morar na espanha - de lugar nenhum

Está pensando em morar na Espanha? Quer sair do país e está pensando em ir para lá?

A Espanha é um ótimo país, amigável, cheio de cultura, diversidade, gastronomia e muitas outras coisas que vão te encantar.

Conheça algumas particularidades sobre morar na Espanha, que você precisa saber antes de se mudar para o país.

Vamos lá?

Um pouco sobre a Espanha

A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental. Bem como, tem uma população de 46 milhões de pessoas e sua capital é Madrid.

O país, tem uma história longa e variada, desde a ocupação da Península Ibérica pelos romanos até seu estabelecimento como uma região autônoma sob o domínio de Napoleão até seu status atual de monarquia constitucional.

Além disso, a diversidade da Espanha inclui idiomas regionais como, por exemplo, o catalão, basco e galego, falados com direitos iguais ao espanhol. Cada um em sua região.

A economia da Espanha é uma das maiores economias do mundo por PIB (produto interno bruto) de acordo com dados publicados em 2017 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Moeda e idioma da Espanha

A Espanha usa como sua moeda, o Euro (€) assim como, a maioria dos países da União Europeia.

O idioma oficial do país, é o Espanhol, porém, você vai ver que se fala diversos idiomas em diferentes regiões, como:

  • O catalão, na Catalunya, que é onde fica Barcelona, por exemplo
  • Em seguida, O basco, originário do País Basco, onde fica Bilbao
  • Por fim, o galego, da Galícia, que é onde fica por exemplo, Santiago de Compostela
  • E outros.

Salário mínimo da Espanha

O salário mínimo espanhol tem uma média de €1100.00 mensais. Podendo variar, pois, por lá, geralmente, o salário é calculado anualmente e não mensalmente como no Brasil.

Quando você é contratado por uma empresa, geralmente, ela vai te dizer que o salário é de X euros anuais.

Alimentação na Espanha

O país conta com uma alimentação vasta, saudável e com muito frutos do mar e peixes.

Geralmente, a dieta mediterrânea é muito diversificada, com muitos grãos, frutas e vários tipos de bebidas.

Aos domingos, os espanhóis, gostam de sair pras ruas, tomar um café da manhã saudável e reforçado, para aproveitar o sol e as mesinhas na calçada. Em geral, se come muito em restaurantes na Espanha.

Fuso horário da Espanha

A Espanha tem apenas um fuso e no horário normal, está 4 horas na frente do Brasil. Quando o país entra em horário de verão, fica 5 horas à frente do horário de Brasília.

Isso acontece entre os meses de março e outubro, todos os anos.

Clima na Espanha

Quanto ao clima espanhol, saiba que o país, tem todas as estações do ano muito bem definidas. Se você pensa que o continente europeu só tem países frios e cinzentos, saiba que em relação à Espanha, por exemplo, isso está errado.

Na Espanha, temos 3000 horas de sol todos os anos!

Primavera – Morar na Espanha

A primavera espanhola que acontece de março até o fim de junho, é uma estação perfeita, bastante ensolarada, o que, ao mesmo tempo, te possibilita fazer muitos passeios ao ar livre, piqueniques nos parques e mutias das vezes, pegar uma praia.

Verão – Morar na Espanha

Logo depois, o verão espanhol, de julho a setembro, é bem generoso e você vai facilmente encontrar temperaturas acima de 30 graus por todo o país. São os meses de férias, então, quando as praias estão lotadas, as cidades bem cheias, ou seja, com muitos turistas por todo o país.

Em alguns lugares, por exemplo, anoitece quase às 22h.

Outono – Morar na Espanha

Em seguida, o frio começa a chegar no outono, como em muitos lugares do mundo. As noites chegam mais cedo e o clima começa a atingir mais baixas temperaturas. Bem como, é a época do ano, que mesmo com sol e calor, você não pode sair de casa sem uma blusa na bolsa ou mochila.

Inverno – Morar na Espanha

Em sua maioria dos países europeus, essa é a estação mais temida, mas não se aplica á Espanha. Sim, faz frio no país, mas com temperaturas mais amenas, é difícil nevar, por exemplo, e mesmo na estação o sol está sempre presente.

Em Barcelona, por exemplo, o clima varia entre 5 e 15 graus. Em alguns dias, mesmo no inverno, na cidade, você vai ver dias com 18 – 20 graus. É o inverno perfeito pra quem mora em outros países, com neve e temperaturas negativas.

Trabalho e custo de vida na Espanha

A Espanha é um belo país com uma excelente qualidade de vida. O custo de vida na Espanha é muito menor do que em outros países europeus como o Reino Unido ou a Alemanha.

A Espanha tem uma taxa de desemprego alta e pode levar tempo para encontrar um emprego. Mas, uma vez empregado, você receberá benefícios como saúde pública, moradia acessível e educação gratuita até o nível universitário.

Como é ser um expatriado na Espanha?

A Espanha é um lugar muito popular para se viver para os expatriados. Tem um custo de vida mais baixo, mencionado acima, do que a maioria dos outros países europeus e oferece boa qualidade de vida aos seus cidadãos.

A Espanha é um dos lugares mais baratos da Europa para se viver, com um dos mais altos padrões de vida.

É também um dos países mais seguros da Europa, tanto em taxas de criminalidade quanto de desastres naturais. O país tem uma cultura rica, ótima gastronomia e um clima excelente.

Categorias de vistos para morar na Espanha

Existem alguns tipos de vistos para morar na Espanha, cada um com sua particularidade. Entre eles estão:

Visto de trabalho

Quando você é contratado por uma empresa, ainda estando no Brasil, para exercer uma função em empresa na Espanha. Muito comum no país, ser contratado, por exemplo, pela área de tecnologia, que está em alta por aqui.

Visto de Estudante

Você pode concluir uma faculdade na Espanha ou mesmo uma pós-graduação com mestrado, tem direito a viver legalmente no país enquanto estuda.

Visto para familiares

Para pessoas casadas com cidadãos espanhóis, ou filhos de espanhóis.

Visto de investidor

Em seguida, se você quer investir em alguma área na Espanha, saiba ser possível obter um visto também para abrir uma empresa ou negócio por lá.

Gostou de saber um pouco mais sobre morar na Espanha? Tem alguma pessoa conhecida que quer mudar para lá? Envia esse artigo pra ela.

Ainda na Europa, você pode ver como é viver na Islândia ou então, qual o custo de vida em Portugal

Conheça os requisitos e documentos necessários para brasileiros que desejam morar no exterior



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.