Qual o significado de período sabático para você?

Vamos começar com duas perguntas que geram dúvidas em muita gente, mas que são importantíssimas para entender o sabático:

  • O que é período sabático?
  • Qual é o significado de período (ou ano) sabático?

Muita gente deseja tirar um período sabático com o intuito de refletir, pensar sobre si mesmo, viajar e realizar sonhos postergados devido à rotina do dia a dia. Afinal, é realmente isso que você precisa? Vamos descobrir juntos!

O que é sabático (significado da palavra)?

A palavra sabático tem suas origens na palavra hebraica šhabbat (שַׁבָּת), e significa “o [dia] de descanso”. Suas origens remontam a milênios atrás, quando os hebreus descasavam no sétimo ano da colheita.

Aliás, o ano sabático foi um costume agrícola altamente respeitado e permitiu que a terra fosse deixada em pouso para reabastecimento após 6 anos consecutivos de plantio. Isso não só permitiu um ano de descanso (e de tributação), como também que a terra se recuperasse após este ciclo de fertilidade.

Em suma, o conceito é baseado na prática bíblica do shmita (ano sabático), que está relacionado à agricultura. O fato curioso a saber é que a palavra sabático está relacionado ao sábado, que se refere ao dia bíblico de descanso, ou ao sétimo dia.

O que é um período sabático?

Já um período (ou ano) sabático é um período em que alguém faz uma pausa prolongada do trabalho, escola ou atividades do dia a dia. Ainda que a origem da palavra refere-se a uma tradição judaica, o conceito foi adaptado para sociedade atual (não só judaica).

As razões para tirar um ano sabático podem variar de pessoa para pessoa. Alguns exemplos são a obtenção de um diploma, trabalhar em um projeto pessoal, viajar pelo mundo ou passar mais tempo com a família. Esse período pode durar alguns meses ou até um ano completo.

Por que fazer um sabático?

Você pode fazer um ano sabático? É possível ter um momento na vida que você consiga dedicar tempo somente a você mesmo? A resposta é sim!

Não faz muito tempo que a tendência em fazer um ano sabático se popularizou na sociedade atual, aliás, sob o termo gap year, a prática de ter um ano de descanso chamou a atenção de muita gente, sobretudo de jovens, que usavam esta pausa para viajar para o exterior antes de começar a universidade ou de aceitar seu primeiro emprego.

As razões para fazer um ano sabático são diversas e podem variar de pessoa para pessoa, no entanto, existem alguns motivos que se repetem entre pessoas que desejam fazer um sabático:

  • Aprender e praticar um idioma
  • Fazer um trabalho de voluntário em outro país
  • Se formar para mudar de trabalho
  • Simplesmente descansar
  • Fazer um sabático religioso

Sejamos sinceros, uma pausa por um período na vida para recarregar suas baterias, praticar um idioma, viajar ou conhecer outras culturas é algo que desperta nossa curiosidade… No entanto, para se jogar nessa ideia é necessário se preparar e muita organização.

Como se preparar para um período sabático?

Agora que você tem uma ideia mais precisa do significado de sabático, vamos ver como se preparar com esse cheklist básico:

  1. Pesquise
  2. Monte um plano
  3. Fale com sua família e/ou trabalho
  4. Monte um checklist

Pesquise

Ainda que a ideia seja tentadora, é importante entender se você é realmente capaz de tirar uma licença ou se você consegue fazer um sabático. Afinal, não queremos nos anteciparmos demais já que muitas decisões estão em jogo.

A parte da pesquisa não só considera fatores relacionados ao trabalho, mas também pessoais e de sobrevivência. Ou seja, é necessário verificar se você consegue, por exemplo, uma licença não remunerada, se você tem meios e recursos para viver durante esse período e, principalmente, se acaso você tem um objetivo ou precisa fazer um sabático.

Como saber se preciso de um ano sabático?

A melhor forma de saber se você precisa de um ano sabático é, na verdade, olhar para dentro de si e se questionar se você tem algum objetivo a longo prazo. Sem o sabático, você conseguirá alcançar esse objetivo? Você precisa dedicar esse tempo pessoal a si mesmo?

Como um período sabático é um tempo que você tira uma “licença” da sua vida quotidiana, do seu trabalho ou da sua carreira, somente você poderá responder se é necessário um sabático para descobrir outras coisas na vida.

Planeje

Se acaso você já tenha se decidido por fazer um ano sabático, independente do significado que ele tenha para você, o segundo passo é planejar. Se organizar e ter um “plano de sabático” é essencial. Esse plano inclui responder às perguntas a seguir:

  • Como me manter?
  • Tenho dinheiro guardado ou preciso juntar?
  • Qual será meu destino (ou destinos)?
  • Quero viajar ou ficar próximo da minha família?
  • Tenho um objetivo ou simplesmente quero descobrir isso?
  • Quanto tempo será meu período sabático?
  • Farei um ano sabático espiritual?
  • Ou um ano sabático de relacionamento?
  • Qual o tipo de sabático vou fazer?
  • Onde guardar meus pertences enquanto estou fora?

Com exceção das perguntas pessoais, para responder às perguntas relacionadas ao lado financeiro você terá que se organizar em relação às contas mensais (elas continuarão a vir enquanto você estiver fora?) ou aos custos associados ao ano sabático (hospedagem, comida, transporte, etc.). Coloque tudo em uma planilha e aplique as dicas de como economizar para viajar.

Isto lhe dará então um custo total estimado para sua licença sabática e lhe informará quanto dinheiro você precisa em economia antes de ir (a menos que você planeje trabalhar enquanto viaja).

Já sobre pertences ou móveis, uma alternativa é deixar tudo guardado em “storages” e alugar sua casa enquanto estiver fora. Dependendo do custo do aluguel, você paga o storage e ainda tem uma renda extra.

Fale com a sua família e/ou trabalho

Com os passos anteriores respondidos e bem organizados, ficará muito mais fácil comunicar essa decisão no trabalho e/ou para a família. Aliás, você deve ser realmente claro sobre a sua posição em argumentos reais.

Novamente, esse passo depende de cada pessoa, mas saiba que serão feitas muitas perguntas, já que a ideia pode gerar preocupação ou, até mesmo, resistência por parte do trabalho ou família. Em outros casos você pode até receber um incentivo moral para seguir em frente com a ideia.

É extremamente importante explicar suas motivações, seus planos, os motivos que o levaram a tomar essa decisão e comentar sobre o período estimado.

Monte um checklist

Passado a etapa anterior, você descobrirá que ainda há muito a fazer… Mas não desanime! Aqui é a etapa que, de fato, pode significar o começo do sabático.

Esse checklist deve incluir a reserva de voos, suas hospedagens e todos os detalhes (por exemplo, se acaso você quer levar seus amados animais de estimação). Dependendo suas escolhas, esse checklist pode rapidamente se tornar um projeto grande.

A coisa mais importante a fazer é se organizar para que cada vez que você pense em algo que precisa ser feito, que então o faça.

Dica: use um caderno ou um aplicativo de lista de tarefas e anote todos os pequenos (e grandes) trabalhos que precisam ser completados em um só lugar. Uma vez por semana, revise a lista por completo e planeje a data para fazê-lo.

O que considerar para o sabático?

Já deu para perceber que há muitos detalhes para cuidar e considerar… Por isso, vale a pena simplificar um pouco e ter a mente aberta. Caso contrário, o sabático pode ser mais trabalhoso do que podemos imaginar.

Não deixe pequenas coisas atrasarem sua decisão. Nunca há um bom momento para fazer uma licença sabática. Sempre existirá algo acontecendo que poderá servir de desculpa. Não adie!

Prepare-se com antecedência. Não comece a se preparar para o seu sabático cerca de uma semana antes. Independente do período que escolher, mais fácil será se você tiver tempo para se preparar.

Desapegue do material. Parte fundamental do sabático é o desapego material. Isso significa levar pouca mala, tentar viver com menos e encarar a adaptação em situações fora da zona de conforto.

Não faça do sabático uma agenda de atividades. Ainda que organização é fundamental para se preparar, o intuito do sabático é viver uma experiência incrível e se deixar levar pelas oportunidades que surgem no caminho.

