lugares de roma - de lugar nenhum

Quais são os melhores lugares e as melhores coisas para fazer em Roma? A cidade é incrível, muito divertida e linda de se impressionar até o último minuto da sua viagem.

A capital italiana é maravilhosa, um museu ao céu aberto e certeza que você também vai adorar.

As ruas românticas, as praças, a arquitetura, os museus, a história, a cultura e, claro, a comida deliciosa que só a Itália tem!

Vamos conhecer então os lugares e o que fazer em Roma!

Onde fica Roma?

A cidade é a capital da Itália na região de Lazio. Ela fica no centro-oeste do país às margens do Rio Tibre e tem 2.9 milhões de habitantes numa área de 1285 km². Ainda assim, Roma é uma das cidades mais populosas da Europa, em terceiro lugar.

Bem como, é uma cidade que abriga um país, e isso é um fato muito interessante, pois, em Roma está o Vaticano, o menor país do mundo.

Roma é conhecida como a “Cidade das Sete Colinas” devido à sua localização, e também como a “Cidade Eterna”, devido aos fatos importantíssimos da sua história.  Ainda assim, ela é considerada o “berço da cultura e da civilização ocidental”.

O que fazer e os lugares de Roma

A cidade foi uma das passagens mais importantes das nossas viagens, Roma é fascinante!

Em seguida, explorar seus segredos, aprender sobre seu passado e fazer parte do cotidiano agitado e maluco dessa cidade e, ao mesmo tempo, tem um ar muito curioso para qualquer viajante.

Em geral, Roma é uma cidade maravilhosa que todos tem que visitar pelo menos uma vez na vida e que se você estiver com a agenda apertada, pode conhecer em um fim de semana somente.

Foi exatamente o que ficamos por lá, um final de semana. E vamos te mostrar tudo que fizemos.

Pra iniciar o passeio, nada melhor que um ônibus que te leva até eles!

lugares de roma - onibus turistico
Pra quem tem pouco tempo, o ônibus é uma ótima ideia!

A gente sempre diz que para quem tem pouco tempo na cidade e quer conhecer o máximo de coisas possíveis, o ônibus turístico é sempre a melhor pedida.

Chegamos a Roma em um sábado pela manhã e rapidamente já fomos ao centro para subir no ônibus turístico de Roma pertinho do nosso hotel que ficava no Largo Peretti.

Ele tem 8 paradas estratégicas nos melhores lugares da cidade:

  • Terminal Largo Di Villa Peretti (Largo di Villa Peretti, 1).
  • Santa Maria Maggiori: Basílica de Santa Maria Maggiori
  • Coliseu: Via Di San Gregorio.
  • Circo Massimo: Piazzale Ugo la Malfa.
  • Piazza Venezia: Via di Teatro Marcello, 12.
  • Vaticano: Lungotevere Tor di Nona.
  • Piazza di Spagna: Via Ludovisi, 17.
  • Piazza Barberini: Via Barberini, 14.

Você pode comprar o seu ônibus turístico de Roma antes de chegar na cidade, pra usar em 24/48/72 horas. Você vai poder descer em cada uma das paradas, ficar nelas quanto tempo quiser e o próximo ônibus sempre passa a cada 30 minutos.

Coliseu

lugares de roma, o coliseu
Uma das construções mais visitadas de Roma, o Coliseu, palco de grandes batalhas.

Em seguida, paramos nele, o astro maior de Roma, o ponto turístico mais conhecido da cidade, o Coliseu.

A entrada para o Coliseu pode ser comprada direto na bilheteria, mas indicamos mesmo comprar uma visita com um guia, que inclui entradas para o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino.

Além de você deseja evitar filas gigantes do lado de fora, você ainda vai ser guiado com um profissional e ter todas as informações possíveis sobre os locais.

Ainda assim, lembre-se que se tem pouco tempo na cidade, economizar o mesmo é crucial.

Bem como, o Coliseu é uma parada obrigatória e um lugar que você precisa conhecer em Roma, com muita história e uma construção impressionante.

Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro

Logo depois, chegamos na parte em que existe um país dentro de uma cidade! Sim, o Vaticano é um micro país que você pode visitar e colocar aí na sua lista como mais um país conhecido!

Ainda pra evitar as gigantescas filas (tudo em Roma tem uma fila gigante, é impressionante!), você pode fazer também uma visita guiada pelo Vaticano, que inclusive tem entradas pulando as filas para: Os museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro.

Nos Museus Vaticanos você vai visitar as galerias, esculturas, pinturas, ou seja, reúnem a maior coleção de arte da Igreja Católica Romana, além disso, vai visitar a Galeria dos Mapas, dos Candelabros, dos Tapetes e o Pátio do Belvedere.

Capela Sistina

Em seguida, o momento de fazer uma visita à Capela Sistina, um dos maiores tesouros de Roma. que guarda algumas das pinturas mais conhecidas de todos os tempos. É impressionante! E na Basílica de São Pedro, o maior templo religioso, e, ao mesmo tempo, é a igreja onde o Papa faz as liturgias importantes.

Pantheon

lugares de roma
O Pantheon é uma das construções impressionantes de Roma

O Pantheon é um edifício circular com um pórtico de grandes colunas coríntias de granito.

Um vestíbulo retangular liga o alpendre à rotunda, que está sob uma cúpula de caixotões de concreto, com uma abertura central (óculo) para o céu.

Sendo assim, ele é um dos edifícios romanos mais bem preservados e está em uso contínuo desde a sua finalização. Os buracos nas paredes do Pantheon não são buracos de bala como muitos imagina, e sim, pontos de montagem para esculturas de metal que já desapareceram com o passar do tempo.

A Entrada é gratuita, mas tem sempre bastante fila na entrada.

Fontana de Trevi, um dos lugares mais lindos de Roma

A Fontana di Trevi é um dos lugares mais lindos de Roma

Em seguida, fomos para a Fontana de Trevi. Você pode pensar que esse é só um lugar comum, pois, o que teria de especial em uma fonte?

Sendo assim, quando você chegar por lá, a Fontana Di Trevi vai te provar exatamente o contrário.

Eu imaginava essa fonte de tamanho normal e que era superestimada por todo mundo que visita Roma, mas, a Fontana Di Trevi é maravilhosamente imponente, linda, surpreendente e sua arquitetura minimamente calculada e detalhada valem a pena ficar por ali pelo menos uma hora admirando.

Além disso, hoje nós entendemos que não se pode ir à Roma sem fazer essa visita e muito menos sem fazer aquele desejo jogando uma moedinha nas águas.

Basílica de São Pedro

Vista de Roma para a Basílica de São Pedro

Logo depois, a Basílica de São pedro, é um símbolo do horizonte de Roma, e, ao mesmo tempo, é uma igreja em estilo renascentista, localizada na Cidade do Vaticano.

Mesmo que as igrejas não sejam o seu forte, acreditamos que você não pode deixar de visitar a Basílica enquanto estiver em Roma.

Além disso, a sua arquitetura exterior é simplesmente maravilhosa, e o seu interior é de tirar o fôlego, como A Pietà de Michelangelo, com todos os seus detalhes. Indicamos uma visita guiada pela Basílica de São Pedro, para não perder a explicação de nenhum detalhe.

Tour gastronômico pelo Trastevere

Gastronomia no Trastevere, um bairro incrível para visitar!

Em seguida, se você já esteve por aqui no nosso site, sabe que não pode faltar comida! A Itália é rica e tem os melhores sorvetes, pizzas, vinhos, massas e um monte de outras coisas.

Trastevere é o bairro boêmio de Roma e esse tour começa na Piazza del Campo dei Fiori, onde tem as barraquinhas de flores, de queijos, embutidos, massas e diversos produtos italianos.

Depois, na  Piazza de Santa Maria, você vai provar a verdadeira pizza artesanal, Tem também uma parada em uma barraca de supplì,para degustar e provar também os croquetes.

Para finalizar, eles, os sorvetes do Trastevere, o verdadeiro gelatto italliani! O tour termina com uma tábua de queijos e prosciutto e um bom vinho, pra finalizar, na Piazza de Santa Maria.

Veja nossos outros artigos sobre a Itália



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.