de validade do seu passaporte tenha expirado ou se você não tenha solicitado um, não adie sua vontade de viajar. Uma informação importante para considerar, caso você se encontre nessa situação, é que o Brasil possui uma categoria de “convênio” com todos os países do Mercosul. Na verdade, o Mercosul é um comum acordo entre os países da América do Sul e não um convênio propriamente dito. Dessa forma, é possível conhecer todos os países que fazem parte deste comum acordo, pois permitem a livre circulação de pessoas que tenham algum documento oficial, e reconhecido, de seu país de origem.

Portanto, a simples resposta para a pergunta “Como Viajar Sem Passaporte?” é: veja a lista de países que fazem parte deste comum acordo (facilitamos esta lista para você neste link), escolha quais você quer conhecer, garanta que seu RG está em dia e… viaje!

Então, já que a resposta para essa pergunta foi simples, aproveitamos para listar algumas cidades de 8 países do Mercosul você deveria conhecer.

Viajar para a Colômbia sem passaporte

A Colômbia é um país incrível e muito bonito. Além disso, é um país culturalmente muito rico. Possui belas praias e moradores super receptivos. Alguns dos lugares mais turísticos do país são:

  • Bogotá
  • San Andrés
  • Medellín
  • Cali
  • Cartagena das Indias

Se acaso você quer conhecer lindas praias, sugerimos Cartagena como a melhor opção. Além disso, as demais cidades são incríveis, principalmente Bogotá e San Andrés. Enfim, essas são as cidades que você pode conhecer se viajar para a Colômbia sem passaporte.

Viajar para o Peru sem passaporte

Peru é o segundo país da nossa lista. Se você procura por um turismo gastronômico esse país seria seu destino ideal. Pois, de acordo com alguns especialistas de gastronomia, a melhor comida do mundo é a peruana. Dá para você visitar lugares incríveis e tudo isso regado à muito “Ceviche” e muita cultura. As cidades que recomendamos são:

  • Machu Picchu
  • Lima
  • Cuzco

Se você viajar para Machu Picchu ou Cuzco, planeje bem o período que você quer ficar, já que a altitude pode ser de difícil adaptação. Ademais, prepare-se para caminhar muito.

Viajar para a Argentina sem passaporte

Certamente, o país de “nuestros vecinos” é um dos mais visitados por brasileiros. É o país do Tango, sempre regado a vinho (muitas vezes até mais barato que água) e carne — famosa “parrillada”. Além disso, é o local dos alfajores e doce de leite! Vale a pena conhecer, é muito próximo da gente e com certeza você quererá voltar.

Em suma, essas são as cidades mais visitadas da Argentina:

  • Bariloche
  • Ushuaia

Para saber mais sobre a Argentina, o site Até Onde eu Puder Ir tem uma matéria incrível de viagem para as Cataratas Argentinas, no Parque Iguazu.

Viajar para o Chile sem passaporte

Em seguida, continuando com nossa lista países para viajar sem passaporte, listamos o Chile. É um dos países com mais belas paisagens que conhecemos. É claro que não podemos deixar de citar a famosa Cordilheira dos Andes, que pode ser vista desde qualquer lugar em Santiago.

Então, segue a lista de cidades que vale a pena conhecer:

  • Santiago 
  • Deserto do Atacama
  • Valparaiso e Viña del Mar

Sob o mesmo ponto de vista paisagístico, o Deserto do Atacama é um destaque! Porém, prepare-se bem para esta viagem, pois não é um turismo de fácil acesso. Neste caso, alugue um carro ou procure por grupos de turismo.

Viajar para o Uruguai sem passaporte

Certamente um país pequeno, ainda assim o Uruguai revela ótimas surpresas, além de uma simplicidade de encantar! Ao mesmo tempo, possui uma boa culinária, em geral. Essas são as cidades que vale a pena conhecer:

  • Montevideo
  • Colonia de Sacramento
  • Punta del Leste

Viajar para o Paraguai sem Passaporte

Paraguai é o nosso sexto país da lista. Afinal, não podia ficar de fora, pois é conhecido pelos brasileiros como o “paraíso das compras”. Ademais, pode ser muito mais interessante que realizar compras, pois os preços saem mais barato que comprando no Brasil. Você pode visitar o país para ver as cataratas de Iguaçu e cruzar a ponte da amizade caminhando.

Independente de você estar indo fazer compras ou não, duas cidades são ótimas para visitar:

  • Asunción
  • Ciudad del Leste

Viajar para a Bolívia

A Bolívia tem muito mais a oferecer do que muitos turistas podem imaginar. Não só porque é um país super colorido e divertido, mas também porque possui ótima gastronomia e muita cultura. O sorriso dos bolivianos vem como brinde em todas as viagens. Neste sentido, destacamos duas cidades que já visitamos:

  • Santa Cruz de la Sierra
  • La Paz

Viajar para o Equador

Finalmente, chegamos a nossa última cidade! O Equador comparte muitas qualidades (assim como todos os países dessa lista). É um país amigável, simpático e muito simples. Vale muito a pena conhece-lo também! Essas são as cidades que você pode visitar:

  • Quito 
  • Galápagos

Enfim, esperamos que tenham gostado e aproveitado as dicas da nossa lista de países para viajar sem passaporte! Enquanto não sai mais nenhuma novidade, aproveite para ler outros artigos.

Leia também: Como avaliar o ano de 2020 

Veja também: Como ir do Aeroporto de Praga para o centro da cidade.

Leia: Maneiras de economizar dinheiro pra viajar!

Entretanto, não se esqueça: esses países podem ser visitados sem o seu passaporte, usando o Registro Geral (seu RG), porém, sua carteira de motorista não é válida nos aeroportos fora do Brasil.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Robba Caravieri

Robba Caravieri

Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Dicas para sua viagem:

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

booking

Posts Relacionados

como ter desconto no booking

Como Ter Desconto no Booking

Se acaso você está buscando como ter desconto no Booking ou quer reservar sua hospedagem com desconto, mas não sabe muito bem como encontrar o

como fazer amigos na sua viagem - de lugar nenhum

Como fazer amigos na sua viagem?

Amigos e viagem é uma coisa que combina, certo? A questão é que muitas pessoas às vezes deixam de viajar pelo motivo de não terem uma companhia nas férias ou mesmo terem compatibilidade de datas disponíveis pra conseguirem um acompanhante na aventura.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!