
Quem aqui gosta de passeios grátis? Já adiantamos que nós amamos um! Pois, não só economizamos dinheiro na viagem, como também conhecemos um novo lugar. E melhor? Os dois ao mesmo tempo! Se acaso você faz parte desse grupo e quer saber como visitar o parlamento alemão de graça (chamado Reichstag), continue lendo este post. Você verá que é um incrível passeio de domingo na Alemanha!
Antes de tudo, vale lembrar que Berlim é uma cidade que tem muito a oferecer. Possui diversas lojas e passeios, além de ser multicultural. Ademais, a cidade é muito tolerante e aberta, e você pode ser você mesmo ali. Certamente, é uma cidade que vai surpreender assim que você caminhar pela cidade. Não acredita?
Bom, vamos lá!
O que tem nesse post:
O que é o parlamento alemão?
O Parlamento Alemão é o órgão legislativo supremo da República Federal da Alemanha. A sua principal tarefa é representar a vontade do povo. Em suma, o Parlamento decide as leis federais, elimina o chanceler da Alemanha e controla o trabalho do governo.
Qual a diferença entre Reichstag e Bundestag?
O Bundestag é o atual parlamento nacional da República Federal da Alemanha. O Bundes- significa federal. O Reichstag foi o antigo parlamento de regimes anteriores, como o Império Alemão e o Terceiro Reich. Reichs- significa imperial.
Nenhum órgão foi chamado de Reichstag desde 1945. No entanto, o edifício construído para o Reichstag ainda é referido como o edifício do Reichstag, mesmo que agora é ocupado pelo Bundestag.
Uma breve história sobre o Reichstag
O Reichstag não só foi importante para a história de Berlim, como também para a Alemanha em geral. Os seguintes fatos são uma breve descrição de eventos que aconteceram ali. No entanto, se você quer saber com detalhes o valor simbólico, e histórico, que ele representa, sugerimos visitar o Reichstag.
Certamente, o Reichstag é uma prova “viva” da incrível história de Berlim, além de um dos edifícios históricos de arquitetura mais importantes da cidade.
A construção foi projetada por Paul Wallot e feita entre 1884 e 1894. Foi concluído seguindo um estilo neo-renascentista. E o edifício da cúpula de vidro de Berlim foi palco de muitas polêmicas. Um exemplo é a inscrição icônica “Dem Deutschen Volke” em pedra, que significa “O povo Alemão”, proibida pelo Kaiser Wilhelm II. A saber, o Kaiser não viu com bons a inscrição no seu império.
Outro fato conhecido sobre o Reichstag é que em fevereiro de 1933 iniciou-se um incêndio no edifício. Não se sabe ao certo a causa do incêndio, porém, existem algumas hipóteses sobre ter sido um incêndio proposital e orquestrado para fragilizar a democracia alemã. De fato, este evento marcou o fim da República de Weimar e serviu de pretexto para Hitler perseguir inimigos políticos e se aproximar do poder.
Logo após Hitler conquistar o poder, e durante a ditadura nazista, o prédio foi abandonado devido ao seu simbólico valor democrático e, durante a Segunda Guerra Mundial, foi seriamente danificado. Em 1945, tornou-se um dos principais alvos do Exército Vermelho devido ao seu valor propagandístico.
Por fim, durante o período da Guerra Fria, e até a reunificação alemã em 1989, o Reichstag foi usado sobretudo como local para exposições sobre a história alemã, entretanto, raramente para cerimônias políticas.
Como visitar o Reichstag em Berlim?
Dá para imaginar o valor que o Reichstag representa para a democracia na Alemanha, não é mesmo? Não por acaso, você poderá fazer uma visita e conhecer de forma gratuita a sua história, já que o Reichstag é a sede do Parlamento (bundestag) e aberto ao público. E, agora, mostramos como!
Para ser sincero, não existe nenhum segredo, basta acessar o site oficial e agendar um horário. Então imprima o ingresso e pronto. Você vai precisar do número do seu passaporte.
Fique atento e tente realizar o agendamento com antecedência. Você receberá um e-mail com a confirmação da sua visita, imprima e pronto.

Onde fica o parlamento alemão?
O Reichstag está localizado no bairro de Tiergarten, no distrito de Mitte, em Berlim, capital da Alemanha.
Como chegar no Reichstag?
Há 6 rotas para ir de Alexanderplatz para Reichstag. São elas: metrô, trem, ônibus, ônibus noturno, táxi ou a pé. A forma mais rápida de ir de Alexanderplatz para Reichstag building é de táxi que custa €11 – €14 e dura 6 min.
