De Lugar Nenhum

Como aprender um idioma sozinho

como aprender um idioma sozinho - de lugar nenhum

Você está planejando a sua viagem e vai para um país de língua diferente e quer saber como aprender um idioma sozinho?

A dica que eu dou sempre, é saber pelo menos o básico do idioma local, para ficar bem na foto, os locais (em sua grande maioria) adoram ver os viajantes tentando se introduzir na sua cultura, idioma e hábitos.

Se você não tem como frequentar uma escola ou um curso, deve estar se perguntando: como aprender um idioma sozinho? Vou te dar umas dicas quentíssimas!

Pra que aprender inglês? É um artigo que pode ser útil pra você.

Pra escolher um idioma e aprender sozinho tem que…

Tem que ter prazer pelo idioma.

Primeiro conselho que eu dou pra quem quer aprender um idioma sozinho é: gostar do idioma. Esse é o principal.

Esse idioma te cai bem? Gera curiosidade em aprender?

Eu digo isso, pois, por exemplo, eu tenho uma amiga que estudou a vida toda o idioma inglês, mas odeia falar, sempre acha que não fala bem, não se sente segura, não gosta mesmo dele e aprendeu por obrigação.

Se tem obrigação de aprender esse idioma sozinho

Nesse caso, se você precisa falar esse idioma, melhor frequentar uma escola ou pedir ajuda para um profissional, pois é um passo mais difícil.

Em contrapartida, ela ama o idioma espanhol e aprendeu a falar sozinha. Gostar do idioma faz toda a diferença.

Eu falo um inglês bem avançado e nunca frequentei uma escola que não tenha sido as de primeiro e segundo grau, aquela aulinha básica que temos no colégio. Aprendi sozinho, desde pequeno. Eu amo inglês.

Métodos pra aprender

Seja persistente

Encare como um compromisso. Estabeleça uma meta para aprender, é sempre bom. Não estou dizendo que você tem que se matar de estudar ou fazer esforços sobrenaturais.

Estou dizendo que mesmo descompromissadamente, é um desafio ou algo que você vá precisar, entende?

Tente estudar um pouquinho todo dia, ver filmes no idioma, música também é uma ótima para quem está aprendendo outra língua.

Na minha opinião e para mim, particularmente, não tem nada que eu memorize mais do que música. Eu amo ouvir música, praticamente ouço música o dia todo.

Aplicativos

Você já ouviu falar dos aplicativos de idioma?

Está cheio deles e para mim, é o primeiro passo pra você começar a aprender. Eu moro na Espanha e antes de vir definitivamente pra cá, eu usava muito o Duolingo, que me deu uma noção muito boa do espanhol.

Eu já gostava muito do idioma então acabava me divertindo muito.

O aplicativo é u ma maneira fácil de começar a aprender, pois, você está sempre com seu celular e pode fazer em qualquer lugar.

Dá pra ter uma noção básica, aceitar desafios do próprio app, tem um que você tem que fazer 7 dias seguidos e ele te dá uns pontos… E é legal também que ele te lembra diariamente para cumprir as tarefas.

aprender um idioma sozinho

Aqui vai uma listinha de como aprender um idioma sozinho

Positivo: é super completo e tem 34 idiomas pra você aprender. Ensina vocabulário e gramática, além de pronúncia.
Negativo: nenhum

Positivo: é um dos mais populares apps de idiomas e tem idiomas (além dos mais comuns) mais desconhecidos, como turco, indonésio, sueco, catalão, etc.
Negativo: acho que é um pouco lento o método para aprender se você já tem alguma noção do idioma.

Ainda não testei a plataforma.

Aplicativos de Games

Sim, tem como aprender um idioma sozinho também se divertindo e vou te contar, tem uns bem legais!

Eu sempre uso o “Preguntados” em espanhol.

