Na foto, a viagem para a Argentina, representada por uma bandeira do país

Programando uma viagem para a Argentina?

Você sabia que o argentino tem um baita orgulho das coisas da sua terra? E não é para menos, existem muitas coisas maravilhosas no país vizinho.

Portanto, muito melhor que rivalizar ou provocar os argentinos, podemos aproveitar que estamos tão próximos e desfrutar de tanta coisa boa que a Argentina tem a oferecer.

Além de paisagens naturais impressionantes, arquitetura europeia e clima agradável, podemos desfrutar e celebrar junto aos nossos “hermanos” algumas das suas vaidades, como o alfajor, o doce de leite, o vinho Malbec e o churrasco. Tudo isso faz parte de uma viagem perfeita para a Argentina!

O argentino, sobretudo o portenho, tem fama de possuir uma autoestima bastante elevada, o que levou, inclusive, o Papa Francisco – mais um motivo de orgulho argentino – a fazer uma piada durante uma entrevista a uma TV mexicana.

Na ocasião, o Papa Francisco disse o seguinte: “Sabe como um argentino se suicida? Sobe em seu próprio ego e se atira lá de cima!”

Piadas e rivalidades futebolísticas à parte, o argentino é um povo caloroso, que recebe muito bem o turista e adora uma boa conversa.

Mas, melhor não falar nada sobre Pelé. Pois, se para nós ele é o Rei, Maradona é Deus na Argentina.

Se você está planejando uma viagem para a Argentina, chegou ao lugar certo!

Viagem na Argentina

Você sabe qual é o turista estrangeiro que mais visita o Brasil? O argentino 

E qual turista internacional mais visita a Argentina? Acertou quem respondeu o brasileiro. E é um dos países onde o real vale mais que a moeda local.

Isso é natural, afinal compartilhamos com o país vizinho 1.261 km de fronteira, entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Aliás, as praias do litoral catarinenses estão entre os destinos preferidos dos argentinos no Brasil.

Já os brasileiros que atravessam a fronteira, fara fazer viagem na Argentina, buscam destinos como Puerto Iguazú, Buenos Aires, Rosário e Bariloche, entre tantos outros. A Argentina é a primeira viagem internacional de muitos brasileiros

O turismo e a volta de turistas estrangeiros ainda está se recuperando, mas em números pré pandemia, o Brasil enviava todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas para fazer turismo na Argentina.

A Argentina é um país enorme, com muita possibilidade de viagem, com imensa variedade de climas e paisagens, que vão agradar a todos os gostos.

Sendo assim continue acompanhando esse artigo, que vamos desvendar tudo o que a Argentina tem a oferecer.

Como planejar sua viagem para a Argentina

Para entrar na Argentina por qualquer meio (aéreo, terrestre, marítimo ou lacustre), brasileiro NÃO precisa apresentar passaporte, basta apresentar o RG.

Não são aceitas identidades funcionais, como COREN, CRM, CREA, OAB…

Para não ter problemas, leve o passaporte ou o RG tradicional.

Viagem para a Argentina de avião

Azul, Latam, Gol e Aerolíneas Argentinas são as principais companhias aéreas que possuem voos diretos, partindo de várias cidades brasileiras, como:

Já as principais cidades argentinas que recebem voos diretos do Brasil são:

  • Buenos Aires
  • Rosário
  • Córdoba
  • Mendoza

Viajando para a Argentina de carro

Alguns brasileiros que moram nos estados do sul do Brasil, pela proximidade com a Argentina, costumam viajar para lá de carro. O que permite maior liberdade, apreciar belas paisagens nas estradas e poder parar onde e quando quiser.

Mas se você também quer desfrutar da liberdade de viajar de carro, precisa tomar algumas medidas, tais como:

  • Habilitação brasileira (CNH)
  • Carta Verde (seguro internacional para o carro)
  • Extintor de incêndio (continua sendo obrigatório por lá)
  • 2 triângulos sinalizadores (um a mais que no Brasil)
  • Kit de primeiros socorros
Menina fazendo uma viagem para a Argentina de Carro
Viajando de carro pela Argentina

Verifique junto a seguradora e financeira do seu veículo, caso seu carro ainda esteja financiado.

Importante: Dependendo do percurso que você fizer dentro da Argentina, é altamente recomendável que você possua algum equipamento de reboque e cabos em seu carro. Em determinadas estradas, as distâncias entre cidades ou qualquer socorro podem chegar a 300 km. Sem sinal de telefone, sua única chance é ser rebocado por algum outro motorista.

