Como economizar para viagem no exterior?

Apesar de ser uma experiência incrível, fazer uma viagem para o exterior requer um orçamento considerável. Afinal, ela não costuma sair barata (principalmente se você deseja visitar países que utilizam moedas como dólar, euro ou libra). No entanto, existem algumas maneiras de fazer uma viagem para o exterior barata! Quer saber como? Então veja as dicas que preparamos para você!

Mas… Antes de ler as dicas de como planejar viagem para o exterior, recomendamos entender o que é preciso para uma viagem internacional. Isso vai ajudar a economizar em toda a preparação da viagem. Vamos lá?

Como viajar para o exterior?

Sem dúvida, é importante entender o que é preciso para viajar, isso facilita uma viagem para o exterior mais barata, afinal, uma viagem não começa apenas quando você entra no avião, não é mesmo?

Sabendo exatamente o que você precisa, você pode se organizar e evitar gastos de última hora.

O que é preciso para viajar para o exterior?

A resposta simples é, depende. Isso porque os documentos variam dependendo do seu destino. Isto é, alguns documentos extras podem ser exigidos em alguns países que em outros não. Por exemplo, se a sua viagem é para algum país do MERCOSUL, então você pode viajar somente com o seu RG. Se acaso a sua viagem é para a União Europeia, então você precisa não só do passaporte, como também de um seguro saúde.

Ademais, para saber precisamente tudo o que precisa para uma viagem ao exterior, também é importante saber o tipo de viagem que você vai fazer. Se é uma viagem de intercâmbio, você precisará, também, de um visto temporário.

Apesar destes casos específicos, uma lista básica para uma viagem ao exterior é:

  • Passaporte
  • Visto (quando necessário)
  • Seguro saúde
  • Vacinas
  • Passagem aérea
  • Hospedagem

Nossa dica é deixar todos estes documentos preparados e organizados em uma pasta, independente do seu destino!

Quanto custa a passagem para o exterior?

Neste caso, não há um preço fixo já que ela pode variar dependendo do destino ou promoções pontuais. No entanto, podemos dizer que o preço médio do bilhete internacional fica próximo de US $ 1.500. Sendo que os viajantes que compram passagens internacionais com meses de antecedência veem preços mais baixos, com as tarifas aéreas mais baixas, se comparamos com os que compram dias antes da partida.

Bom, agora que você tem uma ideia sobre o que é preciso para viajar para o exterior, e quanto custa a passagem para o exterior, vamos ver como viajar gastando pouco!

Como viajar para o exterior gastando pouco?

Existem muitas maneiras de economizar para uma viagem para o exterior mais barata. Vamos ver quais são elas.

Dê preferência para a baixa temporada

Se você quer economizar em sua viagem para o exterior, a primeira e principal dica é: dê preferência para a baixa temporada. Isso porque, nestas épocas do ano, o destino é menos procurado e, como consequência, os preços ficam mais em conta.

Ou seja, se você tiver flexibilidade com datas, fuja de períodos de férias ou de final de ano. Veja quais meses são mais tranquilos no destino e viaje nesta época. Além de economizar, você conseguirá aproveitar melhor, pois não terá centenas de outros turistas como “concorrência”. Geralmente, as épocas boas para viajar são primavera e outono, isto é, de março a junho ou de setembro a novembro.

Procure as passagens com antecedência

Um item que pode representar uma fatia considerável do seu orçamento são as passagens aéreas. Por isso, para economizar, procure-as com antecedência. O ideal é começar com alguns meses antes da data que você pretende viajar. Ao fazer isso, você terá mais tempo para acompanhar os preços e, provavelmente, conseguir alguma oferta especial. No entanto, se não for possível, saiba que ainda dá para viajar barato de última hora.

