Deslumbrante praia cristalina em Alif Alif, Maldivas.

Sem dúvida, um dos destinos mais desejados dos últimos tempos é Maldivas. Seja pelo seu visual paradisíaco ou suas praias maravilhosas, a verdade é que o destino está entre os mais amados entre os viajantes. Por isso, se acaso você quer saber mais sobre onde fica Maldivas, qual a capital, os passeios, o aeroporto e as ilhas de Maldivas, então você está no lugar certo! Vamos lá saber tudo sobre as Maldivas?

ILHAS MALDIVAS | WALK AND TRIP
ILHAS MALDIVAS | WALK AND TRIP

Maldivas é um país?

As Maldivas é um país de ilhas localizado no sul da Ásia, no Oceano Índico. É governado por uma república presidencial, sendo o seu território organizado em 26 atóis. O país é conhecido, sobretudo, pelas praias, lagoas azuis e pelos extensos recifes de coral.

Maldivas ilha
Maldivas ilha

Qual a capital das Maldivas?

A capital e, ao mesmo tempo, a cidade mais populosa das Maldivas é Malé, com uma população de 103.693 habitantes. Malé tem um movimentado mercado de peixes, restaurantes e lojas na rua principal (Majeedhee Magu), além da conhecida Hukuru Miskiy (a Mesquita da sexta-feira, do século XVII), feita de coral branco esculpido.

Onde fica Maldivas no mapa?

As Maldivas ficam no sul da Ásia, no Oceano Índico. É composta por cerca de 1.000 pequenas ilhas de coral e bancos de areia. Os vizinhos mais próximos das Maldivas são a Índia, cerca de 600 km, e Sri Lanka, cerca de 750 km.

Onde fica as Ihas Maldivas no mapa.
Maldivas mapa. Fonte Google Maps.

O que é preciso para visitar as Maldivas?

Antes de começar a falar sobre os passeios desse destino incrível e paradisíaco, precisamos entender sobre a moeda, visto, clima e outras informações interessantes. Vamos lá?

É preciso visto para ir para as Maldivas?

Não há necessidade de visto de turismo para viajantes que pretendem ficar menos de 30 dias nas Maldivas. No entanto, é necessário ter um passaporte com pelo menos 6 meses de validade para poder conhecer as ilhas Maldivas.

Qual é a moeda das Ilhas Maldivas?

A moeda local é a Rufia maldivense (e você pode conferir a cotação no site oficial do Banco Central). Uma Rufia vale cerca de R$ 0,33. A saber, é possível efetuar pagamentos em dólar e euro nas maiorias das ilhas.

Qual é o clima das Maldivas?

O clima das Maldivas pode ser dividido em dois grupos principais, isto é, de clima seco e quente ou chuvoso e úmido.

A estação seca ocorre majoritariamente na alta temporada, de novembro a abril, que é o período em que todos nós sonhamos em visitar e conhecer as Maldivas! Espere dias quentes, sem chuvas e muito sol. Já o período de chuvas ocorre durante as baixas temporadas, isto é, de maio a outubro. É uma boa época para visitar porque os valores ficam bem mais em conta por isso (podendo cair pela metade do valor!).

Quais os documentos necessários para visitar as Maldivas?

Para visitar as Ilhas Maldivas você precisa dos seguintes documentos:

  • Passaporte válido (com pelo menos 6 meses de validade)
  • Carteira de vacinação da febre amarela
  • Reserva da hospedagem no país
  • Formulário de Declaração do Viajante (precisa ser submetido dentro de 96 horas do horário do voo, durante a chegada e partida)

É obrigatório apresentar a carteira de vacinação com comprovação da vacina da febre amarela para entrar no país. Desde 13 de março de 2022 o PCR não é obrigatório para entrar nas Maldivas.

O formulário precisa ser enviado eletronicamente pelo site do IMUGA.

Qual a religião predominante das Maldivas?

A religião local predominante é o Islã Sunita. É uma religião bem conservadora que não permite consumo de bebidas alcoólicas ou trajes de banho. Por conta disso, é bem comum ver as mulheres usando burca e afins. 

Os locais respeitam bastante os turistas, no entanto, é importante ficar atento e respeitar os costumes. É bem importante entender que cada cultura tem uma forma de agir e, por estarmos visitando alguma ilha Maldiva, devemos respeitar sua cultura.

Por exemplo, por causa da religião local, nem todas as praias podem ser frequentadas de biquíni. Isto é, em praias públicas não é permitido usar roupas de banho. Você precisa visitar as praias sinalizadas como “Bikini beach” para poder se banhar. Use roupas discretas nestas praias (ou locais públicos), como bermudas e blusas de manga curta, e evite passar por desconforto com a população local. Além disso, também existem restrições de bebidas alcoólicas e consumo de carne de porco.

Qual a melhor época para visitar as Maldivas?

A melhor época para visitar as Maldivas é entre novembro a abril, durante a estação seca. Nestes meses, há pouca chuva e baixa umidade, enquanto o clima é quente e tropical.

No entanto, por fazer parte da alta temporada, você vai encontrar preços mais elevados. Em termos de preços, geralmente é mais barato visitar de maio a novembro. Porém, também é a época de chuvas e monções.

Se você está procurando custo x benefício, sem dúvida a melhor época para visitar as Maldivas é março a abril (evitando as férias da Páscoa). No entanto, não espere preços baixíssimos. As máximas são consistentes durante todo o ano e variam de 29 °C a 34 °C.

Quantos dias ficar nas Maldivas?

De 4 a 5 dias são geralmente suficientes para passar bem nas ilhas das Maldivas. Isto é, você pode explorar facilmente os principais lugares em 5 dias.

É importante mencionar que pode ser difícil chegar em algumas ilhas nas Maldivas, por isso, ficar pelo menos uma semana é uma boa ideia se você quer fazer uma viagem tranquila. Assim você consegue aproveitar bem o destino e curtir as praias e passeios sem jet lag. 

Maldivas praia
Maldivas praia

Qual companhia aérea escolher?

Não é nada fácil chegar nas Maldivas do Brasil, já que o voo é demorado, cheio de escalas e com muitas horas (mas vale a pena cada segundo uma vez lá). A Qatar e Emirates são as companhias aéreas mais comuns para fazer voos até as Maldivas. Outras companhias que também voam até lá, mas com menos frequência, são a Air France, a Lufthansa, a Swiss e a Turkish Airlines.

Os voos duram no mínimo 21 horas e sempre tem conexão. Além disso, nem sempre os voos para as Maldivas tem bagagem incluída, portanto, verifique isso antes de fechar a compra. E se você for ficar pouco tempo, talvez nem seja necessário ter bagagem despachada, já que a bagagem de mão tem 10kg.

Maldivas aeroporto

O principal aeroporto das Maldivas é o Aeroporto Internacional de Malé, também conhecido como Aeroporto Internacional de Velana. Este aeroporto está localizado na ilha artificial de Hulhule, no Atol de Malé do Norte.

Como o transporte entre ilhas é feito, sobretudo, de barco, vale a pena reservar o seu transfer com antecedência. Por exemplo, você pode ir de lancha de Maafushi até o aeroporto de Malé.

Melhores passeios nas Maldivas

Tem muito mais para se fazer nas Maldivas do que apenas curtir a praia. É possível fazer passeios e visitas guiadas de barco saindo de Malé, mergulho com cilindro ou snorkel em meio a tubarões em Rasdhoo, observar os animais marinhos incríveis e conhecer as praias menos turísticas como Villimale!

Essas são as principais coisas que fazer nas Maldivas:

  • Conhecer outras ilhas
  • Mergulho em meio aos animais em Addu
  • Flyboard em Maafushi
  • Pesca em Huraa

Passeio de avião nas ilhas.
Passeio de avião nas ilhas.

Visitar outras ilhas

Algumas ilhas maravilhosas para se visitar nas Maldivas são: O’Madhoo, Dhigurah, Thoddoo, Malé, Huraa e Himmafushi. Todas essas têm infraestrutura, praias e passeios incríveis para visitar, tomar banho de mar e até fazer mergulho com mantas, tubarões e outros peixes. Também é possível alugar caiaque, fazer passeio de barco, fazer um jantar romântico à luz de velas na areia da praia e muito mais. Aproveite e deixe preparado agora mesmo uma visita a Huraa e Himmafushi saindo de Malé.

Mergulhar em meio aos animais em Addu

O mergulho com snorkel nas Maldivas é uma experiência diferente de qualquer outra, pois você tem acesso a alguns dos melhores pontos para explorar o reino subaquático e nadar entre a bela vida marinha. Tenha em mente que nem todas as ilhas nas Maldivas são iguais quando se trata de snorkeling, isto é, incríveis!

Flyboard em Maafushi

Se acaso você gosta de uma boa aventura e emoção na praia, então deve fazer sua reserva para o flyboard em Maafushi. Neste passeio, você irá se divertir muito, sobretudo se estiver em família, além de sobrevoar as águas cristalinas de Maafushi!

Pesca em Huraa

Se você preferir um esporte mais tranquilo, então faça a sua reserva para pescar no ambiente privilegiado de Huraa. Logo após o por do sol, você poderá aproveitar uma pesca esportiva tranquila com as paisagens da ilha.

Onde se hospedar nas Maldivas?

Apesar de ter quase 1.000 ilhas, pouco mais de 200 delas são habitáveis. As ilhas mais conhecidas e visitadas são Malé (é uma cidade portuária, mas não é boa para se hospedar), Omadhoo, Dhigurah e Thoddoo.

No entanto, a hospedagem nas Maldivas é uma das questões mais complexas e que geram mais dúvidas, já que além de ótimas opções, também será a maior parte do seu orçamento. No entanto, dependendo da ilha que você escolher, é possível encontrar hospedagens bem acessíveis.

A maioria das acomodações por lá oferecem alimentação. Então, na hora de escolher onde vai se hospedar, verifique qual o esquema do seu. Isto é, se tem café da manhã, pensão completa ou regime all inclusive. A pensão completa, consiste em toda a alimentação e bebidas (exceto bebidas alcoólicas). Já o regime all inclusive também inclui bebidas alcoólicas e, em alguns locais, até inclui passeios e outras comodidades.

Outra opção é se hospedar em bangalôs, hotéis na praia, ou hospedagens em hotéis menores, para aqueles que realmente querem economizar. Tudo implica no quanto você está disposto a gastar.

As melhores opções para se hospedar nas Maldivas são:

Como se preparar para o turismo nas Maldivas?

Algumas dicas de turismo nas Maldivas pode ajudar você a fazer uma viagem melhor. Por isso, preste atenção nas seguintes dicas.

Se você se hospedar fora de Malé

Tenha em conta a distância do seu hotel da capital Malé (ou de outros passeios). Isso implica diretamente no valor de transporte até a ilha do seu hotel. Quanto mais longe, mais caro. Para você ter uma ideia, há alguns hotéis tão distantes que só podem ser acessados de hidroavião, bem chique, mas custam cerca de US$500 dólares!

Se você se hospedar em bangalôs

Se você quer ficar em bangalôs (em cima da água ou não) saiba que são muito mais caros que outras opções. No entanto, valem a pena por proporcionarem a experiência completa, única e maravilhosa de estar nas ilhas Maldivas. Valem, sobretudo, para casais em lua de mel que querem passar mais tempo aproveitando o resort e o bangalô.

Perguntas Frequentes

Quais são as ilhas mais turísticas das Maldivas?

Addu, Maasushi, Rashdoo, Malé, Huraa e Dhiffiushi estão entre as ilhas com mais passeios turísticos nas Maldivas.

É possível fazer uma viagem econômica para as Maldivas?

E a resposta é sim. Ainda que o destino não é barato, é possível fazer uma viagem para as Maldivas sem gastar uma fortuna.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.