como fazer faculdade fora do brasil - de lugar nenhum

Como fazer faculdade fora do Brasil e de graça? Quais são os meios disponíveis de aprendizado através do meio acadêmico fora do Brasil, sem pagar nada?

Tem como fazer faculdade, pós-graduação, mestrado ou doutorado fora do Brasil sem pagar nada por isso? Como realizar esse sonho de muitas pessoas?

É possível frequentar as melhores faculdades do Brasil e fazer pós graduação no exterior?

Muitos dos brasileiros sonham com uma educação de qualidade, acima da média que recebemos aqui em nosso país.

Sendo assim, em relação a grande maioria dos alunos, é uma minoria que sonha com esse tipo de coisa. O brasileiro aprende para se tornar empregado e nada mais.

Portanto, caso o seu sonho seja este, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo. Vamos lá!

Como fazer faculdade fora do Brasil de graça?

São poucos aqueles que resolvem ir um pouco mais além, ou até mesmo que possuem condições para isso.

Sabemos que existem faculdades e universidades gratuitas, como as federais, porém o deslocamento, a alimentação, o tempo perdido que poderia estar sendo usado para trabalhar e gerar dinheiro.

Mesmo assim, tudo é gasto, e mesmo uma faculdade pública acaba não saindo de graça.

De qualquer forma, muitos guerreiros concluem suas graduações anualmente, ou então se formam no ensino médio, e possuem o sonho de viajar para a Europa, América do Norte ou Oceania (Austrália), para realizar seus cursos de especialização ou primeira graduação no exterior.

Mas tem como fazer isso?

Bem, no conteúdo de hoje vamos responder a essa e outras perguntas semelhantes, buscando explicar a você, nosso leitor, a como fazer faculdade fora do Brasil e de graça.

Dicas para quem quer estudar fora do Brasil e de graça

Você chegou até nosso conteúdo para saber como fazer faculdade fora do Brasil e de graça, mas antes disso, é necessário que conheça algumas de nossas dicas.

São dicas essenciais para quem busca um dia viajar para o mundo acadêmico no exterior, portanto, leia todas com muita atenção:

Aprenda inglês ou espanhol

Aprender uma língua estrangeira é de suma importância se você busca compor o mundo acadêmico do exterior em algum momento.

Para sermos ainda mais específicos, é de suma importância que você aprenda inglês ou espanhol, sendo a primeira dessas duas opções ainda mais importante.

Onde tem mais brasileiros fazendo faculdade fora do Brasil?

Os países que mais recebem os brasileiros estudantes:

  • Portugal
  • Espanha
  • Logo depois, os Estados Unidos
  • Irlanda
  • Inglaterra, entre ioutros

Atualmente, quase todos os artigos científicos no mundo estão em inglês. Caso você seja formado, temos a certeza de que a seção “Abstract” de seu TCC foi escrita em inglês.

Tanto ao nível acadêmico quanto para “se virar” lá fora, aprender inglês é um requisito quase que obrigatório, solicitados certificados de proficiência em inglês por algumas instituições de ensino.

Tenha boas notas

Outra dica muito importante é que você busque sempre manter boas notas.

Além da sua proficiência em inglês e espanhol, algumas instituições utilizam o histórico escolar ou acadêmico como base para sua aprovação, ou seja, o seu desempenho é um fator crucial na hora da escolha dos bolsistas.

Esteja você no ensino médio ou no ensino superior, caso queira realmente saber como estudar fora do Brasil e de graça, ganhando uma bolsa, por exemplo, para estudar na Inglaterra, é necessário que tenha uma média alta, necessariamente acima de 8,5, sendo ainda melhor se estiver acima de 9.

A média geral de todas as notas da faculdade do redator que vos escreve, por exemplo, é de 8,2, considerada baixa para protocolos de seleção de grandes universidades do exterior que oferecem bolsas para estrangeiros brasileiros.

Tenha um certificado de proficiência

Lembra-se de quando mencionamos que muitas universidades solicitam certificados de proficiência em alguma língua (geralmente o inglês)?

Bem, existem diversos certificados que podem ser adquiridos realizando provas anualmente.

Essas provas consistem em testes teóricos e orais, que visam compreender a sua eficiência como falante da língua estrangeira.

É de suma importância que você já tenha “engatado” um certificado como esses em mãos, para agilizar o processo quando a universidade escolhida solicitar a você.

Faça um passaporte

Como estudar fora do Brasil e de graça? Não tem como saber disso se você não tem um passaporte.

Antes de fazer o documento saiba:

  • Ele demora entre 45 e 90 dias para ficar pronto
  • Se for uma necessidade de urgência, por exemplo, você poderá ficar sem viajar
  • Ele tem um custo para ser solicitado, de R$275.00
  • Veja como tirar o seu passaporte

Então, recomendamos que assim como o certificado de proficiência, você tenha um passaporte em mãos.

Como fazer faculdade no exterior de graça?

Bem, já lemos uma série de dicas interessantes para quem deseja estudar no exterior, mas afinal, como estudar fora do Brasil e de graça?

A única forma de realizar esse sonho é ficar de olho na abertura de processos seletivos para bolsistas estrangeiros em grandes universidades.

Assim, quando esses processos abrirem, você deve se inscrever com base nas informações solicitadas, no curso desejado, que pode ser de níveis diferentes do mundo acadêmico.

Esperamos ter ajudado você a ter sanado todas as suas dúvidas sobre o assunto em questão.

Veja também: Quais os requisitos e documentos necessários para morar no exterior

Até a próxima! Compartilhe nosso artigo!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.