Para pesquisar passagens baratas você pode usar aplicativos de viagem. Alguns exemplos são:

  • Skyscanner (para passagens aéreas em todo o mundo)
  • Flixbus (para passagens de ônibus)
  • Omio (para passagens de trens na Europa)

Esses aplicativos permitem definir alarmes quando há promoções. Use isso a seu favor! Se você deixar para última hora, além de pagar mais caro, terá que se contentar com poucas opções disponíveis.

Ah! E se você tiver pontos acumulados em cartões de crédito para trocar por milhas, vale a pena utilizá-los. Neste caso, para aproveitar bem, concentre todos os seus gastos neste cartão.

Opte por uma acomodação mais simples

Algumas pessoas que fazem uma viagem para o exterior ficam hospedadas na casa de amigos ou familiares. Se este é seu caso, entre em contato com eles e comente sobre a sua viagem. No entanto, a maior parte dos viajantes precisa de uma acomodação para ficar e, se esse for o seu caso, você precisa se atentar a essa dica.

Ao menos que a sua viagem tenha como objetivo ficar em hotel 4 ou 5 estrelas, ou resorts com tudo incluído (porque, às vezes merecemos, não é?) opte por uma acomodação mais simples. E aqui, não estamos falando para você ficar em uma acomodação que seja ruim, mas sim que você fique em um local que tenha um bom custo-benefício. Por exemplo, hostels, pousadas ou, até mesmo, hotéis mais simples. Além disso, às vezes até compensa alugar uma casa, um apartamento ou um quarto no Airbnb.

Algumas plataformas para busca de hospedagem são:

O que não falta é opção. Por isso, é importante que você avalie cada uma com cuidado para escolher aquela que melhor lhe atende e que não custe “o olho da cara”.

Troque seus reais pela moeda estrangeira aos poucos

Antes de viajar, você precisa trocar os seus reais pela moeda utilizada no destino. Porém, não faça isso de uma só vez. E sabe por quê? Porque o câmbio oscila. Então, aproveite quando ele estiver com um preço mais atrativo para comprar a moeda estrangeira.

Além disso, faça cotações em diferentes casas de câmbio e, se quiser levar um cartão, prefira o de débito ou o pré-pago internacional. Evite o cartão de crédito.

Aproveite passeios, atividades e atrações gratuitas

Certas coisas que você quer fazer ou conhecer no exterior possuem um custo, isto é, você vai precisar comprar um ingresso ou um bilhete. No entanto, há muitos passeios, atividades e atrações que são gratuitas. Portanto, durante o seu planejamento, faça pesquisas e descubra quais são elas para você aproveitá-las.

Por exemplo, nem todo museu cobra para você entrar, e em muitos casos, também há dias da semana que a entrada é franca. Além disso, você não precisa pagar para caminhar à beira da praia ou para ir a um parque.

Se você gosta de pesquisar por passeios, algumas plataformas como a Civitats ou TripAdvisor podem ajudar. Com a Civitatis você pode realizar visitas guiadas. Já com o TripAdvisor, você pode ficar por dentro de várias atrações, seus valores e comentários de pessoas que já passaram por lá.

Monte um roteiro de viagem para o exterior de maneira estratégica

Montar um roteiro é uma ótima forma para você se organizar em relação ao que tem que fazer, além de ajudar a conhecer melhor o destino. Porém, além disso, se você montá-lo de maneira estratégica, você conseguirá economizar também! Ok, mas como planejar viagem para o exterior?

Um checklist básico é:

  1. Reúna documentos e informações de viagem
  2. Abra um documento em branco em um editor de texto ou planilha
  3. Divida seu itinerário em seções (por museus, por região, ou, por dia)
  4. Coloque as informações do lugar nestas seções
  5. Revise e verifique novamente seu roteiro e organize por algum critério
  6. Repita todo o processo

Tente incluir diversos passeios, atrações ou pontos turísticos e, logo depois, veja quais ficam próximos um do outro. Então, para economizar, coloque-os de forma estratégica em seu roteiro, para que você possa conhecê-los e aproveitá-los sem precisar fazer tantos deslocamentos. Se você puder fazer esses deslocamentos a pé, sem precisar de táxi, Uber, trem ou ônibus, não só irá economizar dinheiro, mas também tempo.

