cidades qualidade de vida - de lugar nenhum

Os grandes centros urbanos impõem uma vida bastante agitada e estressante para os seus moradores, por isso, as cidades menores podem contribuir para a qualidade de vida.

E por falar em qualidade de vida, há alguns fatores que contribuem, proporcionando um cotidiano mais tranquilo e saudável. Portanto, explicamos a seguir como as cidades menores que possuem essas características podem contribuir para uma qualidade de vida elevada.

Fatores em que cidades menores, contribuem com a qualidade de vida

O conceito diz a respeito de um grupo de fatores que juntos contribuem para um elevado índice de qualidade de vida.

Dessa forma, algumas características podem ajudar a contribuir para esse elevado índice encontrado principalmente em cidades menores.

Maior tempo para interagir com a família

Uma das maiores vantagens em morar em cidades menores, é a oportunidade de passar mais tempo com a família que esses lugares proporcionam.

Isso se dá principalmente pela proximidade entre a casa e o trabalho por exemplo, evitando que a pessoa passe longos períodos no trânsito. 

Trânsito menor nas cidades pequenas, muito mais qualidade de vida

Esse é um dos grandes fatores que fazem com que cidades pequenas contribuam para uma maior qualidade de vida dos seus moradores. Tudo é mais próximo e a mobilidade fica muito melhor.

Isso porque como sabemos, nos grandes centros urbanos, as pessoas passam muito tempo no trânsito, expondo as pessoas a cansaço extremo, poluição sonora e estresse, diminuindo a qualidade de vida.

Segurança

A segurança também é outro fator que contribui para a qualidade de vida elevada, e essa característica é possível ser encontrada em cidades menores.

Por ser uma cidade pequena, onde geralmente a maioria das pessoas se conhece nos bairros, as pessoas geralmente tendem a zelar pela segurança uns dos outros, proporcionando essa sensação de maior tranquilidade.

Essa característica é ideal para quem quer criar os filhos com maior tranquilidade, proporcionado as crianças uma maior liberdade de brincar com os amigos do bairro.

Saúde, importante nas cidades pequenas com mais qualidade de vida

As cidades pequenas proporcionam um ar mais puro, principalmente pelo fato da quantidade de carros serem menores. Isso influencia bastante na saúde de seus moradores, mas não só isso, por ser uma cidade mais tranquila, os índices de estresse e ansiedade são menores, contribuindo para uma boa saúde.

Maior contato com a natureza

Cidades pequenas tem ao seu redor a natureza mais preservada, inclusive algumas com áreas de proteção ambiental.

Essa característica proporciona aos seus moradores um maior contato com a natureza, o que é uma grande vantagem para quem tem filhos e quer proporcionar essa experiência para eles.

Geralmente essas cidades menores tem parques públicos, oferecendo para o morador uma opção de lazer ao ar livre.

Algumas cidades menores com qualidade de vida

A princípio essa mudança poderá causar sensação de estranheza, mas com um tempo você sentirá todos os benefícios que cidades menores poderão proporcionar. Dessa forma, citamos três cidades pequenas que contribuem que tem fatores que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Rio Claro em São Paulo, uma das cidades com qualidade de vida.

A cidade tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal, além de um elevado índice de longevidade.

A cidade é bastante calma, tem um trânsito tranquilo, com poucos engarrafamentos, e ruas bastante arborizadas, proporcionando um ar mais puro para os seus moradores.

Pontos positivos de morar em Rio Claro:

  • Seu índice de criminalidade é baixo,
  • Outro ponto positivo que contribui com a qualidade de vida dos moradores de Rio Claro, é o mercado imobiliário
  • Ótimas escolas para seus filhos

Por isso muitas pessoas buscam por hotel em Rio Claro, para conhecer melhor a cidade e buscar um imóvel que se adeque à sua necessidade.

A cidade também conta com boas opções de escolas e universidades, além de inúmeras opções de lazer para você e sua família.

Vinhedo em São Paulo

Logo após, Vinhedo é uma das melhores cidades para se viver mais e com qualidade de vida. Além disso ela é uma das mais inteligentes e conectadas do país, e com um dos melhores IDH.

Esses fatores atraem principalmente quem quer morar em um lugar menor, porém com uma boa estrutura urbana e segurança de qualidade. 

Outras cidades pequenas com qualidade de vida pra você morar no Brasil

  • São José do Rio Preto (SP)
  • Piracicaba (SP)
  • Em seguida, São José dos Campos (SP)
  • Franca (SP)
  • Logo depois, Curitiba (PR)
  • Taubaté (SP)
  • Campinas (SP)
  • Vitória (ES)

Gostou das dicas pra viver melhor em outras cidades do Brasil?

Veja também, em seguida: Qual o custo de vida em Portugal?



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.