De que eu posso trabalhar estando fora da minha casa?

Se acaso você não teve tempo suficiente para juntar dinheiro para viver o sabático, existem alternativas para gerar renda. Afinal, esse é o momento ideal para provar novas coisas e tentar diferentes trabalhos.

Algumas opções que permitem um ganho extra e permitem trabalhar de qualquer lugar são:

  • Produtor(a) de conteúdo
  • Programador(a)
  • Fotógrafo(a)
  • Trabalho Voluntário

Sem dúvida que lista pode se estender muito mais… É provável que com uma rede de internet e seu telefone, e um pouco de força de vontade, você conseguirá trabalho. Algumas dicas de nômade digital podem funcionar.

Produtor(a) de conteúdo

Atualmente vários produtores de conteúdo são nômades digitais, o que significa que não precisam de um local fixo para gerar renda. Se o seu sabático não é espiritual e não faz falta que desconecte das redes sociais, trabalhar com Instagram, TikTok ou YouTube pode ser uma escolha.

Programador(a)

Um programador ou programadora tem uma ampla gama de empresas por escolher hoje em dia, sobretudo se você tiver bastante conhecimento e falar inglês.

Se uma das razões para fazer o sabático é mudar de área e uma delas é TI, saiba que existem muitas oportunidades de emprego.

Fotógrafo(a)

Um fotógrafo também pode trabalhar de qualquer lugar do mundo. Isto é, se você tiver os conhecimentos e habilidades, além de saber como trabalhar com luz, ângulos ou movimentos, certamente haverá clientes em qualquer lugar do mundo para vários mercados diferentes.

Além disso, também é possível trabalhar com várias marcas em qualquer lugar e vender fotos em plataformas online como, por exemplo, a Unsplash e Shutterstuck.

Trabalho Voluntário

Existem plataformas que oferecem hospedagem e comida em troca de trabalho voluntário. Ainda por cima, você faz um super intercâmbio cultural e pode aprender outros idiomas.

Plataformas como o Worldpackers, por exemplo, ajuda conectar pessoas que estão precisando de hospedagem com pessoas que estão oferecendo trabalho voluntário. Na plataforma você encontra propostas de intercambio para trabalhar em hostels ou projetos sociais, em restaurantes, como designer e mais um milhão de coisas.

É necessário pagar uma anuidade de US$39,00. Ainda assim, é uma boa forma de buscar trabalho! Lembre-se que o significado de sabático também é economizar e se ocupar.

O significado pessoal de período ou ano sabático

Apesar da definição e do significado de um período sabático serem simples, entender sua essência pode ser complicado. Afinal, é realmente fácil entender se você precisa (ou quer) um período na vida para cuidar mais de si mesmo? Ou mesmo para fazer coisas que teve sempre vontade de fazer, mas que nunca teve tempo?

Nesse sentido, saber se um momento é necessário para se redescobrir, considerar por qual motivo você está “aqui”, ou decidir se está trabalhando com algo que talvez você não goste tanto é difícil. E é justamente porque cada pessoa tem um diferente significado pessoal de ano sabático.

Período sabático é o mesmo que férias?

Exceto se você decida que seja, o significado do ano sabático difere de férias. Geralmente, definições comuns que as pessoas dão ao período sabático envolvem dedicar-se a projetos pessoais, desconectar ou aprender novos idiomas.

Isto é, existem objetivos por trás que complementam o de descansar. É improvável que a razão para o período sabático seja ficar fora do trabalho por muito tempo, trata-se de um tempo precioso dicado a si mesmo… Ainda que ficar uns meses de férias pode ajudar, é interessante pensar em como aproveitar esse tempo e buscar ser mais feliz.

Inclusive, é provável que você continue trabalhando no seu período sabático, porém, de uma maneira diferente. Com a finalidade de se adaptar, boas alternativas são trabalhar remotamente ou mesmo conseguir trabalhos temporários para ajudar nas despesas.

Qual o primeiro passo para o período sabático?

Primeiramente, reflita com você mesmo(a) se é isso que você precisa. Em seguida, busque algo que você gosta (ou gostaria) de fazer e que dê mais liberdade na sua vida.

Novamente é importante pensar se o que você realmente quer na sua vida é um período de descanso prolongado, que tenha um viés e um significado maior.

As vantagens e desvantagens de um período sabático

Como nem tudo que reluz é ouro, viver um período sabático possui vantagens e desvantagens. Tenha em mente que elas podem mudar conforme o seu significado de ano sabático.

Vantagens

  • Sair da sua zona de conforto é o principal significado de fazer um sabático (= aprendizado).
  • Viajar para conquistar novos projetos de vida.
  • Conhecer pessoas e novas culturas diferentes da sua.
  • Mudar, sair do ritmo automático e viver novas experiências.
  • Se livrar de todo o cansaço, mental e emocional, que você tem no seu trabalho.
  • Aprender idiomas (é definir que quer aprender, se determinar mesmo que seja por realização).
  • Melhorar seu currículo (se acaso deseje se aplicar ao mercado de trabalho novamente).
  • Saber quem você é de verdade, esse é o mais valioso de todos.

Desvantagens

  • Incertezas (dependendo do significado de sabático que você tenha, isso pode incluir deixar seu trabalho por completo).
  • Preocupações com a sua renda.
  • Pode ter a sensação de não estar aproveitando como deveria
  • Insegurança
  • Sensação de ócio por não estar trabalhando

Revisando o significado de sabático

Com o intuito de revisar a importância de ter um objetivo para o seu período sabático, é necessário saber:

  • Os objetivos (se existem). Para isso, coloque no papel os seus planos.
  • Definir com o que você gostaria de trabalhar enquanto vive o período sabático.
  • Planejar gastos.
  • Planejar para onde você gostaria de ir.

Por exemplo, se você decidiu passar um tempo no exterior para aprender um idioma, é necessário estudar sobre esse lugar, saber qual o custo de vida e de quanto você iria precisar diariamente, e, por fim, estipular uma meta. Estipular essa meta é, principalmente, essencial para significado do sabático.

Em suma, ter bem definido o significado de sabático não é tarefa simples. Ainda mais difícil é pensar no significado e no período sabático. Portanto, é necessário planejar bem e fazer um exercício antes de começar com tudo.

Definir o seu objetivo é, novamente, essencial. Não só descobrir o porque você precisa parar de viver a sua vida de hoje, como também saber o que não deseja fazer.

Outros pontos importantes como, por exemplo, definir o que fazer com a sua casa ou com as suas coisas também exigem dedicação. Pense quais delas você pode se desfazer ou vender para gerar uma renda.

Tenho certeza de que você tem coisas na sua casa que não usa há tempos e que podem ser o dinheiro que você precisa para o seu período sabático.

Perguntas Frequentes

Quanto tempo dura o período sabático?

O ano sabático é, geralmente, projetado para um período de um ano, mas é ajustável e pode variar, dependendo do tempo que a pessoa precisar, de modo que pode ter um prazo adequado entre dois meses e um ano.

O que é ano sabático na bíblia?

O conceito de sabático é baseado na prática bíblica do shmita (ano sabático), que está relacionado à agricultura. De acordo com Levítico 25, os judeus na Terra de Israel devem fazer uma pausa de um ano para trabalhar nos campos a cada sete anos.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

38 Responses

  1. Achei muito esclarecedor este texto sobre período sabático!

    Eu já tive a chance de fazer isso uma vez, e na época tinha muitas dúvidas que não consegui tirar. Consequentemente, cometi muitos deslizes.

    Mas enfim, depois da pandemia pretendo repetir a experiência e já estarei mais preparado!

    Obrigado

  2. Tão bom quando a gente sai de nossa rotina. Adorei ler mais sobre o período sabático e seus significados.
    Concordo que sair da vida usual faz vem pra mente e alma. Sempre quando eu posso, tento fazer isso, mesmo que seja por período pequeno.

  3. No meu trabalho, a gente pode tirar uma licença sabática de alguns meses para desenvolver algum projeto. Já tirei uma vez e foi uma experiência muito legal, porque coloquei em prática uma antiga produção que queria fazer. Mas imagino que fazer isso viajando e saindo totalmente da rotina deve ser muito bom também.

  4. Eu adoraria curtir um período sabático. Acho que com toda essa pandemia, todo mundo precisa né? Nada como tirar um tempo para si, adorei o seu post. Bem legal, não vejo a hora de curtir

  5. Amei seu post sobre ano sabático! Eu também tenho muita vontade de fazer um, acredita? Me conta seu roteiro?! Lugares que vem à minha mente são: Nepal, Tibet, Bali e Tailândia. Acertei algum destinos? Beijos e estarei aqui acompanhando!!!

      1. Vamos, imagina que sonho!? Não sei qdo os países vão abrir a fronteira pro Brasil, mas assim que abrir eu vou me organizar pra dar um giro por esse mundão. Mas fazer um período sabático é o meu sonho de consumo. Beijos.

  6. Super interessante sua visão de sabático. Nós viajamos o mundo desde 2016 e nunca pensei em nossa viagem como um sabático mas posso relacionar, agora, algumas características em com um. Ótimo difundir que isso é uma possibilidade de vida que muitas pessoas acham inalcançável.

  7. Um verdadeiro manual para quem quer tirar um período sabático, no momento não tenho como fazer, mas é um sonhos antigo que quero tirar do papel quando minhas filhas forem maiores.

  8. Amei seu post, inclusive esse tópico está na minha lista de 100 coisas para fazer antes de morrer.
    O planejamento está a caminho, só falta estarmos vacinados haha
    Abraços

  9. Você tirou um período sabático? É um nômade digital? Vive disso? A ideia é tentadora, mas na minha cabeça precisa de muito planejamento. Guardar dinheiro. Se planejar. Se arrumar trabalho pra ser nomade digital, maravilha, mas freelance normalmente não entra o tempo inteiro, então tem que se planejar pra ter algo guardado antes de se jogar. A ideia do Storage é muito boa se vc ja for uma pessoa minimalista. Aqui em casa nao ia funcionar porque a gente tem tanta coisa que a mensalidade de um storage sairia mais caro que um aluguel, a menos que nós colocassemos o excesso em um storage e alugassemos nosso AP pra alguém morasse, o que seria uma opção interessante se nos mudassemos pra outro país, uma ideia que ja tivemos.. Acho esse periodo sabatico uma experiencia de vida incrivel pra quem é mais jovem. Eu passei dos 40 e quando me demitiram acabei fazendo um periodo sabatico na minha propria casa. Tentei mudar de area e poupando e fazendo freelance meu dinheiro durou quase 2 anos, mas acabou antes de eu conseguir me estabelecer como produtora de conteúdo… Mas a incerteza do futuro e o a preocupação com a renda atrapalham demais para aproveitar esse momento. Acho que se eu tivesse 20, não teria medo de não conseguir me recolocar no mercado. Mas com quase 45, é um pouco diferente.

  10. Oi Robba, tudo bem?
    Eu já vi em alguns filmes e em livros os personagens tirando um ano sabático. Nossa seria um sonho poder fazer isso na vida real e também muito necessário. Quantas coisas poderíamos conhecer do mundo e de nós mesmos. O que poderia mudar em nossas vidas. Adorei o seu post.
    beijinhos.
    cila.

  11. oi!!
    Eu adoraria um período sabático seria maravilhoso, na minha opinião acho que todos precisamos de um tempo assim mas claro que tudo tem que ser bem planejado…

  12. Só em ler teu post já me deu uma paz e uma vontade de mudar de vida.
    Sou bem medrosa e sempre que me empolgo em mudar algo em minha vida, sempre desisto porque uma mudança em mim acabaria afetando outras pessoas.
    Mas quero, em algum momento, tentar por um período.
    Obrigada pelo post, muito bom e esclarecedor.

  13. Amei o seu post! Com toda certeza não deixará ninguém com dúvidas sobre o que é um período sabático! Estava planejando o meu para 2020, mas infelizmente o covid adiou os planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.