pratos típicos italianos - canoli - de lugar nenhum (1)

Pratos típicos italianos – A culinária italiana é uma das mais amplas do mundo inteiro.

As incríveis opções oferecidas pela cultura italiana, repletas de sabor e textura que várias outras não conseguem alcançar.

A Itália vem produzindo diversos pratos e receitas que viraram sucessos no mundo todo, como a pizza e a lasanha, porém não é à toa que esses pratos saem com tantas qualidades.

A pectina está, em muitos casos, incluída em seu preparo, sendo assim, os principais pratos italianos que, porém, não são os mais famosos de todos.

Mas a pizza não é a mais famosa da Itália?

Sim! Há um senso comum de que a pizza é, de longe, o prato mais famoso na Itália, juntamente ao macarrão feito dos mais diversos jeitos.

Os pratos italianos usando pectina são normalmente os doces, já que ela é um ótimo produto para realçar o sabor e até melhorar a textura de doces diversos.

Ao mesmo tempo, quais são os pratos italianos e doces que levam esse elemento em seu preparo e produção.

Ou seja, esse artigo irá dar uma direção para qualquer um que deseja preparar diversos pratos típicos da Itália, usando pectina para ajudar na qualidade.

Pratos italianos que usam a pectina

Muitos não reconhecem como a pectina é tão importante para diversos pratos e doces ao redor do mundo, inclusive pratos e doces típicos italianos.

Essas são maravilhosas opções de receitas que são pouco conhecidas no Brasil.

Por conta disso, essas sugestões de pratos e quitutes italianos podem ser algo revolucionário quando o assunto é apostar em sua venda. 

A culinária italiana é especial, quando reconhecemos que grande parte das receitas vieram de gerações de italianos ao mundo.

Cannoli siciliani

O cannoli é um dos nomes mais conhecidos quando falamos de doces italianos, ele é um doce muito visto em filmes e em programas de culinária.

Em primeiro lugar, esse doce não é tão popular no Brasil, porém se assemelha com uma massa frita e enrolada, com recheios diversos. 

A pectina no Cannoli

Sim, a pectina é incluída nesses recheios, colocada em geleias de fruta, como a geléias, para realçar o sabor e obter uma textura mais genuína.

O cannoli siciliani é normalmente feito com recheios doces, mas também existem os salgados.

Gelato – Pratos típicos italianos

gelato - pratos típicos italianos - de lugar nenhum (1)

O gelato é uma opção muito parecida com um sorvete. e usa a peticina para ter uma melhor aparência, quando é feito artesanalmente.

Além disso, a diferença maior ao sorvete comum é a textura, mais leve e cremosa, pesado e grosso quando comparado ao “gellato”.

Além de ajudar com sua textura, ela pode também ajudar a realçar o sabor cítrico no de frutas. Há como produzir gelatos de chocolate, creme, etc.

Baba al rum – Pratos típicos italianos

A princípio, esse bolinho é uma opção deliciosa e fina vinda da Itália.

É um dos pratos típicos italianos e, pode usar a pectina sem sua cobertura, podendo ser de frutas ou ter uma adição de geleia por cima como acompanhamento.

O sabor normalmente se encontra sendo de baunilha, creme e chocolate.

pratos típicos italianos

O que é pectina e para que serve?

Ela é extremamente importante em doces e confeitos, então, para estabilizar e gelificar. Entre esses produtos, podemos mencionar:

  1. A princípio, doces e geleias
  2. Além disso, caldas e sucos de fruta concentrados;
  3. Bem como, sorvetes e confeitos

A pectina é essencial para muitos pratos e doces italianos tradicionais, além de ser ótima para diversas outras receitas.

Finalmente, sem ela, não é possível obter a textura ou sabor desejado nos mais diversos produtos. Pratos típicos italianos

Veja nossos outros artigos sobre a Itália



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.