Livro de Idiomas

Você vai para um país de idioma diferente do seu e quer falar o idioma local? Então veja algumas dicas que preparamos de como aprender um idioma sozinho! Saber falar o idioma local pode ser um diferencial na sua viagem, já que não só vai ajudar a você quebrar a barreira cultural, como também pode ajudar a fazer amigos e ter mais segurança nas suas viagens!

Além disso, aprender um novo idioma oferece muitos benefícios. Podem ajudar você a melhorar a memória, a criatividade, a resolução de problemas e habilidades cognitivas. No entanto, aprender um idioma novo é, também, um desafio que exige tempo e dedicação.

Dependendo do seu caso, frequentar escolas de idioma pode ser impossível e aprender sozinho é a única opção. Por isso, preste atenção nas próximas dicas e formas para aprender algo novo!

Antes de tudo, a primeira dica sobre aprender um novo idioma é paciência. Sem dúvida, essa será a chave para você aprender tudo o que você quiser!

Sem mais, vamos às dicas.

Para aprender sozinho tem que…

Ser persistente!

Além de muita paciência! Na verdade, você precisará encarar isso como um compromisso. Ou seja, estabeleça metas e objetivos. Mas como? Um exemplo é separar 45 minutos ou 1 hora por dia para aprender.

Algumas formas de aprender são escutar música, ver filmes ou ler livros. Aliás, estás são ótimas formas para aprender. Por fim, independente da forma que você preferir reserve este tempo para se dedicar. Quer uma dica? Ao invés de escolher uma única forma, faça um cronograma semanal!

Por fim, não se esqueça de estabeleça prazos. É importante você definir com antecedência por quanto tempo você vai estudar um idioma. Assim você evitará frustração e fará um acordo com você mesmo! Simples, não é mesmo?

Escolha um idioma que você goste

Além de persistência e paciência, você precisa escolher muito bem o idioma que você vai estudar. E como escolher? É simples, você precisa gostar do idioma. Esse é o principal.

Você tem curiosidade em aprender esse idioma? Você gosta da pronúncia? Então é um idioma certo para você. Decerto, isso é um detalhe importante e pode influenciar muito seu aprendizado.

Só para ilustrar, há muitas pessoas que estudaram a vida toda o idioma inglês. Entretanto, sempre odiaram. Qual o resultado? Pensam que não falam bem e não se sentem seguros.

Portanto, se acaso você não gosta de um idioma, é melhor pensar melhor em outra opção.

E se você tem obrigação de aprender esse idioma sozinho?

Nesse caso, se você precisa falar esse idioma é melhor frequentar uma escola ou pedir ajuda a um profissional. No entanto, isso pode ser uma vantagem. E a vantagem de aprender com professores é que você poderá conversar e praticar muito.

A saber, há muitas ferramentas online que podem ajudar você. Alguns exemplos são:

SiteFocoIdiomas
CamblyConversas reais com professores amigáveis ​​dos EUA, Reino Unido e Austrália.Inglês
ItalkiProfessores certificados com experiência comprovada.150+ idiomas
VerblingAprendizado de idiomas no seu horário, com professores de confiança.70+ idiomas
Tabela com plataformas online com professores para aprender idioma.

Quais os métodos para aprender um idioma sozinho?

Atualmente existem algumas formas para aprender um idioma sozinho. Se acaso você utilizar a tecnologia ao seu favor, certamente agilizará este processo. Quer alguns exemplos? Então veja a tabela a seguir:

FerramentaVantagensDesvantagens
AplicativosFoco em gramática. Além disso, geralmente possui exemplos e exercícios.Ao mesmo tempo que é pratico, pode também ser fácil distrairse.
JogosAprender brincando. É, portanto, uma forma leve para estudar.Pode ser básico, além de limitado na forma que ensina.
SériesEstimula o aprendizado com exemplos reais. Ou seja, acentos e como se fala na vida real.Pode ser difícil para principiantes.
PodcastSão feitos por nativos e podem ser muito didaticos.Também pode ser difícil, já que não possui legendas.
Tabela com diferentes formas, vantagens e desvantagens para aprender um idioma.

A seguir listamos alguns exemplos de cada um deles.

Aplicativos

Você já ouviu falar dos aplicativos de idioma? Existem muitos por aí. Os aplicativos podem ser o primeiro passo para você começar a aprender, já que possuem níveis de básico a avançado. Quer um exemplo? Então visite o site do Duolingo.

