Uma pessoa se locomovendo em um Bekak (ciclo de riquixá Indonésio) — Turismo na Indonésia

Existem muitos viajantes que decidem ir para a Indonésia por sua beleza e rica cultura. Afinal, conhecida por muitos como a bela Indonésia, esse país tem a segunda maior floresta tropical, muitas praias imaculadas com pontos de mergulho perfeitos e ondas de surf, trilhas espetaculares com visitas a vulcões ativos e vida selvagem e urbana impressionantes. Se acaso você quer (ou vai) fazer turismo na Indonésia, é importante saber algumas informações básicas sobre esse local tão mágico e misterioso. Vamos saber quais são elas?

Por que ir para a Indonésia?

As razões para viajar para a Indonésia são muitas, isto é, não só possui uma infinidade de lindas ilhas e praias, rica biodiversidade e herança cultural, mas também é um dos lugares mais populares para retiros de surf, ioga e (muita) comida boa. Ademais, é um lugar para desconectar e vivenciar experiências impressionantes em contato com a natureza.

Quais cidades conhecer na Indonésia?

A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, composto por cinco ilhas principais além de outras 30 ilhas menores. Aliás, ao todo são mais de 17.000 ilhas, das quais cerca de 6.000 são habitadas! Por sua formação, suas lindas cidades estão distribuídas sobre as águas cintilantes ao redor do Oceano Índico ao Mar da China Meridional, que proporcionam paisagens impressionantes em vários pontos turísticos que você pode conhecer.

Se acaso você tem tempo, visite o máximo de cidades que puder. No entanto, se o seu roteiro é curto, então essas são as melhores cidades para conhecer na Indonésia:

  • Bali
  • Jacarta
  • Sumatra
  • Komodo
  • Ilhas Gili

Nestas cidades, você encontrará grandes minaretes de mesquitas que se elevam até as nuvens enquanto você aprecia uma explosão de aromas de incensos naturais que se misturam com o misterioso terreno dos templos hindus ou budistas. Ademais, enquanto tudo isso acontece, você estará apreciando a natureza intocável e a cultura única desse país. Em suma, prepare-se para viver uma experiência incrível nesta viagem de turismo na Indonésia!

Agora, vamos agora conhecer um pouco sobre as principais ilhas do arquipélago indonésio e o que se pode conhecer e fazer em cada uma delas. E se você já sabe para onde ir, nesta seção separamos todos os passeios que recomendamos na Indonésia.

Bali

Bali é o nome dado tanto para a ilha como para a província da Indonésia. A ilha é a mais ocidental das Pequenas Ilhas da Sonda e faz parte de uma cadeia de ilhas, com Java a oeste, da qual é separada pelo Estreito de Bali, e Lombok a leste, separada pelo Estreito de Lombok.

Além de seus templos detalhadamente ornamentados e praias deslumbrantes, Bali também chama a atenção dos turistas por sua beleza natural. Isto é, com gloriosas áreas montanhosas com vegetação exuberante, lindas cachoeiras, campos de arroz icônicos, lagos cênicos, jardins de flores, rios sagrados e desfiladeiros secretos, em Bali você tem a composição completa da paisagem e cultura local.

Aliás, fazer um passeio de bicicleta pelos campos de arroz ou uma trilha pelo vulcão Batur ao amanhecer comprovam exatamente como essa ilha é linda!

Por todos esses motivos, Bali é a ilha mais procurada para se fazer turismo na Indonésia, sobretudo para os praticantes e amantes do surf, já que é lá que se localizam as melhores ondas do mundo. Isso se deve, certamente, a localização geográfica da ilha, já que tem um clima é tropical praticamente o ano inteiro.

Campos de Arros de Tegallaland, Bali
Os terraços de arros luxuriantes e escalonados são o produto de uma técnica de irrigação que data do século IX.

Principais atrações de turismo de Bali

E já que falamos de surfe, a primeira dica de turismo em Bali é a Praia de Uluwatu. Aliás, vale a pena visitar mesmo que você não seja surfista. Afinal, conhecida pelas águas azuis e areia branca, conta também com impressionantes falésias e uma paisagem relaxante e paradisíaca. Ademais, existem alguns restaurantes em cima do paredão de rochas para você saborear a cozinha local desfrutando da vista fenomenal da praia de Uluwatu. É, portanto, ideal para ver pôr do sol.

Outra atração turística na ilha de Bali é o Templo de Uluwatu — um templo situado no topo de um penhasco íngreme a aproximadamente 70 m acima do nível do mar que você pode visitar com guia! A história do templo de Uluwatu é baseada no antigo roteiro que Kusuma Dewa escreveu em 1005 dC. O templo é construído com base no conselho de Mpu Kuturan de Majapahit (um especialista na construção de templos do séc. XI). Mpu Kuturan também tem influência na construção de outros templos em Bali e, sobretudo, os que estão localizados na parte sul da ilha de Bali.

Destacamos também o Templo Ulun Danu Bratan. O complexo Pura Ulun Danu Bratan consiste em quatro edifícios sagrados dedicados aos deuses hindus Brahma, Vishnu e Shiva. É mais popular por sua relevância histórica, juntamente com a característica arquitetura balinesa e localização pitoresca.

Esse local também é chamado Templo dos Macacos. Não só é muito procurado pelos turistas, que vão até lá para assistir às tradições locais e fotografar, mas também é bem frequentando pelos moradores que contemplam a vista incrível do templo.

Templo Ulun Danu Bratan, Bali.
Templo Ulun Danu Bratan, Ilha de Bali. É um dos pontos fortes do turismo na Indonésia

Melhores hotéis em Bali

Jacarta (capital da Indonésia)

Jacarta está localizada na Ilha de Java. É a capital da Indonésia com muitas construções e arranha-céus modernos e arrojados. Também é conhecida como “A Ilha dos Deuses” já que conta com muitos templos hindus, budistas e mesquitas islâmicas. Por esses motivos, é um dos pontos fortes do turismo na Indonésia.

Se acaso você gosta de vida noturna agitada, então Jacarta é para você! Conhecida por ter uma das melhores vidas noturnas da Ásia, a cidade conta com uma ótima atmosfera, deliciosos restaurantes e diversas atrações turísticas. Aliás, tem uma rica história, está cheia de antigos edifícios coloniais holandeses, museus, ruas interessantes que vendem antiguidades ou pedras preciosas, e conta com a grande Catedral de Santa Maria da Assunção e a mesquita Istiqlal.

Como a maioria dos turistas se dirigem para outras ilhas e cidades da Indonésia, quase não há estrangeiros, e você descobrirá que os Jacartanos (e todos os moradores da Ilha de Java) são muito amigáveis ​​e acolhedores.

Turismo na Indonésia, o centro histórico de Jacarta, uma das principais atrações turísticas
Bicicletas coloridas na praça do Centro histórico de Jacarta, uma das principais atrações turísticas da Indonésia

Principais atrações de turismo de Jacarta

Existem duas áreas interessantes para você visitar enquanto estiver em Jacarta e, ao visitar cada uma, você verá muitas coisas sem precisar se deslocar muito. Vale muito a pena fazer uma visita guiada por estas áreas da cidade.

A primeira área é a Jacarta Pusat, ou melhor, Jacarta central. É onde você pode encontrar os marcos icônicos como Monas, o Palácio Merdeka, o Museu Nacional, a Mesquita Istiqlal, a Catedral de Jacarta e o Monumento Selamat Datang — conhecido como o monumento de boas-vindas ou Bunderan HI.

Destacamos o monumento Monas. O Monas é um enorme obelisco erguido em memória da libertação da Indonésia do jugo colonial. Ao visitar o Monas, você terá uma perspectiva adicional sobre a Indonésia, particularmente do ponto de vista cultural e histórico.

O Monas foi inaugurado oficialmente em 1975, após o início de sua construção em 1961, e comemora a luta pela independência da Indonésia. O mais legal é que você pode ir até o topo do obelisco! Próximo da praça do obelisco, viste também o Museu Nacional.

Ademais, nessa área podem também ser visitadas a Mesquita Nacional e a Catedral de Nossa Senhora da Assunção. A proximidade dos dois templos religiosos é, certamente, um testemunho da tolerância religiosa local.

A segunda área de Jacarta para fazer turismo na Indonésia é o bairro Kota, isto é, o centro histórico da cidade. De fato, essa área é uma viagem no tempo de volta ao século XVII, pois você estará cercado por estruturas holandesas de estilo colonial que agora foram transformadas em museus, cafés e galerias de arte.

O ponto central é a antiga Câmara Municipal, que hoje abriga o Museu Fatahillah (também conhecido como Museu de História de Jacarta). Ali está a Praça Fatahillah, que tem uma fonte de água no centro onde os locais faziam o abastecimento de água.

Turismo na Indonésia. Monumento Selamat Datang, Jacarta
Monumento Selamat Datang em meio a arranha-céus, Jacarta

Melhores hotéis em Jacarta

Sumatra

A ilha de Sumatra é um encanto de belezas naturais, paisagens incríveis e vida selvagem enquanto se faz turismo na Indonésia. Ao visitar esta ilha, você não só encontrará lindas praias e muita natureza, mas também poderá aprender mais sobre as culturas indígenas originárias do país. Geralmente, os turistas da ilha se hospedam em Medan, onde se concentram as principais atividades.

O ecoturismo é bem forte no norte de Sumatra (chamada de Aceh pelos locais), sobretudo pelo Lago Toba e as muitas trilhas na selva em Bukit Lawang (trekking).

Outro ponto positivo em Sumatra é o clima. Como fica perto da linha do equador, o clima de Sumatra é muito tropical, com temperaturas entre 27 °C a 32 °C na maioria dos dias. No entanto, justamente por ser tropical, não se assuste com uma chuva forte e passageira.

Esse é um destino do turismo pouco procurado pelos turistas, eu recomendo que você não deixe de visitar essa ilha. Isto é, Sumatra é uma das melhores cidades para visitar na Indonésia.

Tradicional estilo arquitetônico da Sumatra, Indonésia - Casa Batak
A arquitetura Batak refere-se às tradições e projetos arquitetônicos relacionados dos vários povos Batak do norte de Sumatra, na Indonésia.

Principais atrações de turismo de Sumatra

Sem dúvida nenhuma, a principal atração da Sumatra é o famoso Lago Toba. É um lugar para sentar, relaxar e contemplar as belas paisagens intocadas. Você perde a noção do tempo com os mais de 1.145 km² e uma profundidade de 450 m do lago Toba. Aliás, este enorme lago de cratera consiste em uma ilha quase do tamanho de Singapura!

E o que há de tão especial sobre o Lago Toba? Diferente de outros lagos, o Toba localiza-se na cratera de um grande vulcão extinto. E a paisagem e a beleza do lago são tão contagiantes, que você não irá resistir a um mergulho ou um passeio de barco sobre ele. Não deixe de fazer turismo na Indonésia sem esse passeio!

Em seguida, mesmo que fazer trilhas não seja a sua, aproveite para fazer trekking na floresta enquanto admira a vida selvagem em Bukit Lawang. Nesta pequena aldeia, além de praticar caminhadas e acampar na floresta, você ainda vai ver de perto os orangotangos, que só podem ser encontrados em Sumatra e em Bornéu, na Malásia.

Sumatra, importante centro de turismo na indonésia
Sumatra é um encanto de belezas naturais da Indonésia.

Melhores hotéis em Jacarta

Komodo

A ilha de Komodo (junto com a ilha de Rinca) é o habitat do maior lagarto vivo do mundo, o famoso dragão de Komodo (Varanus Komodoensis). Atualmente, a ilha atua como um Parque Nacional justamente porque é onde vive esta espécie primitiva em ameaça de extinsão. Por essa razão e pela beleza natural da ilha, a UNESCO a incluiu na sua lista de Patrimônio Mundial.

No entanto, uma visita à ilha de Komodo vai muito além de conhecer os famosos dragões — é um Patrimônio Mundial da UNESCO que oferece paisagens de tirar o fôlego. Com águas azul-turquesa, paisagens vulcânicas escarpadas e uma sensação avassaladora de natureza intocável, Komodo é o destino turístico ideal para caminhadas e mergulhos.

Até muito recentemente, a infraestrutura turística era escassa nesta remota área da Indonésia. Porém, hoje você encontrará acomodações adequadas para todos os tipos de orçamentos. Aliás, se você procura por uma viagem inesquecível com o mais alto nível de conforto e charme, você terá que reservar uma das cabanas de madeira com vista para o mar no hotel Plataran Komodo, inaugurado em setembro de 2013.

Famosos dragões de Komodo no Parque Nacional
Dragões de Komodo, no Parque Nacional, Indonésia

Principais atrações de turismo de Komodo

Komodo é uma das 17.508 ilhas da Indonésia, no entanto, devido à sua singularidade, foi considerada uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza. É uma das 3 ilhas que compõem o Parque Nacional de Komodo, a principal atração turística da ilha.

No Parque Nacional você poderá fazer trilhas, vislumbrar paisagens e, se tiver sorte, assistir rituais típicos dos povos nativos da região. Mas claro que a atração principal do parque são os grandes lagartos. Aliás, essa espécie de lagarto, chamada de Dragão de Komodo, pode medir até 3 m de comprimento e alguns exemplares chegam a pesar 164 kg!

Porém, o parque nacional não é a única atração em Komodo. Você pode também desfrutar de uma das únicas praias de areia cor de rosa do mundo. Conhecidas como “Pink Beach”, você poderá mergulhar em suas águas cristalinas em um passeio de barco a apenas 20 min da ilha de Komodo (ou 40 min da ilha de Rinca).

Praia de areia rosa, Parque Nacional de Komodo
Praia de areia rosa, Parque Nacional de Komodo

Melhores hotéis em Komodo

Ilhas Gili

As Ilhas Gili são um arquipélago formado por três ilhas (Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air) que estão localizadas na costa noroeste de Lombok. Pertencem à província de West Nusa Tenggara. Ainda que fique em Lombok, muitos viajantes contratam um barco privado desde Bali devido a sua proximidade.

Você não precisa se preocupar com qual das três ilhas que formam o arquipélago escolher, já que não existe uma melhor que a outra. Todas são ótimas escolhas para aproveitar seus dias de viagem relaxando em um ambiente encantador. No entanto, para ajudar você com o seu turismo na Indonésia, vamos saber um pouco mais sobre cada uma delas.

Com apenas 3,4 km², a Gili Trawangan é o maior das Ilhas Gilis. Além disso, é a que recebe mais visitantes anualmente, já que aqui podemos encontrar alguns dos alojamentos mais baratos das Ilhas Gili, muitos bares, boates e restaurantes. Ademais, a agitada vida noturna de Gili Trawangan é um ponto positivo para muitos turistas que desejam conhecer a ilha. Não só é a Ilha Gili favorita dos jovens, mas também é Ilha Gili para os mochileiros.

Gili Meno é a menor das ilhas Gili e, consequentemente, a que tem menos estrutura. Mas não se engane, não significa que são ruins! É um destino turístico para pessoas que querem desconectar da vida urbana e relaxar em ótimas acomodações (ainda que um pouco caras). Além disso, é o local de muitas tartarugas marinhas que vivem na ilha, além de um mar com águas muito cristalinas. Você pode, até mesmo, fazer um mergulho com elas!

Já a Gili Air é a melhor opção para casais, viagens românticas ou lua de mel. Não tem muito movimento como a Gili Trawangan, mas tampouco é super tranquila como a Gili Meno. Nesta ilha há bons restaurantes e até alguns bares de cocktails.

Barco na praia de Gili Air, Indonésia
Barco na praia de Gili Air, Indonésia

Principais atrações turísticas das Ilhas Gili

Certamente, uma das melhores coisas para fazer nas Ilhas Gili é visitar as suas espetaculares e lindas praias de areia branca e águas azul-turquesa. E não são poucas… A melhor opção é conhecer o máximo de praias que você conseguir, alguns exemplos são a Praia do Coral, a Praia do Pôr do Sol e a Praia de Gili Meno.

Além das belíssimas praias, existem lugares específicos para desfrutar um lindo pôr do sol, e o Ponto do Pôr do Sol de Gili Trawagan é um deles. Muitas pessoas vão neste ponto ver o pôr do sol, especificamente porque há uma rede na água além de um balanço (rende ótimas fotos para o Instagram!). É um lugar de visita obrigatória quando em Trawangan.

Como as ilhas são pequenas, um passeio interessante é pedalar em torno delas. Na maior das ilhas (GiliT), se você fizer tudo de uma vez, levará apenas 20 min! Claro, há tantas coisas para fazer nas Ilhas Gili que você certamente vai levar muito mais tempo.

Por fim, não deixe de fazer um mergulho especial em meio às tartarugas marinhas. Você pode encontrá-las em todas as praias, mas se quiser aumentar suas chances, vá até Gili Meno, onde há até um pequeno santuário de tartarugas. No entanto, evito sujar ou mudar o ecossistema, já que esse local é vital para as tartarugas e para sua desova.

ilhas gili - turismo na indonésia - de lugar nenhum (1)
Vista aérea da Ilha Trawagan, a maior das Ilhas Gili. É uma parada obrigatória em uma viagem de turismo na Indonésia.

Melhores hotéis nas Ilhas Gili

O que fazer na Indonésia? Conheça todos os passeios!

A lista de passeios na Indonésia é super extensa! Afinal, com tanta diversidade cultural e pontos turísticos — que vão de trilhas em meio a florestas tropicais ao templo do tigre da Sumatra — opções do que fazer na Indonésia em sua viagem de turismo não faltam! Essas são alguns passeios imperdíveis:

É perigoso viajar para a Indonésia?

A Indonésia é, em geral, um país seguro para turistas, embora ainda tenha seus perigos por desastres naturais ou relatos pontuais de terrorismos. Com relação a furtos, seja cauteloso nas ruas da Indonésia, sobretudo nos transportes públicos, e planeje sua viagem com cuidado.

Também considere que a Indonésia é um país muçulmano, sendo os costumes e cultura diferente da nossa. Portanto, busque informação sobre a correta vestimenta nas praias e relações de afeto na rua.

Por fim, antes de pensar em arrumar as malas e partir para uma viagem de turismo na Indonésia, fiquei atento não só às regras locais quanto a comportamento social, mas também de bebidas e tráfico de drogas. A condenação por esse crime leva à pena de morte no país. Portanto, fique atento. 

Qual a melhor época para viajar para a Indonésia?

A melhor época para visitar a Indonésia é entre julho e agosto, quando o tempo está seco, mas ainda fresco e convidativo. A estação seca da Indonésia se estende de abril a outubro, e a estação chuvosa é de novembro a março.

A Indonésia é um país barato?

Em geral, a Indonésia é um país extremamente barato para viajantes, especialmente em hospedagem e alimentação. Em média, é até mais barato que Laos ou Camboja! No entanto, devido ao alto número de atrações turísticas e passeios, é aqui que o orçamento pode se complicar.

O que saber antes de ir para a Indonésia?

Primeiramente, a Indonésia não é um país continental. Isto é, a Indonésia é um arquipélago com mais de 17.000 ilhas, sendo aproximadamente 6 mil delas habitáveis. Com dezenas de milhares de ilhas espalhadas por cerca de 5.000 km de leste a oeste, a Indonésia parece tudo menos um único país.

Ademais, com seus mares extensos, selvas impenetráveis, montanhas escarpadas e estradas inadequadas, as formas de se locomover entre as melhores cidades da Indonésia exige flexibilidade e um pouco de paciência. A boa notícia é que viajar tem sido menos doloroso nos últimos anos.

Como se locomover na Indonésia?

Os aviões substituíram os barcos e as estradas chegaram a áreas remotas. Mas você sempre pode escolher outras maneiras tradicionais de se locomover, isto é, mais lentas e mais evocativas. Estas são as principais formas de se locomover na Indonésia:

  • Aviões
  • Barcos
  • Trens

Aviões

Os cinco principais e mais movimentados aeroportos da Indonésia são o Aeroporto Internacional Soekarno Hatta (Tangerang, Banten), Aeroporto Internacional Juanda (Sidoarjo, Java Oriental), Aeroporto I Gusti Ngurah Rai (Denpasar, Bali), Aeroporto Internacional Sultan Hasanuddin (Makassar, Sulawesi do Sul) e Aeroporto Internacional de Kualanamu (Deli Serdang, Norte de Sumatra).

Barcos

O transporte aquaviário é extremamente importante em um grande arquipélago com milhares de ilhas como a Indonésia. Entre centenas de portos com várias capacidades e serviços, os quatro maiores portos são Jacarta, Surabaya, Belawan e Ujung Pandang.

Além de lidar com o tráfego de carga de exportação e importação da Indonésia, também atende ao transporte marítimo doméstico. Existem vários serviços de ferry, oferecendo transporte aquático entre as principais ilhas.

Trens

As ferrovias são operadas pela PT Kereta Api Indonésia, com trilhos espalhados por todas as províncias na Ilha de Java, algumas províncias em Sumatra, além de algumas novas em Sulawesi para conectar 23 estações de trem entre Makassar e Parepare.

Respeite a cultura e as crenças religiosas

A diversidade étnica é outro ponto forte, e apesar de a Indonésia ser o país com maior população muçulmana no mundo, existem muitos grupos étnicos diferentes por lá. Isto é, existem milhares de templos budistas e hindus espalhados pelas ilhas que compõem o arquipélago, o que é uma testemunha da tolerância do povo indonésio.

Ademais, a etiqueta na Indonésia inclui respeitar as crenças religiosas de seus anfitriões. Embora a Indonésia seja o país muçulmano mais populoso do mundo (87% dos 275 milhões de habitantes do país) — com exceção de Aceh (norte de Sumatra), onde a lei Sharia ainda prevalece — as restrições islâmicas da Indonésia são muito relaxadas.

Conheça as leis sobre viajantes LGBTQIA+

Em Aceh, onde o sexo antes do casamento, em geral, é considerado crime, as relações entre pessoas do mesmo sexo também são criminalizadas. Este é o caso, em menor grau, também na cidade de Palembang, em Sumatra. Na maior parte do resto do país, casais discretos do mesmo sexo serão bem-vindos.

No entanto, saiba que demonstrações de afeto público, independentemente da orientação sexual, são consideradas inadequadas pelos indonésios tipicamente conservadores.

Há, sim, partes da Indonésia — especialmente Maluku — em que as pessoas LGBTQIA+ são naturalmente aceitas. Aliás, existe um termo usado, waria, que considerar homens nascidos com alma de mulher. Porém, infelizmente há um aumento da retórica anti-LGBTQI+ entre os políticos atualmente, o que torna a situação ainda mais difícil para os indonésios em relacionamentos do mesmo sexo.


Quer conhecer mais sobre turismo e destinos na Ásia?

Cidades da China : As mais incríveis e interessantes
Turismo na Tailândia – Roteiro de 20 dias no país!
Tudo sobre as Maldivas. Você vai se encantar!
Principais cidades para visitar no Vietnã


Perguntas Frequentes

É preciso visto de turismo na Indonésia?

Os brasileiros não precisam de visto para uma viagem de turismo na Indonésia para permanências de até 30 dias. Se você permanecerá no país por mais tempo, então deve obter o visto na chegada (“visa on arrival”).

Como e a cultura da indonésia?

A cultura indonésia é formada por povos indígenas com influências da China, Índia, Europa e Oriente Médio. Ela varia do tradicional ao contemporâneo, sendo que as religiões também impactaram a assimilação cultural, criando uma sociedade bem diversificada.

Sem dúvida que a sua viagem de turismo pela Indonésia será inesquecível. Seja por conhecer os templos hindus e a cultura local, nadar entre as lindas tartarugas marinhas, ver um por do sol ou viver a agitada vida noturna nas ilhas da Indonésia, certamente essa viagem será incrível!

O turismo na Indonésia oferece muitas opções e nenhuma delas fica devendo à outra. O bom disso é que o país consegue agradar a uma infinidade de perfis de turistas, fazendo da Indonésia um dos destinos mais procurados do mundo. Espero que tenha gostado! Boa viagem!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

3 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.