viagem de bicicleta pelo brasil

Fazer uma viagem de bicicleta pelo Brasil, em cidades turísticas é uma atividade que vem se tornando muito comum, como em viagens internacionais em cidades, por exemplo, como Dublin ou Amsterdam.

Nas capitais, o incentivo vem através das ciclovias e ciclofaixas, enquanto nos destinos ligados à natureza, a atividade é praticada em meio a trilhas e à beira-mar.

Confira agora quais os melhores destinos para uma viagem de bicicleta pelo Brasil

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é uma ótima cidade para uma viagem de bicicleta pois possui 450 km de ciclovias, que , ao mesmo tempo, seguem por todas as zonas da cidade, além de  trilhas próximas à natureza. 

As ciclovias fazem a ligação de  inúmeros pontos turísticos da cidade, como as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Parque do Flamengo, percorridos, então, por turistas e pelos moradores. 

Caso você queira, poderá fazer seu próprio roteiro para desvendar a cidade pedalando, pois o sistema de compartilhamento de bicicletas é de fácil acesso e,conta com a vantagem de não ser preciso voltar para devolvê-la no ponto de partida. 

Um Mapa cicloviário é disponibilizado no site pela prefeitura, a fim de incentivar esse tipo de turismo, informando todas as rotas da capital carioca.

Balneário Camboriú – Santa Catarina

A Costa Verde e Mar faz parte da região turística ao norte de Santa Catarina, que envolve os municípios de Porto Belo, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Itapema, Bombinhas e Ilhota. 

A  primeira parte deste trecho, de Balneário Camboriú, pode ser iniciada pelo Parque Unipraias, no Portal de Informações Turísticas da Rodoviária, ou no Portal de Informações Turísticas da Avenida do Estado. Em um desses pontos o cicloturista recebe o guia do trajeto, o carimbo de saída e informações necessárias. 

Ele deve passar no Unipraias obrigatoriamente, percorrendo os 6,7 quilômetros de orla da Praia Central até as passarelas de madeira do Pontal Norte. Certamente um excelente destino para uma viagem de bicicleta pelo Brasil! 

Veja também: As melhores rotas para ciclismo em Santa Catarina

Volta das Transições em Minas Gerais

Logo após, a Volta das Transições, localiza-se ao sul de Minas Gerais, circulando a região de Ibitipoca. Seu nome veio da variedade de relevos e vegetação que o cicloturista encontra na rota. São ao mesmo tempo, campos, com recortes de mata atlântica, climas e relevos diversos em um  passeio de quase 400 quilômetros.

São Paulo

A cidade de São Paulo conta com diversos roteiros para serem feitos de bicicleta, o bike tour SP, oferece passeios gratuitos de bicicletas, com grupos de até 15 pessoas.

Primeiramente, inclui a possibilidade de levar idosos, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas que não sabem pedalar e até crianças; todos acompanhados, então, por monitores e equipamentos de áudio em 2 idiomas.

Por onde passa? Viagem de bicicleta pelo Brasil

Os roteiros são divididos em várias rotas. Parque Ibirapuera, Rota Centro Novo,  Avenida Paulista, Vila Madalena, Centro Velho. Viagem de bicicleta pelo Brasil também por São Paulo.

Serra da Canastra em Minas gerais

Localizada em Minas Gerais, em uma importante região de produção de queijo no Brasil, a Serra da Canastra é uma ótima opção para os ciclistas. As estradas de terra ligam vilarejos a cascatas e mirantes com vistas excepcionais. 

Como é a região? Viagem de bicicleta pelo Brasil

Lembrando que a Serra da Canastra, então, é um parque nacional por isso, uma região cuja natureza é muito bem preservada. Sendo assim, ali nasce o famoso Rio São Francisco e, além da possibilidade de pedalar por lá, é possível levar uma barraca e aproveitar para acampar.

Estrada da Graciosa no Paraná

logo depois, mais uma opção, de viagem de bicicleta pelo Brasil, apenas 70 km ligam Curitiba à Morretes no Paraná, famoso destino para quem faz o passeio de trem.

De bike, o percurso é feito da Serra da Graciosa para baixo, em um caminho cercado por uma das faixas mais bem preservadas da Mata Atlântica. 

Ao fim da rota da sua viagem de bicicleta, a cidade aguarda os ciclistas com o barreado, o prato mais tradicional da região. 

Recife – Pernambuco

Em seguida, no Recife, domingo é dia de bicicleta! A Ciclofaixa de Turismo, inaugurada com 36 km de faixas exclusivas para bicicletas, patins e skates, tem faixas vão em direção a Zona Portuária.

Onde tem ciclofaixa por Recife? Viagem de bicicleta pelo Brasil

A ciclofaixa transita por mais de 30 bairros, oferecendo rotas pelas zonas Norte, Sul e Oeste. Na Zona Sul, as atrações são: praia de Boa Viagem, do Parque Dona Lindu e do Forte das Cinco Pontas.

Na Zona Norte, o percurso se inicia pelo Parque da Jaqueira, passa no Teatro Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas e Centro de Artesanato.  Mais uma viagem de bicicleta pelo Brasil.

Em seguida, na Zona Oeste, os destaques são a Lagoa do Araçá, percorrendo a Ponte da Boa Vista e a Casa da Cultura. As três rotas têm fluxo de cerca de 18 mil pessoas a cada domingo.

Finalmente, se você gostou de Viagem de bicicleta pelo Brasil, compartilha com seu amigo que também gosta muito!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.