Tenha cuidado na hora de fazer refeições

Em uma viagem, é natural querer um bom café da manhã, almoço ou jantar. Contudo, muitas pessoas gastam além do esperado em relação a este aspecto, pois não se atentam aos lugares que fazem essas refeições. Aliás, saber onde comer, ou optar por preparar sua comida, é uma das melhores formas de fazer uma viagem para o exterior mais barata.

Normalmente, próximo de atrações, pontos turísticos e regiões mais movimentadas, há diversos restaurantes, bares, lanchonetes e cafés. Porém, esses estabelecimentos geralmente não são os mais baratos e, muitas vezes, nem os melhores.

Portanto, se você quer economizar, procure todas as informações em aplicativos ou Google resenhas por esses restaurantes, bares, lanchonetes e cafés (se acaso você quer comer por perto de alguma atração). Além disso, você pode buscar, também, estabelecimentos de que ficam um pouco mais distantes de áreas populares e turísticas. Com certeza você conseguirá economizar.

Algumas plataformas online para pesquisar restaurantes, bares e cafés que podem ajudar são:

  • TripAdvisor
  • The Fork
  • Yelp

Além de fazer uma boa pesquisa antes de viajar, vale a pena pedir recomendações para os moradores locais, afinal, eles têm mais familiaridade com a região.

Dica extra: reserva de estacionamento

Separamos um item que nem todo mundo que faz uma viagem para o exterior sabe (ou pensa a respeito). Ao ir com seu carro até o aeroporto no dia da viagem, você precisará de um estacionamento para deixá-lo, certo?

Pois, então, o que a maioria das pessoas fazem é deixar o veículo no estacionamento interno do aeroporto, mas isso pode sair caro – e é aí que está o erro. E sabe por quê? Porque ao redor do aeroporto existem diversas opções de estacionamentos boas e, principalmente, mais baratas.

Por exemplo, se você é de São Paulo e pretende ir com seu carro até o aeroporto de Guarulhos no dia da viagem, não deixe de pesquisar com uma certa antecedência por estacionamentos próximos ao aeroporto. Além do estacionamento, você pode aproveitar também para saber quais os hoteis mais próximos.

Quais as viagens internacionais baratas?

Por fim, deixamos aqui alguns destinos de viagens internacionais bataras. A vantagem de conhecer esses países é que o nosso dinheiro vale mais e, dessa maneira, nossas possibilidades de aproveitar são maiores. Isto é, não só podemos nos hospedar por mais tempo e em melhores opções, como também conhecer culturas bem diferente!

Ok, então quais as viagens internacionais mais baratas que estamos falando?

  • Indonésia
  • Colômbia
  • Argentina
  • Bulgária
  • Índia

Quer uma outra dica de viagem internaciona barata? Você também vai gostar de Hospedagem em Nova York!

Essas foram as nossas dicas para fazer uma viagem internacional barata! Esperamos que as dicas tenham ajudado, e se acaso você conhece alguma que não tem por aqui, deixe nos comentários. Boa viagem!

Perguntas Frequentes

É possível fazer uma viagem para o exterior barata?

Muitas pessoas pensam que não têm dinheiro suficiente para viajar para o exterior. No entanto, mesmo com fundos limitados, você pode viajar para o exterior sem gastar muito. Se você planejar com antecedência e tomar algumas medidas para manter seus custos baixos, viajar com um orçamento limitado pode, realmente, tornar a experiência muito mais agradável!

Como viajar para o exterior gastando pouco?

Uma forma de viajar para o exterior gastando pouco é escolher épocas fora de alta temporada, optar por hospedagem com cozinha e preparar suas refeições, buscar por passeios gratuitos ou ficar atento às promoções em passagens.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.