Você também deverá preencher a declaração juramentada com pelo menos 48 horas de antecedência à sua entrada na Argentina e apresentar um seguro-viagem.

Em uma viagem de carro pela Argentina, fazer um seguro te deixará muito mais protegido e tranquilo.

Outros itens a considerar ao planejar sua viagem para a Argentina

Para contribuir com seu planejamento e orçamento para sua viagem à Argentina, você pode contar com os melhores comparadores de preços do mercado, os que usamos e indicamos.

O que fazer na sua viagem para a Argentina

Óbvio que a maioria dos brasileiros que vai a Argentina visita Buenos Aires, mas o erro é parar somente na capital e ignorar o que o restante do país tem a oferecer.

Da gélida Patagônia ao sul, até a desértica região de Salta ao norte, existem muitas “argentinas” para se conhecer, portanto vá com bastante tempo para explorar o país ou volte mais vezes à Argentina.

Elaboramos esta lista com 10 cidades para você conhecer na Argentina. 

Naturalmente, listas são polêmicas, e sempre fica alguma coisa boa de fora, por isso fique a vontade de nos contar nos comentários, qual cidade ou região da Argentina você incluiria nesta lista.

Buenos Aires, cafés, tango e arquitetura

Buenos Aires, a capital do país, cidade planejada, de ruas largas e compridas.

Por ser uma cidade quase toda plana, por ter ruas e avenidas imensas que cortam diversos bairros e por ter clima ameno em boa parte do ano, Buenos Aires quase te convida para conhecê-la a pé.

Corrientes, Córdoba, Callao, 9 de Julio são algumas das principais avenidas da cidade, que certamente você caminhará por alguns quarteirões. 

Jardim Japonês em Buenos Aires
Jardim Japonês em Buenos Aires

Mesmo que você não queira percorrer grandes distâncias caminhando, a cidade oferece uma boa rede de metrô, que te levará aos principais pontos turísticos, ou pelo menos bem próximo a eles.

Em suas caminhadas por Buenos Aires, não deixe de parar em diversos cafés para tomar um cortado com medialuna (café com leite com um croissant pequeno) ou provar as deliciosas empanadas.

Veja abaixo alguns pontos de interesse de Buenos Aires:

  • Bairro de Puerto Madero
  • Puente de La Mujer em Puerto Madero
  • Caminito
  • Estádio do Boca Juniors
  • Obelisco
  • Cemitério da Recoleta
  • Iglesia Nuestra Senora del Pilar
  • Recoleta
  • Praça de Maio e a Casa Rosada
  • Jardim Japonês
  • Livraria El Ateneo
  • Shows de Tango
  • Museu Nacional de Belas Artes
  • Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA)

Além de tudo o que a cidade portenha tem a oferecer, você ainda pode aproveitar sua estada em Buenos Aires e fazer um passeio de 1 ou 2 dias por Colonia Del Sacramento e Montevidéu, no Uruguai, atravessando o rio que separa os dois países de Buquebus.

Melhor época para conhecer Buenos Aires

Entre maio e agosto é a melhor época para visitar Buenos Aires. Apesar de ser a época mais fria, é o período que menos chove na cidade.

O mês de setembro também é bastante interessante, pois ainda chove pouco, as temperaturas já são mais agradáveis e começam a surgir as flores da primavera.

Se você não gosta de calor, fuja de Buenos Aires entre dezembro e fevereiro, a cidade vira uma estufa.

El Calafate e El Chaltén

Descendo agora, bem ao sul do país, em direção à Patagônia Argentina, mais precisamente na região dos grandes lagos e geleiras para conhecer a cidade de El Calafate e seus arredores.

A principal atração de El Calafate, que atrai turistas do mundo inteiro, é o Glaciar Perito Moreno, que possui 5 km de largura e 60 metros de altura. 

Você precisa conhecer El Calafate na sua viagem para a Argentina
Você precisa conhecer El Calafate na sua viagem para a Argentina

Parar nos mirantes em frente à geleira e acompanhar alguns blocos de gelo imensos se soltando e caindo na água é um espetáculo impressionante.

Além deste passeio para ver o glaciar de frente, você pode também navegar pelo lago e caminhar sobre as geleiras em um passeio contratado à parte, que termina com um brinde regado a alfajor e whisky com gelo retirado da própria geleira, ali na hora.

Ainda na região de El Calafate, você pode ir até a vila de La Leona e conhecer a floresta petrificada ou fazer um passeio de caiaque pelo rio La Leona.

