faculdade no exterior

Quer entrar em uma faculdade no exterior? Quer saber quais passos devem ser seguidos por quem busca realizar uma graduação fora do Brasil?

É possível realizar ensino médio em outro país? E quando subimos mais um pouco de nível, falando de especializações como mestrados e doutorados?

Estudar fora do Brasil é o sonho de muitos brasileiros. Não somente pela oportunidade de ter uma instituição renomada em seu currículo profissional, mas também pela experiência incrível que é conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa e ainda, de quebra, estudar.

Seja para completar o ensino médio, realizar uma simples graduação ou até mesmo cursar mestrado, ou doutorado, é muito possível realizar o seu sonho.

Dizemos isso porque são muitas as instituições de ensino mundo afora que abrem as portas para estrangeiros, especialmente para os brasileiros.

Neste conteúdo, separamos um compilado de dicas que consideramos importantes para quem busca ter formação escolar ou acadêmica fora do país.

Separamos algumas dicas sobre o que é preciso para entrar em uma faculdade no exterior.

Leia conosco e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!

5 passos que precisa seguir para estudar lá fora

1. Foque no seu desempenho escolar ou acadêmico

O primeiro passo para quem deseja realizar uma faculdade fora do Brasil é focar no seu desempenho escolar ou acadêmico.

Com escolar, queremos dizer algo mais relacionado a ensino médio, e desempenho acadêmico alto é essencial para quem deseja não só fazer uma faculdade, mas sim algo maior como um mestrado.

As instituições de respeito mundo afora buscam pelos melhores nos quatro cantos do planeta e, portanto, o seu desempenho escolar e acadêmico conta muito na hora de ser selecionado para um processo seletivo de novos estudantes estrangeiros.

Portanto, caso ainda esteja estudando, trate de aumentar as suas notas tanto quanto puder!

Como fazer faculdade fora do Brasil de graça?

2. Faça algum exame de proficiência em inglês

Quer estudar na Europa ou nos EUA, mas não sabe falar ou ler em inglês? Então temos um problema.

Quase todas – e com isso queremos dizer, pelo menos 90% – das  universidades que recebem estrangeiros em suas dependências, solicitam que os mesmos tenham proficiência na língua inglesa.

O inglês é uma língua reconhecida como de uso universal para as relações interpessoais, portanto, é de suma importância que você tenha em seu currículo acadêmico ou escolar certificados como TOEFL ou IELTS, que comprovam a sua proficiência na língua inglesa e são aceitos em diversas instituições no planeta.

São provas realizadas anualmente, tanto em escrita quanto de forma oral, que testam justamente a sua proficiência na língua inglesa.

Ao tê-las em seu currículo, será bem mais fácil de ser aceito para fazer uma faculdade lá fora. Vale a pena pesquisar mais sobre cada um desses certificados para conhecer quais são as universidades que aceitam cada um deles de forma individual.

Continue lendo conosco para mais dicas sobre o que é preciso para entrar em uma faculdade no exterior.

3. Realize uma prova de nível internacional

Realizar uma prova de nível internacional que teste seus conhecimentos gerais também é necessário. O ENEM, por exemplo, é um exame de nível internacional, que testa seus níveis nas mais diversas matérias que um aluno tem conhecimento em seu currículo escolar.

Além do ENEM, provas como SAT e ACT também servem como nota para entrada em universidades, sendo essas duas últimas muito usadas como critério de escolha para faculdades dos EUA.

Isso significa que, caso tenha o desejo de estudar nos Estados Unidos da América, deverá fazer ao mesmo alguma dessas duas acima citadas.

4. Tenha um passaporte em mãos

Acima de tudo, tenha um passaporte em mãos. Você provavelmente saberá quais os dias de prova do processo seletivo da universidade desejada, assim como a data de divulgação das notas e colocações.

No momento em que você é chamado a comparecer presencialmente à faculdade para garantir sua vaga é sempre indeterminado.

O passaporte é um documento essencial para viajar para fora do país, e por mais que você não possua visto para o país da universidade.

Ele demora cerca de 40 dias para ficar pronto após o pedido, então faça o seu antes mesmo de realizar a prova para garantir sua viagem.

faculdade no exterior
Fazer amigos é um dos pontos fortes de cursar uma faculdade no exterior!

5. Por fim, informe-se

Por fim, busque informações. O que é preciso para entrar em uma faculdade no exterior?

Descobrir quais aceitam alunos estrangeiros, como funciona o processo de aceitação por parte da instituição, se é ou não feito processo seletivo, quando esses são feitos e quando as inscrições abrem.

Sabendo disso e tendo as outras documentações em mãos que citamos durante o conteúdo, você está com a faca e o queijo na mão, basta se dedicar para passar na prova e, em breve, fazer suas malas para outro país e fazer sua faculdade.

Até a próxima!

Compartilha esse artigo com seus amigos!

Veja também:

Estudar na Irlanda: veja exigências, vantagens e desvantagens



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.