Onde se hospedar em Berlim? Foto da cidade de Berlim.

Se acaso você vai visitar Berlim, mas ainda não sabe onde se hospedar, então encontrou o lugar certo para tirar todas as suas dúvidas. Aqui não só falamos qual a melhor região para se hospedar em Berlim, como também damos dicas de hotéis e de todos os bairros que valem a pena ficar para aproveitar melhor sua viagem de turismo na Alemanha. E no final do texto deixamos várias opções de hotel em Berlim para você escolher onde ficar! Vamos lá saber tudo sobre hospedagem em Berlim?

CAMINHANDO POR BERLIM
CAMINHANDO POR BERLIM

Melhor lugar para se hospedar em Berlim

Se é a sua primeira vez em Berlim, então o melhor bairro para se hospedar é em Mitte, isto é, no centro da cidade. Isso porque é um dos lugares com melhor integração de transporte público na cidade como também o mais fácil para conhecer os principais pontos turísticos de Berlim como, por exemplo, Alexanderplatz, Potsdamer Platz, Unter den Linden e Nikolaiviertel.

Agora, se acaso você gosta de fazer compras, então o melhor lugar para se hospedar em Berlim é em Charlottenburg. Esse bairro não só possui centro comerciais como o Europa-Center, como também muitos mercados de pulgas. Alguns exemplos são a da Strasse des 17 Juni (sábados e domingos) e o do Tiergaren S-Bahn (sábados e domingos).

Por fim, se o seu tipo de viagem envolve visitar galerias de arte, conhecer a vida underground com noites agitadas, então Kreuzberg e a melhor opção. Isto porque Kreuzberg é um icônico bairro de Berlim conhecido pelas artes de rua, boemia e zona hipster (ainda que isso seja um pouco clichê, você vai notar a diferença uma vez caminhar por lá).

Melhores bairros para se hospedar em Berlim

A capital alemã, como a maioria das grandes cidades, é dividida em bairros com características marcantes e distintas. O mais impressionante é que ao caminhar por cada um deles você, de fato, percebe cada uma delas. Por isso, de todos os que existem nessa incrível cidade, resta saber quais são os melhores bairros para se hospedar em Berlim para o seu gosto. Algumas sugestões são:

  • Mitte
  • Prenzlauer Berg
  • Kreuzberg
  • Friedrichshain
  • Charlottenburg

A central bairro de Mitte

Em Mitte é onde estão a maioria dos pontos turísticos de Berlim como, por exemplo, a Alexanderplatz, praça Gendarmenmarkt, o Portão de Brademburgo, o Reichstag (parlamento alemão), a Ilha dos Museus, o Memorial do Holocausto e a catedral de Berlim. Ademais, como Mitte está no centro de Berlim, esse bairro tem fácil acesso não só ao núcleo histórico da cidade, mas também aos demais bairros pela estação de metrô.

Ademais, há muitos bares, restaurantes, cafés e lojas nessa região. Se acaso você gosta de comer fora, encontrará facilmente boa comida. Portanto, é bem localizado e bom de ficar hospedado para fazer tudo a pé.

Por estar na região central de Berlim, é provável que você encontre muitas opções de hospedagem. Entretanto, justamente por isso que você pode pagar mais caro na hospedagem (ainda assim, é possível encontrar hotéis com bom custo benefício). É uma boa opção se você não conta com carro, já que graças à sua localização central você pode chegar a todas as partes de Berlim rapidamente.

Em Mitte estão duas linhas principais de transporte urbano de Berlim S-Bahn (Stadtbahn e Wannseebahn), e várias linhas de metrô como a U2 na parte sul (de Ruhleben a Pankow), a U8 (no norte e leste de Wittenau a Hermannplatz em Neukölln), o U6 (a oeste de Alt-Tegel a Alt-Mariendorf) e o U5 (de Hönow via Friedrichshain a Alexanderplatz). Há também inúmeras paradas de bonde e ônibus em todo o bairro.

O bairro sofreu muitas mudanças ao longo dos anos, principalmente porque foi um dos que foram divididos entre a Alemanha ocidental (Berlim ocidental) e oriental. Por isso, é provável que você veja muitos vestígios dos velhos tempos misturado com construções modernas.

Portão de Brandenburgo em Berlim, símbolo da divisão da Alemanha durante a guerra fria.
Portão de Brandemburgo em Berlim, símbolo da divisão da Alemanha durante a guerra fria.

O bairro de Prenzlauer Berg, uma mistura de tranquilidade e agito

O bairro de Prenzlauer Berg é uma ótima opção de onde se hospedar em Berlim, sobretudo porque fica ao lado do Volkspark Friedrichshain e muito perto de Mitte e, consequentemente, perto das principais atrações turísticas de Berlim. Também há o Hackscher Markt, um centro comercial por perto para comprar uma lembrança da sua viagem além de muitos bares e restaurantes.

Como não é muito turístico, você pode encontrar hotel com melhor custo benefício ou opções de hotel 4 estrelas a bom preço. Nesse bairro, aos domingos, o mercado de pulgas do Mauerpark fica lotado de turistas e berlinenses em busca de roupas de segunda mão, bolsas vintage, bugigangas antigas e joias.

Em Kollwitzkiez e Bötzowviertel você pode parar para tomar um café ou um copo de vinho, ou, até mesmo, para passear tranquilamente. Em Prenzlauer Berg existem boas opções de transporte como a linha de metrô U2, as linhas de tram 12, M1, M2 e M10 e a de ônibus N2.

Por fim, se você gosta de praticar esportes pela manhã, Prenzlauer Berg pode ser o melhor bairro, já que tem muitos parques ao redor, como o Kollwitzplatz, Mauerpark e Humboldthain.

O famoso bairro de Kreuzberg

Kreuzberg costumava ser uma das partes mais diversificadas de Berlim, mas os aluguéis aumentaram consideravelmente na última década, fazendo com que os antigos moradores se mudassem de lá. Ainda que Kreuzberg não seja tão diversificada como costumava ser, é ainda possível encontrar pessoas descoladas caminhando pelo bairro.

Além disso, é em Kreuzberg que ficam muitas casas de concertos (punks, rock, metal, etc.), o museu dos Ramones e, por isso, tem uma vida noturna agitada. Se é o tipo de viagem que combina com você, então é uma boa opção de onde se hospedar em Berlim.

O bairro tem uma localização muito central e oferece excelentes ligações aos transportes públicos. Possui várias linhas de metrô (U7, U1, U8, U6) e uma linha S-Bahn (S1/S2) passa por Kreuzberg. O metrô U1 funciona acima do solo como uma ferrovia elevada e conecta Kreuzberg com Schöneberg e Charlottenburg no oeste e Friedrichshain no leste. Ademais, se comparamos com Mitte, o valor da hospedagem em Berlim é menor.

O distrito é cheio de bares e restaurantes e muita arte, principalmente a de rua. É conhecido também como “XBERG”. Se tem um bairro que não dorme, certamente é esse.

O econômico bairro de Friedrichshain

O bairro de Friendrichshain é uma ótima opção se você quer saber onde se hospedar barato em Berlim. É um bairro com muitos moradores e não há muitos turistas. A área ao redor da Boxhagener Platz está repleta de cafés incríveis, independentes e modernos que servem brunches. Ah! Se você está em Berlim para sair à noite, é aqui que ficam alguns dos maiores clubes.

Como em todos os melhores bairros de Berlim, este não é diferente e possui ótimas opções de transporte. Além de muitas opções de linhas de ônibus (140, 142, 147, 165, 240, 265, 300, 347, N40, N1), também passam por ele estações de metrô U Uhlandstr., U Krumme Lanke e U Bahn (U1, U3 e U12) e de tram (M10). Ademais, fica cerca de 10 min caminhando da estação de metrô da Alexanderplatz (S+U Hauptbahnhof, U5).

Por fim, é em Friedrichshain que fica parte do que sobrou do muro de Berlim após a queda do muro (East Side Gallery). Na nossa opinião é o bairro mais legal de Berlim.

Parte do que sobrou do muro de Berlim,  ponto turístico conhecido como East Side Gallery.
Parte do Muro de Berlim, East Side Gallery, em Friedrichshain.

O clássico bairro de Charlottenburg

Charlottenburg-Wilmersdorf é uma ótima opção para se hospedar em família, sobretudo se você tem crianças. Tem muitos hotéis adequados para se hospedar com crianças e é uma das áreas mais luxuosas de Berlim. É dominado por edifícios antigos renovados e por vezes ricamente ornamentados. Além disso, é um bom bairro para fazer compras em Berlim.

