
Você está viajando pela Catalunha e quer saber onde aproveitar um fim de semana de sol? Conheça o monastério em Cartoixa d’Escaladei, na província de Tarragona!
A Cartoixa d’Escaladei está localizada no fundo de um vale, protegida pela serra de Montsant. É um espaço tranquilo, onde os monges cartuxos seguiam um modelo de vida marcado pelo silêncio e pela oração. Foi neste local que combinavam a solidão eremita com a proteção da vida comunitária.
O mosteiro cartuxo foi fundado em 1194. Foi o primeiro mosteiro cartuxo da península e esteve envolvido na fundação de muitos outros criados posteriormente.
Antigamente, a região gozava de muito prestígio e influência. Com rendimentos obtidos com o seu extenso patrimônio, o monastério viveu um período de esplendor entre os séculos XVI e XVII. Por isso, os cartuxos realizaram uma profunda remodelação arquitetônica, adornada com obras da conhecida escola de pintura cartuxa, que pode ser visitada hoje em dia.

O que tem nesse post:
Porque visitar Cartoixa d’Escaladei?
A Cartoixa d’Escaladei é um monastério localizado no fundo de um vale protegido pela cordilheira Montsant, na província de Tarragona. Somente por isso já vale a pena fazer uma visita.
No entanto, não só por ser um monumento histórico na Catalunha, outra razão que destacamos para visitar o local são as casas de vinho! Trata-se, também, de uma região vinícola que possui alguns lugares para realizar degustações (conhecidas aqui como Catas de Vino).
Sobre Escaladei em Tarragona
Escaladei se encontra na comarca de Priorat, a duas horas de carro de Barcelona. A região vinícola possui duas denominações de origem: D.O. Montsant y D.O. Priorat. Ambas produzem excelentes vinhos, especialmente tintos.
Como chegar até o Foral de Escaladei?
A melhor forma de ir até local é com carro, já que não há linhas de ônibus até lá. O mosteiro fica relativamente próximo á Barcelona, cerca de 140 quilômetros.
Existem dois caminhos possíveis, um com pedágio e outro sem. O trajeto dura, mais ou menos, cerca de 2 h. O trajeto sem pedágio é mais lento e com mais curvas. Se acaso você sente enjoo facilmente, recomendamos seguir pela estrada. Porém, o especial do caminho alternativo é que você vê inúmeras plantações de amêndoas, uvas e belas paisagens.
Saindo de Barcelona às 11h da manhã, sem se preocupar muito com planejamento, você encontrará essa vista em um dia de sol.



Primeira parada: Torroja del Priorat – Tarragona
Antes de chegar em Cartoixa d’Escaladei, recomendamos conhecer Torroja del Priorat. É uma cidade localizada na lateral de um monte e super charmosa.
Com o clima primaveril, com um sol gostoso, mas um vento gelado, você verá uma cidade muito tranquila. Há poucos moradores caminhando pelas ruas. No entanto, a cidade nos convida para ficar.
Se acaso você chegar durante o almoço, é provável que você sinta um cheiro maravilhoso da comida do Cal Joc. Portanto, recomendamos que você coma nesse restaurante.
O restaurante Cal Joc
O Restaurante Cal Joc fica na Carrer de la Bassa, em Torroja. É muito fácil de encontrar, já que fica bem na entrada da cidade. Além disso, há uma “terraza” justo ao lado da pracinha, facilitando encontrar o local. Aproveite a comida sob a sombra das árvores e o maravilhoso som dos pássaros.
Fotos do menu do Cal Joc:



Ficou com água na boa? Por isso deixamos aqui uma breve descrição dos pratos:
- Amanida d’Esparrecs: Salada de aspargos com alface, tomate cereja, cebola, azeitonas pretas e uma redução de vinagre balsâmico. Acompanhada de umas torradinhas.
- Llonganissa de Falset: Linguiças feitas artesanalmente na cidade de Falset, acompanhadas de feijão branco e batata assada .
- Xai de criança própria de Falset: Cordeiro também de Falset acompanhado de cogumelos temperadinhos e batata assada.
- Conill: Carne de coelho acompanhada de cogumelos temperadinhos e batata assada.
Os pratos com carne são todos feitos na churrasqueira (na Espanha falamos “a la brasa”) e acompanham um pãozinho delicioso e salsa Aioli (um tipo de maionese de alho super típica).
E o vinho, o vinho! Divino! Feito na região e servido direto do barril em uma garrafa de barro lindinha.


Logo após comer, siga até a Cartoixa d’Escaladei em Tarragona.
Chegando na Cartoixa, Tarragona
Já ao estacionar o carro, você ficará impressionado com a vista das montanhas. Para entrar ao monumento, aconselhamos comprar entradas online. Dessa forma, você pode ir com calma e não corre o risco se atrasar. O preço da entrada é de 5 euros.
A recepcionista indicará começar pela parte mais alta. No entanto, você também poderá fazer o “caminho contrário”, ou seja, fica por sua conta! No entanto, a maioria dos museus na Espanha possuem um caminho a ser seguido, então pergunte sempre antes de entrar.

Por dentro do Monastério
Assim que entrar, siga para o ponto mais alto do local, o Claustro. Este é o local onde os monges faziam voto de silêncio. Neste lugar, além dos quartos e um pequeno jardim, também há salas para trabalhos manuais como pintura e cerâmica, e um oratório dedicado a orações contemplativas e estudos religiosos.



Você vai ficar encantado com o monastério, sobretudo com as fontes e alguns espaços enormes onde se encontravam a hospedaria, refeitório e a igreja. No entanto, por ser uma ruína, poucos móveis conseguiram ser recuperados. Por isso, a maioria dos locais está vazia. Ainda assim, a grandiosidade do lugar já impressiona por si só.
Por fim, compartilhamos algumas fotos para você saber como é por lá!



E estes são alguns detalhes do caminho de entrada. Decerto são lindíssimos!



Resumo do dia
Essas são as dicas de mais um passeio em Tarragona! Por fim, indicamos voltar com calma, e ir pela estrada mais longa, mas com menos curvas.
Por último, mas não menos importante, faça um trajeto com um plano aberto para qualquer mudança e sem pressa. Pois, dessa maneira, você conhecerá outros lugares incríveis.
Espero que vocês tenham gostado e até a próxima!
E acaso você estiver com tempo sobrando na sua viagem na Catalunha, veja alguns bate-voltas de Barcelona ou pontos turísticos para visitar!
Perguntas Frequentes
Você deve visitar Cartoixa d’Escaladei não só por ser um monumento histórico em Tarragona, mas também por ser uma região vinícola com muitas casas de degustação.
A melhor forma de ir até local é com carro, já que não há linhas de ônibus até lá. O mosteiro fica relativamente próximo á Barcelona, cerca de 140 quilômetros.
Adoro essas viagens rápidas para locais da região. E esse lugar que vocês escolheram é lindo demais. Nunca tinha ouvido falar na Tarragona e agora já quero muito conhecer.
Eu sou apaixonada pela Espanha, cada destino que a gente vai tem uma personalidade totalmente diferente né? Não conhecia tarragona, mas fiquei encantada
Que lugar lindo que é a Cartoixa d’Escaladei em Tarragona. A Espanha é toda maravilhosa. Não me canso de ir pra lá. E agora jé tenho mais um lugar pra colocar no roetiro.
Gente, nunca tinha ouvido falar em Tarragona – Cartoixa d’Escaladei e já estou completamente apaixonada. Que destino lindo, tranquilo e bucólico. Já está na minha lista de passeios pela Espanha.
Meu amigo Robertão o post sobre Tarragona na Espanha está maravilhoso, mas como sempre a comida chama atenção. Aquela tabua de frio está linda e o queijo com goiabada foi roubado de nós mineiros rsrs. Abraços e parabens.
Nossa, amei esse post! Me deu muita vontade de visitar Tarragona. Já vou me organizar aqui e vou incluí-la na minha viagem à Espanha. Um super beijo.
Um privilégio morar na Espanha e perto de um lugar como esse. Terragona é um lugar que eu nunca tinha ouvido falar. Fiquei encantada, adoro explorar lugares pouco conhecidos. E quanta história deve ter por aí ne. Obrigada por compartilhar.
Ai meu Deus mais uma cidade linda que vou precisar conhecer quando for a Espanha. Amei tudo que você nos mostrou aqui sobre Tarragona. Já inclui na minha lista
Amo a Espanha e já ouvi falar de Tarragona mas não de Cartoixa. Esse é o tipo de passeio que adoro fazer, bate e volta, estradas com lindo visual, monastério com claustro…. Anotada a dica para a próxima viagem. Lindas fotos. Lilian
Que lugar maravilhoso! Não conhecia Tarragona, Cartoixa d’Escaladei e fiquei encantada! Lindo demais, comida boa e vinho melhor ainda. Já quero!
Não conhecia Cartoixa d’Escaladei e nem a província Terragona. Seu post me convenceu que vale a pena. Lugar encantador e um belo caminho a ser percorrido para chegar la!
Sabe que um dos nossos planos para o futuro é parar num lugar e explorar suas cidadezinhas. Você fez perfeitamente isso, numa viagem rápida para Terragona, essa cidade ssuper bucólica da Espanha. Amei as dicas 🙂
Não conhecia a região de Tarragona na Espanha. Não sei se gostei mais do monastério ou da comida hehehe. Fiquei encantada em saber que eles tem uma versão Catalã do nosso Romeu e Julieta! Adoro esses passeios no interior, degustações de vinho, ruínas, história e comida. Para ser perfeito acho que só se não estivessemos em uma crise global e se vocês tivessem com um motorista hahahaha
Nunca tinha ouvido falar e Tarragona, mas já deixei na minha lista de cidades para conhecer na Espanha. Ahhh, e esse restaurante parece incrível!
Não conhecia a Tarragona na Espanha, mas já curti. Já foi para minha listinha de locais para conhecer no país. A Espanha está no topo da minha lista pós pandemia