Pontos turísticos de Belo horizonte

Para quem está buscando por um destino que seja fácil de se explorar, sem dúvida, precisa conhecer os pontos turísticos Belo Horizonte, pois, é uma boa alternativa com coisas incríveis para se ver.

Para conhecer as principais atrações turísticas de BH, basta um pouco de organização e um mapa em mãos.

BH é uma cidade onde não é difícil encontrar boas opções de atrações turísticas para visitar. A cidade agrada todos os gostos, pois oferece ótimos museus, passeios ao ar livre super aconchegantes, diversos pontos turísticos e uma comida maravilhosa.

Além de ser um lugar ótimo para viagens mais longas, Belo Horizonte se encaixa perfeitamente naquele roteiro de final de semana ou feriado, para você sair da rotina. 

Portanto, é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Então, acompanhe até o final e veja quantos lugares incríveis Belo Horizonte tem para você conhecer!

Os melhores pontos turísticos de Belo Horizonte 

Praça da Liberdade

Ela foi construída no século XIX, primeiramente para ser a sede dos prédios dos poderes mineiros. 

Esse local é um conjunto arquitetônico, com lindos jardins e edifícios, estando entre eles o Palácio da Liberdade, a antiga sede do governo de MG.

Após a transferência dos poderes para a sede nova, a Praça da Liberdade se tornou um grande complexo cultural no ano de 2010. 

Por isso, por apresentar tantas opções de centros culturais e de museus, essa praça pode acabar tomando alguns dias dos visitantes.

Entre as opções de centros culturais na praça, os de maior destaque são o Memorial Minas Gerais, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Casa FIAT de Cultura, o Museu das Minas e do Metal e diversos outros.

Fora contar com centros culturais, a Praça da Liberdade também atrai muitos visitantes, e possui uma linda área verde. É um local que agrada até mesmo os esportistas. Além disso, ainda recebe diversos encontros e feiras sob as árvores.

A lindíssima Praça da Liberdade em BH

Leia também

Viajar no Brasil? Conheça esses 13 destinos incríveis!

Memorial Minas Gerais – Vale

Essa é uma das ótimas opções de museu que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade. O local vai te surpreender com sua interatividade, e com a maneira criativa com que a história do estado é contada.

Ele procura mostrar o desenrolar das tradições e dos costumes mineiros de uma forma um tanto quanto fora do convencional. Além disso, é considerado um dos melhores locais destinados à cultura, história e arte de BH.

As salas deste museu relatam a história de Minas, desde o século XVIII até os dias atuais. 

É aquele passeio super leve e descontraído, que faz com que os visitantes aprendam sobre BH e Minas Gerais, sem que nem percebam. Além disso, o local tem entrada gratuita.

Endereço e horário

  • Praça da Liberdade, 640 – Savassi. Segunda a sábado das 10h as 17h30, domingo até 15h30. Fechado às segundas
Memorial Minas Gerais – Vale

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

Esse é um dos maiores centros culturais dedicados à arte em BH. Além disso, como possui uma programação variada, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece sempre ótimas surpresas aos visitantes.

Sem ter um acervo permanente em exposição, esse centro cultural recebe constantemente mostras imperdíveis de grandes nomes da arte, que circulam por todas as filiais do Brasil

Lembrando que todas as exposições têm entrada gratuita, o Centro Cultural Banco do Brasil já recebeu exposições de nomes como Van Gogh, Mondrian e Matisse.

O CCBB oferece também uma programação de shows de música e teatros, sempre com preços populares. 

Mas vale ressaltar ser interessante que você não deixe para comprar o seu ingresso na última hora. Afinal de contas, as atrações são bem disputadas.

Endereço e horário

  • Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte Abre diariamente exceto terça-feira, das 10h as 22h
ccbb belo horizonte - pontos turísticos
A entrada do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil em BH

Museu das Minas e do Metal. Pontos turísticos de Belo Horizonte

Logo depois, não é à toa que Minas Gerais tem esse nome, pois sua história está ligada intimamente à extração de pedras preciosas e minérios. A visita a esse museu vale para você conhecer mais sobre uma das marcas registradas do local.