Ao se hospedar em Charlottenburg você fica próximo tanto do Jardim Zoológico como o Parque Tiergarten. Nessa região também está a Ópera Alemã de Berlim e o Palácio de Charlottenburg. Portanto, não só é uma excelente opção, como também um dos melhores lugares se você gosta de atividades a céu aberto.

Charlottenburg-Wilmersdorf oferece lugares únicos para visitar como, por exemplo, uma antiga estação de espionagem no coração da floresta, uma igreja com um passado visível e uma livraria sobre a qual passa o S-Bahn.

Charlottenburg está muito bem conectada ao transporte público, especialmente em suas áreas centrais. Existem quatro linhas de metrô (U2, U7, U1, U9) e duas linhas ferroviárias suburbanas – a Stadtbahn e a Ringbahn. O distrito também é servido por vários ônibus.

O Palácio de Chlottenburg, um ponto turístico de Berlim imperdível.
O Palácio de Chlottenburg, um ponto turístico de Berlim imperdível.

Qual a melhor região para se hospedar em Berlim?

Sem dúvida, a melhor região para se hospedar em Berlim é Friedrichshain. Isso porque é muito bem integrada com o transporte público, além de ser muito fácil, e agradável, caminhar para outras regiões da cidade. Um exemplo é caminhar pela Oberbaumbrücke (uma bela ponte com torres) até Kreuzberg, ou pelo parque da cidade até Prenzlauer Berg. Há também uma vibração muito descontraída em Friedrichshain e é muito seguro.

Por fim, por ser parte da antiga Berlim Oriental, também tem uma história e arquitetura realmente interessantes além de estar próxima de um dos melhores pontos turísticos de Berlim, a East Side Gallery.

Qual hotel ficar em Berlim?

Como Berlim é uma cidade de forte turismo e conta com muitos passeios, parques, história e cultura, existem muitas opções de hotéis. Às vezes, por conta disso, fica até difícil escolher dentre as muitas opções algum hotel em Berlim. Para ajudar você, fizemos uma lista dos melhores hotéis de Berlim.

Todos os

Qual hotel ficar em Mitte

Se você gostou de Mitte e acredita que esse é o lugar ideal de onde se hospedar em Berlim, separamos os melhores hotéis para você:

Qual hotel ficar em Prenzlauer Berg

Já se você gostou de Prenzlauer Berg como uma opção de onde ficar em Berlim, estas são os melhores hotéis:

Qual hotel ficar em Kreuzberg

Se acaso você se identificou Kreuzberg como uma opção de onde ficar em Berlim, estes são os melhores hotéis:

Qual hotel ficar em Friedrichshain

Friedrichshain é a nossa indicação de melhor lugar para ficar em Berlim. Se acaso essa é a sua opção, então esses são os melhores hotéis:

Qual hotel ficar em Charlottenburg

Charlottenburg é um bairro residencial. Além disso, é um ótimo lugar para visitar lojas de grife. Se esses dois pontos são positivos para você, então é uma boa opção de onde ficar em Berlim. Estes são os melhores hotéis:

Estas foram as nossas dicas de onde se hospedar em Berlim e os melhores bairros! Nos hospedamos em todos os bairros e é realmente difícil escolher qual o melhor, pois em todos tivemos experiências incríveis. Seja na cidade antiga de Berlim de Mitte, na diversidade de Kreuzberg, na tranquilidade de Prenzlauer Berg, no ótimo bairro de Friedrichshain ou na parte clássica da cidade de Charlottenburg, desejamos a você uma ótima viagem e que aproveite muito!

Sobre a cidade de Berlim

Berlim é a capital e a maior cidade da Alemanha. É a cidade mais populosa da União Europeia com cerca de 4,5 milhões de habitantes e nos últimos dez anos, tornou-se o terceiro destino europeu mais visitado e duplicou o número de turistas. Ah! E se você vai fazer uma viagem para a Alemanha, saiba que Munique é um destino incrível para conhecer!

Por que conhecer Berlim?

Berlim é uma cidade com muita diversidade, culturalmente rica com noites agitadas, arte (especialmente a de rua), cerveja e comida boa além de museus com muita história para contar como, por exemplo, a Topologia do Terror ou a Ilha de Museus. De fato, Berlim é uma parada obrigatória em uma viagem de turismo na Europa.

Berlim onde fica?

A cidade de Berlim fica no leste da Alemanha, dentro de Brandemburgo sendo cruzada pelo rio Spree. Sua área urbana tem uma população de cerca de 4,5 milhões e é a segunda mais populosa da Alemanha depois do Ruhr.

berlim no mapa
Onde fica Berlim no mapa. Fonte Google Maps.

O que visitar em Berlim?

Se você já está em Berlim ou bem procurando saber o que fazer nesta cidade cosmopolita, saiba que estes são os principais pontos turísticos. Aliás, a melhor maneira de conhecer a cidade é fazer uma visita guiada grátis!

  • Conhecer o Reichstag
  • Visitar o portão de Brademburgo
  • Subir na Torre de Televisão de Berlim (Fernsehturm)
  • Visitar o Fórum Humboldt (arte, cultura e ciência)
  • Conhecer o Gendarmenmarkt
  • Caminhar pelo Kurfürstendamm
  • Visitar o Palácio de Charlottenburg
  • Conhecer a Ilha de Museus
  • Visitar o Memorial e Centro de Documentação do Muro de Berlim
  • Caminhar pela Potsdamer Platz

Dica final, não se esqueça do seguro viagem!

Se você vai viajar para a Europa ou para qualquer país da União Europeia que faça parte do Tratado Schengen, o seguro viagem é obrigatório. Isto é, você precisa apresentá-lo na imigração. No entanto, além disso, outra vantagem é que ele protege contra um monte de imprevistos que possam acontecer durante a sua viagem.

Se acaso você tem dúvida em qual escolher, recomendamos o SegurosPromo ou a IATI Seguros. Com a SegurosPromo você pode colocar o código EMNENHUMLUGAR5 para ganhar 5% de desconto (você tem mais 5% se pagar com boleto), mas às vezes a IATI Seguros pode ter preços mais em conta.

Dicas de hospedagem pelo mundo

Esse post faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequeno Grandes Viajantes, cujo tema é dicas de hospedagem. Se acaso você quer saber mais dicas, tem muita coisa boa nos seguintes links:

Perguntas Frequentes

Qual a melhor época para viajar para Berlim?

A melhor época para visitar Berlim é de maio a setembro, quando o clima e a temperatura são ideais para passear pela cidade, sentar em um café ou descansar no parque. O inverno, por outro lado, é congelante, e as temperaturas tendem a variar de -6 °C a -1 °C.

Quantos dias é o ideal para ficar em Berlim?

Você precisa de quatro a cinco dias para conhecer os principais pontos turísticos de Berlim. No entanto, para conhecer sem pressa, recomendamos 1 semana.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

37 Responses

  1. Que bom ler sobre onde se hospedar em Berlim, cidade que amo e onde já estive . Me hospedei no bairro Mitte e adorei saber de outras opções. Adoraria ficar em Charlottenburg mas acho mais distante das principais atrações. Gostei muito dessa sugestão do Schlosspark . ótimo post

  2. Berlim é realmente uma cidade apaixonante e escolher a região perfeita para se hospedar ajuda e muito na organização da viagem. Já anotei suas dicas, valeu!

  3. Eu também gosto muito de Berlim. Já estive lá três vezes e sempre me hospedei no Mitte. Nas duas últimas vezes ficamos no Novotel Suíte Berlim Mitte e amamos, tanto que voltamos. Ele fica entre o Mitte e Kreuzberg. Ou seja, é uma ótima opção também. E ainda pagamos a hospedagem com pontos da All Accor Live Limitless, o que deixou tudo ainda melhor. Conhece este hotel?

  4. Berlim está na minha lista de viagens futuras, e gostei muito das dicas dos locais onde se hospedar. Já me deu um norte neste requisito que sempre exige uma atenção especial.

  5. Gostei do post e das opções de hospedagens em Berlim, mas adorei saber que existe um museu dedicado aos Ramones. Não sabia da existência deste museu. Quando for a Berlim espero ficar próximo a este Kreuzberg, justamente para visitar o Museu dos Ramones. 😉

  6. Berlim está na minha lista de desejos! Adorei as dicas de onde se hospedar e das melhores áreas. Me interessei por Charlottenburg, já que pretendo levar a família.

  7. Ainda não conheço a Alemanha, mas tá na lista, com certeza. Por isto, suas dicas de onde se hospedar em Berlim serão consideradas e valorizadas, adoro experiências de outros viajantes. Obrigada.

  8. Adorei as dicas de hospedagem em Berlim!

    Quando vou a grandes cidades sempre procuro me hospedar perto de lugares animados, então, neste caso, Kreuzberg seria ideal para mim!

    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.