Texto em espanhol em Alicante, Espanha.

Como aprender a falar espanhol? Se você quer aprender esse novo idioma, então veja as dicas de como aprender espahol sozinho grátis (ou não) e aprimore o seu aprendizado! Afinal, existem algumas maneiras que nos ajudam, sim, a aprender bem.

E para ajudar você nesse novo desafio, separamos algumas das dicas que consideramos ser essenciais no seu processo de aprendizado da língua espanhola. Portanto, leia conosco e saiba como aprender a falar espanhol rápido. Vamos lá?

É realmente difícil aprender o espanhol?

De fato, aprender um idioma é sempre um desafio. Porém, se você já tem experiência com outros idiomas, é provável que seja um pouco mais fácil. Isso porque se eles forem do mesmo grupo como, por exemplo, de origem romana, então a gramática será semelhante e você terá uma base para comparação. Ou seja, isso facilita a memorização das estruturas gramaticais.

No entanto, não se sinta em desvantagem se esse é seu primeiro idioma estrangeiro. Faça disso algo positivo, e não um obstáculo, e tenha sempre em mente os benefícios de aprender um idioma:

É útil aprender o espanhol?

Não há uma resposta única e depende de cada um. Se acaso você quer conhecer países de língua espanhola, então será importante aprender a falar espanhol. Além disso, se você trabalha em um local onde aprender um idioma pode gerar novas oportunidades, então pode ser ainda mais útil agregar essa língua ao seu currículo.

Se você gosta de viajar, então saiba que o espanhol é uma língua com ampla distribuição geográfica e uma das línguas mais faladas do mundo. Afinal, se você quer visitar outra cidade estrangeira da América do Sul, então será uma oportunidade de se sentir em casa. Neste caso, é importante ter em mente como falar espanhol básico.

Quais são as melhores maneiras de aprender espanhol?

Afinal, como aprender a falar espanhol? Há diversas formas de aprender esse idioma, algumas delas são:

  • Aplicativo para aprender a falar espanhol
  • Aprender espanhol online (pela internet)
  • Curso de idiomas (escolas de idioma)

Cada caso tem as suas vantagens e desvantagens. Vamos ver cada uma em detalhes?

Aplicativo para aprender a falar espanhol

Ao utilizar aplicativo para aprender a falar espanhol você tem algumas vantagens, isto é, você pode aprender no seu próprio ritmo e focar no que é relevante para você. Além disso, você pode apreder em qualquer moemento equanto estiver livre de distrações.

Se acaso você usar os aplicativos corretos para você, então é uma ótima maneira de como aprender espanhol do zero, além de economizar tempo e dinheiro. Claro, esse método exige que você tenha disciplina, além de poder definir um plano de estudo. Além ser difícil perceber que você está evoluindo.

Alguns aplicativos para aprender a falar espanhol online grátis, ou pagos, são:

AplicativoDescrição
DuolingoO Duilingo utiliza em conjunto a gamificação e aprendizado. Isto é, funciona como uma espécie de jogo em que você avança a medida que aprende.
LinguaLiftÉ um aplicativo voltado para alunos que desejam um programa de idiomas completo (conta com a orientação de um tutor).
HelloTalkÉ um aplicativo destinado a facilitar a prática da fala e eliminar o estresse potencial da conversa em tempo real (possui chats).
MemriseO aplicativo segue um método de aprendizado que se baseia em criar associações engraçadas ou bizarras com as palavras estudadas.
Tabela com exemplos de aplicativo e descrição para aprender espanhol.

Aprender espanhol online

Um dos maiores benefícios de aprender um idioma online é que ele é acessível a pessoas de diversas origens. Outra vantagem é que você pode aprender em qualquer lugar do mundo, além de existirem muitos programas e recursos. Afinal, é uma ótima forma de como aprender a falar espanhol rápido.

No entanto, assim como aprender por aplicativo, o aprendizado de idiomas online exige disciplina e, em muitos casos, significa que você não terá um tutor. Por isso, pense bem se o curso que você busca oferece o melhor para você.

Ok, mas como aprender espanhol online? Algumas plataformas que podem ajudar são:

PlataformaDescrição
CamblyO Cambly é uma plataforma flexível que oferece professores em qualquer momento do dia.
BabbelA Babbel oferece uma forma divertida de aprendizado com diálogos ao vivo e exercícios.
Mango LanguagesA Mango Languages ​​oferece notas culturais e bastante gramatica, além dos cursos principais.
FluentUO FluentU trabalha com vídeo aulas, e mostram a seus usuários conteúdos que demonstram o uso do idioma.
Tabela com exemplos de como aprender espanhol online.

Bom, essas são algumas plataformas que ajudarão você em como aprender espanhol pela internet. Decerto, todas possuem vantagens e desvantagens e sugerimos você acessar cada uma delas para ver qual a melhor no seu caso. Além disso, nem todas são grátis. Isto é, se você optar por uma plataforma paga, veja qual pode ajudar a alcançar o seu objetivo de forma mais rápida.

Curso de idiomas (escolas de idioma)

Se acaso você está se perguntando como falar espanhol rápido, então aprender em um curso de idiomas pode ser a melhor opção. A principal vantagem é que você terá um tutor e um plano de estudo feito por pessoas que trabalham com isso.

Ademais, é uma forma de aprender um idioma de forma mais comoda, já que todo o material é fornecido e você deverá se preocupar, sobretudo, em fazer as tarefas de casa ou prestar atenção nas salas de aula.

No entanto, as escolas de idioma costumam ser mais caras que aprender a falar espanhol online grátis, além de ter um número limitado de alunos e horários não tão flexíveis.