Um pouco mais distante, mas que vale muito a visita, está El Chaltén, que nada mais é que uma vila com poucas casas e alguns cafés e restaurantes, tudo bastante simples.

Mas a beleza do lugar está na paisagem, formada por rios de degelo das montanhas, lagos e o impressionante Monte Fitz Roy.

 Melhor época para conhecer El Calafate

Entre os meses de outubro e março, que é quando as temperaturas estão menos geladas e os dias estão mais longos (maior tempo de luz solar).

Em El Chaltén, por exemplo, muitos moradores deixam suas casas e vão buscar trabalho e abrigo em outros lugares, haja visto que o vilarejo fica com poucas horas de luz de sol, muito frio e quase sem visitantes nos meses de inverno.

Para você ter uma ideia, nos meses de junho e julho, os dias não têm mais do que 4 horas de luz solar.

Córdoba

Logo depois, Córdoba, conhecida por sua arquitetura colonial espanhola e por abrigar uma das melhores universidades do país, a Universidad Nacional de Córdoba, a cidade conta ainda com diversas outras universidades de renome, o que confere à Còrdoba o título de cidade universitária.

Vista de Los Gigantes em Cordoba, na Argentina
Vista de Los Gigantes em Córdoba, na Argentina

Por ser a segunda maior cidade argentina, Córdoba também costuma receber muitos turistas a negócios.

Mas entre estudos e trabalhos, o que há para fazer em Córdoba? Veja a lista abaixo:

  • Igreja dos Capuchinhos
  • Parque Sarmiento
  • Paseo de las Artes
  • Plaza San Martín
  • Manzana e Cripta Jesuitica 
  • Catedral de Nuestra Señora de La Asunción de Córdoba
  • Paseo El Buen Pastor

Ainda nos arredores de Córdoba, você pode se interessar em conhecer Villa General Belgrano, a 89 km de Córdoba, uma vila colonizada por alemães.

A cidade com uma pegada medieval de La Cumbrecita ou Alta Garcia, com seu Museu Che Guevara e espaços ao ar livre para práticas de esporte.

Melhor época para conhecer Córdoba

Córdoba costuma ser agradável o ano inteiro, mas os meses com menor probabilidade de ter passeios interrompidos por causa da chuva são maio, junho, julho, agosto e setembro.

Entre dezembro e março, chove bastante na cidade.

Salta, Jujuy e Cafayate

Rumando agora ao extremo norte da Argentina, em uma região próxima da fronteira com o Chile, Bolívia e Paraguai, estão as cidades de Cafayate, Salta e San Salvador de Jujuy.

A paisagem predominante nesta região é desértica, terra vermelha, montanhas escarpadas coloridas, belas estradas e arquitetura colonial espanhola bem preservada nas cidades.

Embora as 3 cidades estejam a 300 km entre si, estando na região, é quase obrigatório conhecê-las.

Jujuy, na Argentina
Jujuy, na Argentina

O turismo pelo Norte da Argentina é histórico, religioso, mas principalmente de aventura, ao ar livre.

Você vai conhecer igrejas, museus, vinícolas, conventos, estradas, montanhas, teleférico, fazer o incrível passeio do Tren de Las Nubes e até o incrível deserto de sal argentino.

Para chegar ao norte da Argentina, o melhor aeroporto é o de Salta, que recebe voos vindos de Buenos Aires.

Você pode pesquisar aqui suas passagens aéreas para Salta.

Nessa região da Argentina, pela distância e natureza dos passeios, recomendamos que você alugue um carro. Veja quanto custa o aluguel do carro .

Você já pode sair do aeroporto de carro.

Caso você não queira, ou não possa alugar um veículo, a outra opção é através de transfer das agências, que levam até às principais atrações.

Legal: Esta região fica próxima a algumas atrações famosas de outros países, como o Salar de Uyuni na Bolívia, Calama e San Pedro de Atacama, no Chile. Portanto, você pode se programar e conhecer também algumas dessas atrações.

Melhor época para conhecer Salta e o norte da Argentina

O Norte argentino é uma região desértica, com baixo índice pluviométrico, portanto a probabilidade de chuva é bem pequena, quase o ano inteiro.

Os meses que mais chove são dezembro, janeiro e fevereiro. 

A melhor época para conhecer a região é entre junho e outubro, pois chove pouco, até faz bastante frio à noite, mas tem dias ensolarados e com temperatura agradável.

Bariloche, um desejo de viagem dos brasileiros para as montanhas da Argentina

San Carlos de Bariloche, ou simplesmente Bariloche, é aquele destino para você colocar roupa bonita e postar foto ostentando no Instagram.

