sabático

Sabático – o que é um período sabático?

Vamos começar com a pergunta que todo mundo se faz mas que poucos tem coragem pra tirar do papel: Eu posso fazer um ano sabático? Eu posso ter um momento da vida que eu consiga dedicar as coisas somente a mim? A resposta é sim e vamos te explicar o que é um período sabático, iniciando esse novo capítulo aqui do site, onde estamos planejando o nosso próprio período sabático. Vamos lá?

O significado de período sabático

Como eu disse mais acima, um período que todo mundo merece na vida pra cuidar mais de si mesmo, pra fazer coisas que sempre teve vontade e que nunca teve tempo na vida.

Um momento pra se redescobrir e saber por qual motivo você está aqui, pra trabalhar com coisas que te dão mais prazer na maioria do tempo, pra trabalhar em lugares legais que não seja o seu ambiente, o qual já está acostumado ou mesmo saturado…

Cada um tem um significado diferente de “período sabático”, cada pessoa sabe a necessidade que carrega aí no seu peito, eu só posso falar da minha, você só pode falar da sua e assim vai.

Vou tentar explicar o que é um período sabático, mas a resposta está dentro de você e não estou querendo ser “espírito de luz ou ser evoluído”. Estou falando aqui de uma coisa real e que é totalmente possível.

Mas vamos para o significado em palavras:

Período sabático é um tempo que você tira uma "licença" da sua vida usual, do seu trabalho, da sua carreira, pra desacelerar, pra descobrir outras coisas na vida. 
Também é conhecido como "gap year". 
Um período que você tira pra viver novas experiências, trabalhar com coisas diferentes, visitar lugares diferentes, conhecer outros tipos de culturas, etc;

Como fazer? É fácil falar, não é mesmo?

Sim, verdade. Mas pra isso, óbvio que você vai precisar de um planejamento, se organizar, ter um “plano de sabático”, mas no decorrer dos textos que vamos publicar, iremos te mostrar que é totalmente possível.

Eu e a Vitória (que vai fazer um sabático no mesmo período e em alguns pontos juntos) ainda não fizemos o nosso período sabático, estamos começando esse plano do zero, ou seja, podemos trocar essa experiência em tempo real, a gente pode fazer juntinhos.

Estamos exatamente na fase do planejamento para fazer isso em 2022 caso a pandemia nos dê uma trégua e nos permita. Já começando a pensar positivo, por isso risquei essa frase.

Período sabático não é férias!

A não ser que você decida que seja, que você seja abastado de grana, mas vamos falar da realidade: eu acho que 80% das pessoas não são.

Eu estou falando dessa realidade, pois, se todo mudo fosse abastado financeiramente e preparado, a palavra “sabático” não te assustaria tanto. Estou certo?

Você pode e na maioria das vezes, vai continuar trabalhando. Só que de uma maneira diferente. O planejamento começa por aí.

Você terá que se adaptar pra trabalhar remotamente, ou mesmo conseguir um trabalhinho pra ajudar nas despesas.

De novo, muito fácil falar, né? Sim, é.

Como começar isso? Estude algo que gosta de fazer e que te dê mais liberdade pra trabalhar de qualquer lugar.

Hoje vimos que isso é possível, pois a pandemia nos trouxe esse “trabalhar de casa”. Você já pensou inclusive que nem precisa se desfazer do seu trabalho atual pra fazer um sabático?

O seu dinheiro paga todas as suas contas aí na sua casa, qual o motivo de ele não conseguir pagar suas contas em qualquer lugar do mundo?

Se você mora de aluguel por exemplo, pode guardar as suas coisas em um galpão, estilo desses estadounidenses, onde as pessoas guardam tudo delas que está sobrando pela casa (um storage).

E você encontra esse serviço por um valor que nem é grande, tenho certeza que não custa 10% do valor do seu aluguel. Vamos pesquisar? Eu achei um monte no Google em São Paulo e custa menos do que eu imaginava.

sabatico storage
Você pode guardar tudo o que tem em um “storage”. Esse serviço tem em toda parte do mundo.

Se você tem casa própria é ainda mais fácil, pois você pode alugar o seu apartamento e ainda fazer uma super renda. E pode alugar mobiliado e ainda ganhar mais por isso.

Eu disse que era mais fácil do que se imaginava.

De que eu posso trabalhar estando fora da minha casa?

Sério se joga. Veja o que você gosta de fazer, uma coisa que sempre curtiu fazer na vida e que não teve a oportunidade ou tempo pra fazer.

Eu por exemplo, comecei esse site e tenho mil coisas em mente. Tenho também, amigos que editam vídeos e podcasts, tenho amigos fotógrafos, tenho amigos que trabalham no Brasil pra empresas gringas de suas casas, tenho amigos que administram redes sociais… Para de dar desculpa.

Creio que de onde você tiver uma rede de internet, onde seu telefone funcionar e tiver um sinal, você consegue trabalhar.

É assim que eu vou trabalhar.

Morar fora sem pagar hospedagem. E nem comida.

É completamente possível. Existem plataformas que oferecem em troca de um trabalho voluntário, por pouquíssimas horas por semana, a hospedagem e muitas vezes até a sua alimentação.

Ainda por cima, você faz um super intercâmbio cultural e até de outros idiomas. Você pode aprender um monte de coisas, línguas, trabalham em lugares super legais, ajudar muitas pessoas, uma infinidade de coisas.

Olha só, o Worldpackers, por exemplo. É uma plataforma criada especificamente para isso, para conectar pessoas que estão precisando com as pessoas que estão oferecendo.

Você pode trabalhar em hostels, projetos sociais, restaurantes, ajudar nas redes sociais de alguma empresa, design e mais um milhão de coisas. Você paga uma anuidade de US$39,00 para se aplicar. Não paga nada pra pesquisar as vagas.

Olha essa vaga, por exemplo, que eu tirei de lá:

Um hotel/super camp na Praia de Pipa-RN, precisa de uma pessoa pra dar um upgrade na divulgaçao, com fotos, redes sociais, design, etc;. Por quatro horas de trabalho diárias, seis dias por semana eles oferecem pra você:

  • hospedagem
  • lavanderia
  • uso da cozinha
  • pranchas de surf
  • aulas de surf

E de quebra você ainda leva:

praia de pipa
Essa é a Praia de Pipa, onde você vai trabalhar…

Você nem precisa mudar de país se não quer. Tem projetos às vezes em lugares legais ai no seu estado mesmo.

Vantagens e desvantagens de um período sabático

Claro, tudo tem vantagem e desvantagem, mas eu acho que nesse assunto tem muito mais vantagens.

Vantagens:

  • sair da sua zona de conforto
  • viajar
  • conhecer pessoas e culturas diferentes da sua
  • sair da chatice, viver coisas novas, se livrar de todo o cansaço mental e emocional que você tem no seu trabalho
  • aprender idiomas
  • melhor seu currículo, caso deseje se aplicar ao mercado de trabalho novamente
  • saber quem é você de verdade, creio que esse seja o mais valioso de todo.

Desvantagens

  • incertezas (a gente já tem e muita, nada muda, pois mesmo você aí trabalhando, pode perder o seu trabalho amanhã e não tem como controlar isso)
  • preocupações com a sua renda (se você não leu com atenção tudo que eu disse acima)

Viu só?

Você pode guardar dinheiro, sempre separar uma quantia do seu salário, cortar alguns gastos, eu falei disso aqui nesse post de “Maneiras de Economizar Dinheiro pra Viajar e funciona muito.

Eu tenho guardado todo mês aproximadamente 20% do meu salário mensal. É pouco ainda, mas vou guardando, pois é melhor guardar um pouco do que nada, quanto mais você guardar menos vai precisar se preocupar com isso.

Começando o meu planejamento

Então vamos fazer um exercício e começar a se planejar? Você vai precisar de:

  • Definir o seu objetivo, descobrir o motivo pelo qual você precisa parar de viver essa vida de hoje e também o que deseja fazer.
  • Coloque no papel, de verdade, escreva as coisas. Escrever é maravilhoso pois seus olhos passam a ver os seus planos.
  • Definir com o que você gostaria de trabalhar se você precisar de um trabalho novo. Verificar alguns cursos sobre isso. Use a imaginação e as ferramentas de busca também!
  • Definir por quanto tempo inicialmente você vai ficar fora.
  • Definir o que fazer com a sua casa, com as suas coisas, com coisas que você pode se desfazer, vender, gerar uma renda que você nem imagina. Tenho certeza de que você tem coisas na sua casa que não usa há tempos. Elas valem dinheiro. Dinheiro pro seu período sabático.
  • Verificar todas as suas contas na sua vida de hoje, fazer uma planilha com tudo que você gasta, serviços que usa pra saber um total mensal de seus gastos. Somente assim você vai saber do quanto dispõe para ficar fora, mensalmente.
  • Planejar pra onde você gostaria de ir, estudar sobre esse lugar, qual o custo de vida e de quanto você iria precisar diariamente de grana, pra estipular uma meta. Estipular essa meta é essencial.

Aguardo seus comentários, esse texto já ficou um pouco longo. Vamos fazer isso comigo? Logo eu volto pra contar outras coisas pra vocês.

Até e boa diversão planejando seu sabático!

Descontos através do nosso site

período sabatico
ademais
afinal
aliás
analogamente
anteriormente
assim
certamente
conforme
conquanto
contudo
decerto
embora
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
ademais
afinal
aliás
analogamente
anteriormente
assim
certamente
conforme
conquanto
contudo
decerto
embora
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
ademais
afinal
aliás
analogamente
anteriormente
assim
certamente
conforme
conquanto
contudo
decerto
embora
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente

35 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *