morar nos eua - de lugar nenhum

Vantagens e desvantagens de ir morar nos EUA. Não é segredo que muitos brasileiros sonham em morar nos Estados Unidos. Não importa onde nos Estados Unidos, seja na Flórida ou bem no estado de Nova York, tornar-se residente em um dos melhores países do mundo é o que muitas pessoas desejam.

Este processo pode ser desafiador, mas é uma meta muito possível e, certamente, atenderá a todas as suas expectativas se feito corretamente. Claro, se mudar para uma nova cidade já é uma experiência assustadora, quem dirá para um novo país!? Muitas questões estão em jogo, mas essa é uma etapa que marcará sua vida para sempre.

Neste artigo, forneceremos todas as informações necessárias para que você tome a decisão se viver nos Estados Unidos vale a pena e fazer essa alteração de maneira segura e inteligente! E enquanto você lê as informações abaixo, acompanhe as imagens do famoso Central Park em Nova York.

CENTRAL PARK | DESCANSE EM NEW YOR...
CENTRAL PARK | DESCANSE EM NEW YORK | WALK AND TRIP

Quais são os benefícios de morar nos EUA?

Quando pensamos em morar nos Estados Unidos, quase imediatamente pensamos em grandes vantagens e melhor qualidade de vida. De fato, os benefícios de viver no que é considerado o primeiro país econômico do mundo são numerosos e indiscutíveis. 

Quais são eles?

Estudar seja, talvez, a mais interessante delas, já que os Estados Unidos têm as melhores faculdades do mundo. Entre elas estão, Harvard, Yale, Massachusetts Institute of Technology (MIT) ou a conhecida Princeton.

Além da educação, também há boas oportunidades de trabalho para todos os níveis, como na área de tecnologia (TI), serviços de limpeza, trabalhos em obras e até mesmo empreender.

Em suma, a vantagem principal é a de viver em um país com alto poder aquisitivo. Isso reflete em maior qualidade de vida e poder de compra, aumentando a oportunidade de viajar pelo mundo, ter uma casa melhor ou construir planos.

Além disso, a segurança e infraestrutura são de excelente qualidade

Nos Estados Unidos, você tem segurança incomparável, seja para caminhar na rua ou acampar em áreas remotas. Ademais, este país tem uma boa estrutura social, isto é, há hospitais de qualidade, estradas em bom estado, escolas com boa educação ou mercados com preços acessíveis.

É a primeira economia do mundo

Os Estados Unidos estão no centro do mundo e influi no mercado diretamente. Aliás, foi onde o capitalismo instalou sua engrenagem principal. Isso garante que uma variedade de produtos, das mais diversas nacionalidades, possam ser obtidos a um preço mais justo.

Imposto mais atraente

O que pode ser pouco conhecido, mas tem grande impacto no dia a dia, é que a carga tributária nos Estados Unidos é menor que no Brasil. Isto é, o custo de vida se reduz em comparação a tributos e impostos.

Transporte urbano de qualidade

Para se locomover pelos principais estados do país, há transporte público prático e bem conectado. Mas não só, porque mesmo nas cidades onde não há metrô, adquirir um carro ou algum veículo será mais fácil pelos preços que existem no país.

Estabilidade econômica

Como mencionamos anteriormente, os Estados Unidos são a maior economia do mundo e, devido à estabilidade e ao crescimento econômico, o retorno do investimento feito no país tem maiores garantias.

Existem desvantagens? Compreenda as possíveis desvantagens de morar nos EUA

Como tudo na vida, sempre existem lados positivos e negativos. Tendo dito todos os benefícios de viver nos Estados Unidos, vamos agora falar sobre a mudança para um lugar menos favorável no melhor país econômico do mundo. 

Sistema de saúde

Ao contrário do Brasil, que tem um sistema médico gratuito (SUS) — isto é, o custo dos medicamentos e procedimentos médicos no Brasil é menor — o sistema médico nos Estados Unidos é mais complexo, com predominância dos hospitais privados, portanto, é mais caro.

Em outras palavras, se você não tiver plano de saúde (chamado de seguro saúde), o custo de procurar atendimento é alto. Vale ressaltar que os preços dos remédios também são bem mais caros. Isso pode afetar negativamente o custo de vida.

Menos benefícios de emprego

Como todos sabemos, a legislação dos Estados Unidos é muito diferente da legislação do Brasil, o que se traduz em benefícios para os trabalhadores. Nos principais países da América do Norte, há menos feriados e férias, sendo assim, algumas empresas americanas oferecem apenas duas semanas de férias por ano.

Ok, e como morar nos EUA?

Agora que você tem uma ideia das vantagens e desavantagens, vamos às informações sobre como morar nos EUA legalmente. Existem três formas principais, são elas:

  • Ser cidadão norte-americano: este caso se aplica se você mora por alguns anos no país ou se você vai casar (é casado/casada) com alguém com nacionalidade americana.
  • Ter visto válido: existem várias modalidades de visto — visto de estudante ou de trabalho são alguns exemplos. São divididos e duas categorias principais (não-imigrante e imigrante).
  • Ter residência permanente: concedido para alguém pelo famoso Green Card.

Quais os tipos de vistos para morar nos EUA?

Nos Estados Unidos, os vistos americanos são, curiosamente, organizados em letras alfabéticas. Embora existam cerca de 185 vistos diferentes, os dois grupos principais são:

  • Não-imigrante: esse visto é aplicado para estadias temporárias, como para turismo, negócios, visitas familiares, estudo, trabalho ou trânsito pelo país.
  • Imigrante: visto aplicado para residência permanente nos Estados Unidos.

Qual é a diferença entre um visto de não-imigrante e um visto de imigrante?

A principal diferença entre os vistos de não-imigrante e de imigrante é o período em que o titular do visto está autorizado a permanecer nos EUA. Os vistos de não-imigrante são temporários, o que significa que eles expiram e o detentor do visto deve retornar ao seu país de origem imediatamente.

Os vistos de imigrante são conhecidos de outra forma como Green Cards e são permanentes. Uma vez que o titular do visto tenha um visto de imigrante, pode se mudar para os EUA e permanecer lá o tempo que quiser sem ter um prazo para retornar ao seu país de origem.

O que precisa para um brasileiro morar nos Estados Unidos? 

Conforme mencionado no tópico anterior, morar nos Estados Unidos oferece muitos benefícios exclusivos, ou seja, para usufruir de todos esses benefícios e vantagens e gozar de qualidade de vida, você deve passar por um processo que garanta sua entrada no país de forma legal.

Se você deseja morar em Miami, Orlando ou em qualquer parte do país, deve seguir uma série de etapas importantes. As principais etapas para um brasileiro conseguir morar nos EUA:

  1. Analisar se você se encaixa em alguma das opções de visto possíveis.
  2. Verificar e revisar documentação.
  3. Agendar visita ao Consulado Americano no Brasil.
  4. Apresentar documentos e seguir as recomendações do oficial do consulado.

Além dos passos acima, também é importante saber que leva um tempo (meses ou anos) até obter seu documento, seja o processo para visto, cidadania ou Green Card. Ademais, é necessário cumprir com outros requisitos como, por exemplo, ter o passaporte válido, vacinas em dia ou comprovante de renda.

Para entender melhor

Em primeiro lugar, é preciso entender que a obtenção de um visto para os Estados Unidos é uma etapa essencial. O Visa é um dos requisitos mais indispensáveis ​​e caros no processo de listagem. Por exemplo, se o seu caso é por residência permanente, então para garanti-la em solo americano é necessário obter um documento denominado Green Card.

Ademais, além do Green Card nos EUA, você também precisa ajustar outros detalhes como encontrar uma casa e ter uma renda. Por isso, veja o que você precisa fazer para viver e morar legalmente nos Estados Unidos no seu caso específico.

Encontre uma fonte de renda para morar nos EUA

Se você não planeja trabalhar, por quanto tempo pode ficar sem nenhuma fonte de renda? Quanto tempo você quer ficar aí? Todas essas questões devem ser consideradas ao planejar sua mudança de vida.

A segunda etapa é buscar a regularização da situação: uma vez estabelecida a base inicial, pode-se iniciar a segunda etapa de investimento, estabelecer uma relação com o poder administrativo, buscar o visto e eventualmente entrar no processo de Green Card.

É importante estar atento aqui, e se acaso você tem dificuldades com a burocracia, vale a pena buscar profissionais especializados na área.

Considerações

Portanto, se você deseja entrar nos Estados Unidos, você precisa de um visto. Um visto é, ao mesmo tempo, uma permissão para um cidadão estrangeiro entrar legalmente em um país estrangeiro e poder morar sem preocupações.

Enfim, entrar no país sem visto é ilegal e, se for descoberto pelas autoridades, você será deportado.

Qual a melhor cidade para um brasileiro morar nos Estados Unidos?

As cidades americanas têm boa reputação em infra-estrutura, atividades sociais, econômicas e políticas. Entretanto, quando se trata de apoiar as necessidades específicas dos imigrantes, algumas se destacam com relação a outras.

As cidades a seguir são as mais bem avaliadas, em geral, num estudo foi feito pela New American Economy. Elas são as que mais oferecem aos imigrantes em termos de políticas favoráveis, de habitabilidade e de oportunidades de emprego.

Melhores lugares para imigrantes nos EUA:

  • Chicago, Illinois
  • Chula Vista, California
  • Jersey City, New Jersey
  • San Francisco, California
  • Baltimore, Maryland
  • New York, New York
  • San Jose, California
  • Newark, New Jersey
  • Anaheim, California
  • Portland, Oregon

Chicago, Illinois

Chicago, uma das melhores cidades nos EUA para imigrantes
Chicago fica no Lago Michigan, um dos cinco grandes lagos da América do Norte.

Uma das principais razões para que Chicago seja o melhor lugar para imigrante nos EUA é o simples fato de ter políticas que apoiam esse segmento. Aliás, a liderança do governo local tem se dedicado a políticas que promovem o empoderamento financeiro e a inclusão nas comunidades migrantes de maneira proeminente.

Como resultado, mais de 10% dos mais de 1,5 milhões de migrantes em Chicago se consideram empreendedores, tornando Chicago um dos melhores lugares para imigrantes nos EUA para encontrar um emprego profissional.

Chula Vista, California

Vantagens e desvantagens de morar nos EUA
Chula Vista é a segunda maior cidade da área metropolitana de San Diego. É um dos melhores lugares para imigrantes nos EUA.

Chula Vista fica entre San Diego e Tijuana, na parte sul da Califórnia. Também com boas políticas para os imigrantes, em 2017 foi constatado que 13.3% desse grupo eram empreendedores. Outro dado interessante é que cerca de 250 mil imigrantes na região tem quase quatro bilhões de dólares em poder aquisitivo.

Jersey City, New Jersey

Melhores cidades para imigrantes viver nos Estados Unidos, Jersey CIty.
New Jersey oferece uma grande variedade de experiências aos moradores da cidade.

Os residentes da cidade de Jersey são cientes que superam seus vizinhos de Nova York por vários pontos, mesmo que estejam apenas do outro lado do rio. Entretanto, o que diferencia mesmo é o compromisso da cidade em consultar, apoiar e colaborar com as organizações de migrantes, combinado com o acesso igualitário às informações e serviços que eles fornecem.

San Francisco, California

São Francisco, CA, um dos melhores lugares para imigrantes nos EUA.
São Francisco não só é uma cidade animada e cheia de vida, mas também um dos melhores lugares para imigrantes nos EUA.

São Francisco não só é uma cidade com qualidade de vida invejável, mas também se destaca por seu apoio jurídico e participação cívica de sua comunidade migrante. Outro dado interessante é que entre 2012 e 2018, a taxa de graduação do ensino médio na escola alvo da Missão Promessa de São Francisco aumentou de 62% para 89%, um aumento de 27 pontos percentuais.

Outro destaque da quarta cidade mais populosa da Califórnia é que obteve notas máximas na pesquisa para a pergunta de como os policiais tratavam seus quase 1,5 milhões de residentes migrantes, bem como sobre a probabilidade de esses residentes participarem da vida pública como eleitores ou servidores públicos.

Baltimore, Maryland

Baltimore é uma das melhores cidades para os brasileiros nos EUA
Bairro especialmente amigável, o Inner Harbor é o lar do Museu da Criança Port Discovery, classificado entre os melhores do país.