É que a estância turística aos pés da Cordilheira dos Andes e ao redor do Lago Nahuel Huapi, é um destino de inverno famoso por conta das estações de esqui que atrai gente endinheirada da Argentina e países vizinhos.

A queridinha Bariloche, principal motivo de viagem para a Argentina
A queridinha Bariloche, principal motivo de viagem para a Argentina

Mas Bariloche é muito mais do que simplesmente um destino de inverno, aliás há muito para se ver e fazer nas demais estações do ano.

O esqui e o snowboard são praticados nos Cerros Catedral e Tronador, mas na região você pode visitar também o Parque Nacional Nahuel Huapi ou fazer a travessia dos lagos andinos até o Chile.

Outras atrações de Bariloche e região:

  • Isla Victoria (no lago Nahuel Huapi)
  • Região de El Bolsón (ao sul da cidade)
  • Colonia Suiza (em meio a bosques, com um museu da história da imigração suíça)
  • Circuito Chico e Circuito Grande 
  • Vistas panorâmicas dos bosques e montanhas ao redor da cidade
  • Rafting
  • Cavalgadas
  • Parapente
  • Ciclismo de montanha.

Melhor época para conhecer Bariloche

Se você estiver atrás do turismo de inverno e esportes da neve, naturalmente você deve viajar para Bariloche entre os meses de junho e agosto.

Geralmente em maio já começa a nevar, mas o acúmulo de neve nas montanhas se dá a partir de junho e vai até agosto ou setembro.

Agora, se você quer conhecer Bariloche, com dias agradáveis, céu azul, temperatura amena, muito verde das florestas e com pouca possibilidade de pegar chuva, aposte nos meses entre dezembro e março

OBS.: Os meses do meio do ano têm pouquíssimas horas de sol.

Seguro-viagem para Bariloche: Caso você vá praticar esportes de inverno ou qualquer outro esporte radical, é ainda mais importante fazer um seguro-viagem. No entanto, é imprescindível você informar que vai praticar tais atividades, pois do contrário, qualquer cobertura decorrente de um acidente pode ser negada.

Rosário – Viagem para a Argentina

A cidade de Rosário é uma cidade que vive da indústria, da agropecuária e também possui importantes universidades. 

Além disso, Rosário está às margens do Rio Paraná, portanto é uma importante cidade portuária e está a 300 km de Buenos Aires e a 580 km de Uruguaiana no Rio Grande do Sul.

A cidade de Rosario na Argentina
A cidade de Rosario na Argentina

Não é exatamente um polo de atração turística, mas por ser uma das cidades mais importantes do país, vamos descobrir o que há  para se fazer em Rosário.

  • Boulevard Oroño – a rua dos bares e baladas
  • Fazer o Tour do Messi (o jogador é natural da cidade)
  • Parque da Independência
  • Teatro El Círculo
  • City Center Rosario
  • Feira do Bulevar
  • Observatório e Planetário de Rosário
  • Parque Nacional da Bandeira

Melhor época para conhecer Rosário

Rosário tem temperaturas agradáveis o ano todo e os melhores meses para conhecer a cidade são entre maio e setembro, pois chove menos e as temperaturas ficam entre 6º e 21ºC.

Mendoza, a terra dos vinhos e de um dos orgulhos argentinos, a uva Malbec

Você sabia que a uva Malbec é endêmica da Argentina? Ou seja, ela não é produzida em nenhum outro lugar do mundo.

Mendoza tem as condições climáticas ideais, como altitude, solo e umidade para produzir alguns dos melhores vinhos do mundo.

Os vinhedos de Mendoza na Argetnina
Os vinhedos de Mendoza na Argetnina

O turismo na região é baseado principalmente na exploração de vinícolas, caves e adegas, além de visitar algumas montanhas importantes ao redor, como o Cerro de La Glória, o Aconcágua, o Tour da Montanha ou até mesmo atravessar a Cordilheira dos Andes e esticar a viagem até Santiago do Chile.

Além dos passeios nos arredores, a cidade de Mendoza também tem seus atrativos, como as praças Independência, Chile e Itália, o Mercado Central, o Santuário de la Virgen de Lourdes e o Museu Histórico General San Martín.

Melhor época para conhecer Mendoza

Entre maio e setembro, você curte o friozinho da cidade e tem menor probabilidade de ter dias chuvosos. Abril e outubro também são boas pedidas, com as temperaturas um pouco mais altas, para quem não gosta tanto do frio.