Ele apresenta incríveis detalhes sobre os minérios extraídos em Minas Gerais, como o zinco, manganês, gemas e diamantes, a influência da exploração mineral na história do estado, bem como o funcionamento das minas.

Além disso, você também terá a oportunidade de ver algumas pedras raras em exposição durante a visita. Assim como o magnífico prédio centenário onde funciona o museu, e onde funcionava a Secretaria de Educação antigamente. 

Aliás, vale ressaltar que o Museu das Minas e do Metal apresenta entrada gratuita, e também faz parte do Circuito Cultural da Liberdade.

Endereço e horário

  • Endereço: Praça da Liberdade, s/nHorário: Terça a domingo, das 12h às18h. Quintas, das 12h às 22h.
Museu das Minas e do Metal - pontos turisticos belo horizonte
A fachada do Museu das Minas e do Metal

Casa FIAT de Cultura

O local se destina à exposição e produção cultural, sempre com mostras gratuitas e itinerantes. Este é mais um dos pontos turísticos de Belo Horizonte, que se localiza no antigo Palácio dos Despachos, parte integrante do grupo arquitetônico do Palácio da Liberdade.

Fora as exposições de trabalhos artísticos, a Casa FIAT de Cultura também conta com shows, sessões de cinema, palestras sobre os famosos nomes da cena cultural, e ainda conta com programação destinada ao público infantil.

A Casa FIAT de Cultura possui o elegante Café Frau Bondan no térreo. O Café é uma ótima pedida para fazer uma pausa durante a sua visita nos lugares que fazem parte do Circuito Liberdade.

Endereço e horário

  • A Casa Fiat de Cultura está na Praça da Liberdade, nº 10
  • O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
casa Fiat - pontos turísticos Belo Horizonte
A Casa FIAT de Cultura tem shows, sessões de cinema e palestras

Mirante do Mangabeiras

Sem dúvida, o nome da cidade de Belo Horizonte ganha mais sentido quando estamos no alto do Mirante do Mangabeiras. 

É nesse local que você terá a oportunidade de ver Belo Horizonte ser emoldurada pelo belíssimo pôr do sol, com o show de cores que toma conta de todo o céu.

É um visual considerado um dos mais bonitos da capital mineira, no qual a Serra do Curral abraça os prédios. 

O Mirante do Mangabeiras foi recentemente reformado. Antigamente, o local era repleto de vendedores ambulantes, mas agora, ele ganhou decks de madeira, e ainda é tomado pelos celulares que estão registrando a paisagem a todo o momento.

Endereço e horário

  • R. Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras, aberto das 9h às 18h
Veja a cidade inteira do Mirante Mangabeiras

Praça do Papa, um dos pontos Turísticos de Belo Horizonte

Logo depois, assim como no Mirante do Mangabeiras, a Praça do Papa também tem um pôr do sol capaz de arrancar suspiros. Além disso, ela não poderia faltar na lista dos pontos turísticos famosos de Belo Horizonte.

A praça recebeu esse nome após a missa que o Papa João Paulo II realizou no ano de 1980. Foi nesse momento que o papa citou como o horizonte da cidade era belo.

Do alto da Praça do Papa, é possível observar diversos moradores deitados na grama, esperando o grande momento chegar. 

Esse é um ponto turístico que ainda conta com a incrível vantagem de estar repleto de opções de lanches para os visitantes.

Você precisa ver um por do sol na Praça do Papa

Mercado Central

Finalmente, o Mercado Central. A gente sempre indica para você, passear pelos mercados municipais da cidade para conhecer a fundo a cultura através das comidas, e esse, por exemplo, é mais um passeio para conhecer o passado de Belo Horizonte que está presente até hoje na cidade.

Prove e compre as iguarias, os queijos, frutas, doces e tudo que tiver vontade!

Endereço e horário

  • Endereço: Av. Augusto de Lima, 744. De segunda a sábado, das 7h às 18h. Domingos e feriados, das 7h às 13h.
Muitas saudades de visitar o Mercado Central de BH


Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.