Baltimore é outra ótima opção para quem busca oportunidades de trabalho, ponto positivo para os brasileiros que desejam ir morar nos EUA. A cidade não só tem uma economia prospera, como também é uma cidade com baixo custo de vida e de qualidade. De fato, encontrar um trabalho em Baltimore significa sustentar tanto a si mesmo quanto a sua família.

New York, New York

Vista aérea de Manhattan, Nova York, EUA.
Foto de Manhattan, Nova York, EUA.

Talvez a cidade de Nova York seja o destino predileto de quem quer viver o sonho americano. Afinal, a cidade de Nova York não só é famosa por ser a porta de entrada dos imigrantes na tentativa de triunfar nos Estados Unidos, mas também pelas várias atividades culturais e de lazer.

A boa notícia é que a cidade está entre as 10 melhores cidades dos EUA para imigrantes brasileiros. Dada sua longa história de envolvimento com comunidades estrangeiras, Nova York construiu políticas fortes que apoiam os migrantes liderados por um governo que faz deles sua missão prioritária em proporcionar oportunidades iguais.

Aliás, a área metropolitana de Nova York também ostenta uma das maiores populações de imigrantes, com mais de cinco milhões. Um dado interessante é que 800 mil imigrantes se naturalizam americanos somente em 2021!

San Jose, California

Melhores cidades para os brasileiros nos EUA.
San José é o centro econômico, cultural e político do Vale do Silício.

A cidade de San Jose pode ser uma boa escolha se acaso você quer viver nos Estados Unidos, já que é conhecida por suas políticas em remover as barreiras econômicas que impedem o crescimento dos imigrantes.

Ao permitir o acesso igualitário às oportunidades e ao promover a capacitação financeira, San José melhorou a subsistência de seus residentes migrantes, que constituem quase 40% da população de sua área metropolitana.

Newark, New Jersey

Melhores cidades para imigrantes nos EUA, Newark, New Jersey
Ao morar em Newark, você poderá viver em uma cidade com história inglesa e uma tentadora variedade de antiquários, cafés e butiques.

Newark é a segunda cidade do estado de Nova Jersey a ficar entre os dez melhores lugares para imigrantes nos EUA. Isso porque Newark conquistou seu lugar ao oferecer maior prosperidade econômica e oportunidades de emprego a esse importante grupo de pessoas que habitam a cidade.

Além disso, as agências de aplicação da lei da cidade também receberam altas notas segundo as pesquisas da New American Economy no quesito tratamento das comunidades migrantes.

Anaheim, California

Vantagens e desvantanges de morar nos EUA. Cidade de Anaheim, CA
Anaheim é a segunda maior cidade do Condado de Orange em termos de área terrestre, conhecida por ser a casa do Disneyland Resort.

Aneheim não é apenas o lar da Disneylândia nos EUA, mas também uma das melhores cidades dos EUA para imigrantes. A cidade é outro exemplo de como a colaboração e o apoio podem ter um impacto positivo para esta comunidade.

O fato é que Anaheim, a quarta cidade da Califórnia, se esforça impressionantemente em incluir esse segmento na vida econômica e cultural. É seguro dizer que a Califórnia é o melhor estado amigável aos imigrantes nos EUA.

Portland, Oregon

Portland, Oregon, está na lista das melhores cidades para brasileiros nos EUA
Portland é uma cidade com muitas ofertas culturais, opções de emprego e muito mais.

Para fechar a lista das 10 principais cidades está Portland, conhecida por suas vibrações descontraídas, artísticas e alternativas. No entanto, Portland é uma cidade orgulhosa com o tratamento e bem-estar em relação ao bem-estar aos imigrantes. Políticas de inclusão e empoderamento fazem da cidade um grande lar para migrantes.

Perguntas Frequentes

Sou brasileiro, posso morar nos EUA?

Sim, o fato de ser brasileiro não proíbe morar nos EUA. Para isso, você precisará de visto (imigrante ou não-imigrante), residência permanente ou ser tornar um cidadão norte-americano.

O que é Green Card?

O Green Card é um document que dá ao seu titular o direito de viver e trabalhar permanentemente nos EUA. As medidas para solicitar um Green Card variam de acordo com cada situação individual.

Você também pode se interessar:



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.