Outra forma é pegar o ônibus número 100, que percorre as áreas turísticas de Berlim, entre o Zoologischer Garten no oeste e Alexanderplatz no leste. Essa linha também para no Reichstag. Analogamente, o ônibus M41 também passa por ele. Os serviços partem a cada 10 minutos e operam todos os dias. A viagem dura aproximadamente 25 min.
A estação de metrô mais próxima é Bundestag (U-Bahn), que, curiosamente, é a linha de metrô mais curta atualmente (com apenas duas paradas). Por fim, o Reichstag está localizado a poucos metros da estação ferroviária central, a Haupthahnhof.
Horários de visita
Conforme o site oficial, a cúpula de Berlim está aberta diariamente das 08:00 h às 00:00 h e pode ser visitada até as 22:00 h. Se desejar, você também pode visitar as áreas de serviço do Pavilhão de Berlim. Você pode apresentar os ingressos até duas horas antes da hora agendada. Há uma tolerância se acaso você estiver um pouco atrasado.
Qual tipo de visita realizar?
São oferecidos 3 tipos de visitas para o Reichstag em Berlim:
- Tour na galeria, de 45 minutos com explicação.
- Tour guiado de 90 minutos que dá acesso também à cúpula.
- Subir na cúpula com o audioguia, em vários idiomas.
Recomendamos a terceira opção, pois você terá a liberdade de ficar por quanto tempo quiser e terá disponível audioguia para entender melhor a mostra que exite no prédio. Agora, basta você escolher a data e a hora que você quer visitar.

O Reichstag em Berlim está cheio, e agora?
Calma! Afinal, a gente sempre dá aquele jeitinho! A primeira maneira é realizando uma reserva no restaurante que fica na cúpula do Reichstag, que se chama Käfer. Neste caso, é claro que você vai ter que desembolsar uma graninha para comer algo, mas é uma saída. A outra maneira é meter as caras lá na fila e ver se tem algum lugar disponível, porém não recomendamos.
Vale a pena visitar?
Certamente, sim! Nós adoramos visitar o Reichstag em Berlim. Além de ser um lugar lindíssimo é repleto de história, fotos e fatos que se passaram em Berlim. Aliás, o poder da Alemanha está concentrado nesse lugar, já que é atualmente a cede do parlamento. Ainda mais, de presente você terá uma bela vista da cidade e ver de perto como é o palácio por sua arquitetura. Ou seja, é um perfeito passeio de domingo na Alemanha!
Veja nossos artigos sobre Berlim
Perguntas Frequentes
A cúpula do Reichstag está aberta diariamente das 08:00 h às 00:00 h e pode ser visitada até as 22:00 h
Existem 3 tipos de visitas. A primeira é um tour na galeria de 45 minutos, com explicação, a segunda é um tour guiado de 90 minutos com acesso à cúpula e a terceira é a subida na cúpula com audioguia.
Confesso que só conheci o Reichstag por fora pq tentei visitá-lo em alta temporada sem reserva. Adorei a dica do restaurante! Não sabia que havia um restaurante ali, isso provavelmente teria me salvado.
Verdade! Vai que você vai amar, Mariana!
Ainda não estive em Berlim, mas anotei a dica de visitação no Reichstag. Toda informação é bem vinda.
Precisa conhecer, uma das cidades que mais amo na europa!
Adorei as dicas para visitar o Reichstag.
Para mim, é o tipo de lugar que vale a pena aproveitar para fazer o passeio guiado mais completo.
Sem dúvida uma atração que não dá para deixar de fora do roteiro em Berlim.
Obrigado!
Somos da mesma opinião, é verdade! E o lugar é realmente incrível. Abraços
Que sonho visitar Berlin! Adorei as dicas para conhecer o Reichstag. Vou usá-las no meu roteiro.
Eba! Você vai amar!
Ainda não conheço Berlim, as certamente vou aproveitar as suas dicas para visitar o Reichstag. Porque também adoro um programa grátis, ainda por cima cultural!
Nós também, grátis é com a gente! Beijos e abraços!
Também fui ao Reichstag quando estive em Berlim. A burocracia de visitar o Reichstag pode parecer desmotivante mas não deve ser. Vale mesmo a pena e é super interessante.
Taí um lugar que pretendo conhecer em Berlim, pois deve ser lindo demais visitar a Reichstag, seu artigo me deixou com mais vontade ainda
Reichstag é incrível e melhor ainda porque é grátis, ehehe. Um abraço, Ana!