free walking tour tokyo japao

Afinal, o que é um Free Walking Tour e porque devo fazer um? O conceito de Free Walking Tour não é novo e, embora já exista nas principais cidades do mundo, ainda não é tão difundido entre os turistas. Por isso, resolvemos escrever sobre o que é e porque você deve fazer free walking tours, vamos lá?

O que é um free walking tour?

O free walking tour é um passeio organizado por um guia local. Nessa visita, você caminha por certas regiões a pé, sendo estas regiões as mais conhecidas, ou importantes, da cidade.

Se acaso você estiver fazendo uma viagem pela Europa e ver um grupo de pessoas perto de atrações turísticas, já sabe, é um walking tour. Aliás, é uma ótima maneirar para viajar barato pelo mundo.

Em suma, os free walking tours passam por regiões históricas ou áreas turísticas onde o guia conta tudo de uma forma mais informal.

Afinal, um free walking tour é grátis?

Sim e não. Isto é, depende de quanto você quer contribuir com o guia. Ou seja, você pode ou não dar um valor para o walking tour. Quanto você deve dar de gorjeta? Normalmente isso dependerá da duração do passeio, de como as outras pessoas estão no passeio e de quão satisfeito você está. No entanto, é comum dar uma gorjeta de US $5 a US $20 por pessoa.

É isso, se perguntarem porque não é realmente gratuito, você já sabe que, na verdade, é gratuito, já que em um passeio a pé você não é obrigado a pagar nada. Mas, você pode se perguntar como os guias que pagam as suas contas. E, por isso, contam com a sua colaboração.

Onde começou o free walking tour?

O primeiro tour oficial que foi em Berlim, em 2004. Desde então, a atividade cresceu e agora existe nos principais destinos turísticos do mundo e de diferentes maneiras.

A ideia é ótima, afinal, explorar um destino a pé é tão natural que nem sei se devemos designar um criador para a caminhada gratuita. No entanto, alguém muito inteligente resolveu transformar uma atividade turística perfeitamente comum (caminhada) em um empreendimento interessante.

Como é um free walking tour e como me preparar?

O free walking tour geralmente começa em um ponto específico da cidade e segue um caminho pré-determinado a pé. Portanto, o ideal é usar calçado adequado, trazer água e um lanche, pois você estará caminhando por algumas horas.

Por que fazer um free walking tour?

No geral, um passeio a pé significa que você pode acessar e ver muito mais do que com qualquer outro tipo de passeio, além dos seguintes pontos:

  • É uma ótima maneira de conhecer pessoas.
  • Participar de um passeio a pé é uma ótima oportunidade para conhecer outros viajantes.
  • Você não precisa planejar nada.
  • Você recebe conselhos dos moradores.

Os guias geralmente possuem outros trabalhos, ou seja, são estudantes de turismo, programadores, freelancers entre outros. Eles fazem esses passeios por amor à história e cultura da cidade, e não somente pelo dinheiro. Por fim, outro ponto positivo é a quantidade de informações valiosas que você receberá durante o passeio.

É verdade que você pode ter muita facilidade de encontrar na internet a história de um lugar, ou mesmo do monumento, porém, para saber mais detalhes, curiosidades e segredos, é só quem é local pode contar.

Tem Free Walking Tour no Brasil?

Sim, e muitos! Como o Brasil é um país turístico por natureza, certamente você vai encontrar muitos free walking tours no Brasil. Ainda não tão comum como vemos no exterior, eles existem. As principais cidades com free walking tour no Brasil são Recife, Paraty, São Paulo e Rio de Janeiro.

Free Walking Tour em São Paulo

Recomendado, sobretudo, no centro histórico de São Paulo. O free walking tour sp começa em frente ao teatro municipal e passa por locais como Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, Edifício Martinelli, Rua 15 de Novembro e Praça da Sé.

Free Walking Tour no Rio de Janeiro

Existem alguns passeios no Rio de Janeiro também, e muitos explicam sobre o carnaval e a herança africana no Brasil. Há também outro free walking tour no Rio de Janeiro que faz visita ao centro histórico do da cidade como, por exemplo, o bairro da Lapa. Passando pela Avenida  Rio Branco, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Sé Velha, no Palácio Tiradentes, os Arcos da Lapa e também a Escadaria Selarón.

Free Walking Tour em Curitiba

O tour gratuito por Curitiba é realizado por voluntários da UFPR apaixonados pela cidade. O passeio dura em média 4 h e percorre boa parte do centro histórico da cidade e ótimos restaurantes.