Dicas de como aprender a falar espanhol rápido e fácil

Como você pode ter visto, há uma quantidade cada vez maior de aplicativos e plataformas eficazes para o aprendizado de idiomas (gratuitos ou não). Isto é, não só tornam o processo de aprender um idioma em casa fácil, como também são bastantes convenientes.

Então, para ajudar o processo de aprendizado, seja se você quer saber como aprender espanhol do zero, seja como aprender espanhol de graça, rápido e fácil, leve em consideração as seguintes dicas (elas podem ajudar muito, independente de como você quer aprender o idioma).

Não se deixe enganar pela semelhança

Ao mesmo tempo que o espanhol é semelhante ao português, você também vai notar palavras que são totalmente diferentes (e que se escrevem da mesma forma!). Por isso, não se deixe enganar pelas semelhanças. Ou seja, entenda realmente o significado de cada palavra e da frase em seu contexto geral.

Use um app de idiomas para aprender

A vantagem de aplicativo é que você tem a flexibilidade e pode montar a sua rotina. Além disso, pode aproveitar o trajeto de casa ao trabalho para fazer algum exercício ou ler sobre vocabulário. Além disso, ele cabe no seu bolso.

Assistir a filmes ou series de televisão

Assistir a filmes ou series de televisão são boas práticas de como aprender a falar espanhol rápido e fácil. Programas de TV e filmes ajudarão você a aumentar seu vocabulário, melhorar sua audição e falar como os nativos. Além disso, você pode escolher o que vai assistir com base em seus objetivos de idioma.

Você pode também habilitar as legendas, já que são uma ótima maneira de aprender a acompanhar conversas, e tentar retirá-las pouco a pouco.

Ler livros

Existem escritores espanhóis fantásticos, então se certifique de mergulhar na literatura espanhola também. Por isso, estudar espanhol lendo não só ajudará no idioma, como também a apreciar o trabalho de mestres da literatura, cinema e cultura. As obras de Garcilaso, Quevedo, Bécquer, Cervantes, García Márquez, Allende ou Neruda, assim como as de Almodóvar, Saura ou Médem, só podem ser vistas na íntegra na sua língua original.

Além dos livros, leia também revistas, receitas e jornais online com notícias do cotidiano de países que falam o espanhol como, por exemplo, Argentina, Uruguai ou Chile. Ah! E nem precisa dizer que é uma maneira incrível de como aprender espanhol de graça!

Escutar Podcasts

Podcasts podem ser uma ótima maneira de começar a aprender um novo idioma ou praticar a fluência em um idioma que você já conhece. Com um falante nativo no ouvido, você pode estudar um idioma e ser transportado em um momento em que todos precisamos de uma fuga. Ou seja, enquanto você estiver indo para a escola, trabalho ou casa de amigos, selecione alguns podcasts em espanhol, ouça e aprenda.

Traduza tudo (e mais um pouco)

Se acaso você gosta de escrever, então tente traduzir alguns textos ou criar alguns você mesmo. Quando você escreve novas palavras, você ajuda o seu cérebro a retê-las. Além disso, escrever também ajuda você a entender como integrar as palavras para formar frases inteiras. Isto é, a prática de escrita ajuda você a pensar e falar na língua estrangeira.

Desta forma, você pratica seu vocabulário existente e descobre quais conceitos você ainda precisa aprender. Você pode até escrever suas postagens no Facebook, Twitter ou Instagram em dois idiomas.

Encontre um amor que fale espanhol

Sim, e não é brincadeira! Se o seu namorado, ou namorada, fala o idioma que você deseja aprender, ele, ou ela, pode ajudá muito a aprender espanhol mais rápido. Aliás, você também pode encontrar um amigo que fala espanhol!

Nem precisa dizer que só há benefícios. Como você deve saber, a cultura espanhola é cheia de paixão e drama, e o romance vai levá-lo ainda mais longe!

Viaje para um país de língua espanhola (e pratique lá)

A prática realmente leva à perfeição, e quando o assunto é o aprendizado de uma língua estrangeira, isso se torna ainda mais real. Deixe de lado a timidez e… viaje! Sem dúvida, você cometerá erros, mas lembre-se que isso faz parte e que você também errou quando aprendeu português quando era criança, não é mesmo?

Uma vez que você esteja no país, tente falar com motoristas de táxi, garçons ou pessoas na rua (sobretudo para pedir informação).

Como falar espanhol básico? Viajar é uma ótima forma!
Viajando se aprende mais ainda uma língua!

Não desista!

Independente de como você queira aprender a falar espanhol, faça um plano e cumpra. Se você tem que estudar pelo menos uma hora por dia, faça isso! É como se exercitar: você não pode esperar para ver diferença depois de três horas de prática.

A propósito, você fará mais progresso se começar regularmente do que se tentar fazer tudo de uma vez. E não se esqueça: tudo ajuda!

Siga nossas dicas sobre como aprender a falar espanhol e temos certeza que obterá ótimos resultados. Até a próxima!

Perguntas Frequentes

Porque aprender um novo idioma?

Aprender um idioma não é uma perda de tempo como muitos pensam, mas sim um investimento. Pois, esse aprendizado não só aumenta a possibilidade de conseguir um emprego melhor, mas também enriquece a vida social e cultural.

É fácil aprender um idioma só?

Infelizmente, não. Ainda que não impossível, certamente é um desafio porque exige tanto sua mente (seu cérebro precisa construir novas estruturas cognitivas) quanto tempo (requer prática constante e consistente).



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.