onde fica ilhas maldivas - de lugar nenhum

Você sabe onde fica Ilhas Maldivas? Elas formam um arquipélago que se situa no Oceano Índico, próximo à Índia e ao Sri Lanka. Ao todo, são cerca de 1.200 pequenas ilhas de coral e bancos de areia, mas nem todas as ilhas são habitadas. Na verdade, das 1.196 existentes, somente 203 são povoadas.

Se você quer conhecer mais sobre as Maldivas, a melhor época para visitar, onde ficar, como se preparar para uma viagem e as principais dicas, vem com a gente que aqui você encontra tudo em um único lugar!

ILHAS MALDIVAS | WALK AND TRIP
ILHAS MALDIVAS | WALK AND TRIP

Qual o motivo para visitar as Ilhas Maldivas?

Em uma viagem para as Maldivas espere encontrar um luxo incomparável, deslumbrantes praias de areia branca e um mundo submarino surpreendente. Ademais, é um destino ideal para qualquer tipo de viajante, não só porque há hospedagem para todos os gostos e das mais diversas, mas também porque as atividades, os pontos turísticos e atrações culturais despertam o interesse dos mais independentes aos que gostam de viajar em família.

Em segundo lugar, o destino tem se tornado bastante procurado por conta de tanta propaganda que se ouve sobre esta terra, ou melhor, ilhas… Sendo que a fama vem da presença de muita gente famosa que se hospeda nos resorts das ilhas como Cristiano Ronaldo e sua família ou David e Victoria Beckham.

Seja como for, o real motivo (e o que ninguém põe em dúvida) é a beleza natural das ilhas. Afinal, muitos realizam nesta viagem o sonho de sua vida para relaxar e desconectar, para uma lua de mel, passeio romântico ou para aventura.


E você? Por qual motivo deseja conhecer onde ficam as Ilhas Maldivas? Deixe nos comentários que queremos saber!

Agora que você já sabe os principais motivos para visitar as Ilhas Maldivas, vamos saber onde ficam exatamente, como chegar até lá, como são os resorts e os pontos mais visitados.

Onde fica Maldivas no mapa?

As Maldivas ficam no sul da Ásia, no Oceano Índico. É composta por cerca de 1.200 pequenas ilhas de coral e bancos de areia. Os vizinhos mais próximos das Maldivas são a Índia, cerca de 600 km, e Sri Lanka, cerca de 750 km.

Onde fica as Ihas Maldivas no mapa.
Onde ficam as Ilhas Maldivas no mapa. Fonte Google Maps.

Ilhas maldivas, o que os turistas vão encontrar por ali?

A maioria dos visitantes a visitam em busca das belas paisagens, do conforto e da riqueza dos resorts e pela curiosidade de conhecer estas ilhas. Não só encontram tudo isso, como também ao chegarem nas ilhas se impressionam ainda mais com a diversidade do lugar.

Isso porque Maldivas tem influência de vários povos, pois foi colônia portuguesa, holandesa e também britânica. Independentemente de quem colonizou estas ilhas, elas lá estão, e oferecem tudo de melhor e demais mais belo que a natureza pode conceder.

Praias Inacreditáveis

onde fica ilhas maldivas praias paradisíacas
Praia paradisíaca de areia branca nas Ilhas Maldivas.

Praias do paraíso, um oceano com águas de um azul inacreditável e bangalôs sobre o mar fazem das ilhas um destino fascinante… E arrisco a dizer que as Maldivas são talvez o lar das melhores praias do mundo!

Elas estão em quase todas as quase 1.200 ilhas do país e são tão consistentemente perfeitas (fica até difícil achar defeitos). Enquanto algumas praias podem ter um tipo de areia diferente ou ser mais macias que outras, o fato básico permanece: você encontrará areia fina e branca e água azul ciano que são características únicas (não há em nenhum outro lugar do mundo).

Só este fato é suficiente para trazer mais de um milhão de pessoas por ano a este pequeno, remoto e pouco conhecido paraíso do Oceano Índico.

Mundo subaquático e natureza intocada

onde fica ilhas maldivas mergulho com snorkel
Mergulho com snorkel nas Ilhas Maldivas.

Com alguns dos melhores mergulhos e snorkelling do mundo, as águas claras das Maldivas são um ímã para qualquer pessoa com interesse na vida marinha. A riqueza e variedade são, de fato, surpreendentes.

Em qualquer passeio de barco você poderá fazer um mergulho e se impressionar com as paredes de coral, magníficas cavernas e cardumes de deixes de cores vivas. Já em águas mais profundas, você poderá tirar fotos com arraias-manta, tartarugas, tubarões e, até mesmo, o maior peixe do mundo: o tubarão-baleia.

E o melhor? As águas têm temperatura tão agradável, que muitas pessoas não usam nem mesmo um traje de mergulho!

Mas não se engane… a beleza natural também está fora do mar. Todo o encanto que se encontra na vegetação meio agreste das ilhas e o luxo dos resorts que constituem é um atrativo à parte.

Resorts de todos os gostos

one fica ilhas maldivas resort de luxo
Resort de luxo nas Ilhas Maldivas.

Podemos dizer que cada resort nas Maldivas é sua própria ilha particular, e com mais de 100 para escolher, o difícil mesmo será você encontrar qual é a melhor. Podemos separar em alguns grupos, entretanto.

Na extremidade superior estão os resorts de marcas de hotéis das mais exclusivas do mundo, que competem entre si para atingir níveis cada vez maiores de luxo. Aqui você poderá encontrar desde mordomos pessoais e piscinas particulares até massagens nos quartos com menus de travesseiros. Veja algumas opções:

Não é surpreendente que os turistas em lua-de-mel e aqueles que buscam uma fuga tropical glamorosa há muito tempo tenham o país no topo de suas listas de desejos.

Mas há escolha além dos resorts de cinco e seis estrelas. Outras ilhas atendem às famílias, aos mergulhadores, aos que têm um orçamento limitado e aos que desejam uma experiência tranquila em volta à natureza. Algumas opções:

Viagens independentes para as Ilhas das Maldivas

onde fica ilhas maldivas viagem independente
Uma viajante aproveitando Maldivas. Atualmente é mais fácil fazer viagens independentes para as Ilhas.

Assim como hospedagem para todos os gostos, as viagens para as Maldivas não são específicas para quem quer luxo. Aliás, nos últimos anos, estas incríveis ilhas finalmente começaram a se abrir para viajantes independentes, o que significa que você não precisa mais ficar em resorts e permanecer separado da população local.

Isso foi algo que manteve os mochileiros afastados por décadas… Mas agora, quem gosta de colocar uma mochila nas costas e explorar o mundo pode fazer seu próprio itinerário e viajar de ilha em ilha de balsa pública, permanecendo entre a devota, mas amigável, população local.

Com um número crescente de pousadas particulares em ilhas habitadas, as Maldivas e sua população estão agora mais acessíveis do que nunca! Se esse é o seu estilo de viagem, essas são as melhores ilhas:

Maafushi (Atol Male do Sul)

onde fica ilhas maldivas rua das lojas em Maafushi
Rua com lojas coloridas em Maafushi. Maafushi é uma das aldeias do Atol de Kaafu, a capital proposta da província de Medhu Uthuru, nas Maldivas.

O centro da cena de viagens independente das Maldivas, com muitas opções de acomodação, uma boa praia com tela e preços baixos para mergulhos e excursões.

Thulusdhoo (Atol Male do Norte)

onde fica ilhas maldivas barco em Thulusdhoo
Barco em Thulusdhoo. Thulusdhoo é a capital do Atol Kaafu. A ilha está localizada a 26,81 km a nordeste da capital do país, Malé.

Um destino popular para os surfistas devido a seu acesso a duas excelentes pausas, esta ilha também é facilmente acessível a partir de Masculino.

Hanimaadhoo (Haa Dhaalu, Atol do Norte)

onde fica ilhas maldivas mesquita em Hanimaadhoo
Mesquita em Hanimaadhoo. Hanimaadhoo é uma das ilhas habitadas na divisão administrativa do Atol Haa Dhaalu e é uma parte geográfica do Atol Thiladhummathi no norte das Maldivas

Tão remota quanto possível, esta ilha ainda totalmente subdesenvolvida é um ótimo lugar para ver a vida em uma ilha tradicional das Maldivas.

Fuvahmulah (Gnaviyani, Atol do Sul)

onde fica ilhas maldivas porto de fuvamulah
Porto de Fuvamulah. Fuvahmulah é uma ilha nas Maldivas. Está sob as divisões administrativas das Maldivas do Atol Gnaviyani ou Nyaviyani Atoll. Os habitantes locais falam uma forma distinta da língua Dhivehi conhecida como “Fuvahmulaki baha”.

Uma combinação interessante de ilha urbana e comunidade remota, Fuvahmulah também tem algumas praias excelentes.

Gan (Laamu, Atol do Sul)

onde fica ilhas maldivas praia de Gan
Praia de Gan. Gan é a ilha mais ao sul do Atol de Addu, bem como a ilha mais ao sul das Maldivas. É relativamente grande para os padrões das Maldivas. A origem da palavra “Gan” é encontrada na palavra sânscrita “Grama”, que significa “aldeia”.

Conectada a outras três ilhas por uma estrada e ela mesma a maior ilha das Maldivas, Gan oferece muito para ver e fazer e uma grande pousada de mergulho para inicializar.

Como chegar nas Ilhas Maldivas de avião?

onde fica ilhas maldivas aeroporto internacional de Male
Male International Airport é o principal aeroporto internacional das Maldivas. Está localizado na Ilha Hulhule, no Atol do Norte, perto da ilha capital, Male. Foto modificada de StromBer, CC BY-SA 3.0

Aqui estão algumas dicas legais de como chegar nas Ilhas Maldivas de avião, sendo a maneira mais fácil se você está saindo do Brasil. Não há voos diretos, isto é, é necessário fazer uma escala. As possibilidades de escala dos voos do Brasil para as Maldivas são:

  • Dubai, Emirados Árabes
  • Istambul, Turquia
  • Londres, Reino Unido
  • Doha, Qatar
  • Frankfurt, Alemanha

Quase todos os visitantes das Maldivas chegam ao Aeroporto Internacional Ibrahim Nasir de Male, na ilha de Hulhule, a 2 km da ilha capital, Male. É um terminal decente, mas bastante envelhecido, esperando uma atualização para um terminal aeroportuário de classe mundial, mas cujo progresso tem sido lento.

Há três outros aeroportos no país que podem fazer voos internacionais, nas ilhas de Hanimaadhoo, Maamigili e Gan, embora na prática eles só recebam voos domésticos regulares de Male e jatos particulares.

Quanto custa ir para as Maldivas? Passagem para maldivas valor

Daqui do Brasil há voos que saem de São Paulo, do Aeroporto de Guarulhos com o preço da passagem variando entre R$8.801,00 a R $10.078,00 pela linha aérea Emirates. Uma dica que deixo é usar o Google Flights para definir buscas para encontrar o melhor preço.

Também há voos de diversas linhas aéreas saindo de outras capitais brasileiras com escalas. Os preços são a partir de R$8.300,00. Se você não gosta muito da ferramenta anterior, também é possível usar o Passagens Promo para conseguir uma tarifa incrível e descobrir onde fica ilhas Maldivas!

Tem como fazer uma viagem sem paradas?

onde fica ilhas maldivas vista de um atol desde um avião
Onde ficam as Ilhas Maldivas? Vista de um atol desde um avião.

Não, ainda não há voos diretos do Brasil até as Maldivas. Por isso, aconselhamos a parar em Dubai que é, geralmente, a escala mais rápida.

Ademais, viajar para Dubai é um destino para todos, possui muitas atrações e certamente é uma oportunidade ótima para conhecê-la.

Como seria essa escala?

Se usamos o exemplo de São Paulo, primeiramente você tomaria um voo direto (sem escala) saindo do Aeroporto de Guarulhos até Dubai. Esse trajeto dura no mínimo 15 horas, e o preço é partir de R$ 2.673,00.

Em seguida você encara outro voo, neste caso, o de Dubai para Male, nas Ilhas Maldivas, que dura 4 h 17 minutos.

Em Male você já está nas Maldivas, mas sua hospedagem está nos hotéis, pousadas ou resorts que estão nas outras ilhas. E você precisa chegar até a ilha de sua escolha para passar seus dias de lazer.

Esta profunda fé religiosa gera um nível geralmente alto de conservadorismo, mas isso não impede a chegada de mais de um milhão de turistas não-muçulmanos às ilhas todos os anos, vindo para tomar banho semi-nu, beber álcool e comer carne de porco.

Chegando por Dubai

Uma das escalas mais rápidas é passando por Dubai. Uma vez feita essa primeira viagem, você precisará pegar outro voo, dessa vez para Male. De Dubai para Male há somente 1 voo por dia. Este é um aspecto que interfere bastante em seu roteiro de viagem, pois dependendo da hora em que pousar em Dubai, talvez não encontre mais passagem para Male, ou o avião já pode ter partido.

Portanto, a melhor forma de agir é prevenir-se já reservando uma hospedagem em Dubai. Mais um motivo para fazer um passeio desta viagem duplo. Dubai e Maldivas! Super show!

Já falamos aqui sobre isso, no artigo de voo com conexão + hotel grátis. Assim, você pernoita em Dubai, aproveita um pouco da cidade, compra a passagem para Male com mais calma e parte tranquilo para as Ilhas Maldivas. Existem ótimos passeios e roteiros em Dubai, aproveite para dar uma olhada.

Agora que você já sabe mais sobre onde ficam as Ilhas Maldivas, porque visitar e como chegar, vamos começar a parte de planejar a viagem?

Como se locomover entre as Ilhas das Maldivas?

onde fica ilhas maldivas mapa das ilhas e atóis nas maldivas
Mapa Atóis nas Maldivas. Foto modificada de OCHA, CC BY 3.0

Existem algumas opções de transporte que lhe levarão até a hospedagem que você reservou. As principais são:

  • Linhas Aéreas (hidroaviões)
  • Barco (lancha, balsa, donhi)

Os únicos lugares onde os visitantes precisarão viajar por estrada são nas cidades insulares de Male, Fuvahmulah e Hulhumale, e entre algumas ilhas em Laamu e Addu Atoll que estão conectadas por estradas. Os táxis estão disponíveis em todos esses lugares e a condução é pela esquerda.

Linhas aéreas nas Maldivas

onde fica ilhas maldivas como se locomover entre as ilhas hidroavião
Um Hidroavião. É o modo mais rápido de se locomover entre as ilhas e atóis de Maldivas. É 3 vezes mais rápido do que os barcos.

O ar é a principal forma de cobrir longas distâncias nas Maldivas. Existem nove aeroportos regionais no país, todos ligados à capital por voos regulares, e vários outros estão em fase de planejamento.

Os voos domésticos são operados pela companhia aérea nacional Maldivian e pela privada FlyMe. A saber, os voos costumam lotar e se esgotam rapidamente, portanto reserve com antecedência para garantir o voo que você deseja.

Hidroaviões (Seaplane)

O uso de hidroaviões significa que quase todos os cantos do país podem ser alcançados por via aérea, uma vez que não requerem uma pista de decolagem. Muitos viajantes utilizam os serviços das duas companhias que possuem hidroaviões, Trans Maldivian Airways e Maldivian.

Ambas fazem voos turísticos do porto de hidroaviões próximo ao Aeroporto Internacional de Male para resorts em hidroaviões de 18 lugares. Normalmente, cada hotel tem um contrato com apenas um dos transportadores, embora alguns resorts tenham seu próprio hidroavião, que operam independentemente.

Todos os traslados de hidroaviões são feitos durante o dia, e oferecem vistas impressionantes dos atóis, ilhas, recifes e lagoas. O custo está entre US$ 200 e US$ 600, dependendo da distância e do acordo entre os resorts, e está geralmente incluído no preço do pacote. Se você reservar independentemente, o hidroavião será cobrado como um extra.

Voos fretados para passeios turísticos, fotografia e evacuação de emergência também podem ser providenciados. Ligue para qualquer uma das empresas para saber as tarifas e a disponibilidade. Observe que a capacidade de carga nos hidroaviões é limitada a 20 kg na maioria dos casos, com peso extra cobrado, e alguns itens pesados podem ter que esperar por um voo posterior.

Barco

onde fica ilhas maldivas como se locomover entre as ilhas dhoni
Um Dhoni é um veleiro tradicional multiúso com um motor (ou vela triangular) que é usado nas Maldivas, Sul da Índia e Sri Lanka.

Para viagens curtas, o barco é quase a única opção de locomoção, dada a geografia e onde fica Ilhas Maldivas, das quais apenas algumas estão ligadas entre si por vias de acesso. Neste caso, existem diferentes tipos de barcos.

Dhoni

Em Male, ao caminhar até a orla marítima do extremo leste de Boduthakurufaanu Magu, no cais do aeroporto, e você encontrará muitos dhonis esperando no porto. Alguns deles estão disponíveis para fretar uma ida ao momento para as ilhas próximas.

No entanto, o preço vai depender de onde você quer ir, pelo tempo da viagem e da capacidade de negociação. Uma tarifa típica por dia está em torno de Rf 1.000 (aprox. US$ 65) a Rf 2.000 (aprox. US$ 130), mas se você quiser começar às 6 da manhã e reservar por toda a tarde, pode ser mais caro.

Você também pode alugar um dhoni na maioria dos resorts, mas custará mais (entre US$ 400 a US$ 800 por dia) e você só receberá um se não estiverem sendo todos usados para excursões ou viagens de mergulho.

Balsa (Ferry)

A saber, o governo Nasheed introduziu uma rede pública de balsa em 2010, e embora não sejam perfeitas, é algo que todas as ilhas habitadas do país podem contar (mesmo que seja apenas algumas vezes por semana para outra ilha no atol).

Isto significa que, se você tiver muito tempo (e não tiver pressa), agora é possível viajar de forma independente pelas Maldivas. Estes ferries, no entanto, não o ajudarão a viajar entre resorts, pois eles só param em ilhas habitadas. Mas para chegar aos balneários mais reservados você ainda precisará de um dhoni ou lancha.

Para horários específicos, verifique com a pousada, resort ou hotel como é a maneira mais fácil de chegar. Consulte também o site da MTCC para mais informações.

Dica: os ferries são baratos e relativamente lentos em comparação com as lanchas. Eles são programados, mas também são propensos a atrasos devido ao mau tempo ou problemas técnicos, portanto, os ferries são para aqueles com muito tempo e paciência.

Lancha

Resorts no Norte e Sul do Atol de Male, assim como alguns no Atol de Ari, oferecem transferência por lancha, o que custa cerca de US$ 80 a US$ 400, dependendo da distância. Caso contrário, você pode contratar a parte um transfer de lancha. Isto está geralmente incluído no preço do pacote ou do hotel, mas para viajantes independentes é cobrado como um extra ao deixar o resort.

A maioria das grandes agências de viagem pode organizar viagens de lancha. Se você puder pagar algum pacote, será, sem dúvida, a melhor maneira de se locomover. A Inner Maldives tem pacotes de bom valor para fretamento a cerca de US$ 500 por dia, excluindo os preços (que não são altos) do combustível.

Pelo preço, você receberá os serviços do capitão e de um par de tripulantes por um dia de 10 horas. Se fretar um barco para o dia, a prática padrão é o cliente pagar para que o tanque seja reabastecido na chegada em Male.

onde fica ilhas maldivas
Típica hospedagem sobre águas nas Maldivas. Certamente, lancha é fundamental para se deslocar entre as ilhas.

Hotéis e resorts, onde se hospedar?

Via de regra, cada hotel ou resort um ocupa uma ilha inteira. Ou seja, quando você for para seu hotel, saiba que ele está situado em uma ilha e é o único ali. Isso quer dizer que o hotel ou resort que você escolher será o seu atol neste destino e onde você passará todo o tempo de sua viagem.

Por isso, escolha bem sua hospedagem. Veja nosso post de onde ficar nas Maldivas!


Onde ficam os resorts e hotéis de luxo nas Maldivas?

As principais acomodações nas Ilhas Maldivas são hotéis de luxo e resorts e estão localizados nas ilhas de particulares, ou seja, em ilhas privadas.

Como as ilhas são lindas e paradisíacas, em questões de beleza será difícil você encontrar uma melhor que outra. No entanto, se você quer mais tranquilidade, uma viagem romântica (ou de lua de mel) ou com vida noturna agitada, então alguns atóis podem ser melhor para você.

Viagem Romântica ou lua de mel

onde fica ilhas maldivas jantar romantico especial
Jantar romântico especial nas Ilhas Maldivas. Resorts românticos. Onde fica Ilhas Maldivas?

Cocoa Island by COMO Simples luxo com pouco barulho, esta linda ilha é perfeita para o romance de alto nível.

A ilha de Makunudu, com seu estilo back-to-nature, triunfa em um refrescante resort de luxo, projetado para pessoas em lua-de-mel.

Em anantara Kihavah Villas Salas você poderá viver uma experiência em uma das melhores praias do país. Aliás, este lugar é o paraíso para os casais.

Passar o dia na gigantesca vila sobre a água de Gili Lankanfushi é, sem dúvida, uma das coisas mais românticas que você poderá fazer nas Maldivas.

Soneva Fushi possui praias deslumbrantes, belas vilas particulares e densa vegetação da selva. De fato, este é um destino totalmente romântico.

Para uma viagem luxuosa

O Cheval Blanc Randheli é o resort da Louis Vuitton nas Maldivas. Possuem as taxas de quartos mais altas do país.

One&Only Reethi Rah é um clássico luxuoso. Este lugar é o playground dos bilionários e da realeza quando viajam para as Maldivas.

No Four Seasons Resort Maldives at Landaa Giraavaru você terá a sensação de um gigantesco clube social. É um resort com muita classe.

O Velaa Private Island compete sem esforço com as melhores cadeias de hotéis internacionais nas Maldivas.

Com suas estruturas de madeira e ethos sustentável, o Six Senses Laamu não só é ecológico, mas também muito chic.

Para viagem em família

O Conrad Maldives Ilha Rangali é um mega resort e tem tudo que se pode imaginar para manter as crianças entretidas.

Além de ser um luxo, o Four Seasons Resort Maldives at Landaa Giraavaru é sempre popular entre as famílias por seu grande clube infantil e inúmeras atividades.

Criado mais como um grande clube de campo, no Kurumba Maldives você encontrará um grande clube infantil e opções de entretenimento sem limites.

O Kuredu Island Resort & Spa é um dos melhores resorts de médio porte para famílias, não só tem uma grande variedade de atividades, mas também um clube infantil e muitas excursões.

É melhor um all inclusive nas Maldivas?

Sim, se você quer viajar para algumas destas ilhas privadas, a melhor opção é com tudo incluído. Aliás, a maioria das pessoas, inclusive brasileiros, que vão para as Maldivas preferem os resorts maravilhosos all inclusive e hotéis de luxo em ilhas privadas.

E realmente, estes são simplesmente fantásticos, nem dá vontade de sair de seu entorno.

Existem outros tipos de hospedagem nas Maldivas?

Existem as pousadas e acomodações nas ilhas públicas. Estas surgiram por lá desde 2008, quando o governo decidiu incentivar o turismo e dar um up na economia do país.

Sendo assim, para o bem dos aventureiros independentes foi permitida a criação dos guest houses. São pousadas e hostels, a preços mais acessíveis, que passaram a fazer parte do cotidiano turístico do lugar.

Se você faz parte desse grupo, então certamente as hospedagens mais em conta estarão nas Ilhas públicas. Próximas à capital Male.

No entanto, uma das diferenças principais em se aventurar solo é na questão dos costumes muçulmanos, como beber ou ir à praia de biquíni.

Nada disso é bem-visto. Nas ilhas públicas, também chamadas ilhas locais, não é permitido consumo alcoólico. E o uso de biquíni é permitido apenas em algumas praias públicas, não em todas. Mas, não se preocupe, você saberá onde o uso é proibido, pois há uma placa de aviso.

Entre as ilhas públicas de lá estão :

  • Thulusdhoo
  • Rasdhoo
  • Maafushi
  • Gulhi
  • Ukulhas
  • Mathiveri
  • Fulhadhoo
  • Huraa
  • Dhangethi
  • Magoodhoo
  • Omadhoo
  • Hanimaadhoo

Maldivas: como é o tempo, o clima e quando é melhor viajar?

onde ficam ilhas maldivas
Dia de sol na praia. Onde fica Ilhas Maldivas?

Como as Ilhas Maldivas constituem um país no sul da Ásia, seu clima é predominantemente tropical, onde as temperaturas ficam, geralmente, entre 26 °C e 31 °C.

Ou seja, é sempre calor por lá. Isso é bom demais para quem curte praia, mar e sol, não é? Mas… há alguns inconvenientes. Em certos períodos não é aconselhável viajar para conhecer, especialmente enquanto o país estiver sujeito às Monções.

Esta condição pode provocar chuvas torrenciais e ventos muito fortes. Apesar de não apresentar problemas excessivos nas Maldivas, é bom evitar o período entre maio e outubro, o mais crítico para chuvas. O mais recomendado é viajar entre novembro e abril. É o melhor tempo nas Maldivas.

  • Alta Temporada (dez-fev): as Maldivas desfrutam de seu melhor clima. Pouca chuva, baixa umidade e céu azul. O Natal e o Ano Novo envolvem enormes aumentos de preços e muitas vezes estadias mínimas de cinco dias ou mais.
  • Intermédio (mar-abr): o clima de alta temperatura continua até o final de abril, quando as temperaturas estão mais quentes. A temporada de surf começa em março e continua até outubro. Os preços saltam durante a Páscoa.
  • Temporada baixa (mai-nov): tempestades e a chuva são mais prováveis, mas o tempo é quente e os resorts são mais baratos. Os preços sobem em agosto para as férias de verão europeias.

O que precisa saber antes de uma viagem para Maldivas?

onde fica ilhas maldivas rufiyaa maldiva
A rufiyaa maldiviana é a moeda das Maldivas. A emissão da moeda é controlada pela Autoridade Monetária das Maldivas (MMA). Os símbolos mais comumente usados para a rufiyaa são MVR e Rf. As notas contém imagens das tradições do povo.

Antes de viajar para as Maldivas, é preciso providenciar toda a documentação, pensar na segurança, na comunicação por celular e na saúde. Veja o que é preciso resolver para estar com tudo organizado para viajar… Afinal, saber onde fica Ilhas Maldivas é só um detalhe se você quer conhecer esse paraíso.

Moeda

O dinheiro oficial nas Ilhas Maldivas é Rufiyaa (MVR), ou seja, Rúpia Maldívia. Você pode trocar assim que no chegar no aeroporto.

Vale a pena levar dólares já que é muito bem aceito nas ilhas.

Quanto à COVID-19

Preciso apresentar o resultado do teste PCR?

A partir de 13 de março de 2022, a PCR não é obrigatória para entrar nas Maldivas.

Tenho que fazer um teste COVID-19 antes de poder deixar as Maldivas?

Não, não é necessário.

Para mais informações, consulte o site oficial da imigração nas Maldivas.

Documentos

Qual é o processo para preencher o Formulário de Declaração do Viajante?

A Declaração do Viajante deve ser preenchida e apresentada por todos os viajantes que viajam de e para as Maldivas, dentro de 96 horas antes de sua viagem.

Você pode enviar o formulário eletronicamente via IMUGA.

Preciso de aprovação prévia para o visto para visitar como turista?

A imigração emite um visto na chegada a todos os turistas, se os requisitos de entrada forem cumpridos.

Seguro Viagem

O seguro viagem não é obrigatório. Mas você não vai sair de seu país sem um, não é? Não contar com seguro é um risco desnecessário. Por isso, contrate um seguro viagem. Recomendamos alguns de nossos parceiros:

Por que contratar um seguro viagem?

Você pode e deve contratar um seguro viagem para a sua segurança: ele cobre muitas coisas caras em outros países como extravio de bagagens, danos por cancelamento e gastos médicos (se acaso ocorra algum incidente) e pode ajudar no auxílio e translado até onde seja necessário. Você não vai querer passar perrengue nas Maldivas, certo?

Horário em Madivas

Maldivas tem um fuso horário de 8 horas a mais que o horário de Brasília – DF.

Hotel e vacinas

É preciso apresentar a confirmação da reserva do hotel com período em conformidade com a estadia.

A única vacinação oficialmente exigida pelas Maldivas é uma para a febre-amarela, se você vier de uma área onde a febre-amarela é endêmica. A profilaxia da malária não é necessária. De qualquer forma, é melhor apresentar a carteira de vacinação internacional.

Também É obrigatório o preenchimento de Declaração de saúde do viajante. Acesse neste site: “Traveller Health Declaration”

Visto

O visto para brasileiros é concedido por 30 dias assim que se chega ao aeroporto. Quem deseja permanecer mais tempo precisa recorrer à Imigração e solicitar autorização para isso.

É necessário apresentar o passaporte com 6 meses de validade.

Segurança

Quanto à segurança nas ilhas, não se preocupe, são completamente seguras. Não são comuns ataques ou violência e roubo contra turistas. As pessoas usam suas joias e eletrônicos caros sem problemas.

É comum ver ‘smartphones’ de última geração, ‘drones’ e câmeras nas mãos dos visitantes, sem nenhum risco. Só não vale esquecê-los lá pelas praias!

Internet nas Ilhas

A ‘internet’ por meio do Wi-Fi nem sempre é ideal. Por isso, procure obter um chip local, assim que chegar. No aeroporto você consegue chips locais a partir de R$20 dólares. Se acaso você gosta de ir com tudo organizado, então compre seu chip com antecedência.

As operadoras que operam por lá são a Ooredoo e a Dhiraagu.

Costumes

Outras dicas relevantes se referem à sua conduta e costumes da população. Isso é importante para não ferir a cultura do país.

Saiba que longe dos hotéis e resorts, o povo das Maldivas vive e trabalha em suas ilhas de origem, como tem feito durante séculos, e este estilo de vida tradicional e árduo é a chave para entender esta terra fascinante.

A combinação de elementos antigos e modernos, muçulmanos e seculares, conservadores e progressistas na sociedade das Maldivas pode ser contraditória, mas conhecer como os maldivianos vivem o dia-a-dia pode ser enormemente gratificante além da vida para os turistas.

A primeira dica é que você pode se dirigir aos maldivianos pelo primeiro ou último nome. Como tantos homens são chamados Mohammed, Hassan ou Ali, o sobrenome é muitas vezes mais apropriado. Em alguns casos, um título honorário como Maniku ou Didi é usado para mostrar respeito.

Os maldivianos são muçulmanos devotos. Em alguns países isso pode ser considerado incidental, mas a fé nacional é a pedra angular da identidade maldiviana e é defendida apaixonadamente em todos os níveis da sociedade. Oficialmente, 100% da população é muçulmana sunitas e, de fato, sob a constituição de 2008, é impossível ser cidadão das Maldivas se você for um não-muçulmano.

O que fazer nas Ilhas Maldivas e locais incríveis para conhecer

onde fica ilhas maldivas - de lugar nenhum
Um dos resorts nas Ilhas Maldivas

As Ilhas Maldivas são belíssimas. Todas elas possuem o mesmo tom de azul em suas águas, céu incrivelmente belo e a areia fina e branquíssima. Mas, sempre há particularidades inerentes a cada ilha.

Para isso, vale a pena o bate-e-volta saindo da ilha onde você está hospedado até as vizinhas em um dia de viagem. E isso é perfeitamente possível e viável, apesar de não sair muito barato alugar uma lancha.

No entanto, é uma forma de ter uma ideia geral da beleza das Ilhas Maldivas. É claro que é bastante difícil visitar todas elas, mas há as imperdíveis. Essas são as que não podem ficar e fora do seu roteiro nas Maldivas.

Curtir as praias

onde fica ilhas maldivas dia na praia
Um belo dia de sol na praia. Onde fica Ilhas Maldivas?

A principal atração são as praias. Estas são as protagonistas do cenário exuberante nestas terras. Por isso, curtir as praias é a primeira de todas as atratividades que você deve aproveitar. Você terá praias lindíssimas a seu dispor na ilha onde está seu hotel e nas vizinhas que poderá também conhecer.

Já se você alugar um bangalô nas Ilhas Maldivas, ainda contará com atração muito maior… Nestes haverá um pedaço de mar nos limites do bangalô somente para você. Os bangalôs sobre o mar são um atrativo artificial, porém tão surpreendentes quanto a natureza das ilhas.

Conhecer Male

onde fica ilhas maldivas atol de Malé
Male é a capital da República das Maldivas. Malé é o centro dos cocos, da fibra de coco, das palmeiras, da copra e das conchas. A cidade está localizada na ilha de Malé, dentro do Atol de Malé. Tem uma base de hidroaviões e um ancoradouro de navios. Aeroporto Internacional de Malé é a ilha vizinha de Hulhule.

Esta ilha é a capital. Serve de porta de entrada para quem chega às Ilhas Maldivas. É uma espécie de cidade portuária. É onde se concentra a maior parte do povo maldívio.

Dessa forma, é a forma de conhecer a cultura desse povo, seus prédios e casas ou fazer alguns passeios que só saem de Male. Dá para visitar a cidade a pé e você pode conhecer:

  • Mesquita de Hukuru Miskiiy: uma antiga mesquita construída no século XVII.
  • Museu Nacional das Maldivas: para conhecer um pouco mais sobre a história, cultura e costumes das Maldivas.
  • Contratar um passeio submarino: um tour que dura 2 horas e percorre o subaquático, a partir de Male. O submarino desce cerca de 30 m de profundidade.
  • Conhecer o centro urbano de Hulhumale

Faça uma visita guiada por Malé e Vilimale!

Visitar outras Ilhas

onde fica ilhas maldivas atol de Addu
Noite na cidade de Addu. Addu é uma cidade nas Maldivas que consiste nas ilhas habitadas de Atol de Addu, o atol mais ao sul do arquipélago.

Visitar outras ilhas faz parte do roteiro nas Maldivas. Afinal, existem algumas ilhas lindas e agora é a sua oportunidade de conhecê-la. Estas são algumas que valem a pena:

  • Addu: uma das melhores ilhas para avistar golfinhos
  • Gulhi: uma das mais belas ilhas das Maldivas
  • Thulusdhoo: é uma ótima para quem curte o surfe
  • Hulhumale: com seus cenários exuberantes, a ilha é muito bela
  • Gan: está entre as maiores e possui os famosos bangalôs luxuosos sobre o mar
  • Fulidhoo: além das belezas naturais como a das outras ilhas, há a oportunidade de assistir a danças típicas. Por aqui há sempre estes eventos culturais.

Além das ilhas você pode fazer muita coisa por aqui. Veja os aspectos turísticos mais buscados nestas ilhas.

Diversão na água

onde fica ilhas maldivas aluguel de caiaque
O aluguel de caiaque nas Ilhas Maldivas é uma forma divertida para descobrir as águas cristalinas das praias.

Há todo tipo de esporte aquático nas Maldivas. Não é para menos, visto que o destino é essencialmente marinho. Sendo assim, você pode preparar-se para se divertir com as mais variadas atividades na água.

E tem um detalhe legal, na maior parte das vezes, você nem precisa sair de sua ilha-hotel ou ilha-resort. Olha que lista imensa de coisas a fazer:

Maldivas fora d’água

onde fica ilhas maldivas natureza exuberante
A natureza das Ilhas Maldivas é exuberante. Onde fica Ilhas Maldivas?

Do mesmo modo, fora da água também há o que conhecer. As trilhas, por exemplo, são atrações bem procuradas por lá.

Antes de mais nada, coloque uma roupa adequada e calçados confortáveis. Do mesmo modo, vista um chapéu de palha e óculos de sol. Proteja-se com protetor solar e parte!

Mas, espera aí, gente! Tem que ter acompanhamento de guia ou operadora turística que promova o passeio. Há muitas delas por ali que conduzem por passeios e trilhas com paisagens lindas.

Ilhas Maldivas de noite (bioluminescência)

onde fica ilhas maldivas plancton bioluminescente
O plâncton bioluminescente pode aparecer em qualquer época do ano nas Maldivas, mas diz-se que de junho a dezembro há maiores volumes de plâncton nos mares das Maldivas.

Estou falando de uma Ilha que concede uma preciosidade noturna aos visitantes, ou seja, trata-se do fenômeno da bioluminescência. Você vê as águas do oceano brilharem.

Isso acontece na Ilha Vaadhoo, bem pertinho da praia. É simplesmente surreal! Duvido que você já tenha experimentado uma visão igual!

O fenômeno se deve à presença de organismos marinhos que possuem a capacidade de emitir luz fria que pode ser vista por nós. Mas a sensação é que milhares de vaga-lumes invadiram a água.

Além disso, nos resorts tem festa todo dia. É um agito só. Muita alegria, música e aquela sua bebidinha preferida, certamente vai estar lá.

Day use nos resorts

onde fica ilhas maldivas dia de resort
Dia de Resort. Onde fica Ilhas Maldivas?

O Day use é passar um dia em um resort. Mesmo que você não seja hóspede, dá para fazer isso. Então nem precisa ficar triste se não puder pagar uma hospedagem em hotel chique, já que, pelo menos, você poderá conhecê-los por um dia.

Ou seja, você pode estar hospedado em uma Ilha pública e mesmo assim usufruir dos resorts. Compre seu ingresso de um resort com tudo incluído!

Comer debaixo do Oceano

onde fica ilhas maldivas restaurante submerso
Ithaa, que significa madrepérola em Dhivehi, é um restaurante subaquático localizado a 5 metros abaixo do nível do mar na Ilha Conrad Maldives Rangali, no Atol Alif Dhaal, na República das Maldivas. Foto modificada de Alexey Potov – Noblige, CC BY-SA 2.5

Jantar debaixo d’água, não é mais só para peixes, você também pode nas Maldivas. Isso é possível no Ithaa Undersea Restaurant – um restaurante submerso e a suíte romântica submersa.

O restaurante debaixo d’água fica localizado no resort Conrad Hilton Maldives Rangali Island, na ilha de Conrad Maldives Rangali no Atol Alif Dhaal.

As paredes são de vidro e você se sente um peixe no aquário. Nem o Bob Esponja se surpreendeu tanto! Enquanto você come, a fauna marinha passa sobre sua cabeça e a seu lado por toda parte.

Acha legal? Então senta, para não cair ao ler o preço: em média sai a 200 dólares por pessoa. E são só 112 lugares, tem que disputar quase que a tapa! Brincadeiras à parte, se não reservar com muita antecedência, é difícil que consiga consiga uma reserva.

Contudo, você não pode perder a chance de ver isso! Sendo assim, junta um dinheirinho e reserve.

Além disso, no menu tem até peixe olho-de-boi com risoto de champagne e espuma de manteiga. Já comeu isso? Então… a hora é essa!

Passe a noite em um aquário chiquérrimo e cause ciúme nos peixes

onde fica ilhas maldivas vila submersa
A vila subaquática Maraka na Ilha Conrad Maldives Rangali, design de interiores de Yuji Yamazaki. Foto modificada de Tyler, CC BY-SA 4.0

O Hilton’s Conrad Rangali Island Resort tem hospedagem submersa. Mas, se você quiser pernoitar embaixo d’água, o hotel oferece uma romântica suíte para dois, a 6 metros abaixo do nível do mar.

Com o nome de Muraka, tem academia, bar, piscina e serviço com mordomo 24 horas. Mas dizem por aí que atualmente ele custa a partir de 50 mil dólares a diária.

As Ilhas Maldivas são um destino de sonho, mas que você pode realizar. E para isso, comece já o planejamento da viagem. Ou seja, fazendo a programação de cada aspecto de seu passeio, você consegue organizar-se melhor, e fazer deste sonho realidade.

Então, as Ilhas Maldivas aguardam sua visita ao mesmo tempo que está sempre aberta pra você!

Gostou? Compartilhe as informações do post com seus amigos, quem sabe vocês não formam um grupo bem legal para a viagem?

Perguntas Frequentes

Quantas horas de voo do Brasil para as Maldivas?

Lembrando que atualmente não há voos diretos entre o Brasil e as Ilhas Maldivas, as durações dos voos costumam ser entre 25 a 37 horas.

Que língua se fala nas Maldivas?

O idioma falado nas Maldivas é o Dhivehi (ou Divehi). É descendente de Elu Prakrit e está intimamente relacionado com o cingalês. No entanto, o inglês é amplamente falando nos resorts e hotéis.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.