O que fazer em Napoli? Vista da cidade.

A nossa amiga Mayara fez uma viagem a Itália e decidiu nos contar como foi sua experiência por lá. Se acaso você estiver planejando ir para Itália, principalmente se quer visitar Napoli (Nápoles), mas não sabe muito bem o que fazer por lá, confira as dicas abaixo.

Nápoles é uma cidade que fica ao sul da Itália e a terceira mais populosa do país. Além disso, Nápoles é um dos destinos mais visitados por turistas estrangeiros da Itália. É uma das cidades italianas menos caras, e o que você vai gastar dependerá, em grande parte, de onde você está hospedado. A cidade tem um clima mediterrâneo, ou seja, possui invernos amenos e chuvosos, e verões secos e quentes. Portanto, a melhor época para visitar entre abril e junho, já que a cidade não recebe muitos turistas nesses meses e você aproveita as boas temperaturas.

Antes de nada, vale lembrar quais cidades visitar na Itália e mais dicas, dessa maneira você vai preparado para conhecer a Itália.

O que fazer em Napoli dica 1: passear

A melhor forma de conhecer Nápoles é, para ser franco, andar pela cidade. Se acaso você gosta de caminhar, comece pelo centro, pois é onde você encontrará o maior número de pontos turísticos, cafés e restaurantes.

Os principais lugares para caminhar são: Castelo do Ovo e o Castelo Novo, a Praça do Plebiscito, o Palácio Real, o Parque Vergiliano e a Praça Gesù Nuovo.

Outras formas de se locomover em Nápoles, para aproveitar o centro histórico, são metrô e o ônibus. O metrô tem duas linhas e você pode obter um bilhete único por apenas 1,10 €, embora por 3,50 € você possa obter um bilhete válido por um dia e também válido para viagens de ônibus. Este bilhete por dia tem um limite de 150 linhas com as quais pode deslocar-se para qualquer ponto da cidade.

O que fazer em Napoli dica 2: comer

Não podemos deixar de comentar sobre comida, e também sobre a fama da pizza em Nápoles. A tradição diz que a pizza Margherita foi criada em Nápoles, no final do século XIX, para homenagear a rainha Margaret de Savoy. Inspirados nas cores da bandeira italiana — vermelho, branco e verde— foram escolhidos os principais ingredientes: tomate, mussarela e manjericão.

O que fazer em Nápoles? Comer. Pizza napolitana.
Pizza do restaurante do filme Comer, Amar e Rezar.

Não se deixe confundir pela simplicidade: se for bem feito e com ingredientes de qualidade, é uma delícia. Recomendamos as seguintes pizzarias:

  • Da Michele (via Cesare Sersale 1/3)
  • Sorbillo (via dei tribunali 32)
  • Starita (via Materdei 27-28).

Em qualquer um deles aconselhamos a experimentar, além da pizza napolitana, também a pizza de marisco (a outra especialidade).

O que fazer em Napoli dica 3: catacumbas de São Genaro

As catacumbas de São Genaro datam do século II. São extensas catacumbas mais afastadas do centro de Nápoles. Podemos dizer que exitem outras Nápoles nesse local. Um vestígio de tempos passados.

Foi construído pelas guerras da cidade, onde as pessoas se escondiam (principalmente os muçulmanos) por até 2 semanas sem nem ver a luz do Sol. Eles criaram um sistema de água, que até hoje funciona, e é lindíssimo.

Catacumbas de São Genaro, Nápoles, Itália.
Fresco nas catacumbas de San Gennaro.

A associação Napoli Sotterranea organiza visitas guiadas para explorar túneis e galerias da época romana, bem como outros locais utilizados durante a Segunda Guerra Mundial. Já a Catacombe di Napoli organiza passeios para visitar as catacumbas de San Gaudioso, San Gennaro ou San Severo.

O que fazer em Nápoles dica 4: conhecer o antigo império romano

Situada a 22 km da cidade de Nápoles, você poderá conhecer parte da Roma Antiga. Como, por exemplo, a Pompeya. A Pompéia era uma cidade da Roma Antiga, enterrada pelas cinzas de uma violenta erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C. Depois que a cidade foi soterrada pelas cinzas, Pompéia caiu no esquecimento até ser redescoberta em 1748. Desde então, é uma área arqueológica sem paralelo, já que a trágica erupção capturou o cotidiano da sociedade romana no tempo do século I, proporcionando um testemunho histórico.

O que fazer em Napoli? Visitar Pompeia, antiga cidade romana.
Antiga cidade romana. Pompeia, Itália.

Não só Pompeia, como também outra antiga cidade romana enterrada pela mesma erupção do Vesúvio em 79 d.C. é Herculano. Ainda que menos famosa que Pompeia e menos turística, conta com a vantagem de estar mais próxima da cidade de Nápoles, sendo uma opção a considerar se tiver pouco tempo na sua viagem.

Para ir a ambas as cidades antigas você pode pegar o trem com a linha Circumvesuviana, embora um aluguel de carro em Nápoles seja sempre mais confortável, se acaso você pode dirigir.

Por fim, se você quer realmente conhecer a Itália, os italianos e sua cultura, além da verdadeira pizza italiana, tem que ir a Napoli. Não só é muito turística, mas também barata, é um destino interessante para visitar na sua passagem para Itália.

Veja também as dicas incríveis do site Uma Viagem diferente, sobre Nápoles.

Veja também: Como ir do Aeroporto de Praga para o centro da cidade.

Leia: Maneiras de economizar dinheiro para viajar!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

7 respostas

  1. Aii que delicia esse seu post. Acabei nao conhecendo Napoli quando estive na Itália mas tenho muita vontade. E assim como você, quero muito comer uma bela pizza na pizzaria do Filme e topo sem problemas esperar na fila hahaha. Adorei suas dicas. Muito obrigada por compartilhar.

  2. hahahaha morri de rir sobre você falando que chegou em Nápoli e lá parecia o centro de São Paulo e que os trens na Itália demoram muito. Tenho muitas experiências nesses trens que passam por lugar nenhum com baldeações infinitas! hahaha Pelo menos a pizza napolitana valeu a pena, né? Deu água na boca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.