O que é preciso para começar uma loja virtual.

Você sabe o que é uma empresa virtual e como funciona? Caso esteja pensando em começar uma empresa virtual, com foco no mercado digital, nada mais importante do que saber o custo para desenvolver o site do seu negócio como também como funciona um negócio na internet. O fato é que o mercado digital oferece para os potenciais empreendedores as mais diversas oportunidades, e não só oportunidades financeiras, como também uma possibilidade de morar fora do país.

O que é uma empresa virtual?

Uma empresa virtual usa meios eletrônicos para realizar e manter negócios. Ao contrário de empresa tradicional física, não depende de transações presenciais com documentos ou moedas físicas.

O que se vende em uma empresa virtual?

Esse tipo de empresa não só oferece produtos (como uma loja virtual), mas também diversos serviços (como sites de assistência técnica). Alguns exemplos são:

  • Cursos online e webinars
  • Livros
  • Audiolivros
  • Programas de software
  • Elementos da Web como temas Shopify ou WordPress
  • Roupas e acessórios
  • Jogos online

Qual a diferença entre uma empresa virtual e física?

A maior diferença entre esse tipo de empresa e um negócio físico é que no caso da empresa virtual todo o trabalho realizado é feito de maneira online. Portanto, toda a estrutura da empresa, assim como seus funcionários, podem fazer o trabalho de forma remota. Ou seja, não é preciso que o cliente vá até a loja, escritório ou fábrica, por exemplo, para contratar um serviço ou comprar um produto.

É possível ganhar dinheiro com empresa virtual?

Sim, é possível. E quando se trata de um negócio bem-sucedido, pode até ser um faturamento anual altíssimo.

Por isso, se acaso você está pensando em empreender, é importante saber como as empresas virtuais funcionam, além de buscar um maior conhecimento sobre o negócio digital.

Como funciona uma empresa virtual?

Uma empresa virtual possui diversas semelhanças com as empresas físicas, então isso é algo que você deve ter em mente. Isto é, questões como a necessidade de fazer um bom controle financeiro, firmar contato com diversos fornecedores e prestar um bom atendimento ao cliente devem ser levados em conta e seguidos a risca por quase todas as empresas online.

Via de regra, estas empresas funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso porque a qualquer momento existe a possibilidade de compra de algum cliente. Além disso, ainda que uma empresa virtual não necessite um local físico, é preciso ter informações disponíveis sobre contato telefônico, e-mail ou chat, além de deixar evidente quem é responsável em caso de possíveis problemas (como, por exemplo, para uma loja virtual em entregas ou defeitos).

Entretanto, também é preciso ressaltar as diferenças que existem entre esses dois tipos de empresas, que não são poucas.

Quais as principais diferenças entre uma empresa virtual e física?

O contato feito com os clientes por uma empresa digital é, normalmente, de forma remota, o que faz com que as estratégias de marketing e divulgação sejam distintas das lojas físicas. Ainda sobre o trabalho dos funcionários, no caso das empresas digitais também não é necessário trabalhar presencialmente. Por fim, os recursos usados por gestores e funcionários são os mais diversos para promover uma maior comunicação, como telefone, e-mail e ferramentas de videoconferência.

O que é necessário para criar uma loja virtual?

A primeira coisa que você vai precisar é legalizar a sua loja virtual. Isso porque, como uma loja normal, é importante para contribuições fiscais e, além disso, para passar mais confiança e credibilidade para seus clientes.

Se acaso você não sabe como começar, veja como funciona o MEI.

O segundo passo é criar um site, independente se a sua loja vende sapatos ou eletrônicos. Por isso, é essencial ter claro qual o preço desenvolvimento de site, para entender quanto você vai precisar investir para criar o seu. Existem algumas agências de criação de sites para saber qual o preço.

Além disso, você também precisa definir qual será o seu segmento de atuação, quais produtos ou serviços irá vender e qual é o seu público-alvo. Isso porque você deve focar os esforços das suas estratégias de marketing de maneira direcionada.

Ademais, é necessário se preparar bastante, pois, você tem que considerar:

  • controle de finanças e de estoque
  • gestão de fornecedores
  • atendimento ao cliente
  • entrega de encomendas e marketing

Cada etapa da criação da sua empresa virtual precisa ser realizada com o máximo de organização e atenção, para evitar pequenas falhas que podem ter um impacto enorme nos resultados alcançados.

Vale a pena?

Como você viu, além de entender o que uma empresa virtual é e como ela funciona, você precisa planejar bem como criar a marca, pensar na área de atuação e a maneira mais eficaz de conseguir bons resultados. Certamente vale a pena, no entanto, tenha em mente que não é algo fácil (além de exigir muito).

Esperamos ter ajudado você a ver mais sobre o assunto e a compreender essa modalidade de empresa. Gostou do artigo de hoje sobre o que é uma empresa virtual e como funciona?

Perguntas Frequentes

Quais são os exemplos de empresas virtuais?

Alguns exemplos são as lojas virtuais, sites de assistência técnica, empresas de software ou, até mesmo, blogs de viagem.

Quais as vantagens em ter uma empresa virtual?

Com uma empresa virtual você pode construir projetos maiores. Além disso, você também pode ser capaz de gerar mais receita do que por conta própria e – ainda melhor – significa aumentar os lucros sem um crescimento correspondente na carga de trabalho, aproveitando os esforços de outras pessoas.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.