Sobretudo, quem pretende curtir a neve e os esportes de inverno, deve viajar para Mendoza entre junho e agosto.

Puerto Iguazú, cidade de uma das 7 maravilhas naturais do mundo

Você sabia que nós dividimos o privilégio de sermos “donos” das Cataratas do Iguaçu com nossos hermanos argentinos?

Na verdade, 80% das Cataratas do Iguaçu ficam do lado argentino, mas isso é totalmente irrelevante ao se deparar com tamanha beleza, em qualquer que seja o lado da fronteira que você visite as quedas d’água.

Visitando pelo lado brasileiro, você terá a melhor visão, já visitando pelo lado argentino, você ficará muito mais próximo às quedas d’água.

lugares para viajar sozinho pleo brasil
Cataratas do Iguaçu

A cidade de Puerto Iguazú é bem pequena, com aquele ar  de cidadezinha do interior, mas conta com bons restaurantes, cassino, free shop, o Marco das Três Fronteiras e uma feirinha de produtos típicos, que vale muito uma visita.

Você pode se hospedar com muito luxo e exclusividade dentro do Parque Nacional do Iguaçu, pelo lado brasileiro no clássico Belmond Cataratas e do lado argentino no moderno e “clean” Gran Meliá.

Melhor época para conhecer Puerto Iguazú

A região das cataratas é de extremos, faz muito calor no verão e muito frio no inverno, além de chover bastante.

Se por um lado as chuvas aumentam o volume de água das cataratas, também podem atrapalhar os passeios, ou até mesmo em excesso, deixar as águas barrentas.

Já a falta de chuva, pode deixar as quedas d’água mais modestas.

Com tantas variáveis a considerar, te aconselho a visitar Puerto Iguazú, quando você puder ir, quando os preços de passagens e pacotes estiverem mais em conta e não se preocupar tanto com clima e temperatura.

Puerto Madryn, pra incluir na sua viagem para a Argentina

Em seguida, Puerto Madryn é uma cidade litorânea na região conhecida como Patagônia Atlântica, é a porta de entrada para conhecer um dos lugares mais incríveis do planeta. 

Todavia, a Península Valdés, declarada em 1999 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É um dos centros de turismo mais importantes de toda a Patagônia argentina e popular entre turistas em busca da observação de animais marinhos em seu habitat. Nem só de Buenos Aires e Bariloche é feita uma viagem para a Argentina!

Além disso, fica próximo a  Puerto Madryn, Punta Tombo, lugar famoso por concentrar a maior colônia continental de pinguins do mundo.

Melhor época para conhecer Puerto Madryn

Chove bem pouco em Puerto Madryn, portanto você pode escolher a melhor época para conhecer a região de acordo com sua disponibilidade e com sua tolerância ao frio, que é bem intenso no inverno.

A melhor época é entre outubro a março, por conta de temperaturas mais amenas e mais horas de luz solar. 

Para você ter uma ideia, por exemplo, nos meses de dezembro e janeiro, os dias duram mais de 13 horas.

Ushuaia. Um sonho de viagem de neve, para a Argentina

Nada mais natural que deixar para o final,o fim do mundo. Sim, é assim que Ushuaia é conhecida, “a cidade do fim do mundo”, por ser o ponto mais ao sul do continente americano e mais próximo à Antártica.

Ushuaia, perto do fim do mundo!

Inclusive, os passeios em Ushuaia são de observação da vida marinha, como pinguins, leões-marinhos e baleias.

Ainda assim, há mirantes, teleféricos, trilhas, o  Parque Nacional Terra do Fogo, glaciar, lagos e até mesmo uma estação de esqui com temporada aberta de junho a outubro.

Melhor época para conhecer Ushuaia

Se você quiser aproveitar o turismo de inverno e praticar esportes de neve, naturalmente deve viajar no meio do ano, mas a melhor época para conhecer Ushuaia é entre novembro e março, quando as temperaturas estão menos geladas e os dias têm mais horas de sol.

Planeje sua viagem para a Argentina aqui

Agora que você já conhece os principais destinos turísticos da Argentina, já pode começar a planejar sua viagem ao país vizinho.

E para facilitar ainda mais o seu planejamento, indicamos abaixo diversos dos nossos parceiros, onde nós mesmos comparamos preços e contratamos os serviços.

Bem como, a maioria deles apresenta preços em reais, parcela suas compras em até 10x sem juros e compara preços entre várias empresas.

Bem como, veja abaixo os serviços que usamos para organizar uma viagem para a Argentina:



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2024 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.