porque é tão importante aprender ingles

Por que aprender inglês? Você já deve ter ouvido falar sobre qual a importância do inglês na vida pessoal e profissional, afinal, o inglês pode ser a chave para o mundo do trabalho. Bem, mesmo que você queira suavizar um pouco essas afirmações, saiba que há muita verdade nisso.

Qual a importância do inglês na vida pessoal e profissional?

A resposta simples é porque o inglês é a linguagem universal. Isto é, não só é a linguá da comunicação internacional, do comércio e finanças, como também é o idioma mais utilizado no turismo. Se acaso você viajar para um país e não souber falar o idioma local, certamente poderá se comunicar em inglês (ao menos nas grandes cidades).

A importância do inglês na vida profissional

Já se falamos da importância do inglês na vida profissional, saber inglês em alto nível é um trunfo de um candidato que cada vez mais empresas estão considerando contratar. Falar bem inglês certamente traz vantagens em muitos setores, principalmente no campo de trabalho.

A importância do inglês na vida pessoal

De maneira geral, a importância do inglês na vida pessoal vai de benefícios cognitivos, como melhorar a memória, criatividade e comunicação, até a possibilidade de conhecer mais pessoas ou estar mais seguro(a) em uma viagem para fora do Brasil.

Por que é tão importante aprender inglês?

Hoje em dia estamos em contato com esse idioma a todo momento (mesmo sem perceber). Isto é, ao escutar música, assistir a um filme, séries de TV ou ver anúncios na internet. No entanto, muitas vezes não entendemos 100% o idioma e conhecer bem pode fazer toda a diferença. Além de poder ajudar em seu cotidiano, você tem a chance de encontrar um trabalho melhor ou morar fora do Brasil.

7 motivos do porque aprender inglês

Se acaso você ainda está em dúvida do porque aprender inglês é necessário, aqui estão 7 boas razões para você começar a estudar essa língua incrível e universal de uma vez por todas:

  • Mercado de trabalho
  • É a língua do cinema e dos jogos
  • Falar com o resto do mundo
  • Viajar pelo mundo
  • É um desafio
  • É uma língua cada vez mais difundida
  • Faz bem para a memória

Mercado de trabalho

O inglês é, e continuará sendo, a língua dos negócios internacionais. Mesmo em países onde não é um idioma oficial como, por exemplo, Espanha ou Alemanha, o inglês é o idioma utilizado nas grandes empresas (sobretudo no turismo e informática).

É a língua do cinema e dos jogos

É quase certo que suas séries de TV favoritas sejam em inglês. E provavelmente seus jogos e canais do Youtube favoritos também. Enquanto na maioria dos casos você pode contar com uma dublagem discreta, há casos em que as legendas não vêm em seu socorro e saber o idioma original é a única solução.

Falar com o resto do mundo

O inglês é, sem dúvida, a língua de comunicação. Imagine ter que falar com um colega chinês, usar o inglês certamente será a melhor solução para vocês dois.

Viajar pelo mundo

Sem dúvida, as suas chances de viajar pelo mundo se tornam muito mais fáceis se você dominar o inglês. Mesmo se você estiver em um país onde o inglês não é a língua nativa, as chances são de que você ainda poderá se comunicar com os locais em inglês. Além disso, você sentirá o benefício de poder viajar de forma independente, sem a necessidade de contar com um guia turístico que fale sua língua nativa.

É um desafio

Certamente aprender um idioma não é fácil. Além de ser um desafio pessoal, também é um desafio para nosso cérebro. No entanto, a satisfação de superar esse desafio é muito positiva (e será ainda maior se você aprender o idioma sozinho).

É uma língua cada vez mais difundida

Os setores econômicos em que o inglês está ganhando espaço são cada vez maiores. Em países como o próprio Brasil, onde os conhecimentos da língua inglesa não são particularmente elevados, existem problemas em alguns setores como, por exemplo, o agronegócio e turismo. Por isso, conhecer bem a língua inglesa pode abrir muito mais portas do que você imagina.

Faz bem para a memória

De fato, aprender um novo idioma oferece muito mais benefícios do que melhorar a memória. Podem ajudar na criatividade, na resolução de problemas e demais habilidades cognitivas. No entanto, aprender um idioma novo é, também, um desafio que exige tempo e dedicação.

Ok, e como aprender inglês?

As ferramentas para aprender inglês na era da internet são muitas. Isso porque além de escolas de idiomas, você pode usar alguma plataforma que encaixe com o seu tempo e disponibilidade. Além disso, há ferramentas que ajudam em pontos específicos do idioma em questão, isto é, você precisa melhorar sua escuta, fala ou escrita?

Enfim, são muitas as formas de como aprender inglês, aqui estão alguns exemplos:

  • Escola de idiomas
  • Intercâmbios
  • Aprender só
  • Plataformas online

Para poder escolher a fórmula mais eficaz e mais barata a sua disposição, é necessário entender algumas delas. E se você já sabe o porque aprender inglês, então fica mais de escolher como fazer isso.

