Uma mulher sentada em seu computador pesquisado por consórcio para viagem internacional.

Você sabia que existe consórcio para viagem? Se acaso você está planejando uma viagem internacional, mas não consegue tirar a ideia do papel, saiba que consórcio de viagens pode ajudar você a realizar o seu sonho! A seguir explicamos o que é consórcio, quando consórcio vale a pena e o que é consórcio de viagem internacional. Vamos lá?

O que é consórcio de viagem?

O consórcio de viagem é um tipo de consórcio de serviços que foi homologado pelo Banco Central em 2008. Em um consórcio de viagens você faz parte de um grupo de pessoas que compartilham o mesmo objetivo, isto é, o de viajar. Assim, cada membro deste grupo contribui com um valor durante o período do consórcio e participa de um sorteio mensal. Neste sorteio uma ou mais pessoas podem usar o serviço contratado.

Quando consórcio vale a pena?

O consórcio de serviços é uma alternativa mais econômica de adquirir um bem ou serviço do que os empréstimos a juros tradicionais ou o uso de cartão de crédito. Além de ser uma ótima opção para quem tem dificuldade de planejar financeiramente, também tem a vantagem que ao pagar a primeira parcela você já tem o direito de participar do sorteio e usufruir o serviço.

Como funciona consórcio para viagem?

O processo para fazer um consórcio para viagens pode ser resumido em algumas etapas, a primeira é você escolher uma administradora de consórcio. Uma vez decidida a empresa que vai intermediar o consórcio, então você precisa definir a sua cota, isto é, a parte que cada participante vai contribuir. Em seguida é a etapa do sorteio e lance e, por fim, a da contemplação.

Em suma, essas são as etapas de como funciona um consórcio para viagem na prática:

  1. Escolher a empresa intermediadora do consórcio
  2. Escolher a cota mensal
  3. Aguardar o sorteio ou dar um lance
  4. Ser contemplado(a)

Escolher a empresa intermediadora do consórcio

Escolher a empresa intermediadora do consórcio pode ser mais difícil do que parece. Afinal, são muitas as empresas no mercado. A dica aqui é optar por aquelas que tem experiência e são conhecidas, além das que possuem processos transparentes e claros. Geralmente, as boas empresas definem o seguinte:

  • Prazo de duração do consórcio de viagem
  • Número de cotas
  • Tipo de serviço (por exemplo, consórcio de viagem internacional)
  • As condições do sorteio e lance
  • Valor a ser pago

Algumas administradoras de consórcios que encontramos na internet são:

A saber, é importante fazer um planejamento financeiro antes de entrar no consórcio.

Escolher a cota mensal

A cota é basicamente o que cada participante tem direito na formação do saldo total do grupo. Ou seja, é o que garante ter acesso ao credito, serviço ou bem e de participar das assembleias.

Aguardar o sorteio ou dar um lance

Se acaso você não tem pressa, então aguardar o sorteio pode ser a melhor opção para você. Isso porque o sorteio contempla de forma aleatória um ou mais participantes do grupo do seu consórcio. Lembre-se, até o fim do grupo, todos os consorciados vão ter acesso ao bem ou serviço.

Agora, se você tem um dinheiro extra e quer receber o benefício quanto antes, então você pode optar por um lance. O lance é semelhante à antecipação de parcelas, isto é, a suas chances de ser contemplado(a) aumentam se você oferecer um lance maior. No entanto, saiba que existem regras. Por exemplo, os lances ocorrem depois dos sorteios e devem ser enviadas com antecedência.

Ser contemplado(a)

É o principal objetivo do consórcio e a hora de comemorar porque agora você tem acesso à carta de crédito, bem ou serviço. No entanto, atente a tudo que é exigido para ver se após ser contemplado você tem o direito de usar a carta de crédito. Alguns exemplos de documentação que podem pedir são:

  • RG ou CNH
  • CPF ou CNPJ
  • Comprovante de residência atualizado
  • Comprovante de renda

Ademais, é importante lembrar que depois da contemplação você vai realizar um cadastro para ser aprovado por uma análise de crédito. Nesta fase, você não pode ter o nome sujo. Se acaso tudo der certo, você pode usar esse valor para fazer a sua tão sonhada viagem internacional!

Consórcio de viagem internacional

Um consórcio de viagem internacional é como qualquer outro consórcio de serviço. Além de ser indicado para qualquer pessoa, é uma boa maneira de ter tempo de se preparar para uma viagem com tempo. Outra vantagem é que um consórcio de viagem internacional não tem juros como um empréstimo bancário comum. De fato, é uma ótima oportunidade de planejar uma viagem romântica, de lua de mel ou a sua primeira viagem internacional.

Quais outros tipos de consórcio de serviços?

A saber, além de consórcio de viagem internacional há outros tipos de consórcio de serviços. E qual o melhor? Bom, isso vai depender dos seus objetivos e sonhos. A seguir há uma descrição de 7 tipos de consórcio para ajudar você na sua escolha.

Consórcio para viagem nacional

Imagine usar um consórcio para conhecer os lugares mais bonitos do Brasil? Aqueles que você sempre sonhou? Sim, é possível. Saiba que este tipo de consórcio ele arca não só com as passagens, mas também com os custos de hospedagem, passeios e outras despesas. Gaste o tempo necessário antes de informar o valor da carta de crédito para estudar e avaliar as condições oferecidas pelas agências.

Quando contemplado, é só indicar a agência escolhida, arrumar a mala, pegar sua câmera e aproveitar tudo o que uma viagem internacional proporciona. Lembre-se: não dá para prever se o seu lance será sorteado ou quando seu nome será contemplado.

Faculdades, escolas, cursos

Muitas instituições educacionais oferecem desconto para pagamentos à vista. Então, usando sua carta de crédito para isso você pode sair na vantagem. Neste caso, o consórcio de serviço funciona como uma poupança forçada em que mensalmente você deposita uma quantia para entrar no sorteio. Com o consórcio, você pode investir em escolas, faculdades ou cursos de diversos tipos. Aliás, essa é uma ótima opção se você quer dar um “up” no currículo e fazer um intercâmbio na Irlanda ou na Austrália para estudar inglês!

Festas

Já pensou em fazer um lindo casamento na praia? Ou então a sonhada festas de 15 anos da sua filha? Bom, aqui a lista não tem fim já que também podemos pensar em comemorações corporativas. O ponto é que com um consórcio de serviço também é possível negociar a compra ou o aluguel da roupa, artigos de decoração, fotógrafos, bufês.

Reforma e decoração

Sem dúvida, essa é uma das razões mais comuns para buscar o consórcio de serviços. Afinal, já imaginou pintar as paredes da sua sala, mudar as mobílias e transformar a decoração de sua casa? Certamente, sim. Se você se empolgar e notar que o valor da reforma for maior que o da carta de crédito, existe essa alternativa.

Saúde

Áreas como oftalmologia e odontologia que exigem exames atípicos não cobertos por planos de saúde costumam ser atendidas pelo consórcio de serviços. Além disso, tratamentos das especialidades de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia também podem ser pagos com a cota do consórcio.

Consórcio estética e cirurgia

Rinoplastia, bariátrica, micropigmentação, Botox, implantação de prótese de silicone. A estética é uma área muito contemplada pelo consórcio de serviços. Além disso, é possível investir em serviços complementares, como limpeza de pele, peeling facial ou massagem redutoras de medidas. Muitas vezes o valor do consórcio de serviço pode ser usado, também, como uma maneira de zerar as parcelas que faltam de um tratamento.

Consultorias

Serviços jurídicos, assessoria contábil, tributária e treinamentos para a empresa são outros serviços incluídos na categoria de consórcio de serviços.

Perguntas Frequentes

Consórcio de viagem vela a pena?

Se viajar para fora do Brasil está dentro de seus planos, mas você tem dificuldade de se planejar financeiramente, então um consórcio de viagem poder ser uma boa solução.

Como participar de um consórcio de viagem?

É muito simples participar de um consórcio de viagem. Basta procurar uma administradora de consórcios de serviços confiável e escolher o melhor plano para você.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.