Estátua da Liberdade, Estados Unidos.

Você conhece a Estátua da Liberdade, em Nova York? É provável que a estátua seja o maior símbolo do país. Justamente por isso, existem algumas curiosidades interessantes sobre ela. Afinal, a estátua tem, de fato, muita história para contar! Por isso, explicamos 5 curiosidades que você, talvez, não saiba. Vamos lá?

Antes de tudo vale a pena lembrar que existem algumas outras estátuas da liberdade espalhadas pelo mundo. E você deve estar se perguntando agora, há uma estátua da liberdade no Brasil? A resposta é sim! E fica em Campinas. Mas a lista não para aí, já que há mais de 300 réplicas espalhadas pelo mundo. Ou seja, são estátuas parecidas com ela, ainda que não com as mesmas proporções. Interessante, não é? Então vamos saber mais!

Qual o significado da Estátua da Liberdade?

Boa pergunta! Qual é o significa de da estátua da liberdade nos Estados Unidos? Fácil.

A estátua representa a liberdade na forma de uma mulher. A mulher está pisando em algumas correntes quebradas que sugerem opressão, e segura uma tocha apontando para o céu com uma mão e com a outra, segura uma tabuleta com a inscrição “JULY IV MDCCLXXVI” (Julho IV MDCCLXXVI) 4) julho de 1776), sendo a data da Declaração de Independência Americana.

Onde fica a Estátua da Liberdade?

A Estátua da liberdade em Nova York fica na Liberty Island, ao sul da ilha de Manhattan e próximo à foz do rio Hudson e perto de Ellis Island.

Para chegar até a Estátua da Liberdade também é fácil e só uma tem uma opção, de balsa. Claro, para ir até à estátua. Para pegar a balsa, existem estas três opções:

  • Você deve pegar as linhas 4, ou 5, e descer na estação Bowling Green.
  • Pegando a linha R deve descer na estação Whitehall Street.
  • Pegando a linha 1 deve descer na estação South Ferry Station.

Todas estas estações ficam no pertinho do Battery Park que é de onde sai o Ferry. Ah! Outra dica. Se acaso você quiser somente ver ela de longe, e economizar grana o melhor é ir de metrô até a South Ferry Station e pegar uma balsa para Staten Island. Esse trajeto não é cobrado! E o barco passa pela estátua e já dá para arrasar nas fotos. Basta ficar na parte externa da embarcação.

Vista da Estatua da Liberdade do ferry.
A vista da Estátua da Liberdade do Ferry.

Qual a altura da Estátua da Liberdade em Nova York?

O monumento da Estátua da Liberdade tem 93 metros de altura do chão até a tocha. Sim, é alta! Já da tocha até a base da estátua, são 46,05 m. Quer mais? Então saiba que dos pés da estátua até à coroa: são 33,86 m.

Você pode subir até o topo dela, se estiver disposto a caminhar os 354 degraus internos. A boa notícia é que existe um elevador. Quer saber como? Então veja tudo nesse passeio guiado!

Qual é a cor original da Estátua da Liberdade?

É provável que por essa você não esperava, pois, a cor original da Estátua da Liberdade em Nova York era marrom.

Mas, porquê marrom? É que as estátuas são, frequentemente, feitas com cobre ou latão devido à sua natureza inerentemente durável quando ocorre a oxidação. Porque é agora verde? Bom, essa oxidação transformou a Estátua da Liberdade na cor esverdeada/azul que vemos hoje. Na verdade, já foi marrom quando foi presentada em 1885 pelos franceses.

Demais curiosidades da Estátua da Liberdade em Nova York!

Sim, como você leu anteriormente, a Estátua da Liberdade foi um presente da França. Para ser mais específico, ela foi projetada e construída na França por Frederic-Auguste Bartholdi, com a ajuda de Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e de Alexandre-Gustave Eiffel (arquiteto responsável pela Torre Eiffel e da Ponte Eiffel em Girona).

E porque o presente? Bom, a Estátua da Liberdade foi dada como um presente para os Estados Unidos pela França para marcar o aniversário de cem anos de sua independência.

Qual o peso da Estátua da Liberdade em Nova York?

Ela pesa em torno de 225 toneladas. Aliás, ela já entrou no Guinness como a estátua mais pesada do mundo!

Bom, mas se ela é a estátua mais pesada do mundo, como ela chegou lá? Ela foi transportada de barco até os Estados Unidos em 350 partes separadas, em um total de 214 containers! Isso foi em 1884 e, entre o processo de envio e montagem, foram levados cerca de 18 meses. Ela foi inaugurada em 28/10/1886 pelo presidente da época Grover Cleveland.

É um patrimônio mundial?

Sim! A Estátua da Liberdade é um Património Mundial da UNESCO desde 2007. Ela é também uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo!

O que representam os símbolos?

Você já se perguntou o que significa cada símbolo da estátua? Pois, respondemos para você!

A coroa tem 25 janelas, mas esse número não é por acaso. O número 25 simboliza as diferentes joias preciosas encontradas no planeta terra. E os 7 raios na coroa? Bom, eles representam os 7 continentes do mundo.

Já o fogo da tocha, sempre aceso, representa a liberdade do povo, assim como a estátua. Por fim, tem um poema gravado no pé da estátua, da poetisa americana Emma Lazarus. E o que é? E ele fala sobre a ansiedade e a esperança dos estadounidenses durante a tal guerra com os ingleses.

Gostou de saber sobre a Estátua da Liberdade em Nova York? Veja também: morar nos EUA | Como Morar nos EUA?



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.