Escolas de Idioma

A principal vantagem em aprender inglês em um curso de idiomas é que você terá um tutor e um plano de estudo feito por pessoas que trabalham com isso. Ademais, é uma forma de aprender mais comoda, já que todo o material é fornecido pela escola e você deverá se preocupar, sobretudo, em fazer as tarefas de casa e prestar atenção nas salas de aula.

Intercâmbios

Um intercâmbio vai muito além de aprender um idioma. Afinal, não só pode ser uma experiência muito enriquecedora, como também você tem a oportunidade de conhecer um novo país, muitas cidades diferentes ou aproveitar as horas de lazer viajando. Outro fator importante é a chance de entrar no mercado de trabalho de todo o mundo. As opções interessantes de intercâmbio são na Austrália (veja todos os detalhes) ou estudar na Irlanda (veja os preços e porque vale a pena).

Aprender só

Afinal, é possível aprender inglês sozinho? A responsa é sim, porém, não é fácil. Algumas formas de aprender um idioma só é assistir séries de TV ou Youtube, usar aplicativos ou ler livros.

É possível aprender inglês sozinho?

Sim, é possível aprender inglês sozinho porque existem mais ferramentas, plataformas e métodos diferentes para aprender que antes não existiam. Claro, para isso é necessário ser persistente (além de ter muita paciência) e definir objetivos concretos como, por exemplo, 45 minutos ou 1 hora de estudo por dia, ou escrever 2 textos em inglês por dia.

Além disso, estes objetivos devem ser medíveis, isto é, com o passar do tempo você poderá comparar os resultados e entender onde pode melhorar.

O que ajuda a aprender inglês?

Se acaso você quer estudar só, saiba que existem algumas dicas simples de seguir e que podem fazer muita diferença no processo de aprendizagem. Alguns exemplos são assistir séries de TV (com e sem legenda), ler livros, usar o YouTube ou aplicativos de idioma.

Séries de TV

Dissemos há pouco que o inglês é útil para entender séries de TV. Mas o oposto também é verdadeiro, ou seja, ver um episódio – ou algumas cenas – em inglês e voltar a ele em português logo depois, melhora sua compreensão de contextos e diálogos.

Youtube

Com o YouTube você não só encontra músicas e vlogs, mas também cursos de idiomas gratuitos. Por isso, use muito o YouTube e para tudo, busque por aulas ou pronúncias de palavras que você tem dúvida e você vai se surpreender.

Ler livros

Você pode aprender muito lendo livros em inglês. Isto é, você não só tem o benefício da mensagem do livro, como também aumenta o vocabulário e aprender construções gramaticais. Em outras palavras, um livro pode melhorar seu modo de vida e seu aprendizado de idiomas ao mesmo tempo.

Aplicativos de idiomas

A vantagem de aplicativo é que você tem a flexibilidade e pode montar a sua própria rotina. Além disso, pode aproveitar o trajeto de casa ao trabalho para fazer algum exercício ou ler sobre vocabulário. Isso sem falar que existem vários aplicativos diferentes para aprender inglês.

PlataformaDescrição
CamblyO Cambly é uma plataforma flexível que oferece professores em qualquer momento do dia.
BabbelA Babbel oferece uma forma divertida de aprendizado com diálogos ao vivo e exercícios.
Mango LanguagesA Mango Languages ​​oferece notas culturais e bastante gramatica, além dos cursos principais.
FluentUO FluentU trabalha com vídeo aulas, e mostram a seus usuários conteúdos que demonstram o uso do idioma.
Aplicativos para aprender inglês

Esperamos ter ajudado com estas dicas do porque é tão importante aprender inglês, afinal, certamente você já teve que usar a língua inglesa em alguma situação do cotidiano, não é mesmo? Se quiser compartilhar essa experiência, deixe para nós nos comentários qual foi ela!

Ah! E não se esqueça, as dicas também servem se você quer aprender espanhol!

Perguntas Frequentes

Como aprender inglês sozinho?

Antes de tudo, para aprender inglês sozinho você precisa ter um objetivo diário, persistência e paciência. Uma vez o objetivo definido, você pode usar o YouTube para buscar ou aplicativo de idiomas para buscar cursos grátis ou ler livros em inglês.

Como aprender inglês escutando música?

Algumas dicas para aprender inglês escutando música são ler as letras das músicas enquanto você a escuta, usar a música para aprender como se pronuncia cada palavra, repetir a música várias vezes e relaxar e curtir a música!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

One Response

  1. Ótimo post,

    sinto que sou outra pessoa depois de aprender inglês, no trabalho já me foi útil varias vezes e diariamente lidando com a internet eu leio/escuto coisas em inglês.

    Para aprender recomendo olharem friends, primeiro legendado em português – quando pegar o jeito coloca a legenda em inglês também e depois deixa sem legenda.
    Fiz isso e notei que meu inglês melhorou muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.