Mas qualquer joguinho que você baixar na versão do idioma que está aprendendo, é valido. Você já percebeu que as crianças têm muita facilidade para aprender idiomas jogando videogame?

Então agora vai pensar nisso com certeza!

Geralmente elas jogam e deduzem o que está passando ali e de repente começam a aprender. Isso se chama estimular o cérebro, certo? Estimule o seu cérebro.

Quer saber se ainda vale a pena fazer um intercâmbio na Irlanda?

Séries, filmes e música

Mais uma vez, estimulando o seu cérebro. Mesmo que você ainda não saiba o idioma, mesmo que assista com legenda, está estimulando o seu cérebro, dessa vez a ver pessoas falando e ouvir pessoas falando.

É super importante que você escute pessoas falando o idioma que quer aprender. É super importante você prestar atenção nas expressões, xingamentos, elogios…

Tem como aprender um idioma sozinho, sim!

Se você é assinante de alguma plataforma de streaming é mais fácil encontrar, pois somente escreva na busca o idioma e eles irão te apresentsar as opções pra assistir.

Eu tenho tentado assistir bastante coisa em espanhol, pra treinar sempre. O que faço sempre também é assistir TUDO com legenda em espanhol, pois isso me ajuda muito, de verdade.

O mesmo serve pra música, eu sempre ouço e uso o app MusixMatch pra ir vendo as letras das músicas (no meu caso, meu app de música/streaming não me mostra as letras). Além de você ver como se escrevem as palavras, vai aprender a cantar.

Podcasts – Como aprender um idioma sozinho

Mais uma opção de como aprender um idioma sozinho, é que você pode ir estudando, treinando seu ouvido, enquanto faz outra coisa.

O “podcast” está aí e veio com tudo, parece que pra ficar. Existem diversas opções de “podcasts” feitos por nativos que te ensinam a falar outro idioma.

Podcast pra aprender Inglês : ESLPod, NPR

Espanhol: Hoy Hablamos, Se Habla Español

Francês: Daily French Pod

Italiano: Slow News in Italian

Alemão: Slow German

Outros – Como aprender um idioma sozinho

Você também pode optar por livros, canais de Youtube, perfis de redes sociais, revistas e gibis do seu interesse…

Você consegue, eu consegui e todos conseguimos! Basta ter força de vontade, planejamento e seguir aqui as nossas dicas!

Aprender um idioma não é tão difícil, além disso, você vai arrasar na sua viagem pro exterior, pedir as coisas no idioma local, impressionar seus amigos (essa eu tenho certeza) e descobrir novos horizontes na vida.

Não tem um motivo que seja negativo pra você aprender uma nova coisa todos os dias.

Fique por dentro sempre aqui nas nossas dicas e se você tiver alguma sugerstão ou alguma dúvida. me pergunte que eu respondo todos os comentários, combinado?

Vou deixar mais uns textos aqui pra você que está planejando mudar os ares da sua vida, planejando um sabático ou mesmo planejando uma viagem de férias pra curtir no seu tempo livre.

Aproveite também sempre nossos descontos que estão relacionados aqui embaixo, além de tarifas especiais para tudo que você precisa você ainda ajuda o site a continuar vivo!

Como aprender um idioma sozinho

Leia também:

Minha primeira viagem internacional

Trabalho Remoto em 5 destinos baratos

Sabático – o que é um período sabático?

O que é um hostel?

Como aprender a falar espanhol?

Aproveite nossos descontos

ademais
afinal
aliás
analogamente
anteriormente
assim
certamente
conforme
conquanto
contudo
decerto
embora
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
  • Dicas para sua viagem:

8 respostas

  1. Gostei muito das dicas de como aprender um idioma sozinho, em especial, das sugestões de aplicativos. Algumas já conhecia; outros, não. Valeu mesmo

  2. Muito bem explicado que a determinação e a persistência são importantes. Eu mesmo aprendi espanhol sozinho e não é fácil. Este conteúdo está muito bom, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *