De Lugar Nenhum

Por que aprender inglês? – 7 motivos e formas de aprendizado!

por que aprender ingles - de lugar nenhum

Por que aprender inglês? Você deve ter ouvido que o inglês é a chave para o mundo do trabalho, ou que você não pode ir muito longe sem saber inglês. Bem: mesmo que você queira suavizar um pouco essas afirmações, saiba que há muita verdade nisso.

Na verdade, saber inglês em alto nível é um trunfo de um candidato que cada vez mais empresas estão considerando contratar. Então é verdade: falar bem inglês certamente traz vantagens em muitos setores, principalmente no campo de trabalho.

No entanto, por trás da escolha de aprender inglês há muito mais: sim, porque a língua inglesa já é inerente a muitos aspectos da vida cotidiana, a tal ponto que entramos muitas vezes em contato sem perceber: quando lemos notícias, assistimos a um vídeo ou anúncio, lemos algo na rua. Conhecer bem, portanto, faz a diferença.

Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas sobre como aprender essa língua, além de outras razões do por que aprender inglês pode ajudar em seu cotidiano. Leia conosco e compreenda melhor essa ideia, vamos lá!

Por que aprender inglês?

Se você ainda está em dúvida sobre por que aprender inglês é necessário, aqui estão 7 boas razões para você começar a estudar essa língua incrível e universal de uma vez por todas. Leia abaixo:

1. Mercado de trabalho

O inglês é e continuará sendo a língua dos negócios internacionais. Mesmo em países onde não é um idioma oficial, 69% dos empregadores disseram que o inglês é importante para sua corporação. Além disso, em alguns setores, como o turismo, saber inglês é absolutamente essencial.

2. Entretenimento pessoalPor que aprender inglês?

É quase certo que suas séries de TV favoritas sejam em inglês. E provavelmente seus videogames e canais do Youtube favoritos também. Enquanto na maioria dos casos você pode contar com uma dublagem discreta, há casos em que as legendas não vêm em seu socorro e saber o idioma original é a única solução.

3. Falar com o resto do mundo

O inglês é e provavelmente continuará sendo a língua de comunicação, mesmo para países que não falam inglês. Imagine ter que falar com um colega chinês: usar o inglês certamente será a melhor solução para vocês dois. Por que aprender inglês? Para fazer mais amigos e conhecer pessoas novas!

4. Para entender os neologismos

Você já ouviu a palavra Handy em vez de celular? Se for assim, é porque o inglês também está mudando. Sim, porque a maioria dos falantes de inglês não é de origem anglo-saxônica e está introduzindo alguns recursos novos no idioma. 

Simultaneamente, o inglês está se tornando cada vez mais popular, mesmo em contextos em que não se fala inglês, e acompanhá-lo é essencial para entender o mundo ao nosso redor.

5. Por que aprender inglês? Porque os empregadores exigem competências mais elevadas!

De acordo com os empregadores e linguistas experientes entrevistados, os alunos das escolas regulares não deixam a escola com as competências linguísticas adequadas para o trabalho, portanto, não importa o quanto você tenha estudado inglês na escola, com toda a probabilidade você precisará estudar por conta própria.

6. É uma língua cada vez mais difundida

Os setores econômicos em que o inglês está ganhando espaço são cada vez maiores. Em países como o próprio Brasil, onde os conhecimentos da língua inglesa não são particularmente elevados, existem problemas em alguns setores: conhecer bem a língua inglesa pode lhe abrir muito mais portas do que você imagina.

7. Para se comunicar em famíliaPor que aprender inglês?

Talvez isso não diga respeito a você diretamente, mas pode ser do interesse de alguém próximo a você. Hoje, muitas famílias nas quais um membro emigrou para o exterior há anos não têm outra ferramenta além do inglês para se comunicar. Imagine netos que cresceram em um país diferente do Brasil: como eles poderiam conversar com seus avós? Exatamente, apenas com o inglês.

Como aprender inglês?

As ferramentas para aprender inglês na era da internet são infinitas. Com base no tempo que você tem disponível e nas necessidades que você tem. Você precisa melhorar sua escuta ou fala, por exemplo? Pode escolher a fórmula mais eficaz e mais barata a sua disposição. Você já sabe por que aprender inglês, agora está na hora de saber como fazer isso e aqui estão alguns exemplos:

1. Séries de TV

Dissemos há pouco que o inglês é útil para entender séries de TV. Mas o oposto também é verdadeiro: ver um episódio – ou algumas cenas – em inglês e voltar a ele em português logo depois, melhora sua compreensão de contextos e diálogos.

2. Youtube

Antecipadamente escolha um tema de seu interesse e tente acompanhar um vídeo em inglês. Se você tiver dificuldade, pode ativar a função de legendas: você verá que nunca mais voltará à língua portuguesa a hora que aprender a compreender a língua inglesa nos vídeos.

3. Seu smartphone

Você já tentou definir o idioma inglês em alguns aplicativos do seu telefone? Em primeiro lugar, teste os que você usa com mais frequência e tente usá-los por um tempo – imediatamente, você se verá imerso na língua diariamente, mesmo sem perceber.

4. Aplicativos de idiomas

Muitos são os aplicativos que permitem que você atualize um pouco a gramática todos os dias, através de pequenos questionários divididos em unidades didáticas. Em seguida, dê a si mesmo um tempo: dez, vinte, trinta minutos por dia e tente se manter constante para aprender inglês na internet. Você verá algumas melhorias imediatamente. Até a próxima!

Agora, veja também: Como aprender espanhol.

Dicas para sua viagem:

2 respostas

  1. Ótimo post,

    sinto que sou outra pessoa depois de aprender inglês, no trabalho já me foi útil varias vezes e diariamente lidando com a internet eu leio/escuto coisas em inglês.

    Para aprender recomendo olharem friends, primeiro legendado em português – quando pegar o jeito coloca a legenda em inglês também e depois deixa sem legenda.
    Fiz isso e notei que meu inglês melhorou muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes