nômade digital - de lugar nenhum

Afinal, o que é ser Nômade Digital? Quanto mais temos oportunidade de aprender e experimentar esse universo online, mais descobrimos o quanto dá para fazer com ele. E não é pouco, não é mesmo? Atualmente é possível, inclusive, viver e trabalhar como nômade digital em praticamente qualquer área profissional. Quer saber como?

O que é ser um nômade digital?

Praticamente, um nômade digital é uma pessoa que não tem a obrigatoriedade de se manter no mesmo lugar por muito tempo devido, principalmente, ao trabalho, já que sua vida está fundamentada no ramo digital. Isso acontece porque a pessoa tem um trabalho de forma que permite que ela possa viajar quando e por quanto tempo quiser.

Bem como o termo já diz, um “nômade” significa que, ou o quem não tem habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar, ou que ou aquele que não tem casa ou não se fixa muito tempo num lugar. Já o termo “digital” significa o que é relativo à tecnologia, como computadores ou Internet. Ou seja, juntando esses dois termos você já pode fazer uma ideia do que é ser um nômade digital.

No entanto, é importante saber diferenciar as profissões que permitem que o funcionário trabalhe de casa, mas que não dê autonomia para viver viajando, se quiser. Nesse caso o que ele faz é home office. Ah! E também existem funcionários que trabalham para empresas e viajam de tempos em tempos, mas esse também não é o estilo de vida de um nômade digital.

Foto de um nômade digital trabalhando.
Um nômade digital trabalhando.

Existem cursos para ser Nômade Digital?

Sim, existem alguns cursos online para ser um nômade digital. Estes cursos trabalham com disciplinas de gerencialmente de mídias sociais, estratégias de marketing, criação de sites, SEO e muito mais! Sim, não é pouca coisa!

Claro, estes cursos atualmente não são oferecidos em universidades acadêmicas, mas sim em plataformas online de cursos como, por exemplo, a Udemy e Coursera. Nestas plataformas você encontrará pessoas com experiência prática e que querem ensinar todo o conhecimento obtido.

Nós nunca fizemos cursos assim, então veja bem se o que eles oferecem podem ajudar no seu objetivo final. Se acaso você topar algum deles, conta para nós nos comentários, ta bem?

PlataformaDescriçãoCurso
UdemyÉ uma plataforma de aprendizagem online gerida por profissionais estabelecidos, mas não universitários.Curso geral de como ser Nômade Digital
CourseraÉ uma plataforma de educação virtual gratuita criada em 2011, fundada pelos professores de Stanford.Empresário na era digital

Tenho que ter minha própria empresa para ser Nômade Digital?

A resposta é depende. De fato, alguns lugares exigem que você seja empresário para ser um nômade digital, já outros facilitam o visto de nômade digital se você é um freelancer.

Quais as vantagens de ser um nômade digital?

Muitas pessoas começam a se interessar por trabalhar como nômades digitais, pois, veem nesse ramo a possibilidade de trabalhar a hora que quiser, de onde quiser e por quanto tempo quiser. Isso é verdade? Sim! Essa são algumas vantagens: 

Você faz seus próprios horários

É importante saber que existem metas a serem cumpridas e tarefas diárias a serem feitas. Mas, apesar disso, o seu trabalho depende somente de você! Ou seja, você define as horas para trabalhar, viajar ou descansar. Claro que isso depende também do tipo do seu trabalho. Se você é um Youtuber, então pode trabalhar enquanto viaja.

Você tira folga quando quiser

Da mesma forma que você pode trabalhar quando quiser, isso também vale para folgas. Se você acordou um dia da semana com dor de cabeça, ou tem alguma consulta médica, ou mesmo um cano estourou na sua “casa”, você pode simplesmente folgar nesse dia e resolver suas pendências do serviço depois.

Você pode se mudar quando quiser

Uma das grandes vantagens é essa, poder mudar de cidade, ou até mesmo de país quando bem entender. Quem é nômade digital adquire uma liberdade gigante por trabalhar dependendo apenas de si mesmo, podendo estar em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.

Mas, e os horário e o fuso? É importante ressaltar que, quando houver mudança de fuso horário você também precisa contatar seus clientes ou chefe para que eles saibam à que horas você estará disponível para atendê-los.

Mas… como nem tudo que reluz é oro ser um nômade digital também tem desvantagens.

Desvantagens de ser um nômade digital

Não são muitas, mas ainda assim são muito relevantes, e devem ser levadas a sério na hora de pensar em ser um nômade digital no Brasil ou no mundo! 

Instabilidade

Infelizmente, na maioria dos casos um nômade digital não tem muita estabilidade financeira. Principalmente para quem trabalha com projetos ou serviços. Ou seja, se ocorrem períodos de escassez, automaticamente seu salário fica comprometido.

Organização é fundamental!

Por isso é muito importante ter uma boa organização financeira e saber guardar seu dinheiro muito bem! Assim, se acontecer algum imprevisto, você tem uma reserva mensal. No entanto, isso não é tão fácil, principalmente se você é um nômade digital e estará viajando por países incríveis como, por exemplo, Portugal, Espanha ou Estados Unidos.

Um mês você irá produzir mais e ganhar mais e em outros menos, você tem que fazer esse equilíbrio para não passar muitos apertos nos meses em que tem menos trabalho/dinheiro.

Foto de um kit básico de um nômade digital.
Foto de um kit básico de nômade digital.

Férias

Diferentemente da maioria dos empregos normais, o nômade digital não recebe salário quando está de férias. Ou seja, sem trabalho, sem dinheiro. Portanto, além de guardar dinheiro para o futuro, também é importante reservar uma poupança para suas férias, folgas e quaisquer que sejam os dias que você decida não trabalhar.

Benefícios

Claro, nem todos os países oferecem benefícios a nômades digitais. E isso fica ainda mais claro se comparamos com um funcionário de empresa, com carteira assinada, vale-refeição, plano de saúde e odontológico, 13° salário, etc.

Ok, e quais as melhores profissões para quem quer ser um nômade digital?

Existem dezenas de profissões atualmente disponíveis no mercado para quem gostaria de trabalhar como nômade digital. Os principais requisitos de todas elas são saber se organizar, ser autodidata e ter criatividade para exercê-las.

Dono de empresa online

Muitas pessoas arriscam tudo para tentar a vida com negócios digitais. Afinal, é uma ótima fonte financeira. Ademais, você pode trabalhar com, praticamente, qualquer nicho do mercado. É só encontrar seu público correto e um nicho que esteja de acordo com seu estilo de vida e valores (quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, mais fácil fica de fazer um bom trabalho e obter sucesso)!

Produtor de conteúdo

Vários produtores de conteúdo são nômades digitais. Alguns exemplos são pessoas que trabalham com Instagram, Tiktok ou Youtube. Eles podem ser considerados nômades digitais enquanto usam estas ferramentas para viver sem precisar de um local fixo.

Afinal, eles podem se mudar quando quiserem. Neste caso é uma ótima oportunidade se você conseguir gerar conteúdo para seus seguidores e futuros parceiros.

Editor de vídeos

Se você tem habilidades para editar vídeos, trabalhar como editor pode ser seu negócio. Atualmente não é necessário que o funcionário esteja presente fisicamente na empresa editando os vídeos para que o trabalho seja feito. Além do mais, você terá a possibilidade de trabalhar com o visual que quiser pode contribuir (e muito!) com a sua criatividade nas ferramentas de Freelance na internet. 

Gestor de mídias sociais

Trabalhar gerenciando as mídias de outros clientes? Pois, saiba que é outro serviço que pode ser feito de qualquer lugar do mundo. Você precisa de conhecimento de Marketing Digital para poder fazer um trabalho de qualidade e estar sempre atualizado das tendências no mundo digital.

Designer como nômade digital?

Também é possível trabalhar como designer! Aqui você criará logos, identidades visuais, elaborará novas marcas para clientes e muitos outros serviços. O ramo do design é muito amplo e pode ser muito trabalhado em diversas áreas, mas exige muito estudo teórico e olhar crítico para saber se diferenciar do mercado atual e produzir trabalhos únicos de alto valor!

Fotógrafo

Um fotógrafo também pode trabalhar de qualquer lugar do mundo. Existem clientes em todos os lugares e há vários fotógrafos que abrem agendas por todo Brasil, fotografando pessoas em todos os lugares. Além disso, também é possível trabalhar com várias marcas em qualquer lugar e vender fotos em plataformas online como, por exemplo, a Unsplash e Shutterstuck.

Ilustrador

Um ilustrador pode fazer trabalhos de ilustração para livros infantis, capas de livros, quadros, jogos, desenhos, banners, campanhas publicitárias e muito mais. Você só precisa encontrar sua especialização e seu nicho e, com certeza, terá muito trabalho para você em qualquer lugar do mundo.

Professor online

Principalmente se você for professor de alguma língua estrangeira, é possível dar aulas de qualquer lugar. Além disso, atualmente existem professores que dão aulas por Skype, deixam aulas gravadas em plataformas como a Hotmart e Cambly ou até mesmo vendem ebooks prontos sobre seus ensinamentos.

Assistente pessoal

Se você tem talento em ajudar a organizar a agenda de outras pessoas, marcar horários de reuniões e outras tarefas, ser um assistente pessoal pode ser a sua! Aliás, estás tarefas mecânicas são, muitas vezes, estressantes para as empresas. Nesse caso você só precisa estar apto a organizar a vida de outras pessoas. Se você for capaz de fazer um bom trabalho, poderá até ter vários contratos no mês.

Já pensou que isso poderia ajudar você a ser um nômade digital no Brasil ou em Portugal?

Programador

Um programador pode trabalhar de qualquer lugar, já que seu trabalho demanda exclusivamente o computador. E você pode trabalhar para uma única empresa, desenvolvendo programas, jogos, sites e muito mais! Ou então pegar vários trabalhos por mês com diferentes clientes.

Aliás, Portugal é um país com muita demanda de programadores. Principalmente os que vivem no Brasil. Ah! E você também pode usar as plataformas de curso online Udemy e Coursera para dar suas próprias aulas!

Investidor

Se você pensa em ser investidor, é possível viver em qualquer lugar do mundo. É preciso ter muito conhecimento do ramo de investimentos e entender de finanças, mas, com isso, você conseguirá morar em qualquer lugar e viver apenas das suas aplicações tranquilamente!

Redator freelancer como nômade digital?

Sim! Se você tem o dom da escrita, é possível trabalhar escrevendo para blogs, sites de diferentes nichos e muito mais. Quanto mais você escreve, maior é seu salário. Por exemplo, você pode ser um travel designer. Não sabe o que é? Então veja como preparar seu roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer.

O legal é que se você tiver domínio em outras línguas, você também pode trabalhar para estrangeiros e receber o valor da moeda local. O que ajuda a pagar seu salário se você pretende mudar de país!

Gostou das dicas? Veja também: Como fazer um Midia Kit? | Como funciona uma empresa virtual | 9 profissões que te garantem a estabilidade financeira e geográfica

Perguntas Frequentes

É preciso um visto para nômades digitais?

Os trabalhadores remotos só precisam obter um visto de nômade digital se ficarem mais tempo do que o permitido com um visto de turista. Nesse caso, eles precisam atender aos requisitos do visto de nômade digital.

Quais países oferecem vistos para nômades digitais?

Alguns dos países mais populares que dão vistos de nômades digitais são Croácia, Portugal, Malta, Cabo Verde, México e Estônia.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

7 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.