
Quais são os melhores lugares e as melhores coisas para fazer em Roma? A cidade é incrível, muito divertida e linda de se impressionar até o último minuto da sua viagem.
A capital italiana é maravilhosa, um museu ao céu aberto e certeza que você também vai adorar.
As ruas românticas, as praças, a arquitetura, os museus, a história, a cultura e, claro, a comida deliciosa que só a Itália tem!
Vamos conhecer então os lugares e o que fazer em Roma!
O que tem nesse post:
Onde fica Roma?
A cidade é a capital da Itália na região de Lazio. Ela fica no centro-oeste do país às margens do Rio Tibre e tem 2.9 milhões de habitantes numa área de 1285 km². Ainda assim, Roma é uma das cidades mais populosas da Europa, em terceiro lugar.
Bem como, é uma cidade que abriga um país, e isso é um fato muito interessante, pois, em Roma está o Vaticano, o menor país do mundo.
Roma é conhecida como a “Cidade das Sete Colinas” devido à sua localização, e também como a “Cidade Eterna”, devido aos fatos importantíssimos da sua história. Ainda assim, ela é considerada o “berço da cultura e da civilização ocidental”.
O que fazer e os lugares de Roma
A cidade foi uma das passagens mais importantes das nossas viagens, Roma é fascinante!
Em seguida, explorar seus segredos, aprender sobre seu passado e fazer parte do cotidiano agitado e maluco dessa cidade e, ao mesmo tempo, tem um ar muito curioso para qualquer viajante.
Em geral, Roma é uma cidade maravilhosa que todos tem que visitar pelo menos uma vez na vida e que se você estiver com a agenda apertada, pode conhecer em um fim de semana somente.
Foi exatamente o que ficamos por lá, um final de semana. E vamos te mostrar tudo que fizemos.
Pra iniciar o passeio, nada melhor que um ônibus que te leva até eles!

A gente sempre diz que para quem tem pouco tempo na cidade e quer conhecer o máximo de coisas possíveis, o ônibus turístico é sempre a melhor pedida.
Chegamos a Roma em um sábado pela manhã e rapidamente já fomos ao centro para subir no ônibus turístico de Roma pertinho do nosso hotel que ficava no Largo Peretti.
Ele tem 8 paradas estratégicas nos melhores lugares da cidade:
- Terminal Largo Di Villa Peretti (Largo di Villa Peretti, 1).
- Santa Maria Maggiori: Basílica de Santa Maria Maggiori
- Coliseu: Via Di San Gregorio.
- Circo Massimo: Piazzale Ugo la Malfa.
- Piazza Venezia: Via di Teatro Marcello, 12.
- Vaticano: Lungotevere Tor di Nona.
- Piazza di Spagna: Via Ludovisi, 17.
- Piazza Barberini: Via Barberini, 14.
Você pode comprar o seu ônibus turístico de Roma antes de chegar na cidade, pra usar em 24/48/72 horas. Você vai poder descer em cada uma das paradas, ficar nelas quanto tempo quiser e o próximo ônibus sempre passa a cada 30 minutos.
Coliseu

Em seguida, paramos nele, o astro maior de Roma, o ponto turístico mais conhecido da cidade, o Coliseu.
A entrada para o Coliseu pode ser comprada direto na bilheteria, mas indicamos mesmo comprar uma visita com um guia, que inclui entradas para o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino.
Além de você deseja evitar filas gigantes do lado de fora, você ainda vai ser guiado com um profissional e ter todas as informações possíveis sobre os locais.
Ainda assim, lembre-se que se tem pouco tempo na cidade, economizar o mesmo é crucial.
Bem como, o Coliseu é uma parada obrigatória e um lugar que você precisa conhecer em Roma, com muita história e uma construção impressionante.
Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro
Logo depois, chegamos na parte em que existe um país dentro de uma cidade! Sim, o Vaticano é um micro país que você pode visitar e colocar aí na sua lista como mais um país conhecido!
Ainda pra evitar as gigantescas filas (tudo em Roma tem uma fila gigante, é impressionante!), você pode fazer também uma visita guiada pelo Vaticano, que inclusive tem entradas pulando as filas para: Os museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro.
Nos Museus Vaticanos você vai visitar as galerias, esculturas, pinturas, ou seja, reúnem a maior coleção de arte da Igreja Católica Romana, além disso, vai visitar a Galeria dos Mapas, dos Candelabros, dos Tapetes e o Pátio do Belvedere.

Em seguida, o momento de fazer uma visita à Capela Sistina, um dos maiores tesouros de Roma. que guarda algumas das pinturas mais conhecidas de todos os tempos. É impressionante! E na Basílica de São Pedro, o maior templo religioso, e, ao mesmo tempo, é a igreja onde o Papa faz as liturgias importantes.
Pantheon

O Pantheon é um edifício circular com um pórtico de grandes colunas coríntias de granito.
Um vestíbulo retangular liga o alpendre à rotunda, que está sob uma cúpula de caixotões de concreto, com uma abertura central (óculo) para o céu.
Sendo assim, ele é um dos edifícios romanos mais bem preservados e está em uso contínuo desde a sua finalização. Os buracos nas paredes do Pantheon não são buracos de bala como muitos imagina, e sim, pontos de montagem para esculturas de metal que já desapareceram com o passar do tempo.
A Entrada é gratuita, mas tem sempre bastante fila na entrada.
Fontana de Trevi, um dos lugares mais lindos de Roma

Em seguida, fomos para a Fontana de Trevi. Você pode pensar que esse é só um lugar comum, pois, o que teria de especial em uma fonte?
Sendo assim, quando você chegar por lá, a Fontana Di Trevi vai te provar exatamente o contrário.
Eu imaginava essa fonte de tamanho normal e que era superestimada por todo mundo que visita Roma, mas, a Fontana Di Trevi é maravilhosamente imponente, linda, surpreendente e sua arquitetura minimamente calculada e detalhada valem a pena ficar por ali pelo menos uma hora admirando.
Além disso, hoje nós entendemos que não se pode ir à Roma sem fazer essa visita e muito menos sem fazer aquele desejo jogando uma moedinha nas águas.
Basílica de São Pedro

Logo depois, a Basílica de São pedro, é um símbolo do horizonte de Roma, e, ao mesmo tempo, é uma igreja em estilo renascentista, localizada na Cidade do Vaticano.
Mesmo que as igrejas não sejam o seu forte, acreditamos que você não pode deixar de visitar a Basílica enquanto estiver em Roma.
Além disso, a sua arquitetura exterior é simplesmente maravilhosa, e o seu interior é de tirar o fôlego, como A Pietà de Michelangelo, com todos os seus detalhes. Indicamos uma visita guiada pela Basílica de São Pedro, para não perder a explicação de nenhum detalhe.
Tour gastronômico pelo Trastevere

Em seguida, se você já esteve por aqui no nosso site, sabe que não pode faltar comida! A Itália é rica e tem os melhores sorvetes, pizzas, vinhos, massas e um monte de outras coisas.
Trastevere é o bairro boêmio de Roma e esse tour começa na Piazza del Campo dei Fiori, onde tem as barraquinhas de flores, de queijos, embutidos, massas e diversos produtos italianos.
Depois, na Piazza de Santa Maria, você vai provar a verdadeira pizza artesanal, Tem também uma parada em uma barraca de supplì,para degustar e provar também os croquetes.
Para finalizar, eles, os sorvetes do Trastevere, o verdadeiro gelatto italliani! O tour termina com uma tábua de queijos e prosciutto e um bom vinho, pra finalizar, na Piazza de Santa Maria.