Os passeios em Curitiba começam às 12 h e 30 m só funcionam quando não está chovendo. O ponto de encontro fica localizado na Praça Santos Andrade, escadaria da UFPR.

Free Walking Tour Paraty

Visitar Paraty é como ser transportado no tempo. Paraty é a cidade colonial mais perseverante do Brasil, com ruas de paralelepípedos e muitos prédios históricos. Por estar localizado no litoral do Brasil, há ótimas praias, bons mergulhos e incríveis passeios de barco. Justamente por isso, você deve fazer uma visita guiada em Paraty para conhecer tudo o que ela tem de melhor!

Tour em Porto Alegre

Na cidade de Porto Alegre o Free Walking Tour é realizado por vários voluntários que se reúnem aos sábados para mostrar a linda cidade aos turistas. O passeio dura em média 1h30 e ao final do passeio será solicitada uma contribuição baseada na experiência deles, doando assim o que achar merecido.

Os passeios só acontecem aos sábados e se chover não há passeio. O ponto de encontro é na Praça XV de Novembro em frente ao mercado público.

Tem free walking tour na Europa?

Sim, e muitos! Como as cidades da Europa são muito turísticas, você vai encontrar uma variedade de cidades com esses passeios. As principais são Londres, Amsterdam e Paris.

Aliás, você pode ver esse tour na Galícia. Ele vale muito a pena, ainda mais acompanhado de um copo de cerveja!

Outro que vale a pena fazer é um passeio de bicicleta em Amsterdam! É uma forma totalmente diferente e descolada de conhecer o destino que você está visitando! Além disso, você pode explorar os arredores da cidade de bicicleta e conhecer um pouco do dia a dia.

Existem até cidades que oferecem alguns tipos mais específicos de passeios gratuitos a pé, como o “Beatles Free Tour” em Liverpool, que conta a história e a trajetória da banda.

Vale a pena fazer o free walking tour?

Sei que lemos sobre o assunto e as perguntas às vezes continuam. Mas, dê uma olhada em outras razões pelas quais vale a pena um tour gratuito.

Quando o dinheiro está apertado 

Você pode conhecer as principais atrações da cidade de forma fácil e barata. Ok, vamos ser honestos, o free walking tour é “gratuito”, mas não e só porque é “gratuito” que ele vale a pena. De fato, você vai adorar fazer um, o passeio é uma experiência incrível.

Conhecimento 

Você pode buscar informações sobre o seu destino, mas o passeio a pé gratuito oferece o ponto de vista de um morador local, de quem vive na cidade diariamente.

Seu tempo é curto

Se você estiver fazendo uma visita curta na cidade, é uma ótima dica, pois você vai conhecer muita coisa sobre a cultura e a história em pouco tempo. E o melhor? Com quem entende do assunto. 

Flexibilidade 

Você tem a flexibilidade de escolher o melhor horário, o idioma e os roteiros que te interessam mais. 

Existem outras modalidades de free tour?

A modalidade de passeio free tour mais popular é o passeio a pé gratuito. No entanto, existem outros tipos, como: 

  •  Passeio de bicicleta
  •  Comidas e bebidas
  •  Vida noturna
  •  Natureza
  •  Passeio de ônibus

Observação: Nem todas as outras modalidades de passeio são gratuitas.

Um free walking tour que indicamos também é fazer um passeio gastronômico! Isto é, você paga uma taxa por ele e pode ir de restaurante em restaurante e experimentar pratos típicos locais. Um ótimo exemplo são as “tapas” ou “pintxos” da Espanha. E são deliciosos! Saiba muito mais com 10 dicas de viagem que você precisa saber!

Ah! Não se esqueça de incluir um roteiro com várias opções de Walking Tour na cidade de Barcelona!

Perguntas Frequentes

Porque fazer uma visita guiada?

Você conhecerá o local como só um local sabe como fazê-lo. Os guias são geralmente profundos conhecedores do local, portanto, um guia turístico poderá mostrar os lugares secretos, onde estacionar, os melhores bares ou restaurantes e onde comprar o produto típico da maneira mais econômica.

Em que cidades fazer uma visita guiada?

Algumas cidades do Brasil que valem a pena fazer um passeio grátis são Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Paraty. Já se você está viajando pela Europa, as cidades que você deve fazer uma visita guiada são Paris, Amsterdam, Londres e Barcelona.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.