Com o Duolingo, você poderá aprender leitura, escuta e fala. Ademais, o aplicativo oferece conteúdo personalizado e as lições variam de acordo com o seu rendimento. É super completo e tem 34 idiomas para você aprender. E o melhor? É grátis!

Outro exemplo de aplicativo é o Babbel. O Babbel é um dos apps mais populares de idiomas. Conta 14 idiomas diferentes.

Além do aplicativo o Babbel também tem aulas em vídeo com professores para você ganhar confiança com aulas focadas em conversas.

Aplicativos de Games?

Sim! É possível aprender um idioma sozinho jogando e se divertindo. Não acredita? Então dá uma olhada no “Preguntados”.

No entanto, qualquer outro aplicativo de jogos e idiomas também vai ajudar. Você já percebeu que as crianças têm muita facilidade para aprender idiomas jogando videogame? Isso é porque elas jogam e deduzem o que está passando.

Aprender com séries, filmes ou música

É uma das formas mais gostosas de aprender. Ainda que você não saiba o idioma completamente, você estará estimulando o seu cérebro com algo interativo. E o melhor? Com algo que você certamente gosta. A vantagem aqui é que você poderá ouvir e aprender como as pessoas realmente falam o idioma. Assim, você estará atento as expressões, elogios e, até mesmo, palavrões.

Alguns exemplos de plataformas para assistir séries e filmes são a Netflix, Apple TV e HBO. Se você é assinante de alguma dessas plataformas será mais fácil encontrar esses programas do seu interesse. Outra vantagem é que, além de ouvir, você também pode habilitar legendas.

O mesmo serve para música. Plataformas como Spotify, MusixMatch e o Genius oferecem as letras das canções. No entanto, é importante não se deixar levar pelo ritmo. Deixe preparado a letras de sua música favorita para ler enquanto escuta.

Como aprender um idioma sozinho escutando podcasts?

É mais uma opção de como aprender um idioma sozinho. Você pode estudar e treinar seu ouvido enquanto faz outras coisas. O podcast está aí e veio com tudo. Por isso, existem diversos tipos de podcasts. Ou seja, tem podcasts de viagens, música, filmes e comida.

A seguir deixamos alguns exemplos de podcast para aprender outro idioma.

IdiomaPodcast
InglêsESLPod, NPR
EspanholHoy Hablamos, Se Habla Español
FrancêsDaily French Pod
ItalianoSlow News in Italian
AlemãoSlow German
Tabela de idiomas e podcasts.

Há outras formas de aprender um idioma sozinho?

Além das formas acima, você também pode aprender com livros, canais de Youtube, perfis de redes sociais, cursos online, revistas ou gibis. Formas não faltam, não é mesmo?

É fácil?

Não! No entanto, é possível se você ter força de vontade. Quer uma dica? Não se esqueça do objetivo que você tem em mente e siga o plano. Além disso, pense sempre no resultado final. Ou seja, se acaso é aprender um idioma para viajar, pense que você vai arrasar na sua viagem!

Pense também que você poderá pedir as coisas no idioma local e impressionar seus amigos. Além disso, você também poderá descobrir novos horizontes na vida. Não tem um motivo que seja negativo para você aprender uma nova coisa todos os dias!

Quer saber mais?

Leia também: Minha primeira viagem internacional | Trabalho Remoto em 5 destinos baratos | O que é um período sabático? | O que é um hostel? | Como aprender a falar espanhol?

Perguntas Frequentes

É possível aprender um idioma sozinho?

Sim, é possível. No entanto, não é fácil. Algumas dicas são definir bem seu objetivo e planos de estudo.

Quais as maneiras de aprender um idioma sozinho?

Algumas formas de aprender um idioma só é lendo um livro, escutando música ou vendo filmes. Estas são algumas maneiras de aprender de forma interativa.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

14 respostas

  1. Gostei muito das dicas de como aprender um idioma sozinho, em especial, das sugestões de aplicativos. Algumas já conhecia; outros, não. Valeu mesmo

  2. Muito bem explicado que a determinação e a persistência são importantes. Eu mesmo aprendi espanhol sozinho e não é fácil. Este conteúdo está muito bom, parabéns.

  3. Otimas dicas, me ajudou muito.
    Ultimamente estou usando o portal Fluente na fala para estudar inglês e um site perfeito para quem estuda sozinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.